Uma Bóia em Valle Nevado

Valle Nevado

E eu já tinha dado por encerrada a minha temporada de neve desse ano, guardado o casaco no armário e colocado as Havaianas nos pés, quando o Ricardo Freire me pediu para conferir as novidades de Valle Nevado. Ao chegar lá encontrei uma estação funcionando a todo vapor.

Valle Nevado

Valle Nevado segue o mesmo esquemão de resort de neve que Portillo, mas se em Portillo você encontra a Laguna del Inca e um ambiente mais sossegado, em Valle Nevado você vai encontrar eventos de marketing de grandes empresas divulgando seus produtos para os chilenos e o agito dos brasileiros que invadem em busca de aulas de esqui e bonecos de neve.

Valle Nevado

Localização

Valle Nevado fica a pouco mais de uma hora de Santiago, mas nos fins de semana durante o inverno, esse trajeto pode demorar mais, por conta do fluxo de veículos que sobem até a estação. Muita gente aproveita a proximidade da estação para passar o dia.

Valle Nevado

Não é à toa que a estrada até Valle Nevado é conhecida como a estrada das 60 curvas. São 40 curvas até a entrada de Farellones e El Colorado e mais 20 até Valle Nevado. Essa estrada exige o máximo de atenção do motorista por conta dessas curvas, das condições do asfalto e da possibilidade de encontrá-la coberta com uma fina camada de gelo. Por isso não se recomenda a forasteiros que cheguem de carro alugado, e sim que usem os serviços de trânsfer. Às vezes fico me perguntando se esse tipo de estrada não é patrocinada pelo laboratório que fabrica o Dramin o.0

Valle Nevado

Infra-estrutura

Hoje o complexo possui três hotéis: o Tres Puntas, mais simples de todos; o Puerta del Sol, intermediário, e o hotel Valle Nevado que é considerado o melhor dos três. Valle Nevado também conta com apartamentos que podem ser alugados durante a temporada de frio.

Valle Nevado

Entre as novidades mais importantes dos últimos anos estão a inauguração da recepção e hub de pistas na Curva 17, do teleférico de cabine fechada que vai de lá até o restaurante Bajo Zero.

Valle Nevado

O projeto de expansão da região não pára por aí. Até 2020, Valle Nevado quer se transformar num povoado de montanha e, para isso, a cada novo ano os empreendedores inauguram um prédio de apartamentos. Eles também pretendem construir um pequeno mall e melhorar a infra-estrutura do local para atrair cada vez mais turistas.

Gastronomia e entretenimento

O hotel Valle Nevado, onde fiquei hospedada, possui dois restaurantes — um francês e outro italiano — e um lounge bar onde o pessoal se encontra para o happy hour.

Valle Nevado

Os outros hotéis também possuem restaurantes próprios e, próximo das pistas, há um restaurante estilo fast-food, para quem não quer perder nem um minutinho da programação de esqui.

Para os baladeiros de plantão, o hotel Tres Puntas tem uma balada que agita a madrugada da galera que tem pique para esquiar durante o dia todo e ainda quer balançar o esqueleto à noite.

(Nota da Bóia: não acredito que coloquei “tem pique” e “balançar o esqueleto” na mesma frase.)

As atividades extras programadas pela equipe de entretenimento do hotel são divulgadas diariamente nos elevadores e na recepção do hotel. Essa programação sempre conta com atividades para os pequenos, sessões de cinema, aula de ioga, bingo, jogos e aulas especiais na academia do hotel.

Valle Nevado

Reservas

Na alta temporada é possível apenas reservar o pacote de sete dias com direito a meia-pensão. No final da temporada você pode conseguir reservar um número menor de diárias. Fique atento às promoções de Valle Nevado, pois às vezes são oferecidos descontos para clientes de determinados bancos no aluguel dos equipamentos, hospedagem e outros serviços.

Valle Nevado

Valle NevadoValle NevadoValle Nevado

Caso você opte pelo hotel Valle Nevado, evite ficar no primeiro andar, pois a calefação não é tão forte quanto nos outros andares.

Esportes na neve

A 3 mil metros de altitude, Valle Nevado conta com 39 pistas de esqui e snowboard num total de 40 km de extensão, mas apenas 10% dessa área é para os iniciantes. Quatorze teleféricos possibilitam o acesso para todas as pistas do complexo. Mas se você é como esta Bóia, praticamente integrante da seleção brasileira de esqui, pode cruzar Valle Nevado e ir até El Colorado esquiando e depois voltar de teleférico, se o seu ticket assim permitir (é preciso comprar o ticket especial La Parva).

Valle Nevado

Para os mais radicais, Valle Nevado também oferece a oportunidade de se praticar heliski: um helicóptero leva você até os pontos mais altos e explorar trechos das cordilheiras ainda intocados. Para a galera do snowboard, a estação também tem uma área chamada Snowpark, aquela região onde o pessoal sem juízo realiza manobras malucas, cujos tombos sempre rendem vídeos no Youtube.

Valle Nevado

Cheguei em Valle Nevado acreditando que já estava pronta para as Olimpíadas de Inverno. Ao final da aula parecia que meu plano estava caminhando para o sucesso, até o momento em que precisei subir num teleférico com meus esquis para retornar ao hotel.

Agora acompanhem comigo a cena: uma bóia, um teleférico e um par de esquis.

Opção 1: a Bóia saiu lindamente dando um duplo twist carpado.

Opção 2: a Bóia, apesar de ser uma bóia, conseguiu sair discretamente do teleférico e seguiu esquiando como uma pluma.

Opção 3: a Bóia se cayó e se enrolou em seus esquis, seu volume, sua câmera e fez até o teleférico parar numa cena bem a la Diário de Bridget Jones.

[Nota do Comandante: aposto na Opção 3.]

Valle Nevado respira esportes de inverno, e embora outras atividades também sejam oferecidas, o objetivo da região é realmente oferecer uma boa infra-estrutura para prática de esqui e snowboard. Quem sabe daqui alguns anos eu não consiga descer a pista dos iniciantes sem atropelar ninguém?

Valle NevadoValle NevadoValle Nevado

Querendo dar um tempo do esqui ou do snowboard com uma atividade menos exigente na neve, você pode optar por um passeio de raquetes — um tipo de esqui que lembra uma raquete de plástico que é fixado a uma bota bem grande e que facilita a caminhada pela neve.

Aluguel de equipamentos e roupas especiais

Em Valle Nevado pode ser alugado o equipamento completo para neve: botas, bastões, esqui ou prancha de snowboard. Você também pode alugar as roupas adequadas quando chegar na estação, mas se não quiser correr o risco de chegar e não encontrar nada do seu tamanho, traga tudo de Santiago.

Valle Nevado

Visitantes por um dia

Se você pretende apenas passar o dia esquiando, sem se hospedar, evite ir aos finais de semana, quando a estação fica bem concorrida. Durante a semana as pistas ficam mais tranqüilas e os funcionários podem ser mais atenciosos. Ao chegar lá você pode comprar os tickets para os teleféricos, alugar os equipamentos e contratar uma aula particular ou em grupo, caso ache necessário.

Valle Nevado no verão

No verão os hotéis de Valle Nevado tiram férias, mas ainda assim é possível aproveitar algumas atrações da região como: trekking, passeios a cavalo, rapel e observação de condor. Não deixe de entrar em contato e fazer sua reserva antes de chegar a Valle Nevado para confirmar o que está sendo oferecido.

Valle Nevado

Leia mais:

100 comentários

Estive em Valle Nevado, no dia 11 de novembro, e ainda tem neve junto ao hotel,dá para brincar e tirar umas fotos.

Gostaria de saber qual é a condição de clima para este período..
Estou pensando em ir com minha famílina no dia 30/09…
Será que ainda existe neve?… alguma chance de presenciar neve, ou neste período já não ocorre mais?… que média de temperatura devo esperar?

    Olá, Adriano! Teoricamente as estações estarão abertas até a primeira semana de outubro, o que indica esperança de que ainda haja neve suficiente. Mas é uma aposta. Este ano a neve chegou tarde, só no começo de julho (as estações tinham intenção de operar desde o início de junho).

Bóia Boa noite.

Gostaria de saber maiores informações sobre o Vale nevado, embarco para o Chile dia 15 de setembro e quero realizar o sonho de conhecer a neve…vou conseguir??Quanto custa os passeios e tudo por ai…uma vez que pretendo passar até 2dias ai..por favor me dê algumas dicas para não fazer feio.

Obrigada
Mayra

    Olá, Mayra! Estive em Valle Nevado dia 07/09 e adorei. Passei somente o dia lá. Realmente as curvas são vertiginosas, dá um certo medo mas vale a pena. Eu e meu marido não esquiamos, ficamos apreciando e curtindo a neve. Até nevou mesmo neste dia. Estava muuuuito frio. Fomos com a TuristiK, de van. Acho que pagamos 22000 pesos,cerca de 44$. Este passeio não inclui almoço e não vai à Farellones, apenas passa no caminho. Reservei lá mesmo, no Patio Bellavista, um shopping com diversos restaurantes e bares, muito legal. Espero ter ajudado.

Pois é, prezada Bóia Paulista, você inaugurou, como muito justamente disse o EduLuz, a temporada de skybunda. Eu, quando fui, há muito tempo, inaugurei uma das curvas da estrada…

Adorei o relato! E continue na anonimidade, viu?

quer dizer entao que a Boia Paulista e a Mari Campos? rs…

Sera?

    Olá, Marcelo! Adoraríamos ter a Mari como colega, mas não, ela não bóia não 😀

    Eu sou “tistimunha” que não é a Mari…Tava junto com elas nessa onda.

Bóia, quer dizer que você inaugurou a pista de skibunda do Valle Nevado? Ele é muito mais conveniente pra tua anatomia!
Ótimo post!

Essa bóia é ou não é a Mari 🙂
Adorei o relato… completíssimo!!!

    né, não, menina! Aconteceu de viajarmos juntas, eu e a Bóia, outra vez. “Tamo curtindo” essa história de tomar estabaques na neve together 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.