Travessia dos Andes: até junho, prefira ir de Mendoza a Santiago

Ônibus Santiago-Mendoza

O trajeto de ônibus entre Santiago e Mendoza não é uma viagem rodoviária qualquer. As paisagens sempre impressionantes fazem das seis horas de estrada um super passeio. Por isso mesmo, escolher um horário diurno é fundamental — o que, nos próximos meses, só será possível no sentido Mendoza-Santiago. Veja o alerta enviado pela Patricia:

Pessoal, seguindo as preciosas dicas deste site, vou a Santiago, Mendoza e Buenos Aires no final de março. Um dos pontos altos da viagem seria, para mim, justamente o trecho de ônibus entre Santiago e Mendoza. No entanto, parece que tal expectativa será, de certa forma, frustrada e resolvi dividir a informação aqui com outros eventuais interessados.

A estrada que liga Santiago e Mendoza estará em obras a partir de 7 de janeiro de 2013, com duração prevista de 5 meses. Nesse período, o tráfego Argentina-Chile será feito durante o dia, e o inverso, à noite. Ou seja, pra quem ainda não comprou passagens de avião, reservou hotel etc., e quiser ver esta paisagem linda das fotos do Riq, o mais indicado é ir de Mendoza a Santiago. Eu, aparentemente, precisarei de uma lanterna bem potente!

Obtive a informação num fórum do Trip Advisor que, por sua vez, dá o link para uma notícia. E os horários disponíveis no site da Andesmar e da Cata confirmam (foi o que me instigou a procurar os motivos). O ideal é ir acompanhando… De repente, até lá, os prazos das obras são cumpridos ou até terminam antes, hein?! 😉

Obrigada pelo aviso, Patrícia!

A alteração no tráfego vai acontecer para obras de repavimentação dos Caracoles, realizáveis apenas fora do período de inverno. Entre 8 e 19h os veículos podem passar na fronteira no sentido Mendoza-Santiago. Entre 20h e 7h, no sentido Santiago-Mendoza. Nesses períodos, as vias do chamado Camino Internacional Los Andes-Mendoza funcionarão como mão única.

O leitor Russel foi pego de surpresa e decidiu fazer o trajeto de avião:

Como já tínhamos tudo planejado para chegar à tarde em Mendoza (horário normal do ônibus), ia ficar complicado viajar durante a noite e chegar 4 horas da manhã, sem ter hotel onde ficar e depois de uma viagem longa de ônibus (e cansativa, porque parece que as filas da imigração estão longas, ou seja, o sono ia ficar complicado).  Já que vamos pegar o passeio para ir de Mendoza até a Alta Montanha (Puente del Inca, Aconcágua, etc), conseguiremos ver a paisagem de qualquer maneira.

Valeu, Russel!

Leia também:

Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile

Todas de Mendoza no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


198 comentários

Olá! Eu estou montando um roteiro para fazer um mochilão pela america latina, queria saber se sabes alguma companhia de ônibus que faça o trajeto mendoza-santiago e se tem alguma que faça santiago-cordobá. Obrigada

No dia 4-11-2013 fizemos a travessia Mendoza-Santiago. Saímos às 7h30 do hotel. Tomamos a ruta 7, caminho da alta montanha. O dia estava claro com muito sol e sem nuvens, a temperatura era de 28º. Contratamos um REMIS para nos levar. Viagem cara, mas menos da metade de uma passagem de avião, com a vantagem de atravessar a cordilheira dos Andes e apreciar seus encantos, que não são poucos. Nosso remis foi o Leonardo Harth – (0261) 153.416.397 – muito experiente nesta travessia. Isto é muito importante, facilita muito, evita-se pequenos problemas. O caminho até a fronteira com o Chile é muito agradável. Depois, a história é outra. Do lado argentino, paisagem de tirar o fôlego, picos gelados, o “pé” do Aconcágua. Uma ponte Inca com um antigo hotel destruído por um terremoto. A última parada para lanches e abastecimento deve ser em Uspallata. Depois, só no Chile. O controle na fronteira pode demorar mas não tem jeito, tem que passar ali. Não leve alimentos, pois não entrarão no Chile com eles. Deverão ser descartados. Assim que se cruza a fronteira, começa oque chamamos de “montanha russa com muita emoção”: uma sequência de 30 curvas de 180º para despencar de 3300 para 1000 metros de altitude. Há pessoas que passam mal. Este é outro motivo para contratar um remis com experiência nesta estrada. Nosso guia Leonardo perdeu a conta das vezes que fez este trajeto, oque nos dava muita segurança. Uma vez embaixo, nos deparamos com uma paisagem muito….feia! Nada de picos, nada de gêlo. Apenas vegetação nativa e algumas casas. Para ter uma ideia: do lado argentino tiramos 122 fotos, do lado chileno apenas 6 até Santiago, acreditem! A chegada na cidade é meio tensa. Se não conhecer um pouco, pode-se perder horas no trânsito frenético de Santiago. Novamente contamos com a experiência do Leonardo que, por rotas alternativas, uma espécie de rodo-anel, chegamos rapidamente ao hotel. Mutchas gracias.

Nao sei como funciona mas tem aquelas bikes do itau que tem aqui no brasil tb.

Ola carlos.
Amanha?
Entao, vamos la.
Semana que vem faco um relatorio melhor.
Carlos caso vc va amanha vou fazer um resumo rapido.
Boia, obrigado pela dica, a subida das curvas esta funcionando no siga e pAre,
Parei as duas vezes, meia de 50 minutos parado e depois libera para vc.
Santiagoxmendoza. Assim que subir tem a alfandega chilena, pode passar diteto, vai para depois do tunel para alfandega argentina. Vai com a carta de permissao do carro, caso contrario nao passa.
Demorei 8 horas, parei para comer logo depois da alfandega argentina (incas) rest. Muito simple porem bom.
Uma dica: se voce for retornar para santiago, nao va ate mendoza, achei que nao vale a pena. Sao mais duas horas e nada de interresante. Tem uma visa chamada ursualla se nao me engano. Fica la e retorna.
Abs. Mais a noite escrevo mais.

Ola boa noite.
Alguem sabe me dizer o horario para cruzar a fronteira de santiago/mendoza?
Obrigado

    Olá, Marcos! Parece que as obras reiniciaram mas agora não há um turno específico para cada país. Funciona no esquema pare-siga.

    Marcos,

    Como foi a viagem de Santiago x Mendonza?qts horas demorou?
    Quero fazer essa viagem dia 31.
    Obrigado

Bom dia! Vamos fazer a trilha inca no Peru. Vc sabe me informar uma rota mais curta saindo de ônibus do sul do Brasil? Queremos chegar até Santiago, no Chile, e de lá seguir até Cusco, no Peru.

Por gentileza, informe no meu e-mail.

Att;

Djalmo

Moro em Brasília, estou pensando em ir até Mendoza de avião, e de Mendoza até Santiago de ônibus, eu e minha esposa.
Pretendemos ir no início de abril de 2014.
Iremos correr em Santiago no dia 06/04/14. Que dia você aconselha que partamos de Mendoza?
Essa época do ano tem neve na estrada?
Obrigado
Gervásio

Oi Gente!!! ali deixo minha pagina moro aqui em Mendoza e sempre me preguntan por paseios, fazo as reservaçaos etc. Quando gostasem me escrevem e fazo direitinho para voçes!! Beixos!!!

Somente para confirmar aos interessados. Fui ao Chile, dia 30 de setembro, retornei dia 10. Aluguei um carro e sim, é possível atravessar a estrada entre Santiago e Mendoza em qualquer horário. Ela está em obras ainda no trecho de caracoles, mas o que acontece é que eles trancam o transito em um dos lados, para que o outro passe, e depois fazem o inverso. Isso várias vezes ao dia. Então, o máximo que acontece é você ficar parado na estrada por até 1h e com váriso caminhões te fazendo companhia(eu fiquei 45 minutos em uma das paradas). Por isso minha dica, se irão fazer esse passeio, saiam até as 10h da manha, para aproveitar bem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito