Passe sanitário francês

Passe sanitário francês não é mais exigido desde 14 de março

Fonte de dor de cabeça para turistas brasileiros, o pass sanitaire/pass vacinal francês deixou de ser exigido no dia 14 de março.

Apenas hospitais e lares de idosos mantêm a obrigatoriedade.

Mas a França continua exigindo vacinação completa de quem quer visitar o país. Veja as exigências atuais aqui.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    261 comentários

    Tomei duas doses da Janssen , sendo a segunda há apenas dois meses; tentei tomar reforço da Pfizer mas aqui no Brasil não permitiram… Será que a partir de amanha com novas regras , eu consigo o passe sanitário em paris mesmo tendo tomado apenas duas doses???
    Agradeço de logo a resposta. Obrigada

      Olá, Luiza! Se a sua segunda dose faz apenas dois meses, não há por que se preocupar. A dose de reforço é requerida no passe sanitário para quem tomou há mais de 4 meses. Para entrar na França a terceira dose só é requerida se a sua segunda dose tiver sido tomada há mais de 9 meses.

    Ola, vou a Paris no dia 24/2, alguem que esteve recente (ou que está na França) sabe dizer se é facil conseguir o passe sanitario no ponto do aerporto Charles de Gaulle? ou se ha muita fila e é melhor ir ate a cidade para tentar numa farmacia?
    obrigada

      Olá, Marcia! Ao chegar, invista quinze minutos para achar a farmácia do aeroporto. SE a fila estiver razoável, vale a pena já se livrar desse problema. Se estiver muito comprida, então deixe para ver na cidade.

    Tenho uma passagem para Paris no final desse mês.
    Tomei as 02 doses da Coronavac e a minha dose reforço está para abril, apenas.
    Porém, tem 01 mês que testei positivo para covid-19.
    Li muitas informações diferentes e estou com medo de não conseguir entrar no país.
    Saberia me informar se com o atestado de recuperação eu consigo entrar no país? Saberia me informar como e onde eu faço para obter esse atestado?

      Olá, Patricia! Como vacinada com Coronavac, você precisa da dose de reforço de Pfizer para entrar na França.

      mesmo eu tendo o atestado de recuperação da COVID, conforme descrito no site do consulado?

      Olá, Patricia! Para o passe sanitário? Pode ser, caso aceitem o certificado brasileiro.

    Olá! Irei a Paris no dia 23/2/22 e depois para Lisboa 4 dias depois. Poderei entrar em Portugal apresentando o passe sanitário francês na forma digital em substituição a apresentação de um teste PCR?

      Olá, Mario! Não precisa PCR para entrar em POrtugal, basta antígeno. A regra portuguesa até permite a sua interpretação, mas eu me garantiria com um teste de antígeno.

    Olá, viajo amanha, tomei terceira dose porem nao aparece no conecte sus, se eu levar o comprovante da prefeitura aceitam?

      Olá, Gabriela! Não é ideal, mas em último caso use. Antes disso, use a funcionalidade de contato com o ConecteSUS no próprio aplicativo para tentar fazer a dose constar.

    Você consegue passar todos os documentos necessários para entrar na França ?

    1 – passaporte válido (pelo menos seis meses antes da saída a validade)

    2 – Cerrificado em inglês (conect SUS) com a 3ª dose.

    Etc etc

    É diretamente na França , fazer o passe vacinal nas Famemcias

      Olá, Ravel! Para embarcar no avião e entrar na França as exigÊncias são menos rígidas do que as do passe sanitário: a dose de reforço só é necessária para quem tomou a segunda dose há mais de 9 meses. É preciso também preeencher uma declaração de honra. Os requisitos relacionados à covid estão aqui: https://www.viajenaviagem.com/turismo-vacinas/#franca

      Os requisitos de entrada não relacionados à covid são os mesmos de qualquer país do Espaço Schengen:
      – passaporte válido pelo menos até 3 meses depois da data de saída declarada
      – passagem ida e volta
      – reserva de hospedagem (ou carta-convite) para toda a duração da viagem
      – prova de meios de subsistência (65 euros por dia por pessoa)
      – seguro-viagem que cubra 30 mil euros em despesas, incluindo repatriamento de corpo (é o seguro-padrão para a Europa hoje em dia em qualquer seguradora brasileira).

    Olá, sou da saúde e tomei a segunda dose de coronavac em fev/2021. O reforço só tomei em outubro/2021, pfizer, assim que liberaram. Será que vão encrencar com o espaço longo de tempo entre a segunda dose e o reforço? Além disso, viajo 09/03, 5 meses após o reforço.

      Olá, Renata! Não encrencam com o espaço entre as doses não, você pode entrar na França sem problema. Além do mais, a regra dos 4 meses desde a última dose é para quem só tomou duas doses. A França não está aplicando quarta dose, não vai exigir dos outros.

    Olá!
    Eu tomei as 2 doses de Astrazeneca no ano passado e a dose de reforço da Pfizer no dia 02/02 (após 4 meses).
    As 3 doses constam no certificado do Poupatempo, mas a dose de reforço ainda não aparece no Conecte SUS.
    Nesse caso, qual seria a recomendação? Uso o certificado do Conecte SUS pra entrar na França e o do Poupatempo pra tirar o passe sanitário?
    Existe relato de alguém que fez a imigração com o certificado do Poupatempo?
    Obrigada desde já 🙂

    Olá! Viajo para a França dia 08/03, mas só fui convocada para a dose de reforço na semana que vem, dia 16/02. As minha primeiras doses foram Pfizer, mas provavelmente devo tomar Janssen ou Astrazeneca como dose de reforço, eles estão aplicando uma dose diferente no reforço. Minha pergunta é: será que vai ter problema se o reforço não for uma dose de vacina com RNA mensageiro, mesmo minhas duas primeiras doses sendo Pfizer? Que complicação, cada lugar que eu vejo diz uma coisa, os textos geram interpretações diferentes (embaixada, consulado etc). Estou bem apreensiva quanto a isso, ainda mais se tomar Janssen.

      Olá, Maria Eduarda! A exigência de dose de reforço de mRNA é para quem tomou Coronavac. Nâo creio que encrenquem se a sua dose de reforço for AstraZeneca (só não convém ser Coronavac).

      Mas veja: se a sua segunda dose tiver sido aplicada há menos de 9 meses no momento do seu embarque, a dose de reforço será irrelevante para entrar no país. A dose de reforço só é necessária para o passe sanitário (caso a sua segunda dose tenha sido aplicada há mais de 4 meses).

      Uma amiga minha que vai viajar comigo pra França em março também está com essa dúvida. Tomou duas doses da pfizer e o reforço de astrazeneca. Receio de não ser aceito o reforço. Cada lugar diz uma coisa.

      Olá, Barbara! A dose de reforço só é necessária para entrar na França em dois casos:
      – para quem tomou Coronavac (nesse caso, tem que ser Pfizer)
      – para quem tomou a segunda dose há mais de 9 meses – não deve ser o caso da sua amiga.

      Para emitir o passe sanitário, a terceira dose só é necessária caso a segunda dose tenha sido tomada há mais de 4 meses. Caso seja a situação da sua amiga, não creio que uma farmácia na França vá implicar com a terceira dose ser de uma vacina aprovada pela França, como a AstraZeneca.

      Fui xeretar e realmente a terceia dose precisa ser de RNA mensageiro – Pfizer ou Moderna. Mas isso não impede que ela tente emitir o passe na farmácia ou usar o seu passe brasileiro (é aceito informalmente em muitos lugares). Para entrar na França, repito, não há nenhum impedimento.

    Olá! As duas primeiras doses foram da Astrazeneca e a terceira foi da Coronavac (esta última em 14/dez/2021). Essa combinação é aceita para o passaporte vacinal? Fiquei na dúvida se precisar ter alguma vacina de RNA mensageira ou se essa combinação é válida também.

      Olá, Débora! Para entrar na França não há problema, você tem as duas doses de AstraZeneca. Não sei se podem implicar com a sua dose de reforço de Coronavac na farmácia para conceder o passe sanitário.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito