Rio de Janeiro como chegar - Ilha Fiscal

Coronavírus: cias. aéreas brasileiras agora remarcam passagens sem diferença tarifária

Rio de Janeiro como chegar - Ilha Fiscal

Remarcação de passagens aéreas sem diferença tarifária

Quinta-feira passada, 19 de março, eu disse na BandnewsFM e no Twitter que o pacote governamental de ajuda às cias. aéreas era injusto com os consumidores porque não previa nenhuma possibilidade de remarcação de passagens sem cobrança de diferença tarifária.

Remarcação de passagens aéreas sem diferença tarifária

Felizmente, já na sexta-feira dia 20 de março um entendimento entre a Associaçao Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o Ministério Público Federal e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), resultou num Termo de Ajuste de Conduta que passou a oferecer essa opção ao passageiro.

Se você comprou passagem aérea nacional ou internacional de uma cia. aérea brasileira — Azul, Gol, Latam, MAP ou VoePass (antiga Passaredo) — para viajar até 30 de junho, você tem direito a remarcar o mesmo trecho uma única vez sem pagar multa ou diferença tarifária.

A remarcação vale para datas até 1 ano contando da data de compra da passagem, não da data do vôo. Ou seja: se você comprou sua passagem dia 29 de janeiro de 2020 para voar dia 10 de junho de 2020, teria até 28 de janeiro de 2021 para voar.

Mas com um detalhe: quem comprou passagem para datas de baixa temporada só vai poder remarcar sem diferença tarifária em outras datas de baixa temporada. É justo.

Explicando melhor: se você tinha passagem para viajar em datas de março, abril, maio ou junho fora de feriados, não vai poder remarcar para voar em feriadões ou meses de férias escolares, como julho, dezembro e janeiro — a não ser que tope pagar a diferença tarifária.

Mas se você comprou passagem para alta temporada — os feriadões de Páscoa, Tiradentes, São Jorge, 1º de Maio ou Corpus Christi –, vai poder remarcar a sua passagem sem diferença tarifária pra qualquer data, desde que seja no mesmo trecho e que a viagem ocorra até 1 ano contando da data em que você comprou a passagem.

Mas anteção: o esquema não é válido para passagens emitidas para vôos em code-share ou de cias. parceiras, seja com dinheiro, seja com milhas. Nesse caso, você deverá optar pelo crédito ou reembolso.

Outras opções

Além de remarcar a passagem, você tem outras duas opções:

Ficar com o crédito

Você pode optar por não remarcar a passagem, simplesmente ficando com o crédito integral para viajar mais adiante. Nesse caso, o crédito será válido para datas até 1 ano contando da data original do vôo. Ou seja: se você comprou sua passagem dia 29 de janeiro de 2020 para voar dia 10 de junho de 2020, teria até 9 de junho de 2021 para voar.

Nesse caso, você pode usar o seu crédito para qualquer trecho, não precisa ser o trecho da sua passagem original. Mas, havendo diferença tarifária, você terá que pagar.

Solicitar o reembolso

Se não quiser remarcar a passagem nem ficar com o crédito, você pode pedir reembolso. Mas a MP do governo permite que as cias. aéreas façam a devolução em até 1 ano depois da solitação, sem correção monetária. Pode haver também a cobrança de multa de acordo com as condições tarifárias.

Qual é a melhor opção?

Qual alternativa escolher? Depende da sua situação.

Tem certeza de que vai poder viajar numa nova data? Remarque

Se você continua querendo viajar para o mesmo destino da passagem original e já tem uma data garantida em que vai poder viajar, remarque. Lembre-se que só será permitida uma única remarcação.

Quer alterar o destino ou não sabe quando vai viajar? Fique com o crédito

Ficar com o crédito funciona como uma poupança para quando você quiser viajar de novo, não importa para onde. Mas se a nova passagem for mais cara do que você pagou, você precisará pagar a diferença.

Comprou sua passagem com muita antecedência? Ficar com o reembolso pode ser melhor

A remarcação sem diferença tarifária é possível para até 1 ano depois da data da compra. Se você comprou sua passagem há muito tempo, vai ter poucas datas disponíveis para remarcar. Por exemplo: quem comprou passagem em 4 de maio de 2019 para viajar em 3 de abril de 2020 só vai poder remarcar para voar até 3 de maio de 2020. Mas se pedir crédito, vai ter até 2 de abril de 2021 para voar.

Não vai mais poder voar? Peça reembolso

Se a oportunidade de viajar era única e você não vê chance de voar nos próximos 12 meses (nem mesmo sem diferença tarifária, que dirá tendo que pagar extra), então peça o reembolso. Em algum momento o dinheiro vai pingar na sua conta.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

315 comentários

Olá Rodrigo, estou planejando uma viagem para Paris, Londres e Porto em Janeiro de 2021 durante 15 dias, mas por conta do coronavírus estamos pensando em adiar para setembro de 2021 ou Janeiro de 2022, qual é a sua opinião sobre isso. Iriamos fechar pacotes esse mês de maio mas ficamos com medo.

    Olá, Ana Carolina! O mais importante daqui para a frente é fazer reservas sempre adiáveis ou canceláveis sem custo. Não dá para saber se o fim do isolamento vai ser permanente ou se vai ser intermitente — períodos de isolamento + períodos de relaxamento –, nem como se comportarão as fronteiras depois do surto.

    Do ponto de vista de aproveitamento da viagem, setembro é um mês muitíssimo mais interessante do que janeiro por causa do clima.

Tinha reserva pela Smile de Porto Seguro X Madrid(KLM) em 16/04 e Barcelona X Porto Seguro para 25/04, só li irei o reembolso na Central da Smile e tive o crédito das milhas de imediato e o estorno das taxas foram creditadas em 48 horas no cartão, tudo sem taxas.

Bom dia. Em Novembro de 2019 comprei passagem pela Copa para Curaçao, com escala no Panamá, para voar no final de Julho 2020. Antes achava que até Julho haveria chance de voar. Hoje já não acredito mais, infelizmente.Devo tentar a remarcação, reembolso ou crédito?

    Olá, Antonio! Veja as condições atuais de adiamento/reembolso da Copa. Se ainda não houver a opção de reembolso, espere até a situação se definir, o que pode acontecer só bem mais perto da data.

Tenho passagem aérea via Avianca Peru e hospedagem via Airbnb para o Peru no período de 2/6 a 8/6, tenho uma reserva para Machu Picchu via Incarail, será se até lá a situação no Peru e Brasil estará mais estável? Ainda não existe a possibilidade de cancelamento dos serviços, já consultei as referidas empresas. Mas, eu quero ir nesse período, não quero cancelar nada. Espero que dê certo.

    Olá, Rômulo! Não dá para saber ainda. Continue monitorando a situação.

Comprei em janeiro, pela TAP, para viajar no final de maio e até o momento não cancelaram o vôo…na verdade, alteraram a conexão de Porto para Lisboa e cancelaram todos os vôos de Porto… Continuo aguardando a definição deles para pedir voucher (SP/França)… tentar o menor prejuízo.

É sempre muito comum ler reclamação e crítica às empresas aéreas (mtas com razão, claro!), por isso é importante elogiar quando necessário tbm!

Tinha 3 passagens com a Gol entre esse final de semana e meados de abril, todos foram cancelados.
Bastou uma ligação lá, dois foram remarcados sem nenhum questionamento pela atendente e 1 outro foi cancelado e os créditos automaticamente inseridos na minha conta no site.

Torcendo pra tdo isso passar logo e podermos voltar a voar 🙏🏻

Olá, gostaria de uma ajuda.
Tenho voo marcado para 04/05 com a Latam para Cartagena e San Andrés e eles ainda não cancelaram.
Quero pedir reembolso, mas você acha que devo esperar para ver se vai haver cancelamento pela Latam ou devo já pedir?

    Olá, Marco! Há leitores que reclamaram que a Latam não está cumprindo o termo de ajuste. Veja quais são as condições que você consegue pelo site. Se não forem boas, tente o atendimento telefônico ou monitore até o cancelamento do vôo.

Tanto o grupo Lufthansa (que inclui tb Swiss, Austrian, Air Brussels, Germanwings) como o grupo Air France-KLM (que inclui tb Hop, Cityhopper, Transavia) deixaram suas regras mais flexíveis recentemente, seja para transformar em créditos como para alterações também.

Lamentável que as cias. aéras brasileiras não tenham feito chegar no call center e sites os procedimentos e regras especiais com os quais elas próprias concordaram em um TAC. Falha colossal de serviço ao consumidor.

Deveriam também seguir o exemplo, por exemplo, da KLM, que já há 3 anos permite atendimento via WhatsApp, Messenger, Twitter. Atendimento oficial. Essa pachorra de ter que necessariamente ligar para um call center já é um incômodo em situação normal, em situação anormal como agora, faz tudo entrar em colapso. Um sistema online ou assíncrono de contato, para casos não urgentes, ajudaria muito a diminuir o estresse dos operadores das cias. aéreas e também dos clientes (não ficando horas pendurados a fio em telefone).

Ao invés disso, algumas empresas brasileiras acabaram é fechando até chat virutal para deixar todo mundo pendurado nos telefones.

Olá, Ricardo. Obrigada pelos posts. Como ficam os pacotes de agências de viagens com vôos companhia estrangeiras? Comprei com tarifas não reembolsáveis 17/02 viagem para a Itália com conexão em Madrid em 5/5.

    Olá, Bárbara! Verifique a situação na agência ou site em que você comprou o pacote. Alguns cancelamentos/remarcações sem custo dependem de haver restrições a viagens vigentes na época da sua viagem. Caso não seja possível cancelar/adiar hoje sem custo, espere até essas restrições de viagem à Europa serem estendidas, o que é bastante provável.

Olá, tenho uma dúvida. Eu comprei uma passagem múltiplos destinos para a Argentina pelas Aerolíneas argentinas. No meio do caos do corona vírus, foram cancelados os 2 últimos trechos. Eu já estava em viagem, e naquele momento eu estava no Chile, com fronteiras fechadas, sem possibilidade de voltar para a Argentina até para tentar trocar o voo que foi cancelado (recebi por e-mail). Pra voltar tive que comprar uma passagem de outra companhia. Vcs sabem se posso pedir alguma espécie de remarcação dessa passagem para outro lugar, já que eles cancelaram os voos? Ou desencano?

    Olá, Andrea! Se a data do vôo era mais para a frente, acho que dá para conseguir o reembolso facilmente. Se a data já tiver passado, fica mais difícil, mas se você tiver tempo, não custa tentar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito