Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Leia mais:

744 comentários

Fiz a viagem em outubro 2018 e foi maravilhosa, apesar do problema que tive com a empresa de transporte. Meu nome e do meu marido não constavam na lista de passageiros, embora eu tivesse comprado as passagens há mais de um mês antes do dia da viagem. Os assentos estavam ocupados por outras pessoas e não havia mais lugar. O motorista nos perguntou se eu havia adquirido as passagens pela internet, disse que isso dava muitos problemas e que eu deveria entrar em contato com a empresa que as havia vendido. Depois do estresse, procuramos o guichê da Catta e fomos transferidos para um ônibus dessa mesma empresa que partiu 1 hora e meia depois. Enfim, pareceu-me tudo muito confuso (eram três empresas envolvidas: Catta, Andesmar e El Rápido) e não tive explicação alguma sobre o ocorrido. Quanto ao lanche que mostram no site esqueçam; levem seus próprios lanches se não quiserem passar fome.

Pretendo fazer a rota de ônibus Santiago para Mendoza e me falaram que essa época não haveria neve nenhuma e que não seria bom o período. Gostaria de sua opinião. Grata

    Olá, Elisabeth! A paisagem é bonita em qualquer época do ano. O cume das montanhas estará nevado.

Olá! Estou querendo ir sozinha de Santiago a Mendoza em Dezembro, a minha dúvida é que sem tem algum problema chegar no Chile e voltar para o Brasil pela Argentina, ou seja, sem precisar voltar para Santiago, e se eu consigo comprar passagem só ida de ônibus . Aproveitando gostaria de saber mais ou menos a temperatura de Dezembro…..Obrigada!

    Olá, Wêndia! Não tem problema nenhum chegar por Santiago e voltar da Argentina. A amplitude térmica de regiões áridas é grande, espere máximas perto dos 30ºC com ocasionais mínimas entre 15ºC e 20ºC.

Eu e meu esposo faremos o roteiro Santiago e Mendoza em janeiro/18, estávamos pensando em fazer o trageto ao contrário: primeiro Mendoza e depois Santiago, nos recomenda? Ou seria melhor a ordem do post?

Boa Tarde Pessoal,

Estou indo de Santiago a Mendoza no dia 03 de outubro, como a SKY cancelou meu voo estou buscando opções para transporte.
Sabem dizer se há risco de nevar nesse dia?
Vale a pena fazer a viagem a noite, penso nisso porque perderia menos tempo, e também porque já estou com o Passeio às Cordilheiras reservado no Nossa Mendoza? Pelo que entendi as paisagens são similares.

    Olá, Fabio! Nevascas são imprevisíveis. Outubro já não é mais época, mas nunca se sabe. O passeio da Nossa Mendoza vai para o lado chileno? O mais bonito é o caracol antes da fronteira com a Argentina.

Bom dia, irei para Santiago em setembro, de lá farei a travessia, ficarei 4 dias em Mendoza, retorno a Santiago e fico mais 5 dias, tudo isso de ônibus. Quero comprar vinhos argentinos e trazer para o Brasil. Vi em um outro blog que na aduana de fronteira entre argentina e chile é limitado a quantidade de vinho a 2,5l por pessoa. Pesquisei em outros lugares, porém não encontrei mais nenhuma informação a respeito disso. Por acaso vocês tem alguma informação sobre??

    Olá, Michele! Sim, há um limite de 2 litros e meio de bebidas alcoólicas. O Chile é bastante rigoroso com importação de produtos alimentícios, a maioria simplesmente é proibida. O que você levar a mais de 2 litros e meio pagará imposto de importação de 15%.

    Muito obrigada pela resposta! Sabendo o valor do imposto consigo calcular se vale a pena ou não trazer mais que 2,5L!
    Parabéns pelo blog, tiro muitas dúvidas aqui apenas lendo os artigos, relatos e comentários. Até mais!

    Na verdade 15% é o imposto específico sobre o vinho e fermentados. No caso de destilados é 31,5lém do imposto específico, tem que pagar o imposto de importação de 6% mais o IVA de 19%.
    Resumindo, leve no máximo 4 garrafas de vinho argentino, idealmente 3 para não ter problema. E sinceramente, apesar de gostar de um Malbec, o vinho chileno é bem melhor que o argentino.

Olá, estou programando uma viagem para mendoza – Santiago em Agosto.
Minha dúvida é onde comprar as passagens de ônibus para esse trecho, pois pretendo me hospedar em mendoza e em Santiago, para isso preciso saber quando partirei de busu para saber quais dias fecharei minhas hospedagens ?

Muito obrigado pelo relato.
Estou para fazer o trecho Mendoza – Santiago agora no início de junho.
Como os taxistas em geral em Santiago são muito pilantras, como você indica ir da rodoviária Terminal Sur para o hotel, que fica a 200m da estação de metrô Pedro de Valdivia? Estou prevendo chegar num domingo, por volta das 13h.
Abraço!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito