Toscana de carro: um dia pelo Val d'Orcia (Pienza, Montalcino & cia.) 1

Toscana de carro: um dia pelo Val d’Orcia (Pienza, Montalcino & cia.)

Se você só tem um dia para rodar pelo interior da Toscana, programe esse dia no Val d’Orcia.

Pienza
Val d'Orcia

A região do vale do rio Orcia, ao sul de Siena, entrega (embrulhada para presente!) aquela Toscana que você tem na cabeça.

O Val d’Orcia é puro deleite visual, sem intervalos comerciais. Entre uma cidadezinha e outra você não passa por nenhum arrabalde industrial. Não tem que cruzar nenhum bairro novo para chegar a qualquer centro histórico.

Montepulciano
Montepulciano


(Não que isso seja um problema em outras áreas da Toscana — mas quando você se dá conta de que passou um dia inteiro sem passar por absolutamente nenhum lugar feioso, não dá pra não valorizar.)

Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano

Mas não só sou eu, ou quem me deu as dicas da região (obrigado, Lu Gomes! obrigado, Renato Carone!), que acha isso. A Unesco chegou um pouquinho antes — e desde 2004 classifica o Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d’Orcia como patrimônio da humanidade.

Montichiello
Montichiello
Monticchiello
Montichiello

Espalhados pelo vale — e sempre a uma distância fotogênica um do outro — os vilarejos ou são pequeninos (Pienza, Montalcino, Montepulciano) ou minúsculos (tutti gli altri).

(A bem da verdade, porém, é preciso deixar claro Montepulciano vai incluído aqui por licença poético-geográfica; a cidade pertence na verdade a outro vale, o Valdichiana; mas entra muito redondinho num itinerário pelo vale vizinho.)

pienza-3
Pienza
Pienza
Pienza
Pienza
Pienza

Pienza
Pienza
Pienza

legenda Pienza
Não existe uma fórmula para explorar a região. O mais bacana pode ser simplesmente seguir qualquer placa marrom (que indica lugar de interesse histórico-artístico-turístico) para ver no que vai dar. Você dificilmente vai se decepcionar.

Castiglione d'Orcia
Castiglione d’Orcia
Roteiro Montepulciano-Pienza-Montalcino com desvio

Como eu só tinha um dia para passar na região (e precisava ter certeza de que o passeio daria um post, hehe), bolei um roteirinho super papai-mamãe: basicamente, fiz o eixo Montepulciano-Pienza-Montalcino, passando por Montichiello (um bibelozinho de cidade, e de onde se tem as melhores vistas de Pienza — aquela do alto do post) e fazendo um desvio até Castiglione d’Orcia (que ocasionou lindos pit stops em Bagno Vignoli e San Quirico d’Orcia).

Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli

Não se deixe enganar pelas distâncias. Este roteiro aí de cima tem menos de 60 km (incluindo o desvio!), e levou um dia inteiro para ser percorrido. Isso que a gente nem almoçou de verdade: como em todas as saídas desta viagem, lanchamos panini de mercearia feitos com crudo fatiado na hora e mozzarella fresquinha.

Val d'Orcia

Fale com qualquer pessoa que tiver feito esse passeio, e ela virá com uma lista diferente de lugarejos — e sobretudo com um “ponto alto” próprio (normalmente, um lugar de que nunca tinha ouvido falar, e que causou a melhor surpresa do trajeto). O que todo mundo vai dizer, e com razão, é que você não deve deixar de passar por Pienza, uma cidade inteiramente remodelada por Pio II, e por isso tida como o berço do urbanismo renascentista.

San Quirico d'Orcia
San Quirico d'Orcia
San Quirico d’Orcia
San Quirico d'Orcia
Montalcino
Montalcino
Montalcino
Montalcino


O Val d’Orcia é um passeio mais cômodo de fazer a partir da região de Siena, mas fica puxado se você sai de Florença.

Roteiro basiquinho do Val d'Orcia a partir de Siena

Um bom roteiro circular é pegar a E 78 (Raccordo Siena-Bettolle) e sair da auto-estrada em Sinalunga, voltando de Montalcino por dentro. Dá 180 km no total.

(Vindo de Florença o trajeto percorrido quase dobra.)

Val d'Orcia

O Val d’Orcia também é excelente como base para uma viagem mais tranqüila, com hospedagem de charme, almoços demorados e passeios esparsos para descobrir os lugarzinhos onde nossos coleguinhas turistas não vão…

Val d'Orcia

Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

277 comentários

Olá, Ricardo!
Adoro suas dicas! Já me ajudaram em muitas viagens!
Agora estou indo para a Itália pela primeira vez!
Vi alguns posts seus sobre diversos destinos no país, mas ainda assim me surgiram algumas dúvidas quanto ao roteiro que formulei.
Ficarei 16 dias (contando com chegada e partida) e pensei em seguir o roteiro abaixo.
Contudo, estou preocupada com os seguintes aspectos:
-Se ficará muito corrido;
-Se me hospedar apenas um dia em algumas cidades poderá ser um complicador, e
– Se terei tempo suficiente para conhecer Florença.

1º DIA-
CHEGADA A ROMA- 27/4/2015

2º AO 6º DIA-
ROMA -CONHECER A CIDADE- 28/4-02/5 (5 DIAS)

7º DIA-
PARTIDA DE ROMA RUMO A FLORENÇA – SAIR BEM CEDO PARA CONHECER FLORENÇA. – 03/5 (1 DIA)

8º AO 9º DIA-
FLORENÇA- CONHECER A CIDADE – 04/5- 05/5 (2 DIAS)

10º DIA-
ALUGAR UM CARRO.
FLORENÇA – SAN GIMINIANO, VOLTERRA E COLLE DI VAL D’ELSA- DORMIR EM SIENA – 06/5 (1 DIA)

11º DIA-
SIENA – 07/5 (1 DIA)

12º DIA-
MONTALCINO, PIENZA E MONTEPUCIANO – DORMIR EM CORTONA.- 08/05 (1 DIA)

13º DIA-
CORTONA E AREZZO – FLORENÇA (DEVOLVER O CARRO) – RUMO A VENEZA – 09/5 (1 DIA)

14º DIA-
VENEZA- 10/5 (1 DIA)

15º DIA-
VENEZA – BATE E VOLTA MURANO E BURANO- 11/5 (1 DIA)

16º DIA-
AEROPORTO- AVIÃO (ÀS 14:50) RUMO A LONDRES- 12/5 (1 DIA)

Cabe ressaltar que vi sua dica sobre ir de ônibus de Roma a Siena e aí alugar um carro, deixando-o em Florença. No entanto, tentei incluir Arezzo e Cortona.

Desde já obrigada,
Mariana

Olá. Estou com viagem marcada para Itália (Roma-4 dias e Florença/Toscana-5 dias) no início de janeiro. Gostaria de saber se o frio efetivamente inviabiliza fazer o roteiros “Pienza, Montalcino & Cia.” e “San Gimignano, Volterra e Vale do Elsa”. Particularnente o frio não me desagrada, mas já li seus comentários sobre pequenos povoados “hibernarem” nesse período. Isso acontece a ponto de comprometer o passeio?
Qual a possibilidade de ter que encarar neve?
Obrigado pelas dicas!

    Olá, Varnei! Sim, as pequenas cidades hibernam no inverno. Se quiser visitar a Toscana, é melhor ficar por Florença e Siena.

    No inverno, a maioria das cidadezinhas da Toscana fecham tudo após o almoço. Então, algumas pessoas podem achar as cidades tristes e meio sem graça. Caso vá para a Toscana no inverno e não goste de perambular em cidades vazias, dê preferência às cidades maiores como Siena, San Gimignano e Florença. Para as demais, programe os passeios para a parte da manhã.

Como vou passar de 07 a 09/11, pensei em fazer um city tour desses com validade de 48hs. Alguém pode me indicar algum que eu possa já pagar aqui.

    Olá, Astrid! Não temos notícia de city tour no Val d’orcia. O Val d’Orcia não é uma cidade, é uma região. Dê uma lida no texto, você vai entender.

Gostaria de algumas dicas.Chego em Roma dia 20/9 , pego um carro no aeroporto e vou para região de Montalcino ou MOntepulciano. Durma em uma ou outra, e no dia seguinte sigo para outra. Será dia 21. Dia 21 sigo para Firenze onde durmo, ou fico mais um dia e durmo em Firenze dia 22. No dia 23 passeio mais um pouco, mas tenho que chegar em Milão pois dia 24 cedo tenho um voo para Lisboa e Brasil. Preciso de uma luz, ou ao menos comentarios. Viagem de carro. Devolverei o mesmo em Milão.

    Olá, Ricardo! Fique três noites numa base na Toscana (em Siena ou no Val d’Orcia), passeie pela Toscana, devolva o carro em Florença, siga a Milão de trem.

Olá Boia, gostaria de saber se posso fazer o percurso de 180 km da Toscana de carro por um dia, indicado no site saindo de Siena/Sinalunga/Montelpuciano/Pienza/ D’Orcia…Siena. Preciso pernoitar um algum lugar? Não gostaria de trocar de hotel estando tão perto. Como é mais longo do que o outro indicado de 60 KM estou preocupada de não dar tempo ou ficar muito corrido. Obrigada!

    Olá, Jusley! O post é exatamente sobre esse roteiro circular. Por favor, não peça para que a gente confirme o que já está escrito no texto.

Eu adoro o seu site, parabéns pelo conteudo!!!!
Vou para a Itália no final de agosto e gostaria de saber se vc indica alguma vinicola na Toscana para fazer degustação. Tenho em mente algum lugar que tenha um tour, alguma explicação sobre vinhos e no final a degustação.
Muito obrigada!!!

Muito obrigado pela resposta.Deixa eu devolver…Rsss
Se fosse vc pela 1a vez qual das duas? Ferrara ou Ravena?
E o restaurante inesquecuvel? Ou algo para fazer com as crianças? Se lembrar e tiver um tempinho, agradeço antecipadamente.
Grande abraço.

    Olá, Yv! Desculpe, não temos conteúdo sobre nenhuma das duas cidades.

    Crianças não fazem turismo; precisam ser entretidas durante a viagem, respeitando seu ritmo, fazendo refeições em restaurantes que tenham comida de que gostem, e com tempo para brincar em parques ou praças. As paradas de turismo precisam ser “vendidas” como aventuras ou histórias.

Boa noite, saio de Veneza As 10h da manhã, de carro, com destino a Peruggia quero chegar lá a noite. No Caminho, onde vale a pena parar para tirar uma foto? Coisa rapida, parou, clickou, partiu!
Outra informacão um restaurantezinho imperdivel nesse trajeto para almoçar? Eu, esposa, filho de 4 anos e filho de 7 anos.
Grato por qualquer atenção dispensada.
Yv

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito