Pit stop de trem sem bagagem: na Suíça é possível

Fast Baggage dos trens suíços

Vocês sabem que eu sou o maníaco do bate-volta — mas, quando aparece uma boa oportunidade, gosto mesmo é de um pit stop. Aproveitar um percurso mais longo para fazer uma parada no meio do caminho (num lugar que não chega a merecer um pernoite) é só vantagem: você faz o deslocamento render mais e deixa o dia mais dinâmico.

O problema do pit stop é o que fazer com a bagagem. De carro, as malas precisam estar totalmente escondidas — e você tem que confiar na segurança do estacionamento. De trem é preciso descobrir se há guarda-volumes na estação.

Pois na Suíça tem o pit stop perfeito: o pit stop sem se preocupar com malas.

Fast Baggage: entregando a mala

O serviço se chama Fast Baggage. Funciona assim: antes das 9h da manhã você precisa entregar sua mala no guichê com esses sinais da imagem aí do alto (que funciona normalmente num ambiente anexo aos guichês de venda de passagem). Custa 20 francos suíços (16 euros) por mala. Você só diz para que estação quer mandar a mala. Não precisa mostrar nem a passagem.

Fast baggage: recibo

Daí você viaja o dia inteiro para onde quiser e, a partir das 6 da tarde, já pode passar no guichê do Fast Baggage da estação que indicou, e voilà — sua mala chegou sozinha.

Usei o serviço duas vezes.

A primeira — quando fiquei sabendo da existência — foi em Interlaken. O meu grupo saiu do hotel cedo e despachou as malas na estação com destino a Zermatt. Passamos a manhã turistando em Interlaken, à tarde fizemos uma viagem de trem com duas baldeações, e ao chegar em Zermatt ainda fizemos um citytourzinho pelo centro velho. Só depois é que passamos na estação para pegar as malas e ir fazer o check-in no hotel.

(É o melhor aproveitamento possível de energia: em vez de chegar no lugar e broxar indo se instalar no hotel, você tira proveito que chega com pique e já sai turistando.)

Fast baggage, Lausanne

A segunda vez foi agora, na fase da viagem já por minha conta. Despachei a mala de Lucerna para Lausanne, e daí peguei o trem para Interlaken (onde ainda tinha lerês a fazer). Passei o dia pra cima e pra baixo na montanha Jungfrau, então peguei o trem das 4 pra Berna, onde fiz a baldeação pra Lausanne. E ao chegar a Lausanne, às 6 da tarde, fui pegar a minha maleta, sã e salva, no guichê do Fast Baggage. Não poderia pensar em uso melhor para aqueles 20 francos…

(Mas atenção para a pegadinha: esse serviço não funciona no mesmo horário dos guarda-volumes. Lá em Zermatt dava para tirar a mala até as 19h30. Em Lausanne eu tinha que chegar à estação até as 18h45, senão só no dia seguinte. O horário da estação é avisado na hora que você entrega e vem escritinho no recibo.)

Minha malinha de volta!

Existe um segundo serviço da cia. ferroviária suíça ainda nesse tópico. Você pode fazer seu check-in de vôo antecipado na estação ferroviária, se livrando da mala. Perfeito para aquele dia em que você sai do hotel cedo e só vai pegar o vôo de noite. Faz check-in na estação, entrega a bagagem, e está livre e leve para curtir o último dia na cidade.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Pesquise

Seguro de viagem na Mondial Assistance

Leia mais::

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Lugano, Suíça à italiana

Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


45 comentários

Obrigado! Achei todas as informacoes que precisava para minha estadia na Suica agora no comeco de setembro.

Bóia, vou passar um dia na Cinque Terre com meu marido e, de lá, seguiremos para Florença. Para não precisar retornar à Gênova, pensei em deixar a bagagem guardada em um guarda-volumes nas estação de trem de La Spezia. Na sua opinião, é uma atitude segura?
No Brasil não confiamos muito em guarda-volumes.. não sei como funciona na Europa.

Deixar no carro no estacionamento… ?? Não sei tenho medo dos profissionais que roubam bagagem de carros alugados.

O que vocês fariam?

Em julho vou com meu marido e filha de 8 anos:
Paris-Genebra-Lucerna, passando o dia em Genebra
Depois Lucerna-Montreux-que tem varias baldeacoes
Depois Montreux-Zurich-Lindau -com varias baldeacoes e passando o dia em Zurich.
Queria saber:
Se posso fazer este esquema de fast baggage para Lindau (Alemanha)
Chegarei no destina – Lucerna, Montreux e Lindau (para onde quero enviar as malas) sempre depois das 20 hs (entre 20 e 21 hs), tem como ver daqui do Brasil até que horário posso pegar as malas nestas estaçoes?

    Olá, Ana! Fast baggage, só saindo da Suíça para outro destino suíço. Informe-se localmente, ao chegar, sobre os horários do Fast Baggage atuais. Se você está pensando em fazer essa viagem inteira em três dias, repense.

    Muito obrigada, não, esta viagem irá durar 8 dias com o seguinte roteiro:
    Eurodisney-Paris-6 dias-viagem da França (Paris) para Suiça (Genebra)-passeio Genebra durante o dia – pernoite Lucerna
    Suiça-Interlaken (Jufra)-pernoite Lucerna
    Suiça -Berna-pernoite Lucerna
    Suiça-Titlis-pernoite Lucerna
    Suiça -Lucerna-pernoite Montreux
    Suiça – trem do chocolate-pernoite Montreux
    Suiça-Montreaux-Castelo de Chillon-pernoite Montreux
    viagem da Suiça (Montreux) para Zurich para Lindau-4 dias-Munique-7 dias.
    Acho que assim fica melhor né, tentarei com muita força levar a 2 malas M e 2 mochilas para nós 3 mas a mudança de clima é complicada, já tenho o Swiss Pass e todas estas passagens e inclusive todo o cronograma de horário já com as reservas na mão, todos os hoteis confirmados, seguro, vou comprar um chip da vodaphone (dica da minha tia da Alemanha) e agora nao paro de olhar a internet e os blogs para ver as ultimas novidades e tenho que segurar a ansiedade.
    Este meu roteirinho é para ajudar a galera, já que tantos me ajudaram, e dando a dica de quem for para a Alemanha ir no”Alemanha porque não “que é muito bom.
    Obrigado

Olá Ricardo, sou fã do seu Blog. Programo todas as minhas viagens com a sua ajuda e posso dizer que “já estou ficando boa nisso”. Nunca precisei perguntar nada porque sempre foi tudo muito esclarecedor. Mas desta vez eu tenho uma dúvida. Vou sair de Verona para Zermatt e vi que há uma baldeação a fazer. Poderei usar o Fast Baggage saindo da Itália?
Desde já agradeço.

    Olá, Crisanni! Quem responde é A Bóia. O serviço só é disponível dentro da Suíça.

Olá, sabes dizer se na estação Zurich HB ou terminal de ônibus Sihlquai tem guarda volumes, preciso guardar minhas malas, pois farei um passeio no dia que vou para Berlim meu trem sairá ás 19:40 e meu passeio se encerra ás 17:00 no terminal de ônibus.

Pode me ajudar, muito obrigada!

    Olá, Leila! Na estação central de Zurique tem guarda-volumes sim.

Ola Ricardo!
Peguei muitas dicas suas pra montar minha viagem!! Muito boas!!
Gostaria de saber se na estacao de trem em Interlaken, tem servico de guarda bagagem. Chegarei cedo e queria deixar as malas e aproveitar os passeios antes da hora do check in. Obrigada, tania

Ricardo, uma cunhada depois de 01 ano está voltando para o Brasil saindo da Basileía na Suiça com um grande volume de bagagem e como tem limitações de peso nos vôos, gostaria de saber se o serviço de fast baggage também entrega bagagens para o Brasil ou se vc tem conhecimento de alguma empresa que realiza esse serviço?

    A forma mais segura é usar empresas como DHL, FedEX e USPS. Mas prepare o bolso, é bem caro enviar bagagem de volta. Nem sempre compensa, financeiramente, sinceramente – ao menos essa é a experiÊncia de alguns colegas que voltaram da Europa para Brasil.

    Olá, Takaschi! Bagagem desacompanhada custa caro e é escrutinada item por item pela aduana, pagando imposto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.