Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Olá! Com o passe de mobilidade validado (PCR feito no aeroporto negativado) é possível embarcar em voos domésticos e demais meios de transporte turísticos?

      Olá, Thiago! Voos de conexão podem ser feitos ainda sem o resultado ter saído (abriram essa exceção dia 2 de dezembro). Outros meios de transporte acho que só com o passe de mobilidade habilitado, sim.

    Olá estou com passagem marcada para março para Bolívia e pretendo fazer a passagem para o Chile através do uyuni, já existe alguma data provável da reabertura nessa passagem

    Olá Bóia ,

    Pelo que entendi, não poderei seguir em carro alugado para Vina del Mar e aguardar o resultado do PCR . Apenas por conexão em voos.

    É isso mesmo ??

    Obrigado

      Olá, Rafael! Acredito que em carro alugado seja possível, porque é transporte privativo.

    Boa noite

    Estou com uma dúvida se eu cancelo a minha viagem para Santiago programada para o dia 17/01. Eu e a minha esposa já emitimos o Passe de Mobilidad, porém as 2 crianças de 8 e 11 anos não.

    Nos sites https://chile.gob.cl/chile/ingreso-a-chile-desde-el-exterior ou https://saludresponde.minsal.cl/plan-fronteras-protegidas-extranjeros-no-residentes-turistas-1-diciembre/ diz que não é permitido a entrada de pessoas não vacinadas acima de 6 anos.

    Por favor, poderia me confirmar a informação?

    Muito obrigado

    Vou do Brasil para Ushuaia de carro, com uma criança de 7 anos sem vacina, para cruzar no Passo Integracion Austral, terei que ficar em quarentena no Chile? Ou por ser apenas uma passagem de poucas horas não preciso de quarenta?
    Procurei essa informação, mas não encontrei, você pode me ajudar?
    Obrigado!

      Olá, Daniel! O Chile costuma ser bastante caxias nas suas exigências.

      Crianças de 7 anos precisam estar vacinadas para entrar, segundo a regra vigente. Você pode tentar preencher o perfil da criança no Mevacuno.cl para ver se vai adiante.

      A fronteira abriu há apenas 5 dias, e os argentinos estão vacinando suas crianças, então não têm problemas. Ou você consegue uma posição oficial do consulado chileno ou espera por algum brasileiro que chegue lá e tente antes de você…

    Ja tinha mandando toda a documentação no sistema Megavacuno e ja tinha recebido email de confirmação mas quando fui preencher o C19 vi que meus dados não estavam mais no sistema e tive que fazer nova solicitação. Só que meu voo é hoje, pelo que estou lendo aqui não conseguirei embarcar, Alguém sabe o que eu posso fazer?

    Tenho duas perguntas rápidas.
    Caso não receba aprovação no MeVacuno,( pois o Sus está fora do ar…), consigo entrar somente com a carteira de vacinação de papel? Hoje ouvi de um Chileno que o ministro do Turismo irá exigir 3 doses para turistas a partir de 01/01, procede ?

      Olá, Rogerio! O Chile chegou a cogitar isentar pessoas triplamente vacinadas do PCR de chegada, mas voltou atrás.

    Olá, tive meu embarque negado hoje porque o site MeVaccuno ainda não aprovou a minha documentação relativa à vacina. Enviei no dia 16, junto com outros familiares. A deles foi aprovada ontem e a minha ainda está pendente. A Latam disse que deixou em aberto a minha passagem para que eu possa trocar de voo. Vocês sabem se tem algum contato no Chile que eu possa tentar solicitar urgência na aprovação do meu passaporte sanitário?

    Obrigado,
    André.

    Olá tudo bem? Vocês me tiraram a duvida sobre o isolamento em relação ao teste PCR ser em Santiago ou não, porém fiquei na dúvida vendo este texto no próprio site do governo do Chile que vcs indicam. Podem verificar? Aqui diz que pode pegar voos de conexão nacional:
    MEDIDAS SANITARIAS AL INGRESAR A CHILE
    Quienes tienen esquema de vacunación completo validado por el Ministerio de Salud: al ingreso al país se le realizará un examen para detección de coronavirus (PCR). Hasta que reciba el resultado negativo de este examen, deberá cumplir cuarentena en un domicilio reportado en la Declaración Jurada. Para llegar a este lugar, se permite realizar conexiones de vuelos nacionales, aunque todavía no haya recibido el resultado negativo del examen para detección de coronavirus realizado al ingreso. Una vez que el Ministerio de Salud reciba por parte del laboratorio el resultado negativo del examen, se procederá a habilitar el pase de movilidad.

    Obrigada pessoal.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito