Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio? 1

Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio?

Como não passar frio

Turistar no frio é uma ciência. Tão importante quanto não perder as principais atrações é manter-se aquecido. Assim que bate o primeiro vento, descobrimos que é impossível ficar muito tempo ao ar livre. Precisamos nos refugiar periodicamente em cafés, lojas, museus (ou mesmo em meios de transporte) para acumular novamente um mínimo de calor — que se esvairá meia hora depois de voltarmos à rua.

Todos os que já zanzaram pela Europa ou norte dos Estados Unidos no inverno vão concordar em dois pontos: é preciso ter sapatos impermeáveis e estar com as extremidades protegidas; luvas e gorro são tão fundamentais quanto um bom casaco.

Mas não basta apenas estar protegido contra o frio extremo. É preciso também estar preparado para a temperatura dos ambientes fechados, que são aquecidos. A temperatura desses lugares pode variar muito: vai do agradabilíssimo inverno-no-Rio-de-Janeiro (17ºC) a socorro!-estou-em-Manaus (sensação térmica de 40ºC embaixo da sua segunda pele).

O ponto mais delicado da estratégia de como se vestir no frio é encontrar a fórmula mais confortável (e prática) para administrar essa diferença de temperatura. Eu já encontrei a minha fórmula, mas sei que cada corpo tem um termostato diferente. E tem também a questão look-do-dia, que não me afeta mas desempenha um papel importante na mala das meninas.

Então vou pinçar alguns pontos de discussão, dar a minha a opinião — e esperar a sua, na caixa de comentários. Combinado?

Roupa de baixo de malha x Segunda pele

Segunda pele é uma roupa de baixo térmica, bastante recomendada por comentaristas do sexo feminino. Eu nunca usei, mas sei que não agüentaria. Para mim, uma camiseta de manga comprida de algodão, bem justa, já serve para otimizar o aquecimento de um suéter de lã, sem me fazer suar em ambientes fechados. Já usei ceroulas, mas acho desconfortáveis. Uso jeans e não me importo de passar um pouco de frio nas pernas (que acaba passando depois que caminho em modo acelerado).

Efeito cebola x Casaco pesado + suéter

Rodo bastante por aí, e vejo que “vestir-se em camadas” continua sendo a recomendação mais comum. Para mim, não serve. Eu não consigo ficar em ambiente aquecido com mais do que camiseta justa e suéter de lã. Sempre enfrentei o frio com um casacão pesado e pouca roupa por baixo; ao entrar num restaurante, só é preciso pendurar o casacão (e ao passear por uma loja, abrir os botões já funciona). Na última viagem, aderi a esses horrorosos casacos que deixam a gente com cara de bonequinho da Michelin (“down jacket” em inglês, “doudoune” em francês, “piumino” em italiano, “Daune Jacke” em alemão, “plumífero” em espanhol, “casaco de penas” ou “blusão” em português de Portugal). O que têm de feios, têm de práticos: você se veste para o outono, se fecha dentro daquele edredon plastificado, e o frio ficará do lado de fora.

Levar sapato social ou não?

Eu não tenho a menor preocupação (ou experiência) nesse tópico, então adoraria ouvir o que as nossas trips têm a ensinar. Como vocês fazem quando saem arrumadas no frio? Onde Carrie Bradshaw compraria botas impermeáveis? Ou o inverno é pra desencanar da sua Imelda interior?

Comprar casaco e acessórios aqui ou lá?

Eu iria com o casaco mais pesado que tivesse (mesmo que não fosse tão pesado assim) e no primeiro dia passaria numa loja de departamentos para comprar o casaco definitivo. Acessórios podem ser comprados por aqui mesmo, em lojas como a Decathlon.  Mas se você tem uma sugestão melhor, por favor, compartilhe!

Conte a sua estratégia! Obrigadinho :mrgreen:

Leia mais:

101 comentários

A Uniqlo é mesmo sensacional em matéria de roupas de inverno. Para sapatos, eu nao gosto das UGG, acho muito pesadas. Uso uma bota da marca Aigle, que comprei em Paris. Preço bom e super eficiente, mantém os pés secos e quentinhos, e não tira a elegância.

    Maryanne, valeu! Consegui localizar um loja em Amsterdam que vende essa marca que você indicou. Se você ou alguém mais tiver outras dicas, por favor passem. Não estou economizando nesse artigo e poderei comprar 2 pares.de botas diferentes. Um par de couro com pele por dentro também estou aceitando… 🙂

    Os produtos vendidos pelo site Fieroshop são de Boa qualidade. O atendimento é impecável e os preços razoáveis. Recomendo

Alguém me indicaria um loja preferencialmente em Amsterdam para comprar botas de inverno com solado de borracha? Indicação em Paris como alternativa tambem serve. Vacilei em não comprar botas mais pesadas nos EUA, onde me defendo até um frio de zero graus, mas por circunstâncias, vou precisar delas com mais frequência, e tenho de comprar de qualquer jeito. Obrigada.

    Olá, Clara! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    A Decathlon tem lojas em Paris na Madeleine e nas proximidades da estação François Miterrand em Paris. Lá é possível encontrar todo tipo de material para práticas outdoor, mas não espere encontrar marcas famosas. Talvez por isso mesmo os preços sejam baixos.
    Outra alternativas para comprar casacos de boa qualidade sem ir à falência é a Uniqlo. Há casacos tipo doudoune por cerca de 100 à 150 euros, o que é em conta para Paris, por exemplo.

Para mim uma coisa é certa, melhor passar um pouco de frio do que morrer de calor ou virar um cabide segurando roupas nos ambientes fechados. Gorro, luva e cachecol estão sempre comigo mas não gosto de cachecol de lã pois acho eles pesados e me incomodam então uso de tecido que já protege do vento.

Quanto ao casaco uso o da michelin quando está muito frio senão prefiro um de lã ou um intermediário e aí com uma blusa mais quente por baixo. Sempre uso uma regata de algodão por baixo de tudo, acho que dá mais conforto. De qualquer forma antes de fazer a mala olho a previsão do tempo para o destino e levo um casaco apenas. E no pé, meias de algodão e botas (levo duas, uma longa e uma tipo da Timberland).

Em dias muito frio (-5C) e se vou ficar bastante na rua uso uma meia calça tipo fio 40 por baixo do jeans.

Quando escolhemos viajar no inverno sentir um pouco de frio faz parte do passeio.

DICA BBB: pegue a palmilha do sapato que vai usar e use de molde para cortar cortiça ( aquele material de rolha, vende em papelaria em tamanho A4) – e use as 2, a cortiça por baixo e por cima, a palmilha normal ; protege bem, inclusive da umidade.

Outra dica boa ( mas que não tem a ver com o frio ): aproveite a ida até a Uniqlo para comprar camisas sociais masculinas, são do tipo que ” quase ” não precisam ser passadas a ferro depois de lavadas.

Ja li tudo e concordo com a maioria dos q nao gostam de cebola 🙂 . Eu levo 2 camisetas brancas da Hering, 100 % algodao, manga curta, pois nao inteferem no look se o termostato do museu enlouqueceu, pode-se lavar no hotel, pendurar num cabide perto do aquecedor e no outro dia estao prontas p/ uso e, no fim da viagem, sao deixadas p/ tras pois estao viradas num charque, kkk! Por cima das tees, um sweater de la pura pois la acrilica p/ mim da coceira e sufoco! Nas pernas nao gosto de jeans, entao levo duas calcas de la de cores neutras e muitas meias 3/4 de la q compro no exterior: ate os joelhos elas aquecem, do joelho ate o fim do casaco eu nao sinto frio. “Michelin” experimentei a primeira vez em janeiro na Patagonia, adorei: leve, nao amassa, da ate p/ jogar na bolsa no meio do passeio. E, se por acaso, o sapato molhar ou o frio nos pes aumentar eu entro no primeiro cafe, vou ate o banheiro e pego 4 toalhas de papel q sao dobradas 2 a 2 e colocadas dentro dos sapatos. Se os passeios continuarem a operacao e repetida as needed …Boas viagens a todos! No inverno ou no verao!

Rick,

uma camiseta esportiva, tipo ‘dry-fit’ da mais simples, é uma boa para usar por baixo porque afasta um pouco o suor da pele, que viria a provocar mais frio.

Boot impermeável, com solado igual a um tênis para mim é obrigatório em qualquer viagem. Serve para neve, para chuvas de verão, até nos ‘splashs’ de parques de diversões… O meu atual é um escuro, de nylon, que vai do Central Park ao Eataly sem comprometer o visual.

Eu sou do time dos calorentos mas para o frio europeu recomendo os produtos com Gore-Tex. GORE-TEX® Fabrics – GORE-TEX® Products Tem de tudo botas, tenis de caminhada tipo montanhismo (o meu e assim da marca Clark e com ele encarei -!3C com neve nos Vosges), luvas, cachecol enfim tudo!
Agora a questao e quer sair produzida? Faca como quem mora la e leve seu sapato social numa bolsa e coloque quando chegar! De resto o que importa e estar bem confortavel! Luvas, cachecol, gorro, protetor de orelha pois para quem nao sabe perdemos aproximadamente 40% do calor corporal na cabeca e nas maos!!!

Além de gorro e luva, o cachecol é essencial. Impressionante como aquece e protege a garganta, evitando (ou diminuindo a possibilidade de) resfriados e dores de garganta. Casaco impermeável tb é melhor que de lã. O de lã, só se for embaixo do impermeável. Segunda pele, além de aquecer bem, não ocupa nenhum espaço na mala, o que é ótimo…
Agora, quanto a se arrumar de modo mais social no frio, sinceramente, não tenho a mínima ideia!!! 😉
Abs,

Riq vc esta aqui em NY? Hoje cedo a sensacao era de -8C! Brrr….

Alem das varias dicas ja dadas (merino e’ mais importantes na minha opiniao), para quem for fazer caminhadas muito longas em situacoes extremas ou praticar esportes (porem nao recomendo para corrida) minha sugestao sao os aquecedores como este:
https://www.amazon.com/HotHands-Insole-Foot-Warmers-pairs/dp/B001UQXAT6/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1386766146&sr=8-2&keywords=foot+warmer

Eu utilizo eles quando vou esquiar ou quando pratico ciclismo no inverno (sim sou maluco, mas faco isto com roupa apropriada)em temperaturas extremas e funcionam bem por algum tempo. Porem jamais os utilize em contato direto com a pele.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito