Travessia dos Andes: até junho, prefira ir de Mendoza a Santiago

Ônibus Santiago-Mendoza

O trajeto de ônibus entre Santiago e Mendoza não é uma viagem rodoviária qualquer. As paisagens sempre impressionantes fazem das seis horas de estrada um super passeio. Por isso mesmo, escolher um horário diurno é fundamental — o que, nos próximos meses, só será possível no sentido Mendoza-Santiago. Veja o alerta enviado pela Patricia:

Pessoal, seguindo as preciosas dicas deste site, vou a Santiago, Mendoza e Buenos Aires no final de março. Um dos pontos altos da viagem seria, para mim, justamente o trecho de ônibus entre Santiago e Mendoza. No entanto, parece que tal expectativa será, de certa forma, frustrada e resolvi dividir a informação aqui com outros eventuais interessados.

A estrada que liga Santiago e Mendoza estará em obras a partir de 7 de janeiro de 2013, com duração prevista de 5 meses. Nesse período, o tráfego Argentina-Chile será feito durante o dia, e o inverso, à noite. Ou seja, pra quem ainda não comprou passagens de avião, reservou hotel etc., e quiser ver esta paisagem linda das fotos do Riq, o mais indicado é ir de Mendoza a Santiago. Eu, aparentemente, precisarei de uma lanterna bem potente!

Obtive a informação num fórum do Trip Advisor que, por sua vez, dá o link para uma notícia. E os horários disponíveis no site da Andesmar e da Cata confirmam (foi o que me instigou a procurar os motivos). O ideal é ir acompanhando… De repente, até lá, os prazos das obras são cumpridos ou até terminam antes, hein?! 😉

Obrigada pelo aviso, Patrícia!

A alteração no tráfego vai acontecer para obras de repavimentação dos Caracoles, realizáveis apenas fora do período de inverno. Entre 8 e 19h os veículos podem passar na fronteira no sentido Mendoza-Santiago. Entre 20h e 7h, no sentido Santiago-Mendoza. Nesses períodos, as vias do chamado Camino Internacional Los Andes-Mendoza funcionarão como mão única.

O leitor Russel foi pego de surpresa e decidiu fazer o trajeto de avião:

Como já tínhamos tudo planejado para chegar à tarde em Mendoza (horário normal do ônibus), ia ficar complicado viajar durante a noite e chegar 4 horas da manhã, sem ter hotel onde ficar e depois de uma viagem longa de ônibus (e cansativa, porque parece que as filas da imigração estão longas, ou seja, o sono ia ficar complicado).  Já que vamos pegar o passeio para ir de Mendoza até a Alta Montanha (Puente del Inca, Aconcágua, etc), conseguiremos ver a paisagem de qualquer maneira.

Valeu, Russel!

Leia também:

Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile

Todas de Mendoza no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


198 comentários

Seria viável viajar de aéreo São Paulo -Mendoza-arg,e depois p/Santiago de ônibus,reservando 4 dias em cada cidade.

Olá Neftalí,

Você pode me informar qual a melhor empresa de ônibus para se efetuar a travessia?
Qual ônibus não tem aquele adesivo na parte frontal que atrapalha a visão?

Grato.

Marcelo

    Olá, Marcelo.

    Santiago tem várias rodoviárias, te dou o link da que tem as saídas para Mendoza, com as empresas que fazem o trajeto, incluindo as que tem microonibus e táxis coletivos:

    http://www.terminaldebusessantiago.cl/index.php?option=com_content&task=view&id=20&Itemid=35

    Como você chega no dia 9, pode comprar a passagem no dia seguinte. O Terminal Santiago fica a um quarteirão do metrô Universidad de Santiago. Todas as empresas são bem parecidas, não saberia recomendar uma e nem sei sobre esse adesivo, mas não espere grandes luxos. Saludos

    Olá Marcelo. Os ônibus da CATA não tem o adesivo. Os da Andesmar possuem o dito cujo (infelizmente usei este…). Boa viagem.

Boa Noite,

Vou pra Santiago no dia 09/05 e estou programando de fazer a viagem para Mendoza, de ônibus, no dia 15/05 pela manhã.

Gostaria de saber o seguinte:

– a estrada ainda está em obras?
– quanto tempo em média está durando a viagem?
– qual a melhor empresa de ônibus(não tem problema ser caro) que não tem adesivos no vidro da frente que atrapalham a visão?

Obrigado.

Marcelo

    As principais obras já terminaram, e a estrada está com trânsito para as duas direções. Porém sempre existem trechos com manutenção. A partir do final de maio começa o horário de inverno e a estrada fica fechada a noite, geralmente a partir das 20 horas.
    É importante comentar que, por tratar-se de uma estrada de alta montanha, é necessário sempre ter um plano B, e evitar, por exemplo, pagar antecipadamente o hotel do outro lado da Cordilheira, pois nunca se sabe quando ela pode fechar. Pode se ter uma idéia consultando a metereologia alguns dias antes. Obviamente nos meses mais frios a possibilidade é maior, mas em Fevereiro passado, por exemplo, o Paso Los Libertadores fechou por mais de um dia devido a uma tempestade, e muitos argentinos que aproveitam as praias chilenas ficaram retidos. No final do feriadão chileno de 18 de Setembro, no ano passado, a estrada fechou por mais de 2 dias por uma tempestade de neve que complicou a volta de 15 mil chilenos que foram aproveitar o feriado em Mendoza.
    Nesse site é possível consultar o estado e horários do Paso Los Libertadores, entre outros: http://www.pasosfronterizos.gov.cl
    De qualquer maneira eu recomendo essa travessia, é muito bonita, parece que estamos em outro planeta. Un gran saludo!

Bom dia,
Farei uma viajem a Santiago em Julho/2014 de carro, vou passar pela cordilheira via Mendoza. Minha preocupação é a passagem pela cordilheira nesta época do ano. Como é tradicionalmente este trecho de estrada? Há perigo de ficar interditada pela neve? Tenho que comprar correntes para os pneus do carro?

Abraço

Julio

    Bom dia, Julio. Sim, existe a possibilidade do Paso Los Libertadores estar fechado, e geralmente é exigido o porte das correntes, mas é raro que seu uso seja necessário. As vezes o Paso fica fechado por vários dias, já vi até por mais de uma semana, fica uma fila gigante de caminhões. Mas em compensação, se você conseguir passar, o visual é maravilhoso, com muros de neve ao lado da estrada.
    O problema é que se estiver fechado, existem poucas opções de cruzar os Andes. Os únicos pasos que sempre estão abertos são os da Patagonia chilena, no extremo Sul do Chile, ou o Cardenal Samoré (Puyehue), perto de Bariloche, um pequeno desvio de 2 mil kms.
    O conselho é ficar de olho na previsão do tempo, que costuma acertar muito. Se chove em Santiago no inverno (estação mais chuvosa), a estrada para Mendoza fecha.

Lili,

Pode indicar a empresa a qual fechou o passeio e o contato? Pretendo viajar de Mendoza para Santiago de ônibus, e adoraria fazer um passeio desse. Foi muito caro? Vou em agosto e estará frio, vale à pena? Dá umas dicas aí…
Obrigado

Talles

Olá pessoal!

Eu contratei um passeio privado de Mendoza até a fronteira com o Chile.

Passamos por Potrerillos, Uspallata, Penitentes, Villa Cuevas, Parque Nacional Aconcágua, Puente del Inca.

Foi um passeio super completo. Chegamos bem perto do túnel que separa os dois países, um túnel de 3km de extensão.

Para quem não sabe, embora haja muita “guerrinha” entre argentinos e brasileiros por causa do futebol, politicamente e diplomaticamente falando, a relação entre Brasil e Argentina é boa.

O mesmo não se pode dizer entre Argentina e Chile, que ainda mantêm uma relação estremecida por causa do apoio que o Chile deu à Inglaterra na época da Guerra das Malvinas, o que gerou muito atrito entre estes países.

Em todo caso, percebi que a fronteira, além das aduanas normais, estava tranquila.

O passeio pela montanha vale muito a pena e a estrada estava muuuuito melhor do que eu esperava. Posso dizer que estava boa. Fui no verão, no final de dezembro de 2013.

Espero ter contribuído aqui com o grupo!

Abs.
Lili

Olá pessoal!
Estou tentando comprar passagem de onibus de Mendoza a Santiago, mas não consegui. O site da empresa diz que devo pagar a “tasa de habilitacion de salida” da Argentina. O que é isso e o que devo fazer?

Boa tarde,

Eu pretendo fazer mendonca Santiago de carro partindo de São Paulo.
Como não tenho uma data certa, gostaria de saber qual seria o período mais seguro de se realizar essa viagem considerando toda essa obra concluída.
Obrigado

    Olá, Pedro! Esse turismo tipo rallye não é a nossa praia; não temos experiência nem autoridade. Sabemos que as obras seriam reiniciadas em outubro e que, nesta segunda fase, funcionaria no sistema pare-siga, sem turnos definidos para um país ou outro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito