Pluna: alguns casos resolvidos, muitos sem solução

Pluna

Abrimos há duas semanas um post participativo para conhecer os casos dos leitores prejudicados pela crise na Pluna. Foram mais de 120 comentários. Entre eles, depoimentos de passageiros voltando para casa que ficaram sem assistência, e relatos de muitas pessoas apreensivas, sem saber o que será de suas viagens de férias que estavam já pagas e prestes a acontecer.

O processo de liquidação da companhia segue adiante. Pelo que contam os leitores, tentativas de atendimento via e-mail ou telefone diretamente com a Pluna têm sido frustradas.

As melhores chances de uma solução rápida parecem ser através das operadoras de cartão de crédito — mas prepare-se para pendurar-se na linha e invocar o Procon.

A postura das agências de viagem, online ou físicas, varia. As online, quando concordam em devolver o dinheiro, prometem restituição em 120 dias. Nas agências físicas encontra-se tanto as que resolvem a devolução ou a substituição do pacote com rapidez, até as que continuam enrolando.

Aos que não conseguirem seus reembolsos será mais útil usar a via judicial contra as agências do que contra a Pluna, que não tem patrimônio nenhum no país.

Compilamos os depoimentos dos leitores que conseguiram estorno, reembolso ou realocação em um vôo de outra companhia aérea:

–> Luciana Martins: Visa providencia estorno e cancelamento de parcelas da passagem

A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) foi notificada pelo Procon e orientou que as operadoras de crédito fizessem cancelamentos e estornos.

Liguei para o Visa em 16 de julho pedindo estorno das parcelas pagas e cancelamento das parcelas ainda não pagas. Apenas precisei enviar um e-mail com os comprovantes das passagens, que eram só para setembro. No dia seguinte, pela tarde, os valores já estavam estornados na fatura do cartão de crédito.

Continuem tentando. Se não der, vão ao Procon da cidade de vocês. O Procon de Porto Alegre me ajudou nisso!

Relato aqui.

–> Juliano Oliveira: operadora troca vôo Pluna para Aerolíneas Argentinas

No meu caso, a CVC providenciou outro vôo (da Aerolíneas Argentinas) para mesmo dia de embarque do vôo que eu havia comprado antes.

Relato aqui.

–> Felipe: agente de viagens permite escolha de nova companhia

Comprei somente a passagem com um agente autorizado CVC e hoje prontamente fui trocado para uma companhia que eu mesmo escolhi, a Qatar Airlines! Meu vôo com a Pluna era no dia 16 de julho e paguei apenas 164 reais a diferença, visto que o agente muito honesto e particularmente muito profissional (ele nem tinha que fazer isso, mas ganhou ainda mais a minha confiança) dividiu a diferença que era de 328 reais entre ele mesmo e eu.

Relato aqui.

Como a Pluna tratou o seu caso? Já conseguiu ser reembolsado? Por quais meios? Vai entrar com processo? Conte pra gente!

Leia mais:

Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo o seu caso?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


106 comentários

Olá pessoal eu também tive esta desagradável surpresa com a falencia da Pluna eu tinha uma viagem marcada para Buenos Aires para 11/07/12 e fui informado que a empresa tinha falido, tive que comprar os passagens para Buenos Aires por outra empresa aérea. Entrei em contato com a americanasviagens.com para ver o reembolso das parcelas já pagas me deram um prazo de 60 a 120 dias para me reembolsar só que o tempo passou e nada, hoje resolvi ligar para administradora do meu cartão de crédito passei os dados da viagem eles me pediram para mandar um e-mail com informações sobre a viagem e alguma noticia da net referente a falência da Pluna. Olha pessoal menos de 15 minutos foi tudo resolvido eles vão me reembolsar em 48 horas e minha fatura deste mês que é de 345 não vou precisar pagar e vou receber os créditos referente as parcelas pagas nas próximas faturas, espero que tenha ajudado vocês um abraço Cláudio.

Pessoal, comprei minhas passagens aéreas pela submarino viagens em maio para viajar em agosto, quando a empresa faliu tinham ainda 2 parcelas a serem pagas mas a submarino informou que nao poderiam fazer o estorno e entao me indicaram o reebolço com 60 a 120 dias e até hoje nada. Tais Faria como voce fez para entrar com o processo? Estou decidida a entrar com um processo contra a submarino e a pluna.

Pessoal, acabei de ligar no BB 08007026600, contei a história da Pluna (o atendente até já sabia do caso) e ficaram de reembolsar os valores das passagens (que eram para 25 de julho) via crédito na fatura do próximo mês…
Vale a pena tentar!

Acabamos de retornar da audiências e ganhamos! A Decolar mandou um adv, mas a Pluna, nem isso! O juiz mandou eles reembolsarem o valor das passagens (com correção) e ainda deu um valor legal de danos morais p cada um de nós (eu e meu esposo)!

Bom dia! Comprei passagens SAO/Buenos Aires pela Pluna com bastante antecedência e ela deixou de operar 5 dias antes da minha viagem. Comprei pela Decolar. Ao ligar p lá, eles deram a opção de restituição total do valor. Como já havíamos comprado passagens de Petrolina/SAO e alguns passeios, solicitamos q nos dessem outra opção de vôo. A Decolar disse q isso não era possível! Acabamos aceitando o reembolso (e informaram q apesar do pg ter sido via cartão, receberíamos em conta corrente em até 120 dias). Tivemos q comprar outras duas passagens por quase o dobro do preço da Pluna (visto q já era a semana da viagem) e o interessante é q só conseguimos comprar pela mesma Decolar!! A agência virtual que informou não poder nos mudar de vôo!! Em 31/08 a Decolar mandou um e-mail informando q teríamos q solicitar reembolso a empresa do cartão de crédito!Enfim… pagamos td e hoje (29/10/12 às 09:40) teremos nossa audiência contra a Pluna e contra a Decolar. Espero daqui a pouco ter boas notícias p compartilhar!

Pessoas…socorro! Minha filha ia viajar no dia 06/07/2012 para Santiago no Chile. Exatamente o dia que a Pluna suspendeu todos os voos. Eu havia comprado as passagens no cartão de crédito – visa ainda não tinha pago nem uma parcela. Então contestei o débito no mesmo dia 6 e até hoje estou sofrendo com essa saga. Todos os dias a administradora de meu cartão de crédito me liga. Já mandei boletim de ocorrência policial feito no aeroporto, carta explicativa, recortes de jornal e ainda assim eles alegam que não serve. Preciso do check-in NÃO VIAJADO. Alguém aí me ajuda? Como posso conseguir isso. Ficarei muito grata se alguém me ajudar.

Pagamos à vista, via boleto, diretamente do site da Pluna. E nos demos mal. Liguei no Procon, procurei um advogado e fui no centro de atendimento cível da Universidade Mackenzie. Neste último me deram as recomendações de procurar o endereço da empresa no Brasil, além de levantar toda a documentação. Encontrei o endereço em São Paulo, fui até o local, mas não existe mais a empresa no local.
O pessoal do Mackenzie me recomendou então procurar outras vias legais, no caso a defensoria pública de São Paulo, pois eles não tem como levar a intimação até a empresa…
Tá difícil!

Eu e mais 3 amigos compramos passagens via agencia de viagens para 24/07 saindo de Curitiba, escala em MOntevideo e destino Santiago do Chile e retorno dia 31/07 na rota contrária. Para não perdemos nossos compromissos, tivemos que recomprar outras passagens via TAM/LAN, sendo que as mesmas custaram R$ 700,00 a mais.
Portanto além de estarmos com os valores à receber das primeiras passagens, ainda tivemos mais um prejuízo com a compra de novas passagens.

    apesar de não ter nada positivo a escrever, não desistam!
    o próprio PROCON escreve:
    09/07/2012
    Cancelamento dos Vôos da Empresa Aérea Pluna
    Em razão da suspensão das atividades da empresa Pluna Linhas Aéreas S.A, o Procon-PR orienta os consumidores que adquiriram pacotes, a entrar em contato com as agências de viagem para requerer o cancelamento da compra sem ter que pagar qualquer multa ou ainda a reacomodação dos passageiros em vôos de outras companhias, também sem qualquer ônus.

    De acordo com a advogada do Procon/PR, Alane Borba, “os consumidores deverão ainda guardar recibos de táxis, alimentação, notas fiscais e quaisquer outros documentos relativos a gastos que tenham em razão do cancelamento dos vôos”.

    O Procon-PR orienta ainda que os consumidores que efetuaram os pagamentos mediante cartões de crédito, devem solicitar junto às respectivas administradoras o imediato cancelamento dos débitos. Já caso os pagamentos tenham sido efetuados por meio de cheques pré-datados, os mesmos devem ser sustados, com a apresentação de boletim de ocorrência no banco em que o consumidor possui conta corrente.

    Caso o consumidor não tenha sua reclamação solucionada, deverá formalizar reclamação no Procon-PR, lembrando que “se a compra da passagem foi realizada diretamente da empresa aérea, o consumidor deverá procurar o poder judiciário”, afirma Alane.

    consegui o ressarcimento através do meu banco.
    escrevi para a gerência explicando meu caso e anexando o parecer do PROCON: “O Procon-PR orienta ainda que os consumidores que efetuaram os pagamentos mediante cartões de crédito, devem solicitar junto às respectivas administradoras o imediato cancelamento dos débitos.”
    Não houve dúvidas e o processo foi julgado em definitivo e é conclusivo.

minha esposa e eu iríamos viajar dia 23.7. Curitiba > Montevideo e dia 30.7. estava previsto o retorno pela PLUNA. Tive que comprar outras passagens, via GOL, sem receber auxílio de ninguém na área de vendas da Agência. Via Procon agilizei o Forum da minha cidade com advogado e o processo está correndo. Como moro no interior é complicado fazer de outra maneira. O Fórum e o advogado já me deram a causa ganha, é só esperar a data onde a Agência vai ser convocada para fazer o pagamento, inclusive com danos morais! Estou curioso no que vai dar!!!

Eu solicitei meu reembolso na Submarino Viagens dia 08/07, e me deram um prazo de 120 dias para receber meu reembolso, ate hoje nada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito