Passe sanitário francês

Passe sanitário francês não é mais exigido desde 14 de março

Fonte de dor de cabeça para turistas brasileiros, o pass sanitaire/pass vacinal francês deixou de ser exigido no dia 14 de março.

Apenas hospitais e lares de idosos mantêm a obrigatoriedade.

Mas a França continua exigindo vacinação completa de quem quer visitar o país. Veja as exigências atuais aqui.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    261 comentários

    Tomei duas coronavac ( última em março ) no Brasil e uma na jansen fora do país em setembro como fica nessa caso ?

      Olá, Caroline! Até onde a gente sabe, a dose de reforço que torna a Coronavac aceita na França precisa ser de RNA mensageiro – Pfizer ou Moderna.

      Olá, Caroline! Com a dose única de Janssen você entra na França. Caso essa dose única tenha sido aplicada há mais de 4 meses, você não conseguirá emitir o seu passe sanitário.

      Tome a dose de reforço assim que seja possível. Além de diminuir drasticamente o risco de agravar covid, você também reduz o risco de contrair covid durante a viagem e ter que arcar com uma quarentena em euro sem poder voltar ao Brasil por causa de um teste positivo na saída.

    Boia, tudo bem?
    Qual informação está correta, esta acima, ou a que vocês publicaram ontem (07/02/22) no Instagram? Lendo por lá, a conclusão é a de que, se uma pessoa vacinada com Janssen (aqui no Brasil aplicada como dose única) tomou a dose de reforço após mais de 4 meses, essa pessoa não conseguiria emitir o passe sanitário. No meu caso, tomei a Janssen em julho e o reforço em dezembro, 5 meses depois (assim que o Ministério da Saúde autorizou o reforço). A conclusão, pelo post do Instagram, é a de que eu não posso emitir o passe sanitário, já que o intervalo entre a dose única e o reforço foi superior a 4 meses. Poderiam, por favor, me auxiliar e esclarecer? Essa conclusão foi a mesma para vários seguidores, conforme comentários nesse post.

      Olá, Luís! Leia o texto do post, está atualizado e à prova de interpretações divergentes.

    Fiz o passe sanitário suíço já com a dose de reforço. esse passe é válido na França? com esse passe estou dispensado do exame para entrar em Portugal?

      Olá, Raul! Não está claro se brasileiros residentes no Brasil com certificado europeu estejam dispensados do teste para entrar em POrtugal. No seu lugar eu faria o teste. O certificado europeu é válido para entrar nos ambientes em que o passe é exigido.

    Olá!
    Com essas novas regras estou com dúvida sobre a Janssen. Em cada lugar consta uma informação. A minha última dose foi em dezembro. O prazo pro reforço é o mesmo das demais vacinas, 4 meses?
    Obrigada!

      Olá, Barbara! Você tomou a primeira dose de Janssen em dezembro? O que você precisa para emitir o seu passe é que a sua dose única no momento da emissão do passe tenha sido aplicada há menos de 4 meses. Se passou 4 meses desde a dose única, você precisa da dose de reforço.

      Tomei a primeira dose em junho e a segunda em dezembro. Duas doses da Janssen.

    Olá Boia!

    Tomei a dose de reforço da Pfizer após duas Coronavac no interior do RJ. Ela não aparece no Conect SUS.

    Alguma ideia de como emitir um certificado válido para poder levar?

    Obrigado!

      Olá, Thiago! Você vai precisar comprovar essa Pfizer para embarcar, também. Use o canal de reclamações do aplicativo, volte ao posto de vacinação. Informe-se também junto à cia. aérea se o comprovante de papel vale para embarcar e entrar na França.

    Faltou na reportagem dizer que a farmácia gera um QRCode que você insere num aplicativo (gratuito: AntiCovid) do seu celular e que para entrar em restaurantes, museus e tudo mais eles fazem o escaner desse QRCode que está no aplicativo.

    Olá.
    Eu tomei a segunda dose em fevereiro/2021 e a terceira dose em outubro/2021. Então por essa nova regra, não consigo o passe sanitário?

      Olá, Rosiane! Nâo sei se vale para a dose de reforço. Acredito que ainda não estejam exigindo quarta dose de quem tomou reforço, não, porque não estão dando essa quarta dose na França.

      Depois da correção do texto, ficou bem claro. Dara tudo certo! Obrigada!

    Será que eu entendi certo?

    Para emitir o passe sanitário, eu preciso ter a dose de reforço no máximo até 4 meses após a segunda dose?

    Meu caso: 3 doses de Pfizer. A dose de reforço foi feita 5 meses após a 2ª dose, pois na época (22/11/2021) a diretriz do Ministério da Saúde era dose de reforço somente após 5 meses da 2ª dose. No meu caso, posso “entrar” na França, mas não posso tirar o passe, é isso mesmo?

    Minha mãe na mesma situação (talvez até mais complicada) 2 doses de Coronavac + dose de reforço da Pfizer recebida 6 meses depois da 2ª dose, de novo porque a diretriz do MS à época (16/10/2021) era dose de reforço para acima de 60 anos somente após 6 meses.

    Tudo fica muito complicado, mesmo tendo feito tudo certo (busca pelas doses das vacinas no dia exato em que foram disponibilizadas para a faixa etária). Perdoem o lamento! 😔😔

      Olá, Cris!

      Reescrevemos o texto para ficar mais claro:

      Se a sua segunda dose (ou dose única) já foi tomada há mais de 4 meses, você vai precisar também comprovar uma dose de reforço.

      Se a sua dose de reforço foi aplicada 5, 6 ou mais meses depois da segunda dose, não há problema. O problema é ter apenas duas doses – ou dose única – cuja última dose tenha sido aplicada há mais de 4 meses.

    Olá,

    Estou diante da seguinte situação e dúvidas:

    – Tenho Passe Sanitário francês emitido com base no Certificado do ConnectSUS, sendo que minha segunda dose da Pfizer foi em 08/2022;

    – Irei a Lisboa agora em fevereiro/2022.

    Esse Passe Sanitário que possuo é válido para entrar em Portugal sem a necessidade do RT-PCR?

    Grata.

      Olá, Maria Cristina! Não tenho certeza, mas acredito que não. O passe valerá com certeza para frequentar ambientes fechados. Portugal aceita antígeno.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito