El Calafate

Patagônia: como se deslocar entre os destinos (de avião, ônibus e barco)

A Patagônia é imensa. Começa numa região que nós, brasileiros, nem chamamos de Patagônia: Bariloche, Villa La Angostura, San Martín de Los Andes (na Argentina) e os Lagos Andinos (no Chile) já fazem parte do território patagônico. De Bariloche a Ushuaia, na ilha de Tierra del Fuego, são 2.200 km — a mesma distância entre Brasília e Porto Alegre (e só um pouquinho maior do que o trajeto do Rio a Montevidéu).

Programar um pinga-pinga pela Patagônia requer calma: o dia da chegada em cada lugar normalmente é um dia perdido, porque é difícil se encaixar em algum passeio imediatamente. (Aproveite para agendar os passeios dos próximos dias.) As conexões de ônibus dificilmente são imediatas; é provável que você precise dormir uma noite na escala.

Lugares que dependem de boa visibilidade para valerem a pena — como Torres del Paine e El Chaltén, cujas montanhas mais célebres passam mais tempo cobertas por nuvens do que em perfeitas condições de avistamento — requerem uma permanência mais longa para não frustrar a viagem. Pense em pelo menos três ou quatro dias por parada, para dar tempo suficiente de se encaixar nos passeios. Se quiser fazer uma viagem pá-pum, com a logística toda azeitada, compre um pacote de alguma boa operadora de ecoturismo.

Este post tem duas partes. Primeiro, dou uma geral nos tipos de transporte. Rolando a página tem um apanhado sobre todas as opções de transporte coletivo entre os principais destinos.

De carro

As longas distâncias, as estradas ermas, a paisagem mais que monótona, a escassez de postos de gasolina, os eventuais trechos de cascalho e a falta de sinal de celular fazem de qualquer viagem de carro abaixo da região de Bariloche e Lagos Andinos uma aventura. Esses percursos têm mais a ver com rali do que propriamente com turismo. Por isso, viagens de carro pela Patagônia austral é um assunto que não tratamos aqui no Viaje na Viagem.

Tenho convicção de que foruns de jipeiros são canais mais adequados para discutir estratégias, riscos e cuidados inerentes a esse tipo de viagem.

De avião

Trelew, El Calafate, Ushuaia e Punta Arenas têm aeroportos que operam o ano inteiro, com vôos às capitais Buenos Aires e Santiago.

Não há vôos internacionais ligando destinos da Patagônia argentina à Patagônia chilena.

Na temporada, a Aerolíneas Argentinas tem vôos domésticos entre alguns destinos argentinos (El Calafate-Trelew, El Calafate-Ushuaia, Trelew-Ushuaia, Trelew-El Calafate, Bariloche-El Calafate).

No Chile, há vôos entre Puerto Montt e Punta Arenas, e entre Punta Arenas e Puerto Williams, do outro lado do canal de Beagle, em frente a Ushuaia.

De ônibus

Para quem gosta de estrada e tem tempo de sobra, dá para cobrir toda a região de ônibus. Mas entenda que as saídas são esparsas (não conte com mais de um ônibus por dia) e as conexões dificilmente serão imediatas. Nem sempre dá para comprar pela internet; quanto mais para o sul você vai, mais acaba tendo que recorrer à bilheteria da rodoviária.

A cidade de Río Gallegos funciona como um hub para os destinos mais austrais da Argentina.

Note que não há estrada entre Puerto Montt, nos Lagos Andinos, e a região de Puerto Natales/Punta Arenas, no extremo sul do Chile. A Carretera Austral vai só até Villa O’Higgins.

De barco

Há duas rotas regulares de cruzeiros que são interessantíssimas.

A Navimag opera ferries de carga que levam passageiros na temporada (outubro a março) entre Puerto Montt e Puerto Natales, perto de Torres del Paine, numa viagem de 3 dias e meio.

E a cia. Australis, entre setembro e março, opera um excelente e confortabilíssimo cruzeiro entre Ushuaia e Punta Arenas, em viagens de 3 ou 4 dias (ida) ou 7 dias (ida e volta, por itinerários distintos).

Além delas, não dá pra não citar o Cruce de Lagos, que faz a travessia de três lagos entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile.

Argentina

De Buenos Aires:

De Bariloche:

Llao Llao, Bariloche

De Trelew/Península Valdés:

Península Valdez

De El Calafate:

El Calafate

De El Chaltén:

De Ushuaia:

Ushuaia
  • A Punta Arenas: 11h de ônibus (Bus Sur) ou 25 min de barco a Puerto Williams (Ushuaia Boating) + 1h15 de avião a Punta Arenas (Dap) ou 3 dias com o cruzeiro Australis
  • A El Calafate: 1h15 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 12h de ônibus a Río Gallegos (Taqsa/Marga) + 4h de ônibus a El Calafate (Taqsa/Marga)
  • Leia sobre Ushuaia

Chile

De Santiago:

  • A Puerto Montt/Puerto Varas: 1h45 de avião (Latam, Sky) ou 13h de ônibus (Pullman, TurBus, Condor)
  • A Punta Arenas: 4h30 de avião (Latam, Sky)
  • A Puerto Natales: 4h de avião direto (na temporada, entre dezembro e fevereiro, com Latam) ou 4h30 de avião a Punta Arenas (Latam, Sky) + 3h de ônibus a Puerto Natales (Buses Fernández, Bus Sur).
  • Leia sobre Santiago

De Puerto Montt/Puerto Varas:

Osorno visto de Puerto Varas

De Puerto Natales (Torres del Paine):

Torres del Paine

De Punta Arenas:

Punta Arenas

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    169 comentários

    Boa noite, estou planejando uma viagem com o roteiro Buenos Aires-Ushuaia-El Calafate, queria incluir Bariloche nesta rota porém não sei como é possível fazer isso, já que fica demasiado longe… Na sua opinião, seria melhor comprar as passagens de avião na opção “multiplos destinos” ou fazer a travessia de um destino para o outro de ônibus?

      Olá, Thami! Simule com o múltiplos destinos, primeiro com Bariloche, depois sem Bariloche, e compare com a passagem Bariloche-Ushuaia comprada avulsa.

      Note que o inverno não é uma boa época para a Patagônia, e no verão não há neve em Bariloche.

    Update: A Aerovias DAP (https://www.aeroviasdap.cl/) retomou voos regulares entre a Patagônia Chilena e Argentina fazendo as linhas Punta Arenas – Ushuaia (entre 08/11/2017 e 31/03/2018 às quartas e sábados) e Punta Arenas – Puerto Natales – El Calafate (entre 30/11/2017 e 01/04/2018 às quintas e sábados).

    Em julho desse ano, 2017, fizemos eu, meu marido e meus 2 filhos uma viagem inesquecível de carro de São Paulo até Bariloche, 20 dias inesquecíveis. Sei que não está nem sendo discutida a viagem de carro mas como passamos por muitos desses destinos não resisti em dar minha opinião! Quem tiver tempo,espírito aventureiro e boas companhias faça essa viagem que vale muito a pena!!!!!

    Estou querendo ir em dezembro. Nesse período teria como esquiar?

      Olá, Diordenis! Para esquiar em dezembro, vá ao Hemisfério Norte, onde é inverno. No Hemisfério Sul é verão. Não há neve no verão, apenas gelo.

    Post perfeito. Como sempre ajudando muito.
    Estou planejando minha primeira viagem de tudo (avião, país, comida, dinheiro….) e achei o VnV! amando tudo!

    Obrigada pelas dicas 😉

    Bom dia caros! Estou escrevendo de Puerto Natales! Usei este post para planejar minha viagem. Especificamente para o trecho de El Calafate para Puerto Natales no inverno só existe ônibus de segunda, quarta e sexta às 8h30. (sim, cedo)
    Na minha viagem eu acabei perdendo esse ônibus (atrasei) e acabei conseguindo me virar do seguinte modo:
    Tomei um ônibus de El Calafate para “Rio Turvio” que é a última cidade antes da fronteira e a mais próxima de Pto Natales.
    De Rio Turvio tomei um taxi até o posto da aduana argentina, carimbei o passaporte e comecei acaminhar para a fronteira chilena (5km) no meio do caminho pedi uma carona (“hacendo el dedo” como dizem aqui). Fui de carona até Puerto Natales.

    O esquema de carona é bem comum neste trecho, eu nunca havia pedido carona e foi tranquilo, outras pessoas também fizeram o mesmo trajeto que eu depois e deu certo!

    Abraço, espero que ajude!

    Minha querida, boa noite! Primeiro, parabéns pela publicação… Muito boa. Segundo, me ajude!!!!! kkkkk Estou viajando pra Ushuaia e El calafate agora dia 26/06, com esposa e filhas de 11 e 13 anos. Fico até 05/07. O que preciso saber é: 1 – são dias suficientes? Posso aumentar mais 02 ou 03 dias se for necessário… 2 – Quantos dias fico em cada lugar? 3 – Quais são os passeios imperdíveis? 4 – Queríamos fazer algum passeio hídrico, digo, um pequeno cruzeiro, uma embarcação, entre lugares, enfim… Há algum roteiro que eu possa fazer? 5 – Soubemos de um passeio que é feito em trenó puxado por cachorros. As meninas ficaram eufóricas. como funciona? Consigo comprar lá este passeio? 6 – Para ir de ushuaia a El calafate, você recomendaria ônibus? 7 – Vamos também ao Cerro Castor. Ao menos um dia. Como divido os dias e passeios? 8 – Consigo comprar lá, na hora, a ida de trem para o Parque Nacional?
    Muito obrigado pela ajuda. Realmente estou apreensivo, porque, nas pesquisas que fiz, ainda não consegui estar seguro das questões. Uns me dizem que é melhor eu fechar todos os passeios em agências de viagem aqui. Outros, que é melhor lá, inclusive por conta dos preços que aqui são dolarizados, e lá pagamos em pesos, ficando mais em conta… Enfim, o que faço? Obrigado.

    Só uma dúvida..pra quem vai sair do parque e ir pra El Calafate, tem ônibus na portaria que faz esse trajeto ou é preciso voltar para Puerto Natales?

    Ótimo post, economizou dias de pesquisa. Abrç!

      Olá, Rafael! Até onde a gente sabe, os ônibus que saem direto de Torres del Paine para El Calafate são apenas os dos bate-voltas de um dia só vendidos por agências de El Calafate.

      De todo modo, evite um roteiro com tempo cronometrado pela Patagônia. Vá com calma, é a melhor maneira de evitar stress e perrengues.

    Que lindo e romântico deve ser esse passeio de trem. Perfeitamente descrito, com detalhes sobre o restaurante. Obrigada!

    Olá!
    Só para constar, eu fiz o trajeto Puerto Varas – Bariloche pela empresa ‘ Cruz del Sur’. Comprei as passagens pela Internet. Precisei reimprimir, enviei e-mail para lá, fui respondida rapidamente. O ônibus é bem confortável ( teve até serviço de bordo). E, a saída dele é bem perto dos hotéis. É num galpão da empresa, de fácil acesso. Gostei muito. Fica aí mais uma opção. Pelo que entendi na época, comprando pela Internet, com antecedência, tinha um desconto. E,quando fui, o ônibus saia tipo umas 8:30h de Puerto Varas. Vale a pena ficar acordada p apreciar a paisagem. Faz a parada para dar saída do Chile e mais a frente, para poder dar a carimbada de entrada na Argentina. Só descemos com a bagagem de mão do onibus e o processo foi rápido.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito