Pluna: alguns casos resolvidos, muitos sem solução

Pluna

Abrimos há duas semanas um post participativo para conhecer os casos dos leitores prejudicados pela crise na Pluna. Foram mais de 120 comentários. Entre eles, depoimentos de passageiros voltando para casa que ficaram sem assistência, e relatos de muitas pessoas apreensivas, sem saber o que será de suas viagens de férias que estavam já pagas e prestes a acontecer.

O processo de liquidação da companhia segue adiante. Pelo que contam os leitores, tentativas de atendimento via e-mail ou telefone diretamente com a Pluna têm sido frustradas.

As melhores chances de uma solução rápida parecem ser através das operadoras de cartão de crédito — mas prepare-se para pendurar-se na linha e invocar o Procon.

A postura das agências de viagem, online ou físicas, varia. As online, quando concordam em devolver o dinheiro, prometem restituição em 120 dias. Nas agências físicas encontra-se tanto as que resolvem a devolução ou a substituição do pacote com rapidez, até as que continuam enrolando.

Aos que não conseguirem seus reembolsos será mais útil usar a via judicial contra as agências do que contra a Pluna, que não tem patrimônio nenhum no país.

Compilamos os depoimentos dos leitores que conseguiram estorno, reembolso ou realocação em um vôo de outra companhia aérea:

–> Luciana Martins: Visa providencia estorno e cancelamento de parcelas da passagem

A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) foi notificada pelo Procon e orientou que as operadoras de crédito fizessem cancelamentos e estornos.

Liguei para o Visa em 16 de julho pedindo estorno das parcelas pagas e cancelamento das parcelas ainda não pagas. Apenas precisei enviar um e-mail com os comprovantes das passagens, que eram só para setembro. No dia seguinte, pela tarde, os valores já estavam estornados na fatura do cartão de crédito.

Continuem tentando. Se não der, vão ao Procon da cidade de vocês. O Procon de Porto Alegre me ajudou nisso!

Relato aqui.

–> Juliano Oliveira: operadora troca vôo Pluna para Aerolíneas Argentinas

No meu caso, a CVC providenciou outro vôo (da Aerolíneas Argentinas) para mesmo dia de embarque do vôo que eu havia comprado antes.

Relato aqui.

–> Felipe: agente de viagens permite escolha de nova companhia

Comprei somente a passagem com um agente autorizado CVC e hoje prontamente fui trocado para uma companhia que eu mesmo escolhi, a Qatar Airlines! Meu vôo com a Pluna era no dia 16 de julho e paguei apenas 164 reais a diferença, visto que o agente muito honesto e particularmente muito profissional (ele nem tinha que fazer isso, mas ganhou ainda mais a minha confiança) dividiu a diferença que era de 328 reais entre ele mesmo e eu.

Relato aqui.

Como a Pluna tratou o seu caso? Já conseguiu ser reembolsado? Por quais meios? Vai entrar com processo? Conte pra gente!

Leia mais:

Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo o seu caso?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


106 comentários

Pessoal Tive o mesmo problema , porem comprei via DECOLAR e a mesma se quer me respondeu sobre o assunto. Entrei em contato com a VISa e parte do Prejuizo eu tive o estorno . Porem estou tentando reaver a taxa da DECOLAR .. Estou tendo problemas com a DECOLAR de varias maneiras.. nossa nunca mais compro na DECOLAR. Vou esta semana mesmo ao Procon para resolver esta questao .

Para colaborar com informções, pedi o estorno para o cartão mastercard da caixa e já veio o crédito na fatura desse mês.

Ola!
Entrei em contato com a operadora do cartao de credito, que suspenderam as parcelas q ainda nao tinha sido pagas e estornaram o valor ja pago.
Vale a pena tentar….

Consegui receber meu dinheiro de volta em 5 dias úteis por um estorno feito pela própria VISA.

Leiam a reportagem do Correio Braziliense de ontem, a ANAC já está providenciando o bloqueio dos bens da Pluna

Estou na mesma situção dos que compraram via site, quero entrar na justiça para reaver meu dinheiro, mas preciso do endereço da pluna, alguém sabe me informar??

HAvia comprado pela Decolar e eles disseram que vão devolver o valor direto no cartão. Já o Hotel estou no prejuizo. Fui surpreendido pelo posicionamento do Hotel Chileapart, que mesmo com antecedência e em alta temporada não quis cancelar ou reagendar minha reserva. Até me falaram que poderiam reagendar se eu pagasse mais 60%, O pessoal da Booking até tentou sensibilizar o Chileapart, mas pelo visto estão mais preocupados com o dinheiro do que com ter mais um cliente satisfeito.

Galera q mora em Brasilia e pagou no boleto no Tj perto do parkshopping o pessoal já tah ciente do caso e estão abrindo um processo, eles afirmam q toda empresa internacional q opera no brasil tem q deixar alguns bens hipotecados no Brasil, em caso de falência etc. Assim q esses bens forem a leilão os primeiros a receber o dinheiro são os clientes afetados com a falência, até agora foi a melhor noticia q eu tive, esquece o PROCON vai logo na justiça. Isso tudo foi o analista do TJ q falou e abriu o processo pra mim, tem muitos lá.

    Bom Dia!
    Nosso caso é parecido com os demais, porém, já temos a decisão judicial procedente contra a Pluna com trânsito em julgado! Agora temos que executar! Alguém sabe aonde estão os bens da Pluna aqui no Brasil?
    PS: a nossa compra tinha sido direto pelo site!

    Esqueci de dizer que o nosso caso é de um cancelamento de um voo no ano de 2011! Eramos um grupo de 6 pessoas. Três conseguiram receber antes da falencia! Meu e-mail é [email protected]!

Moro em Brasília comprei a passagem diretamente pelo site da Pluna no Boleto Bancário com destino Buenos Aires para o Dia 15.08 a 20.08. Já fui no Procon. Agora aguardar. Mas eu acho que perdi dinheiro jogado fora! Tive que comprar pela TAM ainda vou ter que ficar mais 10 no aeroporto de São Paulo pra voltar pra Brasília!!! Nem o site da Pluna esta mais funcionando telefone nem existe mais!!!!!

bom dia, eu tbm comprei minha passagem de ida e volta pela pluna para o dia 06/07/2012, cheguei ao aeroporto e os guiches estavam todos fechados, e sem ninguem para da uma satisfação, achei um absurdo, isso, ja envieei varios emails para a pluna, mas nao tive nem um retorno ate a data de hj, o jeito vai ser procurar a justiça mesmo…

att carina

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito