Uruguai aberto para brasileiros

Uruguai: veja os requisitos para entrar no país

ATUALIZAÇÃO MAIS RECENTE: 27 DE DEZEMBRO DE 2023.

Desde junho de 2023 o Uruguai não faz mais nenhuma exigência de entrada relativa à Covid – nem mesmo seguro-saúde.

Documentos exigidos para entrar no Uruguai

Brasileiros entram no Uruguai com um desses dois documentos:

  • Ou passaporte
  • Ou carteira de identidade (RG) original emitida há no máximo 10 anos, com a foto bem reconhecível

Não é aceita carteira de motorista (CNH).

O Viaje na Viagem recomenda que você tire seu passaporte e use mesmo em viagens para a América do Sul. O passaporte é um documento soberano e não é sujeito a questionamentos, como o RG. Não deixe seu passaporte expirar: ele pode ser renovado a partir de 8 meses antes da data de expiração.

Benefícios fiscais para turistas 2023/2025

Estes benefícios valem até 30 de abril de 2024:

Isenção do IVA em hospedagem em hotéis

Vale para pagamento em espécie ou cartão.

Basta provar que está no Uruguai há menos de 60 dias (mostre o carimbo do passaporte ou, se tiver entrado com RG, a papeleta de entrada).

A alíquota de IVA para hospedagem no Uruguai é 10%.

Devolução de 9% de IVA em restaurantes

Vale apenas para pagamento com cartão internacional (de crédito ou débito).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Devolução de 9% de IVA em locação de carros

    Também vale apenas para pagamento com cartão internacional (de crédito ou débito).

    Evite fazer pré-pagamento de locação de carro no Uruguai: para o desconto aparecer, a operação precisa ser feita com uma maquininha que esteja conectada ao sistema da Receita uruguaia.

    716 comentários

    Estou viajando de avião para o Uruguai com a Família. Estou ciente da documentação necessária para entrada no país, como permaneceremos por 11 dias, gostaria de saber se após o sétimo dia teremos que fazer o teste Antígeno e na véspera da viagem de retorno ao Brasil teremos que fazer mais um?
    Antecipadamente agradeço o retorno.

      Olá, Paulo1 Não há mais esse teste de 7 dias. Na volta ao Brasil sim vocês precisam fazer um teste de antígeno.

      Agradeço o rápido retorno, valeu!
      Mas me resta uma última dúvida, que é se podemos fazer o teste Antígeno aqui no Brasil para utilizá-lo na documentação de retorno (11 dias após). Conforme consta no documento da ANVISA, precisa anexar o comprovante do teste feito com até 24 horas antes do voo, aí ficou a dúvida, pois não está claro se o teste deva ser realizado no dia anterior a viagem ou serve com data anterior, com mais de 1 dia.

      Olá, Paulo! O teste de antígeno serve para determinar se a pessoa está com covid naquele dia. Precisa ser coletado dentro das 24 horas que antecedem a volta.

      Agradeço o retorno.
      Excepcional o apoio prestado.
      Parabéns pela eficiência!
      👋👋👋👋

    Vou no carnaval a punta de carro. Ainda é necessario o rt pcr ou bastaria aquele mais barato com a comprovação de vacinação completa.

      Olá, Rodrigo! Quando substituírem o PCR pelo antígeno, nós atualizaremos o texto. Enquanto não houver essa atualização, é porque estão exigindo o PCR mesmo.

    Desculpa o incômodo E quanto ao meu retorno do Uruguai para o Brasil, também vale 2 doses? Mesmo para quem já deveria ter tomado a 3*? Agradeço muito o carinho de nos ajudar, pois viajo quarta-feira e estou cheia de dúvidas.

      Olá, Andrea! Sim. Na volta para o Brasil o controle da vacinação é apenas simbólico, porque caso você não estivesse vacinada você entraria igual, apenas teria que fazer uma quarentena que ninguém vai controlar. O importante é o teste de antígeno, você só passa com resultado negativo.

      Mas tome a terceira dose assim que puder. É muito importante para evitar o agravamento da covid e reduz a chance de você pegar covid na viagem e depois ter que fazer quarentena forçada antes de voltar.

      Isso mesmo a Boia. O RT positivo há 90 dias) dispensa o RT positivo no embarque e nao a vacinacão

      Mas no caput desta matéria, vc colocou que além do RT positivo há no maximo 90 dias, os viajantes devem apresentar o RT negativo 72 horas (dá uma olhadinha lá), por isso a minha dúvida e fui buscar informações.

      Precisa editar a postagem. Pq da forma que está digitado aqui no Blog, parece que ou é vacinaçao completa ou é RT positivo até 90 dias.

      Obs: nao precisa publicar esta msg se nao quiser, foi só uma forma de me comunicar com vc.

    Esquema completo de vacina são 2 ou 3 doses?

      Nem sei como agradecer sua atenção. Foi esclarecedor e me tranquilizou muito. Vou tomar a terceira dose amanhã mesmo, só não tomei antes por restrições médicas, fui liberada essa semana . Parabéns pelo lindo trabalho. Não é qualquer um que doa parte do próprio tempo para ajudar pessoa que nem conhece. Lindo exemplo.

    Olá, bom dia!
    Por gentileza, gostaria de saber se quem possui RT-PCR positivo dentro dos 90 dias anteriores à viagem precisa fazer novo exame 72h antes do embarque?
    Viajaremos de carro até o Chile, passando por Uruguai e Argentina. Minha filha (6 anos) ainda não possui esquema vacinal completo, mas testamos positivo para a Covid semana passada.
    Muito obrigado.

      Olá, Thiago! Nem Uruguai nem Chile consideram que infecção prévia dispense o PCR de entrada. Se houvesse essa hipótese, estaria no texto.

      A Argentina dispensou cidadãos de países vizihos do PCR de entrada.

      A Bóia

      Pelo o que vi no site da embaixada Uruguaia, ter testado positivo e apresentar um exame sorológico, é aceito sim. Vejam os documentos para anexar na declaração de Viajante

      Devem ser anexados os seguintes documentos:
      O resultado negativo do teste PCR COVID-19. Este teste deve ser realizado não mais de 72 horas antes da viagem (documento exigido para maiores de 6 anos).
      Certificado de vacina (se for maior de 18 anos).
      Certificado de diagnóstico (em caso de ter tido a doença).
      O esfregaço deve ser realizado num laboratório aprovado no país de origem ou de trânsito. Estão isentas deste teste as pessoas que tiveram a doença, devem credenciá-lo por meio de resultado de teste positivo por técnica de biologia molecular PCR-RT ou teste de detecção de antígeno, realizado entre no máximo 90 (noventa) dias e até 10 (dez) dias antes do embarque ou chegada ao país.*

      *Informações atualizadas conforme modificações estabelecidas no Decreto N° 32/022.

      Fonte: https://www.gub.uy/comunicacion/publicaciones/estrangeiros-imunizados-e-menores-de-18-anos-que-desejem-entrar-no

      Olá, Aline! Tem razão. A lei foi atualizada dia 19 de janeiro de 2022, não estávamos sabendo. Estamos atualizando.

      Olá A Bóia

      Primeiramente, você não precisa se desculpar por não saber do Decreto atualizado do Uruguai. Não temos como saber de tudo e vejo esse site como uma rede de apoio, onde vamos uns atualizando os outros.

      Com relação aos protocolos sanitários para entrar no Uruguai, vc atualizou informando que quem apresentar exame de 10 a 90 dias que teve a doença TAMBÉM deve apresentar RT PCR negativo. Mas o que consta no site é que quem comprovar que já teve a doença (até 90 dias) está dispensado do RT PCR.

      Como você ficou com dúvidas e outros tb podem ter ficado, eu encaminhei uma mensagem para o consulado para dirimir essa dúvida e voltarei aqui com a resposta.

      Abraços

      Olá A Boia,

      Conforme combinado, compartilho a resposta que recebi da Seção Consular-Embaixada do Uruguai em Brasília. Recebi uma outra resposta do Consulado do Uruguai no Rio de Janeiro com as mesmas informações abaixo exceto da exigência de repetir o RT PCR no 7º dia da realização do que entrou no país (enviei outra mensagem questionando isso) e acrescentando que a exigência do PCR pode ser revista nos próximos dias.

      Ainda assim, fiquei em dúvidas em relação aos protocolos sanitários para sair do país (Uruguai) e ingressar no país (Brasil). Se alguém souber e puder compartilhar comigo.
      —————————————————————-
      A partir do dia 01/11/2021 as fronteiras do Uruguai estão abertas para turistas estrangeiros tanto para viagem via aérea como terrestre. Para isso, deverão cumprir-se os seguintes requisitos sanitários:

      1. Vacinação

      Viajantes deverão ter completado o processo de imunização contra a COVID-19 (duas doses de vacinas quando corresponder + 14 dias decorridos após a última dose). Todas as vacinas são aceitas no Uruguai. Para comprovação de possuir as duas doses da vacina contra a COVID-19, será necessário apresentar a certidão de vacinação, fornecida pelas autoridades de saúde competentes.

      Não será exigida vacinação para menores de 18 anos.

      2. Teste RT-PCR

      Também será necessário que os turistas ingressem ao País com teste PCR-RT negativo realizado dentro das 72hs anteriores ao início da viagem. O único tipo de teste aceito é o PCR realizado em Laboratório reconhecido. Menores de 6 anos estão dispensados de Teste.

      O teste PCR deverá ser repetido no Uruguai ao 7mo dia de feito aquele primeiro Teste (para quem ainda permaneça no país).

      As pessoas que já tenham contraído a Covid19 no período compreendido entre os 10 a 90 dias antes do embarque ou ingresso ao país, estarão isentas de cumprir com o disposto no parágrafo anterior. Outrossim, deverão comprovar ter contraído a Covid19 por meio de resultado positivo de teste por técnica de Biologia Molecular PCR RT ou teste de antígenos, realizados no período mencionado anteriormente, máximo 90 e até 10 dias antes do embarque ou ingresso ao país.

      3. Formulário de Declaração de Saúde

      Deverá ser completada uma Declaração sobre saúde do viajante. Informação sobre o trâmite está disponível no seguinte site:

      https://www.gub.uy/ingreso-uruguay

      Seguro de Saúde

      Será exigido seguro de saúde com cobertura durante a viagem.

      Ingresso de carro

      Por informações sobre ingresso de carro/terrestre ver o seguinte site:

      https://turismo.gub.uy/index.php/pr/requisitos-de-ingresso-e-tramites

      Outras informações sugerimos contatar o Consulado da sua jurisdição, os telefones e endereços os encontrará na página a seguir:

      https://mapaconsular.mrree.gub.uy/

      Também sugerimos consultar o site do Ministério de Turismo do Uruguai para maiores informações sobre turismo no Uruguai:

      https://turismo.gub.uy/index.php/pr/

      Olá, Aline! O que eu entendi é que o PCR positivo apenas dispensa o PCR negativo para entrar, não a vacinação.

      Para voltar ao Brasil você precisa de teste de antígeno feito 24 horas antes do embarque.

    vou viajar com a minha família final de fevereiro, gostaria de saber se o seguro viagem tem obrigação de ter cobertura para o covid ou pode ser sem? Os preços alteram bastante…

    Para o ingresso no Uruguai via terrestre basta comprovar o esquema vacinal completo feito no Brasil ? Ou tem que fazer novo exame antigeno? E a questão da quarentena se 05 dias antes do regresso ao Brasil? E por fim é obrigatório um seguro saúde?

      Olá, Aldo! O texto está atualizado. Todas as informações estão no texto e valem indistintamente para viagens aéreas ou terrestres.

    Na verdade eu vou de Bariloche a Montevideo e de Montevideo a Porto Alegre com companhias aéreas diferentes, não é uma conexão propriamente dita. Eu ia fazer o teste de antígeno pra voltar ao Brasil, mas como a diferença de preço lá é pequena em relação ao PCR, vou fazer o PCR pra evitar confusão

      Olá, Tatiane! Sim, faça isso. Não creio que haja previsão na regra uruguaia para conexão porque, não havendo uma cia. aérea local, as conexões vão ser sempre heterodoxas como a sua. Você vai precisar passar pela imigração, retirar a bagagem e entregar as malas no balcão.

    Oi, tenho uma conexão de 3h em Montevideo. Preciso apresentar algum teste , mesmo não saindo do aeroporto?

      Olá, Tatiane! Não sabemos – nem imaginávamos que fosse possível fazer conexão em Montevidéu… (o país não tem sequer uma cia. aérea nacional operando). Sua cia. aérea diz o quê?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito