orlando a miami de carro

De Orlando a Miami de carro

Muita gente combina Orlando e Miami na mesma viagem — e aproveita as boas tarifas semanais de carros na Flórida para ficar o tempo todo motorizado. Fiz o trajeto rodoviário pela primeira vez agorinha. E deixo aqui minhas reflexões para quem está planejando uma viagem de Orlando a Miami de carro.

Qual é a distância? Quanto tempo leva?

De OrlandoMiami de carro são 380 km, que você faz entre três horas e meia e quatro horas, dependendo do trânsito na saída/entrada das cidades.

Miami-Orlando pela Turnpike
Orlando-Miami pela I-95

A rota mais comum é pela estrada Florida Turnpike, que desce em diagonal pelo interior até chegar à costa em West Palm Beach. Mas é possível também ir pela I-95, ao longo da costa (mas sem vista para o mar). Os tempos se equivalem. Como eu tinha ido almoçar em Winter Park, no norte de Orlando, o GPS acabou me mandando pela costa, e gastei as mesmas três horas e meia do pessoal que vai pela Turnpike.

Orlando: o que fazer - Magic Kingdom

O que ver indo de Orlando a Miami de carro

Pelo interior não há nada.

Indo pela costa você pode programar uma parada no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral.

Uma hora antes de Miami começam a aparecer uns balneários chiques, como West Palm Beach e Boca Ratón — mas nada que valha tanto a pena o desvio.

Você pode até sair da auto-estrada para rodar na costeira, mas sua viagem ficará bem mais lenta sem uma contrapartida panorâmica. Neste trecho da costa não há nada impressionante como a estrada suspensa de ilhota em ilhota que leva a Key West. Tampouco você encontrará paisagens como Big Sur, estradas como a 17 Mile Drive ou cidadezinhas como Carmel, que justificam a viagem pela costa da Califórnia.

Acho mais proveitoso encarar o trecho como simplesmente utilitário; quanto mais cedo você chegar no destino, melhor aproveitará.

De Orlando a Miami de carro 1

O que não vale a pena?

Vou a Orlando, mas meu vôo é só até Miami. Vale a pena pegar o carro ao chegar?

Um monte de gente faz isso na boa. No meu caderninho, porém, encarar quatro horas de estrada depois de uma noite de vôo internacional na econômica é exigir demais do corpo e da mente. Eu dormiria a primeira noite em Miami.

Compare com a seguinte situação: Rio de Janeiro e São Paulo também estão a 380 km de distância. Você voaria dos Estados Unidos até o Rio e então pegaria um carro para dirigir direto até São Paulo?

Compre a passagem para onde você quer ir. Se só vou a Orlando, compraria ida e volta a Orlando, mesmo que para isso fizesse conexão (em Miami, no Panamá, em Dallas, Charlotte). Acho que fazer uma conexão é menos cansativo do que uma estrada depois do vôo.

Se vou a Orlando e Miami, compraria passagem com ida para uma cidade e volta desde a outra. Alugaria o carro numa cidade com devolução na segunda.

Alugando o carro: o que não pode faltar

Não saia da locadora sem o Sun Pass, um chip de pedágio que é obrigatório para uso das auto-estradas — e, quando você estiver em Miami, de quebra ainda permite que você use via expressas.

Um GPS também é indispensável. Alugar um não vale a pena: o que você gasta em aluguel dá para comprar um. O ideal é já sair do Brasil com o seu GPS próprio, devidamente carregado com um mapa atualizado dos Estados Unidos.

Caso você queira arriscar comprar ao chegar, a Best Buy mais próxima do aeroporto de Orlando é a do Florida Mall (veja o mapa aqui).

Em Miami você pode escolher entre a Best Buy próxima ao Dolphin Mall (veja mapa aqui) ou, se estiver indo a South Beach, a da rua 5 (veja mapa aqui).

Mercedinho da Sixt

Alguns carros top já vêm com GPS de fábrica, incorporado ao painel. Assim era o caso do jipinho Mercedes que a Sixt, locadora que apoiou minha viagem à Flórida, me colocou à disposição. Veja minha cara de tristeza com o upgrade 🙂

Sixt Orlando

A Sixt é alemã (por isso o Mercedinho…) e tem uma vibe mais moderna do que as locadoras americanas. Todos os carros já são alugados com o Sun Pass. Em Orlando a agência fica fora do aeroporto, mas o transporte é superfrequente e a pequena viagem é compensada com mimos como uma máquina de Nespresso à disposição do cliente. (Em Miami a agência é no edifício-garagem anexo ao aeroporto, junto das outras locadoras.)

E você? Tem dicas de aluguel de carro na Flórida? Acha que eu pego pesado na dica de não chegar de avião e já encarar a estrada? A caixa de comentários é para isso mesmo!

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    793 comentários

    A viagem para Orlando direto do aeroporto é uma operação Kamikaze. Concordo com você e reforço aos brasileiros que irão fazê-lo para repensarem. A viagem é monótona e as estadas são bem diferentes das brasileiras, são boas e exigem pouco do motorista! O sono é inevitável!

    Olá Ricardo! Vou pra Miami em setembro e ficarei 6 dias lá. Irei alugar carro. Vc acha que vale a pena sair um dia bem cedinho e ir a Orlando? Obrigada! Abraço

      Olá, Caroline! São 4 horas de viagem. Quem passa pela experiência de um parque em Orlando volta destruído para o hotel. Você acha que vai ter energia para viajar mais 4 horas depois de ter viajado 4 horas para ir e enfrentado um parque de Orlando? Tenha juízo…

    Olá @aboia,
    Vocês sabem informar se tem alguma locadora que costuma não cobrar taxa extra para menores de 25 anos?
    Vou viajar com meus pais em dezembro pra Miami e Orlando e queríamos alugar um carro pro meu pai dirigir e eu ficar como condutora adicional mas terei 23 anos no período.
    Obrigado!!

      Olá, Juliana! Faça sua reserva por telefone ou com agente de viagens para descobrir se existe alguma exceção à regra dos 25 anos.

    Ola, boa noite! Gostei muito do seu post, muito explicativo, parabéns! Saberia dizer se eu alugar um carro em Orlando e entregar em Miami eu pago taxa extra, multa ou coisa deste tipo? Pq aqui no Brasil funciona assim, pago uma taxa adicional por cada km de distância do local onde aluguei o carro. Estou pensando em comprar a passagem para Orlando volta do por MIA. Desde já agradeço!

      Olá, Vanessa! Há locadoras que não cobram taxa de devolução. Faça comparações (simule retirada e entrega na mesma cidade e retirada em Miami e entrega em Orlando para comparar) no nosso parceiro Rentcars, que busca tarifas promocionais em várias locadoras. Clique aqui para fazer as simulações anonimamente.

    Estou me programando para ir à Miami em outubro, aproveitar uns 2 dias por lá e alugar um carro para ir até Orlando, massssss …..tenho medo de não me dar bem porque não tenho inglês e irei sozinha. Você acha que dá pra se virar bem com espanhol? Ouvi dizer que em Miami se fala muito esse idioma. Consigo dirigir com habilitação brasileira?

      Olá, Marcia! Espanhol é a segunda língua da Flórida. Dá para alugar carro com a sua carteira brasileira.

      Em Miami fala-se mais espanhol que inglês em muitos lugares. E em Orlando, o português é ouvido a todo o tempo. Vá sem medo!

    Adoramos seus comentários e suas dicas e sua participação na BandNews. Esse blog só seria melhor se fosse um aplicativo. Q tal

    Apilcativos como Wase não funcionam para locomover nos Eua?
    E mais indicado um GPS?
    Obrigada

      Olá, Gê! Funciona, sim. Esse post foi escrito pré-Waze. Onde você lê “GPS”, substitua pelo app de mapas da sua preferência.

    DICA: Referente a GPS uma dica excelente é usar o próprio celular com GOOGLE MAPS, é necessário baixar o mapa para que o mesmo funcione OFF-LINE, você antes de viajar pode programar os locais onde quer ir marcando com estrelas e depois é só selecionar e bom passeio.

    Olá, Ricardo. Estamos, eu e meu marido, nesse momento na Flórida Turnpike Maiami/Orlando.
    Suas dicas estão corretíssima quanto a NÃO pegar essa rodovia após o vôo de chegada. Não foi o nosso caso, pois estávamos hospedados em Orlando. Então estávamos bem descansados e agora, depois de 3 dias em Miami, estamos retornando à Orlando, rumo ao Brasil.
    Todas as informações que lemos em blogs procedem: a estrada é um tapete, a sinalização é perfeita, eficiente; as Service Plaza localizadas entre as pistas, a cada 45 milhas, oferecem serviço de alimentação, banheiros, combustível, emergências. E servem para dar aquelas esticada
    nas pernas. A viagem, por si, não tem belezas naturais, mas vale a experiência. Ouvimos sempre teus comentários e adoramos, pois são muito úteis. Um abraço.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito