Paula* e Fred na Europa Central

Paula*, o Danúbio e Pest
Budapeste

Nossa querida Paula Asterisco* e seu personal maridão, o Fred, fizeram uma linda viagem mês passado pelo filé da Europa Central: Budapeste, Viena, Cesky Krumlov, Praga e Berlim.

(Pessoal, anote aí esse itinerário: a ordem dos fatores altera, sim, o produto, e para mim esta é a seqüência perfeita, tanto em termos de deslocamento quanto em, digamos, modo de servir os pratos.)

Praga
Praga

Paula* e Fred foram atrás conferir as dicas da comunidade — tem dica minha, da Marcie, do Arnaldo, da Paula Bicudo, da Cristina, da Majô… — e se deram muitíssimo bem. E, evidentemente, também fizeram seus belos achados, que agora compartilham com os trips lá no Condomínio da Majô 🙂

Cesky Krumlov
Cesky Krumlov

Para ir direto aos posts:

Leia mais:

273 comentários

Pessoal:
Gostaria de deixar uma dica de hotel em Praga: o METROPOL. Muito bem localizado, excelente café da manhã, moderninho e com bons preços.
Os quartos dos fundos tem vista para a Praça da Cidade Antiga, e a parede é inteira de vidro. O quarto é pequeno, mas ainda assim vale muito a pena.
Ah, que saudades de Praga…

Oi Riq e demais viajantes!

Tou com um roteiro planejado pra Agosto da seguinte forma:

3 noites Budapeste
4 noites Viena (day trip pra Bratislava, se sobrar tempo).
1 noite cesky krumlov
3 noites praga
5 noites paris

Ha algum modo de ir de Viena pra Cesky Krumlov saindo cedo na manha chegando antes do meio dia, jah que quero sair cedo no dia seguinte pra Praga?

Desde jah, obrigada!!!

    oi carolina
    vou fazer um roteiro muito semelhante ao seu, so que com munique no lugar de Paris (3 noites em budapeste, 4 em vienna, 1 cesky, 4 em praga e 5 em munique), agora na segunda quinzena de junho. Ja pesquisei bastante a melhor forma de ir de vienna pra cesky, e cheguei a conclusao de que a melhor é de shuttle, com viagem durando 3 horas. O problema é que sai as 12:30h de vienna. De trem é muito contramao, pois nao tem trem direto pra la, você precisa ir primeiro pra cesky bodejevice (acho q o nome é esse), que mais longe que cesky krumlov, pra depois voltar. tem tambem a opção de ir de trem pra linz, e de la pegar o shuttle pra cesky, com a duração igual a ir direto de vienna, mas tambem nesse horario no inicio da tarde.
    Espero que tenha ajudado!
    quando eu voltar dou noticias!
    boa viagem

Olá Riq!!

Gostaria de perguntar uma coisa, você acha pouco 3 dias em berlin e 3 em praga? Dá pra aproveitar legal as duas cidades? É pq li o comentário de alguém que disse que menos de 4 dias inteiros em berlin é bobagem…

Obrigada!!

    O problema dos três dias é que acabam facilmente virando 2, por conta do deslocamento e trâmites de acomodação e desacomodação. Mas é melhor do que nada…

Pessoal tenho uma duvida, gostaria de uma ajuda.
Chegarei a Viena de trem na estacao Wien Westbahnhof vindo de Salzburgo e precisarei fazer uma baldeacao para a estacao Wien Südbahnhof Ostbahn para pegar o trem para Bratislava.
Poderiam me ajudar informando como vou de uma estacao para a outra?

    Alexandre,

    A rede de transportes de Viena é excelente, então existem *várias* formas de fazer este percurso. Aqui vão duas opções:

    – Straßebahn (tram) número 18 direção Schlachthausgasse.

    – metrô U3 (linha laranja) direção Simmering: descer na estação Landstraße (Wien Mitte) e tomar um S-bahn (trem) na direção sul (cuidado para não pegar o S7 que vai p/ o aeroporto!). A Südbahnhof é a 2a estação.

    Mais detalhes da malha de transportes de Viena, você pode ver nos sites:
    https://www.wienplan.com/select/plaene_hs.html
    https://www.vor.at/efa/?P=421&von=&nach=

    Mais uma coisa: a estação Südbahnhof está em obras. Provavelmente o trem p/ Bratislava é um dos poucos que ainda está saindo de lá, os demais foram transferidos para outras estações da malha.

    Boa viagem!

Olá Ricardo,

É minha primeira vez no exterior e escolhi a europa. Gostaria muito de conhecer Budapeste-Viena-Praga e Munique. Porém depois de pesquisar um pouco, fiquei receosa. Acho que talvez seja um pouco complicado trocar de país, moeda,lingua… com um inglês+ ou – …
Gostaria de saber sua opinião ou de alguém q já foi em situação parecida, se dá para se virar, como é o transporte,cambio … enfim, ou melhor seria conhecer outro roteiro da Europa?

Obrigada

    Se quiser se aclimatar antes, programe a primeira viagem para Portugal, Espanha e Itália.

    Eliz
    Não conheço Munique e Viena mas conheço Budapeste e Praga.
    Não tive qualquer problema com o meu Inglês mais ou menos. Nestas duas cidades saquei dinheiro no caixa automático e trocar de moeda não foi um problema. Aliás o Inglês falado no “Leste” é mais fácil de entender do que em Países com Lingua Inglesa Nativa. Normalmente eles falam devagar. Outra coisa que pode assustar um pouco é o transfer de/para o hotel. Em Praga peguei aquelas Vans do aeroporto e vc só tem que dizer o nome do Hotel. Tranquilo. Em Budapeste peguei uma dica no tripadvisor e contratei um motorista de taxi educadérrimo que fala bem o Inglês. Tudo por e-mail e tranquilo. Nos hotéis não há o que temer pois todos falam Inglês.
    Estou com vontade de ir de novo para as duas cidades…

Riq, depois de ler todos esses comentários fiquei com mais dúvidas para fechar o roteiro de nossa viagem. Pensamos em
Munique-Berlim-Amsterdã-Paris para nossas férias em Setembro (14 dias). Estava tudo acertado até eu ler esse post. Com tantos comentários bacanas sobre Praga, pensei incluí-la no meu roteiro em substituição a Munique ou Amsterdã, pois não gostaria de incluir mais uma cidade. O que você ou seu time de comentaristas recomendaria?

    Escolheria entre Munique e Berlim. Acho que Berlim torna a viagem mais diversificada, mas se você quer ter um gosto da Alemanha autêntica, Munique é mais indicado.

    Riq,
    Resolvemos não alterar o roteiro. Como você mesmo escreveu em seu livro “… há indícios seguros de que a Europa não pretende sair do lugar nas próximas décadas”. Logo, Praga tornou-se um bom motivo para uma próxima viagem. Obrigada.

vc acha bom o preco medio de 150 euros de veneza pra praga?
direto e num hr confortavel ta saindo 180 euros pelo edreams…

    Eu recomendo tentar incluir os trechos internos na passagem transatlântica.

    Ricardo

    foi linda minha viagem. mesmo com o vulcão impossibilitando minha ida a londres.
    praga foi meio esquisito. taxis que roubam, comida ruim e hotel esquisito.
    viajar pela holanda foi incrivel.\
    obrigado pelo carinho!

onde vc acha mais bacana dar uma volta de carro, em torno de Praga ou de Amsterdam??

obrigado

    Nos países da Europa Ocidental (pra todos os efeitos: aqueles que nunca foram comunistas) a vida do turista que nào fala a língua é muitíssimo mais fácil. Infelizmente, foras das regiões mais turísticas a quantidade de policiais que fala inglês é mínima, e há alugmas pegadinhas à là Brasil como guinchos caros até em caso de quebras.

Oi Ricardo.
antes de mais nada, sensacional sua série ‘desempacotando NY’, um deleite, assim como o site e seu carinho com todos nós, ansiosos e deslumbrados viajantes de primeira viagem, ou quase isso.
bom, há 20 anos morei em londres e pela primeira vez na vida to saindo de férias oficiais e decidi pela europa. Ente os dias 5 e 23 de abril, super em cima eu sei, mas é o que deu. chego por paris e volto por amsterdam, cidades onde tenho onde ficar e que quero rever. Depois de paris será ou londres-praga-amsterdan ou praga-londres-amsterdam. 5 dias pretendo gastar em praga. to indo com uma grande amiga ultra-mega-super descolada em paris e londres. Sempre tive um sonho de alugar um carro e fazer um passeio por lá. Minha primeira grande dúvida é: (paris e inglaterra sei que carro nao serve pra nada) Por onde é mais bacana dar um rolé, holanda ou entornos de Praga? e que passseio, lugares, cidadezinhas valeria a pena?? acho que até uns 500, 700 kms (ida e volta) eu aguento. vale a pena alugar um carro num país e devolver em outro? Tipo, praga-amsterdan.
E por ultimo, nao quero alugar tanto logo no primeiro contato, queria dicas de sites bacanas sobre a ‘night’ de praga e amsterdan.
Qq ajuda, agradeço, muitissimo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito