Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Leia mais:

744 comentários

Olá, vou fazer a travessia de Santiago para mendoza no início de setembro. Estou preocupada se a estrada terá neve a ponto de fechar. Você sabe dizer como foi o ano passado, se foi tranquilo essa época e se de maneira geral é.. posso comprar as passagens e ficar tranquila?

    Olá, Cristiana! Você tem que estar preparada para que a estrada feche — por exemplo, não marcando a travessia para véspera de pegar vôo. Não ter chovido há 365 dias na sua cidade não significa que hoje não possa chover.

Olá, estarei em Santiago no começo de agosto, estou querendo ir de ônibus até Buenos Aires (vi vários depoimentos que as paisagens são ótimas)… Mas não consegui encontrar nenhuma empresa que faça o trajeto. Poderia me indicar alguma? Obrigado e ótimo post.

    Olá, Ruan! Serão 20 horas de viagem, e paisagem só haverá nas primeiras seis horas. Compre nas mesmas cias. indicadas para a travessia a Mendoza.

Olá para todos .Alguém sabe informar se no final de Maio e inicio de Junho ha probabilidade de nevar e interditar a estrada? estou pensando em fazer esse trajeto neste período. Estarei em Santiago e pretendo ir de avião até Mendoza pela Sky air lines (por que esta mais barato que o trajeto contrário quase 50%) e voltar de ônibus.
Acham uma boa ideia o trajeto de volta ?

    Olá, Paulo! Não há diferença de beleza entre a ida e a volta. Sim, pode haver interdição da estrada se houver nevasca. Por isso, divida a sua estada em Santiago entre a ida e a volta de Mendoza; programe umas duas noites em Santiago antes de voar de volta.

    Sim, muito importante! Uma amiga não teve esse cuidado. A estrada fechou e ela não conseguiu chegar a tempo em Santiago. Perdeu o voo, ainda teve que pagar hotel não programado, e ficou com um bom prejuízo.

Olá para todos os seguidores do VNV, e para o Bóia especialmente,
Fiz o trajeto Santiago até Mendoza de ônibus dia 27/11/17, com o El Rapido (autotransportes Andesmar), poltronas 10 e 11 e foi ótimo. Comprei pela internet e deu tudo certo. Paguei $42,00 (dólares). A dúvida que surgiu quando imprimi os etickets foi quanto ao terminal de embarque, pois vinha escrito que sairia do terminal escolhido (e não tinha escolhido nenhum). Mas foi tranquilo, apesar de em Santiago haver 3 grandes terminais. Bastou chegar um pouco antes da hora do embarque e perguntar na casinha de informações. Também há vários visores que registram todas as partidas e respectivas plataformas de embarque, com 20 minutos de antecedência. No caso do El Rapido as plataformas vão da 44 até a 49.
Eu tinha a grande preocupação em passar pela Aduana e não levar “nada” comestível, para não correr o risco de pagar multa. Embora haja mesmo a proibição (tem até placas na estrada avisando), vi vários “ermanos” com sanduíches enormes … e deu tudo certo. Como o ônibus não para e não levamos nada, ficamos com fome….rsrsrs.
Atravessar a Cordilheira dos Andes, através de “Los Caracoles” é imperdível mesmo.
Obrigada por todas as dicas, sempre preciosas.
Sueli

Olá! Pelo site da Cata Internacional também aparece a opção de passagem pela empresa Andesmar. Tem alguma vantagem comprar através de um ou de outro? me parece que os valores estão no mesmo patamar.

Olá,

Há quanto tempo estava este preço? Estou querendo comprar para ir em dezembro, mas o trecho está custando, no mínimo, 850 pesos argentinos!! Está mais do que o dobro do preço que para ir de avião pela Sky.

    Olá, Ana! O post é de 2010 e a inflação na Argentina foi galopante esses anos todos. Já apaguei a tarifa original.

    A Sky é uma cia. aérea low-cost. Note que nas tarifas mais baixas a bagagem é cobrada à parte.

Oi🙋🏻
Obrigado por compartilhar a viagem com todos. Eu segui suas dicas e foi fantástico! A viagem é linda demais da conta. É obrigatório ficar na janela para desfrutar da paisagem belíssima. Eu comprei com antecede pela empresa “Andesmar” a 1° cadeira, no piso superior. A única desvantagem é q fica uma TV ligada atrapalhando as divagações. Para evitar tal aborrecimento coloquei fone de ouvido 🎧 e muito rock. Som de TV é sacanagem, né?.

Olá…no comecinho de setembro será que há risco de neve na estrada de Santiago a Mendoza?

    Olá, Liz! O inverno vai oficialmente até 20 de setembro. Não é comum, mas pode nevar até em outubro.

Boa noite,
Sou meio medrosa em relação a estradas em montanhas, gostaria de saber se é muito perigosa.
E se for em julho, é necessário colocar correntes nas rodas?
att. Cida.

    Olá, Cida! No inverno pode ser preciso colocar correntes nas rodas. A estrada também pode ficar interditada em caso de nevasca.

Olá. Existe viagem de ônibus de mendoza para buenos aires? Ou é melhor ir de avião? Qual a companhia aérea mais em conta pra fazer esse trecho (mendoza – buenos aires)? Não é melhor ir de ônibus pra ver as paisagens?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito