Leitores relatam problemas com o VTM do Banco do Brasil

Moedas

As reclamações vinham pipocando há algum tempo. Leitores se queixando que seus VTMs emitidos pelo Banco do Brasil não eram aceitos no comércio ou então eram engolidos na hora de fazer saque.

O problema de aceitação é comum a VTMs que não têm o nome impresso. Muitas lojas, sobretudo na Espanha, exigem documento de identificação para comparar com o nome do cartão. E sem nome no cartão, como comparar?

Já o engolimento do cartão pelos caixas automáticos parece ter a ver com a falta de chip. Só que há outros VTMs sem chip no mercado, que não parecem dar problema como o do BB. (Fui verificar o meu próprio VTM e vi que não tem chip; sempre saquei normalmente, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.)

Anteontem a leitora Mariana Nissen publicou este longo comentário na nossa página do Facebook. É um relato que ela está compatilhando em outros blogs e mídias sociais. Está tão bem escrito e embasado, que não dá para não tranformar em post:

Comprei euros através do serviço Visa Travel Money do Banco do Brasil acreditando na propaganda do funcionário que dizia ser essa a forma mais eficaz e segura de levar dinheiro para a Europa. No entanto, o cartão NÃO funciona na Espanha e me sinto agora refém do Banco do Brasil, com mais de 3.500 euros que não posso gastar, nem sacar.

1. Não é possível sacar dinheiro com o cartão. O meu cartão principal e o reserva ficaram retidos em caixas eletrônicos. Me queixei com o Banco do Brasil em Madri, e, excepcionalmente, me deram outros dois cartões, já que a central de atendimento disse que demoraria 21 dias para enviá-los e o Banco do Brasil confirmou que esse é um problema freqüente na Espanha. No entanto, ao tentar usar um desses cartões para saque, novamente o caixa eletrônico engoliu o cartão. A atendente da Central de Atendimento do Banco do Brasil me explicou que isso acontece porque alguns caixas eletrônicos não reconhecem os cartões sem chip. Por que então o Visa Travel Money do Banco do Brasil não tem chip? E como faço para me certificar que posso tirar o dinheiro e não ficar sem cartão e dinheiro novamente?

Solicitei ajudar para localizar um banco e/ou fazer um saque emergencial, para tirar o dinheiro pré-pago, ou seja, dinheiro meu, já adquirido. Mas o Banco do Brasil e o Visa dizem que não podem me ajudar. Que o meu papel é educar as lojas na Espanha sobre esse novo produto e as suas vantagens. Sinto muito, mas não estou aqui para educar ninguém, e muito menos atuar como embaixadora de empresas tão importantes como Visa e Banco do Brasil. Tudo o que eu quero é ter em mãos o meu dinheiro.

2. As lojas não aceitam porque não aparece nenhum nome de cliente no cartão, e na Espanha todos checam a identidade do cliente antes de finalizar a compra com cartão. Se insistir, ameaçam chamar os seguranças. Para evitar esse problema bastaria imprimir o nome do cliente no cartão.

3. Nas poucas vezes que aceitaram, depois de certa insistência, a máquina não solicita o pin. Ou seja, não existe nenhum tipo de segurança extra, tal como o Banco do Brasil vende. Por que o Visa Travel Money do Banco do Brasil não tem chip, não sei. Solucionaria também o seu uso em qualquer ATM com bandeira Plus, e não apenas em alguns, aleatórios, como ocorre no momento.

4. Me dão como solução estornar o dinheiro para a minha conta corrente, sendo que comprei o euro a 2.81 e querem me devolver a 2.54. Ou seja, não é uma solução, principalmente porque continuo na Espanha e necessito euros, não reais.

Resultado, estou na Espanha, com um saldo de mais de 3.500 euros no Travel Money, mas sem poder comprar ou retirar dinheiro com dito cartão. O Banco do Brasil e o Visa se negam a ajudar no meu caso, dizendo que não tem registro de outro procedimento. Tenho um bebê de sete meses, contas para pagar, dinheiro economizado, mas retido agora por um cartão inútil.

Tudo o que eu peço é uma indicação clara de como eu posso sacar todo o meu dinheiro e deixar para sempre de contar com o Visa Travel Money do Banco do Brasil, já que o serviço não funciona na Espanha.


Mais problemas com o VTM do Banco do Brasil na Europa

O Viaje na Viagem alerta: procure comprar VTM com nome impresso e chip. Sempre pergunte à sua corretora sobre a possibilidade de gravar o nome e sobre a disponibilidade de cartões com chip.

Volto a lembrar também a inconveniência de depender 100% de um único meio de pagamento. Todos podem dar chabu. Dinheiro pode ser perdido, cartões podem ter problema de rede ou senha, e você pode precisar de mais dinheiro do que levou. Leve um pouco de dinheiro vivo, habilite o cartão da sua conta bancária para saques internacionais, leve um VTM e um cartão de crédito em qualquer viagem.

Leia mais:

287 comentários

já usei o VTM do BB e uso na França por vários anos e nunca tive problemas nem para sacar nem para comprar. Estou indo novamente à França segunda e utilizarei ele.

Olá!
Vou viajar para Victoria-BC Canadá e gostaria de saber qual é a melhor opção de cartão. O VTM do BB é bem aceito por lá?
Obrigada.

    Olá, Claudia! As reclamações normalmente são sobre o funcionamento na Europa; leia os comentários anteriores.

    Não há problemas de aceitação com o VTM. É aceito onde Visa é aceito.

Olá!

Sou aluna da USP e todos os 1000 alunos que receberão bolsa de intercâmbio deverão utilizar o VTM do BB.

Gostaria de saber se há informações de como está a situação atualmente, se ainda têm ocorrido muitos problemas de rejeição e “engolimento” do cartão.

Obrigada.

Olá, Boa Tarde.
Possuo um VTM do BB e estou tentando efetuar um pagto pela internet de uma fatura em $CAN mas o site rejeita informando que não aceita pagto com esse tipo de cartão. (‘Your card does not support this type of purchase’) Imaginei que o problema poderia ser no site; então fiz uma tentativa de compra no DealExtreme(site de compra chinês) e novamente não obtive sucesso; ou seja parece que o VTM do BB não funciona mesmo para pagamentos pela internet mesmo que seja site do exterior.
Isac

    Isac, infelizmente, ele realmente não funciona para compras pela Internet. Para funcionar ele tem que ser passado numa máquina. Também não funciona para reserva de hotéis pela Internet, mesmo que seja só uma pré-autorização.

Sou cliente do Banco do Brasil e fiz o VTM Euro por ter a opção de ser recarregado diretamente pelo internet banking.

Bem, logo que cheguei ao aeroporto de Londres tentei sacar alguma quantia em dinheiro com o referido cartão (caixas com a bandeira Visa Plus). No primeiro não aceitou o saque e, no segundo caixa, para piorar, a máquina simplesmente engoliu o cartão.

A sorte é que tinha o cartão reserva. Afora este transtorno, o cartão foi aceito em todos os locais em que o utilizei, e realmente não pedia a senha, passava direto pela tarja (o cartão não possui chip).

Portanto, muito cuidado ao tentar sacar dinheiro com O VTM BB, pois ao que parece muitos, como eu, tiveram problemas de retenção do cartão em caixas eletrônicos.

Estou viajando amanhã para Paris. Minha viagem já acabou e estou em pânico, pois adquiri o Visa Travel BB. Quem mandou não ler aqui antes.

Gostaria de repassar ao conhecimento de todos que também tive problemas com o Travel Money do Banco do Brasil na Itália, apesar de não ter problemas em lojas, tive problemas com a retenção do cartão em caixas eletrônicos. No primeiro deles, o banco ainda estava aberto e consegui recuperá-lo, mas após algumas utilizações, em outro caixa eletrônico o problema voltou a ocorrer. Daí para a frente me resumi a usá-lo para pagamento em lojas, e como tinha algum dinheiro, voltei com saldo e resgatei no Banco do Brasil. Ou seja, é uma gelada!

Será que alguém pode me informar se de fevereiro para cá foi registrada alguma alteração a respeito da aceitação do VTM BB nos Estados Unidos? Estou indo em novembro e a maior parte do dinheiro para a viagem está no Visa Travel Money do Banco do Brasil. E um problema deste tipo acaba com a viagem da gente, né? Obrigada Virgínia

Oi, estou querendo fazer um VTM mas estou com uma dúvida. Tenho 3000 euros em espécia (que comprei há umas semanas). Posso carregar o VTM com esse dinheiro??
Estou indo pra Irlanda em fevereiro e nao queria levar esse dinheiro todo em mãos. E gostaria tbm de saber onde fazer o VTM com chip e com nome impresso.

Obrigada desde já.

    Olá, Lubliana! O VTM só pode ser carregado com moeda que você compra da corretora que emite o cartão.

    Para pegar esses euros e transformar em créditos de VTM você teria que vender os euros, pela cotação de compra (mais baixa) e depois recomprar euros com a corretora, pela cotação de venda (mais alta).

    A solução para você é levar os euros em espécie mesmo.

    Se vier a comprar mais euros, aí sim pode pensar num VTM. A Confidence emite cartões com nome e chip.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito