Pluna: alguns casos resolvidos, muitos sem solução

Pluna

Abrimos há duas semanas um post participativo para conhecer os casos dos leitores prejudicados pela crise na Pluna. Foram mais de 120 comentários. Entre eles, depoimentos de passageiros voltando para casa que ficaram sem assistência, e relatos de muitas pessoas apreensivas, sem saber o que será de suas viagens de férias que estavam já pagas e prestes a acontecer.

O processo de liquidação da companhia segue adiante. Pelo que contam os leitores, tentativas de atendimento via e-mail ou telefone diretamente com a Pluna têm sido frustradas.

As melhores chances de uma solução rápida parecem ser através das operadoras de cartão de crédito — mas prepare-se para pendurar-se na linha e invocar o Procon.

A postura das agências de viagem, online ou físicas, varia. As online, quando concordam em devolver o dinheiro, prometem restituição em 120 dias. Nas agências físicas encontra-se tanto as que resolvem a devolução ou a substituição do pacote com rapidez, até as que continuam enrolando.

Aos que não conseguirem seus reembolsos será mais útil usar a via judicial contra as agências do que contra a Pluna, que não tem patrimônio nenhum no país.

Compilamos os depoimentos dos leitores que conseguiram estorno, reembolso ou realocação em um vôo de outra companhia aérea:

–> Luciana Martins: Visa providencia estorno e cancelamento de parcelas da passagem

A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) foi notificada pelo Procon e orientou que as operadoras de crédito fizessem cancelamentos e estornos.

Liguei para o Visa em 16 de julho pedindo estorno das parcelas pagas e cancelamento das parcelas ainda não pagas. Apenas precisei enviar um e-mail com os comprovantes das passagens, que eram só para setembro. No dia seguinte, pela tarde, os valores já estavam estornados na fatura do cartão de crédito.

Continuem tentando. Se não der, vão ao Procon da cidade de vocês. O Procon de Porto Alegre me ajudou nisso!

Relato aqui.

–> Juliano Oliveira: operadora troca vôo Pluna para Aerolíneas Argentinas

No meu caso, a CVC providenciou outro vôo (da Aerolíneas Argentinas) para mesmo dia de embarque do vôo que eu havia comprado antes.

Relato aqui.

–> Felipe: agente de viagens permite escolha de nova companhia

Comprei somente a passagem com um agente autorizado CVC e hoje prontamente fui trocado para uma companhia que eu mesmo escolhi, a Qatar Airlines! Meu vôo com a Pluna era no dia 16 de julho e paguei apenas 164 reais a diferença, visto que o agente muito honesto e particularmente muito profissional (ele nem tinha que fazer isso, mas ganhou ainda mais a minha confiança) dividiu a diferença que era de 328 reais entre ele mesmo e eu.

Relato aqui.

Como a Pluna tratou o seu caso? Já conseguiu ser reembolsado? Por quais meios? Vai entrar com processo? Conte pra gente!

Leia mais:

Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo o seu caso?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


106 comentários

Comprei a passagem em 03/06 e, dando uma olhada nos comentários, me arrisquei a ligar pra Visa e ver se conseguia o reembolso. Pra minha surpresa, eles estornaram e me dera prazo de 05 dias para visualizar o crédito na minha fatura. Solicitaram apenas um envio de comprovações de que eu tentei entrar em contato com a Pluna. Como tenho tudo registrado, foi bem tranquilo. Acho que todo mundo que comprou no cartão deveria tentar!

    Olá,

    vocês saberiam informar o 0800 da Visa, não consegui encontrar.
    Quem recebeu o estorno já havia terminado de pagar as parcelas (meu caso) ou somente recebeu o estorno quem ainda estava pagando as parcelas.

    Antecipadamente agradeço a atenção.
    Cesar.

    Olá, Cesar! Não existe “o 0800 da Visa”. Você precisa contactar a administradora (o banco emissor) do seu cartão.

    Oi Cesar,

    No meu caso, o meu cartão de crédito foi emitido pelo meu banco. Entrei em contato pela central de cartões da Santander e eles realizaram o estorno. Recebi o crédito no cartão na semana passada, sem nenhum estresse (já tinha me preparado pra brigar), mesmo tendo pago em uma parcela única no mês de julho.

    Vale tentar!

bem,eu tinha uma viagem para maio mas tive que cancelar por motivos de trabalho…até hj não recebi o reembolso,liguei várias vezes para zupper,agencia na qual comprei a passagem e eles sempre dizendo que estava no prazo…conclusão:não viajei,não tive o reembolso,paguei todas as parcelas 5 no total…entrei na justiça e logo a zupper veio fazer um acordo que foi feito em abril quando até então não tinha nenhuma dor de cabeça…arquei com as consequencias agora ela arca com a dela,só que na justiça pq se eu atraso a fatura eu seria penalizado com juros.eles nem a taxa de embarque e as taxas querem devolver,então,resolveremos na justiça pois eu cumpri com os pagamento e eles não com o reembolso no prazo!!!

compramos 04 passagens da pluna a vista pagando em especie para uma viagem em familia em 16/11/2012 para punta del leste, compramos através de agencia Titur Turismo que fica na rgião oceanica em Niteroi estado do Rio de Janeiro , agora percebo que a agencia esta me enrolando para me dar uma resposta , perguntei se não tinham seguro e a pessoa ( sra Beth Gadelha) da agencia que nos vendeu as passagens disse que não sabia.Infelizmente algumas agencias não estão assumindo a responsabilidade e ficam fugindo do problema. Quando paguei eu não entreguei o dinheiro a Pluna e sim a Agencia, minhas ferias estão frustadas por causa disso.

    olha amiga,desculpe me meter mais tive o problema parecido,aciona a justiça que rapidinho eles te procuram para tentar resolver…resta saber se a solução será compativel com sua causa…pois foi isso que fiz,vieram fazer um acordo só que não aceitei pois ainda eu sairia no preju, então , deixei o processo correr e nem esquento quanto tempo levará, só sei uma coisa: eles vão pagar o valor que tenho por direito e ainda por danos morais pelo transtorno!!!abraços!!

O cartão que antes tinha estornado o valor das passagens cobrou outra vez, aconteceu com mais alguém? que procedimento tomar?

André Luiz!
Fui no aeroporto de Guarulhos e o guiche da Pluna nem existe mais!!…provavelmente será uma perda de viagem pra você.

Comprei 2 passagens ida e volta para o Chile e compramos pelo próprio site da Pluna via boleto.
O Call Center da Pluna não existe mais, o site também não, eles pediram pra enviar um email para [email protected] e até agora não temos nenhuma noticia!!…
Fui ao Procon da minha cidade e eles não puderam fazer nada, fui no Forum e também não puderam fazer nada pois não existe um endereço fixo da Pluna aqui no Brasil.
E agora? Cadê o reembolso que nos falaram? Não sabemos mais o que fazer.

Pessoal,

Recebi dia 26/08 um telefonema da aguencia REDE Universal de Viagens, onde comprei minhas passagens, dizendo para eu ir até o aeroporto de Guarulhos e procurar o guichê da Pluna que eles vão me encaminhar na Hora para outra empresa….não acredito, moro em outra cidade, e estou com medo de perder viagem até lá….alguem sabe se ainda existe o guichê da pluna em guarulhos ????

Engraçado o meu Visa eu consegui estorno, e o Master eles alegaram que ultrapassou o prazo de 90 dias que absurdo….Agora vou ter que abrir uma nova contestação

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito