Trem na Espanha

Barcelona: os novos TGVs diretos a Paris — e melhor: à Provence!

Estação Atocha, Madri

Dia 15 de dezembro entram em pleno funcionamento as linhas ferroviárias de alta velocidade entre Barcelona e a França.

Nesse dia termina a necessidade de trocar do trem espanhol para o trem francês em Figueras, e a viagem a Paris passa a ser sem baldeação. O tempo de viagem cai 15 minutos: de 6h45 para 6h30. O conforto de não precisar trocar de trem, porém, é um senhor upgrade. Com antecedência, dá para achar o trecho a 59 euros. Saindo de Barcelona, compre no site da Renfe; saindo de Paris, no site da SNCF.

Vale a pena ir de trem em vez de voar? Eu sempre digo que uma viagem de trem de 4 horas equivale a uma viagem de avião de 1 hora (por causa do deslocamento e dos procedimentos de check-in e bagagem do aeroporto). Seis horas e meia dentro de um trem, porém, pode ser bem aborrecido; a decisão entre voar ou ir de trem vai depender do preço e do tamanho da sua alergia a aeroportos.

Está todo mundo falando desse trem Barcelona-Paris. Só que a grande novidade é outra: o TGV direto de Barcelona à Provence!

Até agora, para ir de Barcelona a Avignon ou Aix ou Marselha era preciso esperar um tempão na baldeação em Montpellier ou fazer duas baldeações, em Figueras e Narbonne. A partir de 15 de dezembro vai ter um trem direto por dia.

A saída de Barcelona é às 18h26, com chegada em Avignon às 22h23 (menos de 4h!), Aix-en-Provence às 22h47 e Marselha às 22h58 (4h30 depois de sair de Barna).

A partida de Marselha é às 7h10 da manhã; de Aix, às 7h24; de Avignon, às 7h46, com chegada em Barcelona às 11h27.

Saindo da Espanha, compre as passagens na Renfe; saindo da França, na SNCF. Com 90 dias de antecedência as chances de conseguir passagens descontadas são grandes.

Leia mais:

Guia de Barcelona no Viaje na Viagem

Provence & Côte d’Azur: uma estratégia de viagem

Guia de Paris no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

25 comentários

Estou tentando montar meu roteiro, passando por Madri, Barcelona, Lyon e Bordeaux, mas eu vi que os deslocamentos de trem da Espanha pra essas cidades da França são demorados.
Tem alguma sugestão pra me dar ? Seria melhor mudar o roteiro?

    Olá, Mara! Iberia e Vueling voam direto de Barcelona a Bordeaux.

Olá, Bóia.

Estou tendo dificuldade de confirmar os horários do trem que sai de Barcelona a Marselha, pois no site da Renfe só constam os horários das viagens nacionais. Já os trens que vão para a França só tem a duração dos trajetos.

    Olá, Renata! Acabei de fazer uma simulação no site da Renfe e ele me mostrou a hora de saída, chegada, duração do trajeto e preços para primeira e segunda classe. Tudo certinho. Você entrou no link da Renfe que está no nosso post? Tente novamente. 😉

Olá Bóia, vou com minha esposa de Barcelona para Lourmarin(Provence) em 17/05 e volto p Barna em 20/05. Pensava em alugar carro, mas agora vislumbro a possibilidade de ir de trem até Aix en Provence e lá (na estação) alugar um carro que devolveria no mesmo lugar na volta. Como fazer tal viagem via trem rápido? Não sei qual estação optar em Barcelona. Compro ida e volta pela Renfe? Abraços.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.