Tailândia | Bangkok e praias: o relato da Georgia

Passeio de barco em Phi Phi

[Passeio de barco em Phi Phi)

A Georgia deixou um comentário-relato fofo e detalhado na caixa de comentários — simplesmente não dava para não virar post. Pedi fotos, e taí pra você favoritar. Vai pela Georgia:

Acabo de voltar de uma viagem pelo Sudeste Asiático que não teria sido possível sem a ajuda deste site e seus colaboradores. Obrigada! Muitas pessoas estão me perguntando como planejei isso e aquilo e o que mais me perguntam é sobre como fazer os passeios fora de Bangkok. Resolvi deixar a dica aqui pra vocês.

Então vamos lá…

–> BANGKOK

Muita gente pega um táxi no hotel e combina aqueles passeios de um dia inteiro, e acho que dá super certo. Eu fui lá no Tripadvisor e contratei uma guia pela agência Tour With Tong. A Tong é super bem recomendada e eu amei o serviço.

No primeiro dia fomos pra Ayutthaya e no segundo para o Mercado do Trem, o Mercado Flutuante, o Templo do Tigre (não gostei) e o campo de elefantes. O banho com os elefantes é imperdível!!!

Mercado Flutuante, Bangkok

[Mercado Flutuante, Bangkok)

A nossa guia foi a Jintana, que eu adorei, adorei, adorei! Recomendo demais! A Jintana nos buscou pontualmente no hotel e nos levou em uma van com ar condicionado, água geladinha e lenços gelados para refrescar o rosto no calor absurdo de Bangkok. Além de ser uma gracinha, com um ótimo senso de humor, comprar comidinhas deliciosas para experimentarmos, ter ótimo inglês e ser excelente companhia, tirou ótimas fotos enquanto brincávamos com os elefantes.

Os passeios foram ótimos e não achei caro, considerando que as distâncias são enormes e o serviço prestado foi excelente. Fiquei hospedada no hotel Terminal 21, que fica contíguo ao shopping de mesmo nome na Sukhumvit Road. O hotel era excelente e tinha ligação direta com o Skytrain, o que foi ótimo para visitar os templos.

–> PRAIAS: KRABI (AO NANG) E PHI PHI

Depois de visitar Luang Prabang, no Laos, e Siem Reap, no Camboja, voltei para a Tailândia para ficar uma semana no paraíso. Deixei a mala no aeroporto de Bangkok e viajei apenas com mochila.

Voei para Krabi e fiquei hospedada 3 noites na praia de Ao Nang. Nos dois dias em que estive lá fiz passeios de barco maravilhosos (4 ilhas e ilhas Hong). Dezenas de operados de turismo na rua principal vendem esses passeios. Eu contratei antecipadamente a Andaman Camp & Cruise e adorei. Os passeios são privados, organizados, em um ótimo longtail boat e o almoço é delicioso. A Elisabeth e o Sun são ótimos e eu adorei ter feito o passeio com eles.

No quarto dia viajei para a ilha Phi Phi de ferry público. Como não tinha bagagem, não contratei o trânsfer direto com o meu hotel em Phi Phi, pois custava o dobro do preço. Contratei no meu hotel em Ao nang o trânsfer (450 baht, 15 dólares) até o píer — já incluído neste valor o preço do barco até Phi Phi. Chegando em Phi Phi, mesmo sem ter solicitado o trânsfer ao hotel (Phi Phi Island Village and Resort), havia o staff do hotel com a lista de hóspedes aguardando a nossa chegada. Pagamos mais 200 baht (US$ 6,50) por pessoa para o barco nos levar até o hotel. Se eu tivesse contratado o transfer pelo hotel custaria 1.500 baht (US$ 48) por pessoa para ir no mesmíssimo ferry.

Monkey Beach

[Monkey Beach, Phi Phi]

Fiquei 4 dias no Phi Phi island e amei, lógico.

Maya Bay

[Maya Bay, Phi Phi]

Aluguei no próprio hotel o barco para um passeio de 6 horas em volta da ilha, incluindo Maya Bay. Quase caí o queixo com o preço do passeio: 2.200 bath (70 dólares, 150 reais) para um barco privado no paraíso! Bom, valeu muito muito muito o passeio, quero voltar em 2013!

Obrigada a todos que me ajudaram, espero ajudar alguém com o relato.

Obrigadíssimo, querida!

Nossa Nina, muito obrigado pelas dicas. Aos poucos vou amadurecendo meu roteiro, consegui mais dias agora :-)(16 dias no total)

O roteiro tá mais ou menos assim:

. 1 dia (ida)
. 4 dias Bangkok (1 dia d bate e volta de trem até Ayutthaya)
. 4 ou 5 dias Phi Phi Dom
. 5 ou 6 dias (indefinidos) Aqui estou na dúvida entre permanecer nas ilhas do Sul (Koh Samui – Krabi – Railay) ou seguir para o Norte.(Chiang Mai. Lá é possível fazer um safári montado num elefante, visitar um local onde vivem tigres e passar pela tribo das mulheres girafas. Também rolam uns esportes radicais, tipo rafting.)
. 1 dia (volta)

O que acha?

Oi Erick,

eu e meu namorado fomos por conta no final de 2011. Ficamos 30 dias na Ásia sendo 21 na Tailandia e 7 no Vietnam. Na Tailandia fomos para: Bangkok, Kantchanaburi, Chiang Mai, Phuket e Ko Phi Phi. De todas esses lugares só não achei tão legal Phuket. Para ir para as ilhas eu iria por Ko Samui que parece ser bem mais tranquila e com mais atrativos. Não perca a oportunidade de ir para Kantchanaburi. Ficamos 3 dias lá, mas tem vários passeios de 1 dia até o templo dos tigres que ao meu ver é imperdível. Para dividir os 15 dias eu faria assim:
    1 dia chegada e 1 dia de volta – ficando 13 dias
    2 dias Bangkok
    1 dia Kantchanaburi (Templo dos Tigres)
    1 dia Bangkok – ida para Ko Samui
    1 dias Ko Samui
    4 dias Ko Phi Phi ( passeio pelas ilhas / praias / mergulho)
    1 dia Bangkok – ida para Chiang Mai
    3 dias Chiang Mai ou 2 em Chiang Mai e 1 em Ayuthaya – só não acho legal a tribo das mulheres girafas. Bem fake e sofrível ao meu ver.. mas sei lá tem quem goste

Nos últimos dias em Bangkok aproveite para compras, mesmo você dizendo que não é muito seu foco acredite… é praticamente impossível resistir

Não fomos para Ayuthaya pq estava alagada ainda na época. Aliás, cuidado com as épocas de chuva, ok?
    No site do lonelyplanet tem informações sobre as precipitações e tal.

Quanto aos deslocamentos internos:

Fomos numa especie de excursãozinha para Kantchanaburi (vá em alguma agencia na rua dos mochileiros – Kao San Road e feche por lá);

Para Phuket fomos de avião pela low cost Air Asia – muito boa!

Para Ko Phi Phi fomos de ferry a partir de Phuket;

Para Chiang Mai fomos de trem – é bem legal mas pode atrasar… Como o nosso atrasou muito a ida, voltamos de avião pela Air Asia tb rsrsr;

Em Bangkok negocie muito com os tuk tuks e se divirta com eles (não é tão perigoso como parece);

Ah do aeroporto para o hotel combine os trens (expresso ou não) com o tuk tuk…

Ficamos nos seguintes hotéis (gostamos de conforto, bom preço e ótima localização mas não ligamos para luxo) – todos suite para casal com ar condicionado (fundamental), e banheiro privativo:

– Bangkok: Lamphu tree House (https://lamphutreehotel.com/) – R$ 42,00/dia/casal

– Phuket: Lub Sbuy Guest House (https://www.lubsbuy.com/) – R$ 61,00/dia/casal

– Ko Phi Phi: Ivory Guest House (https://ivoryphiphi.com/) – R$ 130,00/dia/casal

– Chiang Mai e Kantchanaburi fechamos lá mesmo então não tenho os nomes e valores..

Boa sorte e boa viagem
    Gabi

Oi Gabi, muito obrigado mesmo pelas dicas!!!

Que viagem iraaaada essa sua, adorei a dica de roteiro.

Olá, Erick.
    Quanto mais tempo melhor 🙂
    Resolvendo se vai para a praia ou para a montanha, o próximo passo é organizar os voos. Para as ilhas veja os horários das balsas que fazem o transporte. De Phuket partem balsas para todos os lugares e são bem regulares. Acabei fechando os traslados direto com os hotéis. Foi um pouco mais caro, mas não muito, e bem mais garantido. Resolvemos para em Krabi, por exemplo, e há mais de um píer. Negociando direto com o hotel, vc dá menos chance para erros. Lá, apesar de todos serem muito simpáticos e realmente se esforçarem para agradar o turista, a comunicação nao é das melhores, é preciso se adaptar ao inglês que falam e simplificar tudo para evitar mal entendidos.
    Boa sorte! Boa viagem!

Oi, Erick. Estive na Tailândia este ano, entre fevereiro e março. Meu marido e eu montamos o roteiro e pesquisamos hospedagem e transporte. Além da Tailândia, escapamos quatro dias para Siem Reap, no Camboja. Como já disseram aqui, 15 noites é o mínimo para esta viagem. O fuso é complicado, leva-se pelo menos três dias para entrar no ritmo. O calor é intenso e de fato atrapalha.
Desembarcamos em Bangkok e ficamos por três noites. Não fomos ao mercado flutuante pelo mesmos motivos dados aqui em outros comentários. Fomos aos templos principais, tomamos uma cerveja em Kao San Road e descansamos da viagem em si, que é exaustiva, com muitas massagens, todas deliciosas e baratíssimas. De lá, fomos de avião para Koh Samui e, de barco, para Koh Phangan. Os aéreos têm preço ótimo, comparado com os valores pagos no Brasil por uma simples ponte-aérea. Nesta ilha, embora seja a casa das raves Full Moon Party e Half Moon Party, há praias bem distantes do agito, calmas, mais família, com uma estrutura rústica e charmosa.
De lá, fizemos uma parada em Krabi e então desembarcamos em Phi Phi para mais cinco noites. Nesta ilha tem de tudo. Indo sozinho, talvez seja mais interessante ficar na região do porto, onde tem dezenas de hotéis e albergues e muitos bares e restaurantes, além de visitantes jovens de todas as partes do mundo. Optamos por nos hospedar no Holiday Inn, na mesma praia do Zeavola (que era nosso plano A, mas estava lotado nas datas) e de mais dois outros hotéis. Queríamos ficar à toa mesmo, largados na praia, de frente para aquele mar verde calminho. Na maioria dos hotéis de Phi Phi – e da Tailândia inteira – você pode agendar passeios para outros pontos e outras ilhas, como Phi Phi Leh, onde fica Maya Bay, e Koh Lanta. Não vale se basear em Phuket (não tem charme nenhum, além de ter muito turismo sexual e ser uma cidade grande, que para nós foi só o ponto de volta para Bangkok) e só passar o dia em Phi Phi, como muitos turistas fazem. O trajeto de ida e volta é longo e você vai perder muito tempo na travessia da balsa, com pouco tempo para aproveitar Phi Phi. Como já falaram, Maya Bay é um lugar maravilhoso, mas é preciso chegar bem cedinho, em torno das 7h ou até antes. Depois disso, a praia é invadida por centenas de pessoas e por tudo aquilo que irrita quem quer só curtir a natureza.
De Phi Phi, fomos de barco para Phuket e então voltamos para Bangkok. Pela nossa experiência, indicaria quatro noites consecutivas em Bangkok e ao menos dez nas ilhas, entre Samui e Phi Phi.

Olá!
Estou planejando uma viagem para Tailandia dezembro 2013 (pegando natal e reveillon). Não estou certa ainda pois tenho receio de ter algum tsunami ou qq outra coisa. Esta época é ruim?

Olá,
Escrevo diretamente daqui de Ko Phi-Phi.
Viemos por conta.
Passamos os 3 primeiros dias de viagem em Bangkok, depois China, Japão, Singapura e agora novamente Tailândia.
Sugiro ao menos 3 dias em Bangkok e 3 em Ko Phi-Phi, assim você curte tranquilamente. Se eu tivesse mais dias iria para o norte. Fica para a próxima.
Abraço.

Olá Diogo, valeu pelas dicas. Começo a traçar agora mais ou menos o meu roteiro.
    . 3 ou 4 dias em Bangkok
    . 3 dias em Ko Phi-Phi
    . ainda na dúvida quanto ao final.

Aproveite bastante aí.

Abs

Estive na Tailândia em março desse ano.
Eu definitivamente não recomendo o MERCADO FLUTUANTE DAMNOEN SADUAK. Achei uma furada! A pessoa leva umas 2 horas de carro para chegar lá para pegar um barquinho num riacho sujo e e ver outros barquinhos vendendo tudo que existe nos outros lugares para vender na Tailândia. E além do mais, o passeio é caro. Reservei um dia de Bangkok para fazer esse passeio que todos recomendam e detestei! Eles poderiam fazer a mesma “feirinha” nos canais de Bangkok.
Somente vá a Chiang Mai (virou moda ir para lá agora) se você quer ver muitos templos. A cidade é bem sem graça e o ponto alto são os templos. Achei o esquema de ver mulheres girafa algo bem montado para turistas. No mais, a Tailândia é maravilhosa. Acho imperdível pernoitar em Phi Phi e adorei o passeio de um dia para ilha do James Bond (parti de Phuket)

Em busca do roteiro perfeito:

. Bangkok 4 dias
. Phi Phi Dom (3 dias?)
. e depois????

Erick,

Bangkok em 4 dias dá pra conhecer as coisas mais importantes. Lembrar que com o calor e umidade que fazem por lá, não vai querer (pelo menos eu não quis e nem aguentei) ficar rodando o dia inteiro como geralmente a gente faz na maioria dos lugares). Se for do Brasil prepare-se para um jet lag daqueles! Nos 3 primeiros dias é bem complicado dormir à noite… Eu não sei te falar sobre Phi Phi, optei por uma ilha bem menos conhecida e muito menos agitada, Koh Lipe. Fiquei 4 dias por lá e foram extremamente agradáveis!

Abraço.

Caro Erick,

Tente pernoitar em Phi Phi Dom para chegar cedo a Phi Phi Lee (onde não se pode pernoitar) e curtir Maya Bay como ela merece, sem a muvuca das inúmeras excursões que saem de Phuket. Vale ficar ao menos duas noites na ilha fazendo diversos passeios independentes a praias e pontos de mergulho (há diversos barcos para contratar).

Fiquei hospedado num hotel chamado Zeavola (excelente), mas há outros interessantes.

Oi Raul, blz?

Então, o que sugere?
    . 4 dias em BangKok e depois parto pra onde? Qts dias?

Obrigado!

Oiee pessoal, tudo bem?

Precisava muito da ajuda de vocês. Quero ir para a Tailândia no período de 25 ou 26 de Fev até 09 de Março de 2014.
Comecei a procurar agências especializadas para essa viagem e me deparei com roteiros muuuuuuito similares de uma para outra. Aí comecei a desconfiar se realmente esse roteiro era o mais legal mesmo para o meu perfil.
Tenho 36 anos, prefiro a natureza do que as compras, não ligo muito para conforto, dou preferência a paisagem e a experiências diferentes de passeios.
O roteiro que tenho visto é basicamente esse:

1º Dia – CHEGADA EM BANGKOK

Chegada em Bangkok. Recepção e traslado para o hotel. Final da tarde livre e pernoite.

* Bangkok – Detentora do maior nome de cidade do mundo, Bangkok é apenas uma abreviação de seu nome completo que conta com 152 letras! É hoje a capital e maior cidade do país, repleta de prédios, shoppings, restaurantes, bares e uma infra estrutura hoteleira que vai desde as mais baratas guest houses na famosa rua Koh San Road até luxuosos hotéis. Tudo isso contrastando de forma bastante exótica com vendedores de rua comercializando roupas, tecidos, artesanatos, jóias e variados tipos de comida, desde o tradicional noodle até porções de ovos de codorna ou insetos fritos que valem, no mínimo, uma parada para foto. O rio Chao Phraya, coração da cidade, serve de estrada para os variados tipos de embarcação que navegam levando turistas e moradores. Não é a toa que Bangkok é chamada por muitos de “a Veneza do Oriente”. Táxis cor de rosa, tuk tuks e motos também são a cara da cidade, repleta de belos templos e imagens de Buda que representam seus ensinamentos.

Sem Alimentação
2º Dia – BANGKOK / TEMPLOS E CANAIS DE BANGKOK

Café da manhã e saída às 08h00 para visita aos templos Wat Trimitr, Wat Po e Grand Palace (aproximadamente 45min em asfalto do centro de Bangkok). Almoço e embarque a bordo de um longtail – barco a motor, típicos desta região da Ásia – para um passeio pelos Klongs (canais) mais estreitos de Bangkok e a bordo de uma barcaça – barco típico que fazia o transporte de arroz – para navegação nos canais maiores. Retorno por volta de 16h30. Noite livre e pernoite.

* Wat Trimitr – Construído no ínicio do século XIII, o Wat Trimitr guarda uma impressionante imagem de Buda de ouro, de 3 metros de altura e 5,5 toneladas de ouro.

* Wat Po – Conhecido como o “Templo do Buda Deitado”, o Wat Po abriga a maior estátua deste tipo no país, com 46 metros. Além disso, é também o mosteiro real mais antigo da cidade e primeiro centro de educação pública que hoje abriga a sede nacional dos cursos de medicina e massagem do país.

* Grand Palace – Antigo Palácio Real da Tailândia, o Grand Palace está construído num complexo de 24 hectares e possui mais de cem mansões, salões, pavilhões e templos com requintadas agulhas e colunas com mosaicos fascinantes. A atração principal é o Emerald Buda – Buda Esmeralda. O Buda é na verdade feito de Jade e possui apenas 60 cm de altura, mas está inserido no local budista mais sagrado de toda a Tailândia.

3º Dia – BANGKOK / AYUTTHAYA BY GRAND PEARL CRUISE

Café da manhã e saída às 7h30 em veículo terrestre até a cidade de Ayutthaya (90 km, aproximadamente 1h20). Visita a cidade e aos seus principais atrativos. Embarque e almoço a bordo do navio Grand Pearl (regular). Retorno para Bangkok por volta de 17h00.

* Ayutthaya – Fundada em 1350, a histórica cidade de Ayutthaya foi capital do Reio Sião e maior cidade da Ásia por mais de 400 anos. Localizada no encontro dos rios Chao Phraya, Lopburi e Pa Sak, guarda até hoje as magníficas ruínas dos templos e palácios do passado, que possibilitam ao viajante fazer uma verdadeira viagem pelo tempo. Em 1991 foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

4º Dia – BANGKOK – MERCADO FLUTUANTE DAMNOEN SADUAK / ROSE GARDEN

Café da manhã e saída às 07h00 para visita ao mercado flutuante Damnoen Saduak (110 km em asfalto – aproximadamente 2h00). À tarde, visita ao Rose Garden. Retorno para Bangkok por volta de 17h00. Noite livre e pernoite.

* Damnoen Saduak Floating Market – Mais famoso mercado flutuante da Tailândia o Damnoen Saduak reflete o estilo antigo e tradicional de compra e venda de mercadorias de Bangkok, da época em que os canais eram ainda as principais vias de tráfego da cidade e região. Os barcos que transitam pelos canais estreitos do mercado são carregados de produtos plantados nesta região agrícola do país. Alguns repletos de cocos verdes, outros de frutas exóticas, legumes etc. A variedade de itens é grande e há até os barcos transformados em “restaurantes flutuantes”, que preparam sopa de macarrão para os trabalhadores do mercado. Eles usam chapéu de palha tradicional e roupas azul-marinho, típicas dos agricultores tailandeses.

* Rose Garden – Localizado a 30 km da cidade de Bangkok, o Rose Garden transformou sua área de 70 hectares numa espécie de galeria da cultura tailandesa. Lá é possível assistir shows, cerimônias e exibições locais.

5º Dia – BANGKOK / KOH SAMUI

Café da manhã e em horário apropriado traslado para o aeroporto para embarque com destino a Koh Samui. Chegada, recepção, acomodação e tarde livre. Pernoite.

* Koh Samui – Em 1970 Samui ainda era praticamente desconhecida. Suas praias de águas turquesa, areias brancas e incontáveis coqueirais eram o lar de uma pequena população local e poucos turistas que se aventuravam a desbravá-la. Hoje, pouco mais de 40 anos depois, a ilha cresceu e se desenvolveu. Foi descoberta pelo mundo e sua natureza ainda belíssima abriga uma população de aproximadamente 39 mil pessoas. As terras ainda recheadas de mata abrigam agora uma completa infra-estrutura de hotéis, resorts, restaurantes, bares e um aeroporto considerado o mais belo do mundo.

6º Dia – KOH SAMUI / DIA LIVRE PARA ATIVIDADES OPCIONAIS

Café da manhã e dia livre para atividades independentes.

SUGESTÃO: Aproveite seu dia livre para um passeio de barco pela ilha, uma boa forma para conhecer todas as praias que a compõe. Visite o Grande Buda de 15 metros de altura, construído em 1972 pela população local em um local de meditação.

7º Dia – KOH SAMUI / DIA LIVRE PARA ATIVIDADES OPCIONAIS

8º Dia – KOH SAMUI / PHUKET

Café da manhã e em horário apropriado traslado para o aeroporto para embarque com destino a Phuket. Chegada, recepção e traslado ao hotel. Tarde livre e pernoite.

* Phuket – Maior e mais popular ilha da Tailândia, colorida e cosmopolita, Phuket é carinhosamente conhecida como a “pérola do sul”. Vegetação tropical e belas praias de mar azul e areias brancas atraem milhares de turistas durante o ano todo. Para recebê-los a cidade conta com excelentes opções de hotéis, restaurantes e bares.

9º Dia – PHUKET / KOH PHI PHI

Café da manhã e saída às 07h30 em traslado regular para o pier de Phuket, de onde parte o passeio de barco com destino a ilha de Koh Phi Phi. Visita as principais praias de Phi Phi Dom e Phi Phi Lee, incluindo parada para snorkeling em Maya Bay. Retormo para Pukhet às 17h00. Noite livre e pernoite.

* Koh Phi Phi – Nome mais famoso de toda a Tailândia, Koh Phi Phi abriga duas ilhas. Phi Phi Dom, a maior delas, possui diversas de praias paradisíacas e é a única com infra-estrutura turística de hotéis, restaurantes, bares e escolas de mergulho. A partir da vila na praia principal – Tonsai Village – é possível caminhar atraves de uma pequena trilha montanha acima para apreciar um dos visuais mais belos do local. Já Phi Phi Lee, 6 km ao sul de sua irmã maior, mantém sua paisagem murada entre enormes falésias calcárias que emergem das águas verde esmeraldas tornando-a a ilha dos sonhos de qualquer ser humano. Em 1999, Phi Phi Lee se tornou mundialmente famosa ao ser palco do filme “A Praia”, filmado em Maya Bay, tornando-a o principal ponto de visitação de toda Koh Phi Phi.

10º Dia – PHUKET

Café da manhã e dia livre para atividades independentes.

SUGESTÃO: Aproveite seu dia livre para conhecer o intocado arquipélago Similan (possível entre novembro e abril) ou a baía do parque marinho de Phang Nga, mundialmente famosa como a Ilha de James Bond, com formações rochosas gigantescas emergindo do mar, que ficaram conhecidas após a filmagem do filme “007 e o Homem da Pistola Dourada”.

11º Dia – PHUKET / BANGKOK

Após o café da manha traslado ao aeroporto para embarque de retorno a Bangkok.

Sem Pernoite

Preciso da opnião de vocês sobre esse roteiro e o que mudariam para ser melhor aproveitado.

Obrigado!!!!

Olá, Erick! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Erick Alvim,
    se já se decidiu por ir com roteiro preparado por agência, vai fundo nesse roteiro sim, terá a oportunidade de conhecer um monte de lugares, sem se preocupar com a logistíca e provavelmente em bons hotéis. E concordo que é meio o roteiro padrão da Tailândia sim, algumas completam esse roteiro com Chang Mai.
    Se optar apenas por se basear nesse roteiro pra montar o seu, aí da pra fazer várias adaptações de acordo com suas preferências.
    Fiquei 3 dias em Bangkok (sem ir no mercado flutuante nem em Ayutthaya) e ficaria mais. Mas depende do seu perfil, claro.
    Para as praias optaria por ir ou para um lado ou para o outro, pra não ter mais deslocamentos e não ficaria em Phuket e sim em Phi Phi e apesar de não conhecer, acho que ficaria em Koh Phangan e não em Koh Samui.
    Uma das vantagens de ir pra esses lugares fora de grupo é poder fazer os passeios em barcos menores e mais independente.
    Espero ter ajudado.

Oi Carla, bom dia!
    Na verdade ainda não decidi nada, restam muitas duvidas hehehehe

Acho que passar alguns dias em BangKok é padrão e legal, só que depois de lá gostaria de dicas de realmente aonde seria legal eu ficar,(Ilhas do Sul) me parece que Phuket não seria as melhor opção. Como disse, Phi Phi é uma opção, mas quantos dias lá para aproveitar bem? E depois para aonde ir e ficar mais quantos dias?

Ah, obrigado pelas dicas.

Erick Alvim,
    Acho que o maior problema é que você tem pouco tempo. Supondo que você estará viajando direto do Brasil para a Ásia, são 10 horas de diferença de fuso horário. Na minha opinião, só vale a pena enfrentar essa mudança se você ficar , pelo menos, 15 dias lá, sem contar os dias de chegada e partida.
    Quando estive em Bangkok, fiquei em casa de amigos com crianças – o que facilitou muito na adaptação ao horário local – e mesmo assim os 3 primeiros dias foram bem ruins.
    Concordo com a Carla, se você decidiu por um roteiro de agência, esse está bom.

Olá Erick! Tudo bem?
    Começaria o roteiro por Bangkok mesmo, depois seguiria para o norte, pularia Koh Samui e iria direto para Phuket e Phi Phi Island. Ao norte, entre as cidades de Chiang Rai e Chiang Mai, há diversas aldeias onde vivem as mulheres girafas, o povo Akha e o povo Yao, um com estilo bem diferente do outro. Perto dali fica o famoso Triangulo Dourado, conhecido por séculos como o centro de comércio de ópio. Por ali estão também vários templos interessantes, onde originalmente se encontraram alguns dos Budas que hoje estão em Bangkok. As estradas do caminho entre uma cidade e outra são sinuosas e a paisagem é incrível.

Oi Luciana, obrigado pelas dicas.

Só decidi uma coisa, vou seguir para o Sul, porém restam dúvidas de onde e quantos dias ficar depois que sair de Bangkok.

Bjs

Olá Erick, fui para Thailandia no final do ano passado e fui por conta, totalmente desempacotada, claro que pesquisei aqui (meus gurus de viagem) e em outros blogs, e deu tudo muito certo, pois fiz o melhor roteiro para mim. Fiquei em Bangkok 4 dias, o que achei suficiente para fazer o mercado flutuante, templos mais importantes, ruas e mercados com atrações especiais. Depois passei 5 dias em Phuket/Phi-phi e 05 dias em Ko-Samui, que fiquei na virada do ano.

Fui de S.Paulo pela Turkish e comprei as passagens BKK-Phuket-KoSamui pela Bankkok Airways direto do site da cia. Já os hoteis reservei pelo Booking. Lá é tranquilo de se virar e fazer passeios por conta, o País é muito preparados para o turismo, e se voce for bom negociante então, não vai gastar muito.

Se quiser mais alguma informação, estou a disposição. Abs.

Olá Lore, valeu pelas dicas.
    Talvez seja uma boa idéia ir por conta mesmo.

Beijos

Oi Erick,

1 dia chegada e 1 dia de volta – ficando 13 dias
    2 dias Bangkok
    1 dia Kantchanaburi (Templo dos Tigres)
    1 dia Bangkok – ida para Ko Samui
    1 dias Ko Samui
    4 dias Ko Phi Phi ( passeio pelas ilhas / praias / mergulho)
    1 dia Bangkok – ida para Chiang Mai
    3 dias Chiang Mai ou 2 em Chiang Mai e 1 em Ayuthaya

No site do lonelyplanet tem informações sobre as precipitações e tal.

Quanto aos deslocamentos internos:

Para Phuket fomos de avião pela low cost Air Asia – muito boa!

Para Ko Phi Phi fomos de ferry a partir de Phuket;

Ah do aeroporto para o hotel combine os trens (expresso ou não) com o tuk tuk…

– Phuket: Lub Sbuy Guest House (https://www.lubsbuy.com/) – R$ 61,00/dia/casal

Boa sorte e boa viagem
    Gabi

Mais acima eu havia perguntado sobre o Yi Peng e o Loy Krathong. Uma breve descrição dos festivais está aqui: https://www.holidaysia.com/events/loy-krathong/

Não foi tarefa muito fácil encontrar informação – mesmo mandando email para o hotel onde vamos ficar as informações não vieram claras e um pouco desencontradas – e há muita confusão pois muitos ocidentais incorretamente deduzem que Loy Krathong e Yi Peng são o mesmo festival. Este ano (2013) a data oficial de ambos é dia 17 de Novembro, que coincide com nossa visita à região! 😀

Loy Krathong: Pelo que pesquisei e segundo alguns amigos, em Bangkok há grande celebração, mas os melhores locais para ver as festividades são Ayutthaya e Sukhothai. Nossos planos é ver o festival de luzes e velas no parque histórico de Sukhothai, onde as festividades aparentemente duram 2 semanas (ainda estou confirmando isto) . Para terem uma idéia, segue um vídeo:

Yi Peng (Yee Peng): Celebrado no norte da Tailândia, partes do Laos e Myanmar. Tem similaridades com o Loy Krathong e por isto há muita confusão. Também segue o calendário lunar. Chiang Mai é o epicentro das festividades que este ano irão ocorrer de 16 a 18 de Novembro (alguns lugares dizem 17 a 19). Estas datas são das festividades de rua, as “verdadeiras” , quase que como um carnaval deles.

Também em Chiang Mai, ocorre um festival onde milhares de lanternas são lançadas ao mesmo tempo. A data deste ano – 23 de Novembro para turistas ao custo de $100- foi anunciada somente hoje. E como vai ser basicamente uma semana depois das festividades de rua, muito provavelmente não conseguiremos ver, pois não está nos planos voltar a Chiang Mai uma semana depois. Este festival que parece ser incrível.

Mais info aqui: https://www.yeepenglanna.com/

Há também uma versão para locais que é gratuita, mas claro que as pessoas pagam pelas lanternas. Porém a data é anunciada somente semanas antes do evento (aparentemente para manter os turistas fora destas festividades).

Mais info (de 2010) aqui: https://travel.cnn.com/bangkok/visit/ultimate-guide-loy-krathong-823312

Tentamos montar um roteiro ajustando para irmos em Sukhothai e Chiang Mai nestas datas, mas infelizmente a probabilidade de irmos ao evento das 10mil lanternas é muito baixa :(. Mas fica aí parte das informações para quem também tiver interesse nestes festivais, pois foi até frustrante encontrar as informações para ajustar as datas, com reservas de hotéis e trechos internos.