Toscana de carro: um dia pelo Val d'Orcia (Pienza, Montalcino & cia.) 1

Toscana de carro: um dia pelo Val d’Orcia (Pienza, Montalcino & cia.)

Se você só tem um dia para rodar pelo interior da Toscana, programe esse dia no Val d’Orcia.

Pienza
Val d'Orcia

A região do vale do rio Orcia, ao sul de Siena, entrega (embrulhada para presente!) aquela Toscana que você tem na cabeça.

O Val d’Orcia é puro deleite visual, sem intervalos comerciais. Entre uma cidadezinha e outra você não passa por nenhum arrabalde industrial. Não tem que cruzar nenhum bairro novo para chegar a qualquer centro histórico.

Montepulciano
Montepulciano


(Não que isso seja um problema em outras áreas da Toscana — mas quando você se dá conta de que passou um dia inteiro sem passar por absolutamente nenhum lugar feioso, não dá pra não valorizar.)

Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano

Mas não só sou eu, ou quem me deu as dicas da região (obrigado, Lu Gomes! obrigado, Renato Carone!), que acha isso. A Unesco chegou um pouquinho antes — e desde 2004 classifica o Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d’Orcia como patrimônio da humanidade.

Montichiello
Montichiello
Monticchiello
Montichiello

Espalhados pelo vale — e sempre a uma distância fotogênica um do outro — os vilarejos ou são pequeninos (Pienza, Montalcino, Montepulciano) ou minúsculos (tutti gli altri).

(A bem da verdade, porém, é preciso deixar claro Montepulciano vai incluído aqui por licença poético-geográfica; a cidade pertence na verdade a outro vale, o Valdichiana; mas entra muito redondinho num itinerário pelo vale vizinho.)

pienza-3
Pienza
Pienza
Pienza
Pienza
Pienza

Pienza
Pienza
Pienza

legenda Pienza
Não existe uma fórmula para explorar a região. O mais bacana pode ser simplesmente seguir qualquer placa marrom (que indica lugar de interesse histórico-artístico-turístico) para ver no que vai dar. Você dificilmente vai se decepcionar.

Castiglione d'Orcia
Castiglione d’Orcia
Roteiro Montepulciano-Pienza-Montalcino com desvio

Como eu só tinha um dia para passar na região (e precisava ter certeza de que o passeio daria um post, hehe), bolei um roteirinho super papai-mamãe: basicamente, fiz o eixo Montepulciano-Pienza-Montalcino, passando por Montichiello (um bibelozinho de cidade, e de onde se tem as melhores vistas de Pienza — aquela do alto do post) e fazendo um desvio até Castiglione d’Orcia (que ocasionou lindos pit stops em Bagno Vignoli e San Quirico d’Orcia).

Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli

Não se deixe enganar pelas distâncias. Este roteiro aí de cima tem menos de 60 km (incluindo o desvio!), e levou um dia inteiro para ser percorrido. Isso que a gente nem almoçou de verdade: como em todas as saídas desta viagem, lanchamos panini de mercearia feitos com crudo fatiado na hora e mozzarella fresquinha.

Val d'Orcia

Fale com qualquer pessoa que tiver feito esse passeio, e ela virá com uma lista diferente de lugarejos — e sobretudo com um “ponto alto” próprio (normalmente, um lugar de que nunca tinha ouvido falar, e que causou a melhor surpresa do trajeto). O que todo mundo vai dizer, e com razão, é que você não deve deixar de passar por Pienza, uma cidade inteiramente remodelada por Pio II, e por isso tida como o berço do urbanismo renascentista.

San Quirico d'Orcia
San Quirico d'Orcia
San Quirico d’Orcia
San Quirico d'Orcia
Montalcino
Montalcino
Montalcino
Montalcino


O Val d’Orcia é um passeio mais cômodo de fazer a partir da região de Siena, mas fica puxado se você sai de Florença.

Roteiro basiquinho do Val d'Orcia a partir de Siena

Um bom roteiro circular é pegar a E 78 (Raccordo Siena-Bettolle) e sair da auto-estrada em Sinalunga, voltando de Montalcino por dentro. Dá 180 km no total.

(Vindo de Florença o trajeto percorrido quase dobra.)

Val d'Orcia

O Val d’Orcia também é excelente como base para uma viagem mais tranqüila, com hospedagem de charme, almoços demorados e passeios esparsos para descobrir os lugarzinhos onde nossos coleguinhas turistas não vão…

Val d'Orcia

Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

277 comentários

Olá, chego em Milão dia 12/11, e tenho reserva no hotel Borgo Scopeto Relais, perto de Siena. O que devo fazer, vou de carro Milão-Siena ou de trem?
Obrigado desde já pela atenção!

    Eu acho melhor ir de trem. Mas se vc tiver disposição e já for usar o carro depois, talvez compense.

    Existe então trem direto para Siena? Qual estação procuro no site? Obrigado mais uma vez!

    Mais uma pergunta, chego 14:20 no aeroporto em Milão. Tento trem que horas? Já pelo site da rentalcars.com que no Sábado a agência fecha 12:00 PM. O q faço?
    Muito Obrigado!

    Josilene, dei uma olhada no site da Trenitalia (www.trenitalia.com) e não achei passagens para novembro. Talvez por ainda faltar muito tempo. Mas achei para Maio (apenas chutando datas). Achei trens saindo de hora em hora a tarde toda, então acho que é tranquilo. Eles saem da estação Milano Centrale e vão até Siena em 3 horas e meia.

    Vc tem que saber quanto tempo vc vai levar do aeroporto para a estação de trem (e dar mais um tempo para imprevistos).

    Muito Obrigado. Também fiz simulação para Maio! Rsrs e errei a data. É em Setembro

    Olá, Josilene! Infelizmente nenhuma solução é boa para o seu caso. Pegar estrada depois de um vôo internacional é super estressante; de Milão até o seu hotel são 380 km, o que dá, segundo o Google Maps, 4h10 de viagem. Na vida real, sempre leva mais tempo, porque é impossível não cometer pequenos enganos e também acabamos parando pelo caminho. Some a isso o tempo de passar na locadora para os trâmites da assinatura de contrato e retirada do carro.

    A outra opção é ir do aeroporto de Milão à estação de trem (45 minutos) para pegar um trem a Florença (1h40) e em seguida um ônibus a Siena (1h). A viagem é complicada, mas pelo menos não há o desgaste físico da auto-estrada depois da longa viagem.

    O ideal teria sido dormir na noite da chegada em Milão e sair no dia seguinte ou de carro ou de trem/ônibus.

Bom dia. Vou fazer a Toscana agora em Maio. Saindo cedo de Siena, quero fazer o Vale D’orcia: Montalcino, Pienza, Montepulciano…. Qual sua sugestão : Faço o roteiro retornando a Siena, fico pelo Vale D”orcia e pernoito em uma dessas cidades, ou prossigo até Cortona, chegando no final da tarde e pernoitando por lá ? Voce acha que está muito corrido , ou é adequado ? Obrigado.

    Eu pernoitaria em uma dessas três (provavelmente em Montepulciano que seria a última vindo de Siena) para aproveitar melhor o dia de passeio. Mas aí tb depende do que vc pretende fazer em seguida.

    Olá, Claudio! O Ricardo Freire é da opinião de diminuir bases e de evitar sair turistando com malas na bagagem. Sem trocar de hotel, o seu tempo líquido de passeio aumenta (o dia rende muito mais, mesmo tendo que voltar ao ponto de partida) e o stress diminui. Deixe Cortona para o dia seguinte.

    Thiago, obrigado pela sugestão. Bóia , acho que vou seguir sua dica, fazendo o Vale D’orcia e retornando a Siena.

O que vc acha do meu roteiro de 3 dias de carro em março/2015:
dia 1 – Firenze a S.Gimignano, Volterra e Pisa. Retorno a Firenze. Qtos Km o trajeto?
dia 2 – Firenze a Monteriggioni, Siena, Lucignano, Cortona. Retorno a Firenze. Qtos Km?
dia 3 – Firenze a Montepulciano, Pienza, Monticchiello. Retorno a Firenze. Qtos Km? Gostaria de uma dica sobre esse passeio. Grata

    Oá, Gilciley! Por favor siga os passeios que recomendamos nesta página:
    http:/www.viajenaviagem.com/destino/toscana

    Voce está exorbitando nas distâncias e no número de cidades a cada passeio. Uma hora tem 60 minutos para todo mundo. 1 km tem 1000 metros para todos. O sol se põe na mesma hora para todos os que estão num mesmo lugar. Ainda não inventaram o teletransporte.

Perdão, escrevi o destino errado.

De Roma a Siena.

    Olá, Rafael! Compre na estação Tiburtina. Não se vende pela internet, só pelo telefone. Mas não haverá problemas em comprar.

Olá Bóia,

Com relação ao ônibus entre Roma e Veneza. É melhor eu comprar aqui no Brasil ou compro quando chegar lá?

No caso da segunda opção, em qual site eu faço a compra?

Olá Bóia,

Sairei de Siena para o passeio por Val D´Orcia e devolverei o carro em Florença.

Você tem sugestões para aluguel de carro? Reservo aqui do Brasil ou deixo para ver lá?

Rafael.

Boia, lendo os comentários cheguei a uma conclusão, mas queria confirmar.
Para conhecer a Toscana de carro a melhor base é Siena, certo?! Com 6 dias inteiros consigo me organizar para conhecer tudo?

    Olá, Manuella! De carro, é Siena ou arredores. Com 6 dias você poderá fazer 5 passeios. Separe um dia para a própria Siena.

Boa tarde estou indo para italia em julho, pensei iniciar em Roma depois alugar um carro e ir até montalcino, me hospedar, tirar um dia para São gimignano, volterra e monterrigioni, voltar para o hotel vinícola e depois no dia seguinte me dirigir a Florença, largar o carro lá, e fazer siena, pisa, lucca de trem. Acha que é um bom roteiro?

    Olá, Priscila! Você está esquecendo de dedicar um dia ao Val d’Orcia propriamente dito. Siena está pertinho, faça de carro. Volterra está longíssimo de Montalcino, você vai passar o dia na estrada; faça esse roteiro no caminho de Florença, antes de entregar o carro.

Olá !
QG – hotel em Colle Val d’Elsa (sugestão Bóia), vindo de Firenze- de carro – passaria por Monteriggioni; no dia 1 – Siena, no dia 2: San Gimigniano e Volterra, no dia 3: seguindo até Piombino e utilizando o ferry-boat até Portoferraio (Isola d’Elba). Esse roteiro é viável ou troca-se a ilha pelo Val’dOrcia??? Grato pela atenção …

    Olá, Octavio! O Google Maps indica quase 2 horas de viagem de Colle a Piombino. O ferry leva uma hora para atravessar. É difícil você chegar à ilha antes do meio-dia.

Oi, Bóia!
Estou planejando viagem para a Toscana em abril/15. O plano é ficar alguns dias em Florença e depois alugar um carro e montar base nos arredores de Siena para circular pelas cidadezinhas, fazendo alguns dos roteiros indicados pelo Ricardo. Depois devolvemos o carro e seguimos de trem para Roma.

Minha dúvida é: onde fica melhor e mais prático para alugar carro? Florença ou Siena? E para devolvê-lo?

    Olá, Michelle! Você pode alugar o carro ao sair de Florença e devolver em Siena, continuando de ônibus a Roma. Pode também devolver antes de entrar em Roma. E pode até devolver de volta em Florença, se quiser aproveitar para fazer algum passeio (você pode fazer San Gimignano e Montiriggioni na vinda e a Chiantigiana na volta). De Florença a Roma dá 1h10 de trem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito