Passe sanitário francês

Passe sanitário francês não é mais exigido desde 14 de março

Fonte de dor de cabeça para turistas brasileiros, o pass sanitaire/pass vacinal francês deixou de ser exigido no dia 14 de março.

Apenas hospitais e lares de idosos mantêm a obrigatoriedade.

Mas a França continua exigindo vacinação completa de quem quer visitar o país. Veja as exigências atuais aqui.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    261 comentários

    Boia, o passe sanitário da minha filha começou a dar como inválido após alguns dias de uso. O email q está no passe para resolver problemas não funciona (ele volta) e não consigo emitir outro passe pq o cadastro dela está no sistema. Pior, dizem q o problema só pode ser corrigido na farmácia onde foi feito o cadastro, que foi em Paris (e estou em Lyon). Desta forma, ela não consegue voltar a Paris (e eu por tabela).
    Será q vc tem alguma sugestão de como resolver esse problema?
    Obrigada!
    Lika

      Olá, Lika! Puxa vida, que situação! Você já tentou ajuda do consulado brasileiro?

      Coisas que me passam pela cabeça:
      – Ir à estação ferroviária conversar com algum fiscal e explicar seu problema
      – Fazer um teste de antígeno antes de embarcar
      – Alugar um carro só para ir (essa em último caso mesmo)

      Boia, super obrigada pelas sugestões!
      Fui até a estação ferroviária e expliquei o problema. Me disseram que é possível embarcar com p teste de antígeno. Para ter certeza, perguntei para 2 funcionários. Que alívio!
      Como te disse, estou em Lyon. Posso fazer o teste de PCR ou antígeno aqui para embarcar em Paris? Ou preciso fazer o teste na cidade de onde vou embarcar?
      Até acho q a pergunta é boba, mas depois do perrengue com o passe, prefiro ter certeza. Consegue tirar mais essa dúvida?
      Abs.
      Lika

      Olá, Lika! Você se refere ao teste para voltar ao Brasil? Ele precisa ter sido coletado no máximo há 24 horas (no caso de antígeno) ou 72 horas (no caso de PCR) antes do embarque do seu voo ao Brasil. Se você fizer o antígeno de manhã, pegar o trem no fim da manhã e embarcar ao Brasil à noite esse antigeno vale para as duas viagens.

    Olá, peço ajuda de vocês com uma questão sobre a entrada na França. Agora é obrigatória a comprovação das vacinas com a dose de reforço, ou terceira dose. Ocorre que o aplicativo do Conecte SUS não atualizou essa dose. Eu já tomei a terceira dose há mais de um mês e meu certificado só tem mesmo as duas doses. Com isso como os brasileiros Poderão entrar na França? Não sei o que fazer. Obrigada!

      Obrigada pela resposta, mas não entendi, peço desculpas. Tanto no Digital como no de papel, pelo Conecte SUS não tenho como ter um certificado com 3 doses da vacina. Obrigada mesmo assim.

      Olá, Marina! Você perdeu seu certificado com alguma das doses, é isso? Se você tem duas doses de Pfizer ou AstraZeneca e a última foi tomada há menos de 6 meses você não precisa da dose de reforço. A dose de reforço só é exigida de quem tenha tomado Coronavac ou cuja segunda dose AstraZeneca ou Pfizer tenha sido há mais de 6 meses.

    Olá, Bóia! Estou buscando uma informação, mas em cada lugar explica de uma forma, queria pedir se pode me dar uma luz, por favor. Meu sobrinho faz 12 anos no dia 27/01 e está com viagem marcada para França no dia 03/02. Ele pode ir sem ter tomado vacina ou só com 1 dose da vacina? Obrigada!

      Olá, Gabriela! Menores de idade só precisam aparesentar RT-PCR negativo feito no máximo 48 horas antes do embarque.

    Boa tarde Bóia!
    Irei para Europa no final de fevereiro, sendo Paris e Porto, sendo Porto o último destino, a pergunta é, preciso do PCR ou teste antígeno para entrar em Portugal ou somente para retorno ao Brasil?
    Obrigada

      Olá, Cristiane! Tem que ver a regra que vai estar em vigor. No momento você precisaria apresentar teste em Portugal e depois outro para retornar ao Brasil.

    Olá! Tenho viagem marcada para Estrasburgo, viajando de trem via CDG, em conexão com o vôo da Air France Rio-Paris. Tudo comprado junto na Air France. Neste caso, como fazer? É possível pegar o trem apresentando o Certificado do ConecteSus e tirar o Passe Sanitário numa farmácia em Estrasburgo, ou tem uma farmácia no CDG para tal?

      Olá, Olga! Agora você me pegou. Pela regra, deveria precisar do passe sanitário francês. Não sei se fazem exceção para continuação de voo (ou se aceitariam o ConecteSUS informalmente, como em tantos lugares é aceito).

    Olá Bóia,
    Gostaria de agradecer pelas dicas. Fomos para Paris no final de dezembro e suas informações foram muito úteis.
    Fomos na farmácia Halles para fazer a “tradução” do passaporte de vacinação brasileiro para o Francês, demos sorte e fomos atendidos por um Português que nos ajudou bastante e fez o processo ser bem simples. Foi muito útil pois na maiorias dos locais em toda Europa estão exigindo o passaporte sanitário europeu.

    Oi, tenho uma viagem dia 13/01 e meu passaporte sanitario de estudante ainda não ficou pronto. Eles pedem na hora do embarque do Brasil pra França? Ou posso apenas apresentar meu certificado em inglês do ConecteSus?
    Também queria saber, se vou pegar um TGV de Paris a Lille, é possível fazer meu passe em uma farmácia lá e depois oegar o trem?

      Olá, Vitoria! Você vai precisar do passe para pegar o trem. Faça em Paris ao chegar.

    Respondendo a pergunta da Lais.
    A conversão do certificado e vacinação do ConectSus em farmácias autorizadas ou no caso dela, que recebeu o QR code francês, ambos são válidos como passe sanitário francês e europeu, e mesmo em alguns países que não fazem parte da Comunidade Européia. Mas cada pais tem as suas próprias normas sanitárias, então é bom conferir. Eu aconselho a verificar no consulado brasileiro de cada pais que ela irá visitar.

    Olá Bóia, agradeço pelas preciosas dicas do blog que sempre me auxiliaram bastante no planejamento de diversas viagens. Você sabe me dizer se seria necessário retirar o passe sanitário ainda no aeroporto para quem deseja pegar um transporte público do aeroporto para o hotel? Obrigada

      Olá, Jamile! Até onde sabemos, só é exigido em transporte de longa distância, não no transporte urbano.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito