A volta ao Reino Unido de carro, em 18 dias: a viagem da Aline
Depois de passar alguns dias em Londres, a Aline pegou no volante e rodou de carro pelo Reino Unido e Irlanda por quase duas semanas. Shakespeare, Beatles, Harry Potter e Game of Thrones não faltaram no roteiro, que incluiu as capitais e também pequenas cidades pelo caminho. Pegue carona na aventura da Aline:
Texto e fotos | Aline Domenici
Vou deixar minha contribuição, já que o Viaje na Viagem sempre foi meu salva-vidas! Fizemos o roteiro Inglaterra, Escócia e Irlandas em maio desse ano.
Ficamos 5 noites em Londres, no Apex City of London. Fica no centro financeiro de Londres, mas muito próximo da Tower of London. Pelo preço e qualidade do hotel, achamos que valeu super a pena.
O metrô era perto (Tower Hill, linhas District e Circle), muitos ônibus, havia alguns pubs pela região para um jantar ou drink rápido (tem um Draft House na esquina do hotel!) e várias opções para café-da-manhã.
Um passeio que indico é pegar o barco e ir até Greenwich. Além do parque maravilhoso, há o Museu Marítimo, a University of Greenwich e o Meridiano, que se não quiser pagar muitos pounds para ver a linha imaginária no Observatóri , há marcas no chão atrás no parque, na rua Park Vista.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Alugamos um carro e fomos em direção à Escócia.
Paramos em Oxford e ficamos mais ou menos meio dia. Seguimos para a região de Cotswolds, parando em Bourton-on-the-Water, que é uma gracinha; Snowshill, que tem campos de lavanda, mas ainda não estava na época; e por fim, em Warwick, onde dormimos no Walton Hotel.
No dia seguinte conhecemos o Warwick Castle, que é bem bonito, mas tem umas estátuas meio bizarras (o castelo é administrado pelo Madame Tussauds).
Fomos para Stratford-upon-Avon, a cidade de Shakespeare e com muitas casas estilo tudor, e depois até Newcastle upon Tyne, onde dormimos no Holiday Inn Jesmond, em um bairro universitário.
A cidade tem um “calçadão”, o Quayside, mas estava um tempo tão feio que não achamos tão interessante assim.
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
Na manhã seguinte fomos ao Alnwick Castle, o “castelo do Harry Potter” e depois de umas 2 horas chegamos em Edimburgo, onde ficamos no Apex Haymarket Hotel, que é um pouco distante da Royal Mile, mas era um dos poucos hotéis que tinha estacionamento gratuito (tem ônibus em frente ao hotel).
Dormimos duas noites na cidade, que é linda… sem palavras! Se tiver disposição e fôlego, suba até o Arthur’s Seat. A vista da cidade compensa. E gostei muito da visita no Holyroodhouse, que é a casa oficial da rainha na Escócia. Por ser uma cidade com muitos universitários, a noite é bem animada!
Seguimos para Highlands, parando na Glenfiddich Distillery e Inverness, onde ficamos no Holiday Inn Express.
No outro dia passamos pelo lago Ness, Urquhart Castle, Fort Augustus, Eilean Donan Castle até chegar na Ilha Skye, onde visitamos alguns pontos (anoitecia quase 22h) e dormimos em um ótimo B&B, o Torwood B&B, em Portree.
Felizmente conseguimos ver muitas vaquinhas cabeludas e ovelhas da carinha preta.
Fomos até a Talisker Distillery, que fabrica o defumado single malt de Skye e fomos para o continente, passando por Fort William até chegar em Glasgow, uma cidade que muitos não indicaram, mas foi uma grata surpresa. Ficamos uma noite no super moderno citizenM Glasgow (bem central e tinha convênio com estacionamento de um shopping) e no dia seguinte bem cedo pegamos um ferry para Belfast.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
A nossa maior dúvida em programar essa viagem era exatamente a travessia, onde muitos blogs e fóruns (inclusive britânicos) não indicavam a viagem de carro. Foi super tranqüilo.
Acho que valeu a pena pela parte financeira, fora a dor de cabeça de entregar carro, ir para aeroporto, pegar avião, na volta tudo igual, etc, e também porque conhecemos lugares diferentes.
Usamos o serviço da empresa Stena Line e somos só elogios: super pontuais, há bares, restaurantes, free shop, entretenimento como jogos e cinema. A locadora cobrou por volta de 60 libras por sairmos do Reino Unido (no caso, indo para Dublin, na Irlanda), mas o preço depende do número de dias.
Em Belfast ficamos duas noites no Ibis Queens Quarter, que também é um bairro universitário, e esse não indico, pelo simples motivo de na hora da reserva pelo Booking, estava explícito que tinha estacionamento gratuito.
Quando chegamos descobrimos que isso significava procurar uma vaga na rua e deixar o carro lá. Fora que Ibis é aquela coisa: cama ruim, paredes finas, etc.
Em um dos dias, fizemos bate-volta até Giant’s Causeway, Carrick-a-Rede Rope Bridge, destilaria do Bushmills e Dark Hedges (fãs de Game of Thrones entenderão :mrgreen:).
Em Belfast fomos ainda no museu do Titanic, alguns pubs e Shankill Road, palco dos ataques do IRA.
Seguimos para Dublin, onde ficamos 2 noites no Hampton Hotel, que recomendo fortemente e tem estacionamento grátis, mas é meio distante do centro. Fomos todas as vezes de carro mesmo e parávamos em estacionamentos.
Em Dublin visitamos a Guinness, Jameson Distillery, Phoenix Par , Trinity College, St. Patrick’s Cathedral e Temple Bar.
Pegamos o ferry de volta, que vai até Holyhead, no País de Gales, e de lá fomos para Liverpool. Ficamos uma noite no The Liner Hotel, que também não recomendo. Tinha um cheiro muito forte no quarto, e por ficar próximo da linha de trem, fazia muito barulho de madrugada.
Fizemos o tour dos Beatles, Magical Mystery Tour, que para quem é fã é demais! Mesmo! Ele termina no Cavern Club, que é bem turístico, mas muito bacana, principalmente pelo que ele representa.
No dia seguinte voltamos para Londres para o nosso vôo no Heathrow.
Fizemos esse roteiro em 18 dias. Achei que conseguimos aproveitar bastante, apesar de sempre ficar algumas coisas de fora. Aproveito para agradecer as dicas do Viaje na Viagem (sempre!), do blog da DriEverywhere e da Helô no Aprendiz de Viajante.
Obrigadíssimo pelo relato, Aline!
Leia mais:
- Londres + Edimburgo + Highlands: o roteiro redondo da Andrea
- Todas as delícias de Dublin (só faltou encontrar o Bono!)
- Irlanda do Norte: desvendando Belfast
- Guia de Londres no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – preços promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Easy Travel Shop
- Trânsfers e passeios no exterior – escolha com a Viator
70 comentários
Boa tarde Ricardo Freire!
Vc tem roteiro pronto para Inglaterra, Escócia e Irlanda de trem? Seria um perigo de 16 a 18 dias, e a hospedagem seria Airbnb.
Obrigada
Olá, Andréa! Quem responde é a Bóia. Só temos esses gentis relatos de leitores. Mas você pode fazer Londres-Edimburgo-Inverness de trem. Se vai a Dublin, é melhor voar.
Ola! Gostaria de entender como a Aline fez com o aluguel do carro. Indica uma locadora específica? Não estou encontrando locadora que permita fazer o mesmissimo trajeto que ela fez… Não permitem que o carro saia do reino Unido, Como fez para passar da irlanda do norte até a Irlanda e voltar para Inglaterra?
Olá, Fernanda!
Veja:
https://www.enterprise.co.uk/en/car-hire/deals/EuropeanTravel.html
Oi! Vou fazer uma viagem começando em Londres, passando por Edimburgo e terminando em Dublin. Quero fazer essa viagem de carro, mas estou com dificuldades de achar locadora de carro que permita esse trajeto, pegar o carro em Londres e devolver em Dublin. Alguma sugestão?
Olá, Paula! Alugar num país e devolver no outro é uma encrenca, mesmo se você conseguir quem permita você vai pagar uma fortuna de sobretaxa. Atravesse de barco ou avião e alugue outro carro na Irlanda.
Dá para andar na mão contrária com segurança?
Olá, Regina! A única maneira de andar com segurança na Inglaterra é na mão inglesa. Fácil não é.
Estou planejando ir agora em junho/julho, vou com meu marido e duas filhas adolescentes…temos 15 dias para fazer a viagem…ainda não decidimos por trem ou carro, afinal são 4 malas…e a questão da direção no lado oposto…o que me recomendaria…e o que tirar para poder encaixar nos meus 15 dias…eu e as meninas somos apaixonadas na série outlander…então escocia e highlands seria o foco…se puder nos ajudar agradeço imensamente.
Olá, Ana! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre Highlands, apenas essas contribuição de leitores. Mas se você deixar Irlanda de fora, terá tempo suficiente para seus passeios. Se estiver com receio de dirigir na mão inglesa, você pode montar bases em cidades como Edimburgo e Inverness e se encaixar em tours. Malas não justificam alugar carro – é perfeitamente possível viajar de trem com uma mala P e uma bolsa por pessoa. Tire duas horas por semana para lavar camisetas e jeans em lavanderia e você só precisará levar roupa para uma semana.
https://www.viajenaviagem.com/lavanderia-automatica-europa/
https://viajenaviagem.com/malas-viaje-leve/
Como ir de Manchester ou Liverpool para Londres Heathrow, o mais barato possível? Tenho mala de 23 kg também!!!
Olá, Paulo! Trem + metrô. Compre o trem com antecedência.
https://www.viajenviagem.com/trem-na-europa/
https://www.viajenaviagem.com/destino/londres/heathrow/
Adorei seu roteiro, pretendo fazê-lo em Março, que cidade vc tiraria, que acha que não compensa, tenho 10 dias apenas, de qq forma não ficarei em Londres
Olá, Ana! Pense em reduzir a viagem à parte escocesa, então.
Adorei o relato e dicas, mas gostaria de uma luz do que fazer… estou indo com minha esposa e dois filhos 6 e 3 anos.. vamos ficar de 15 dias em UK… a intenção é ir de Londres até Inverness e voltar por Londres
Tenho exatamente a mesmo situação que a sua, vou com 2 filhos pequenos. Ajude-nos @viajenaviagem!
Olá, Letícia! A diferença de viajar com crianças é que o ritmo será mais lento e você vai ter que “vender” os passeios de adulto com algum apelo infantil, transformando tudo em aventura. É uma dinâmica que cada família precisa desenvolver à sua maneira. Se precisar de dicas específicas de entretenimento infantil, use o que está disponível para os moradores de cada lugar. Você pode jogar no google “lugar x with kids” e vão aparecer inúmeras opções para você selecionar e incluir no seu roteiro.