Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    boa noite, estou com viagem marcada para o chile em junho irei passar 7 dias, fiquei preocupada em ver essa quarentena de 10 dias, como seria? se só irei passar apenas 7 dias?

      Olá, Fernanda! Se a quarentena continuar sendo exigida até lá, você vai precisar adiar a viagem.

    Olá Boa Noite! Estou com uma viagem marcada do dia 11 a dia 15 de Mendoza, saindo do Brasil conexão em Buenos Aires. Sabe me dizer se é necessário ficar de quarentena?

      Olá, Patricia! Mendoza fica na Argentina, não no Chile. (Mas a Argentina está fechada para turistas.)

    Olá tudo bem? Voo de conexão Brasil para o Chile e Chile Lisboa precisa de quarentena ? Ou se eu ficar esperando no aeroporto não precisa de ficar lá de 7 a 10 Dias

    Sobre a quarentena de 10 dias no chile, caso não tenha se passado os 10 dias , posso volta para o meu pais de origem?

      Olá, Roberto! Para voltar ao Brasil você precisa fazer um teste PCR 72 horas antes do voo.

    Tenho uma viagem para,fazer em abril 2021, 4 dias na Argentina e depois 08 dias no Chile. A viajanet confirmou as,datas,porem, os Países estão exigindo quarentena 10 dias,nesse caso não caberia viajar nesse momento, solicitei a remarcação para segundo semestre, no entanto, a viajanet não responde, apenas encaminha confirmação dos voos que obvio que são incertos. Quero confirma a remarcação para segundo semestre, como faço? Se não consigo ligar e resolver por telefone?

      Olá, Patricia! Como não se sabe oficialmente que haverá quarentena em abril, a cia. tem uma base legal para não remarcar a viagem sem diferença tarifária. Acredito que para usar os direitos de remarcação, reembolso ou crédito sem pagar a multa prevista na tarifa você precisa esperar que haja oficialmente restrições para a sua viagem na data em que está marcada.

    Estou com viagem marcada para Santiago e San Pedro do Atacama em abril. Estou com medo dessa quarentena, essa viagem estava marcada para março do ano passado e tivemos que adiar por mais de um ano. Espero que até abril as coisas melhorem e possamos viajar tranquilos. eu comprei o pacote pela CVC e eles não querem remarcar as passagens, alguém sabe me dizer o que eu posso fazer nessa caso?

      Olá, Silvana! Como já foi remarcada, é difícil que você consiga uma segunda remarcação sem diferença tarifária, mas você pode tentar via juizado de pequenas causas.

      Sem via judicial, dá para pedir reembolso (a empresa tem até 12 meses depois do pedido para reembolsar) ou crédito (você pode usar o valor em até 18 meses, para qualquer destino, sujeito a diferença tarifária).

    Olá estou cumprindo quarentena em Santiago , desde o dia 13/02 , tem 02 dias que não recebi a declaração no meu e-mail, devo procurar quem? Isso é normal?

      No Chile não há um aplicativo. O monitoramento é realizado através de e-mails (por 14 dias), telefonemas e eventuais visitas ao local da quarentena.

      olá, em qual hotel teve que ficar de quarentena? ou você pode escolher ?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito