Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Boa tarde,
    Como poderá ser feita a comprovação da dose de reforço, para aqueles que a tomaram após a solicitação do passe de mobilidade no mevacuno.gob.cl?

    Coloquei o RG no DNI, pois não sabia que no meu certificado digital constava o meu CPF, e parece que precisa ser o mesmo documento informado no mevacuno e no certificado. Ontem me solicitaram o envio dos documentos que eu já havia enviado. Alguém sabe dizer que sendo um reenvio se é mais rápido? Alguém já passou por isso aqui?

    Olá, boa noite.
    Fiz a solicitação do passe de mobilidade em 22/10/2021, mas até hoje, passados 26 dias, minha solicitação continua com o status de “pendente”. Minha viagem para o Chile será em 01/12/2021, daqui a duas semanas.
    Se o Chile não atender ao prazo de 30 (trinta) dias para resposta, como devo proceder?

      Boa noite. Passando para informar que meu passe de mobilidade foi aprovado hoje, em 18/11/2021.
      A resposta demorou 27 dias. De documentação, juntei fotografia do meu passaporte e a certidão do ConectSus, em espanhol.

    Oi, Bóia! E pessoas que tomaram a Janssen‽ Eu gostaria de ir para Patagônia em janeiro. Começaria em El Calafate, iria para Torres del Paine e Puerto Natales e Punta Arenas e voltaria pra a Argentina, no Ushuaia. Teria que fazer PCR nas 2 entradas da Argentina, e PCR e quarentena no Chile? Não vale a pena não, né?

      Olá, Patricia! Precisaria de uma dose de reforço, também. A segunda dose seria o reforço, aparentemente.

      Não sabemos como estarão os protocolos em janeiro. Pelos protocolos de hoje, sim, você precisa de um PCR feito há no máximo 72 horas para entrar nos países, não importa quantas vezes você entrar. Pelos protocolos de hoje, cada PCR tem validade de 72 horas desde o momento da coleta.

    Olá tenho uma passagem aérea para Calama (aeroporto El Loa) e meu destino final é San Pedro do Atacama. A partir de dezembro poderei fazer a quarentena no Atacama ou pela distancia precisa ser em Calama?

      Olá, Roberta! Seu ponto de entrada é Santiago. Até 30 de novembro você teria que fazer o isolamento em SAntiago. Mas com a regra de dezembro, você tem a opção de completar a viagem e fazer o isolamento no seu destino final, que é San Pedro.

    As fronteiras terrestres irão abrir com toda certeza a partir de 01/12/2021 ?

    Não achei essa informação em outros sites, somente aqui, tenho viagem agendada para o dia 18/12/2021.

    boa tarde, estou planejando uma viagem para o dia 05/01/2021. Pretendo ir ate ushuaia via carretera austral. Como esta a situação da fronteira terrestre na travessia do estreito de magalhaes? sabe se será possivel sair por chile chico?

      Olá, João Pedro! As fronteiras com abertura até agora anunciadas são essas que estão no texto. Como dizemos no texto, não sabemos se outras fronteiras abrirão, nem quando abrirão.

    Pra entrar no Chile, é obrigatório ter o seguro saude,caso a pessoa não tenha,pode ser barrado?

      Olá, Maria! Sim. A cobertura precisa ser de 30 mil dólares e incluir covid.

      Pretendo ir para o Atacama em janeiro chegando do Brasil por Santiago. Nesse caso, posso fazer o teste em Santiago e pegar o voo para Calama mesmo ainda nao tendo o resultado do voo?

      Olá, Maria Clara! Não sabemos qual será a regra em janeiro. Pela regra atual, sim, você faz o teste em Santiago, pega o voo para Calama e aguarda o resultado em isolamento lá.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito