Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio? 1

Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio?

Como não passar frio

Turistar no frio é uma ciência. Tão importante quanto não perder as principais atrações é manter-se aquecido. Assim que bate o primeiro vento, descobrimos que é impossível ficar muito tempo ao ar livre. Precisamos nos refugiar periodicamente em cafés, lojas, museus (ou mesmo em meios de transporte) para acumular novamente um mínimo de calor — que se esvairá meia hora depois de voltarmos à rua.

Todos os que já zanzaram pela Europa ou norte dos Estados Unidos no inverno vão concordar em dois pontos: é preciso ter sapatos impermeáveis e estar com as extremidades protegidas; luvas e gorro são tão fundamentais quanto um bom casaco.

Mas não basta apenas estar protegido contra o frio extremo. É preciso também estar preparado para a temperatura dos ambientes fechados, que são aquecidos. A temperatura desses lugares pode variar muito: vai do agradabilíssimo inverno-no-Rio-de-Janeiro (17ºC) a socorro!-estou-em-Manaus (sensação térmica de 40ºC embaixo da sua segunda pele).

O ponto mais delicado da estratégia de como se vestir no frio é encontrar a fórmula mais confortável (e prática) para administrar essa diferença de temperatura. Eu já encontrei a minha fórmula, mas sei que cada corpo tem um termostato diferente. E tem também a questão look-do-dia, que não me afeta mas desempenha um papel importante na mala das meninas.

Então vou pinçar alguns pontos de discussão, dar a minha a opinião — e esperar a sua, na caixa de comentários. Combinado?

Roupa de baixo de malha x Segunda pele

Segunda pele é uma roupa de baixo térmica, bastante recomendada por comentaristas do sexo feminino. Eu nunca usei, mas sei que não agüentaria. Para mim, uma camiseta de manga comprida de algodão, bem justa, já serve para otimizar o aquecimento de um suéter de lã, sem me fazer suar em ambientes fechados. Já usei ceroulas, mas acho desconfortáveis. Uso jeans e não me importo de passar um pouco de frio nas pernas (que acaba passando depois que caminho em modo acelerado).

Efeito cebola x Casaco pesado + suéter

Rodo bastante por aí, e vejo que “vestir-se em camadas” continua sendo a recomendação mais comum. Para mim, não serve. Eu não consigo ficar em ambiente aquecido com mais do que camiseta justa e suéter de lã. Sempre enfrentei o frio com um casacão pesado e pouca roupa por baixo; ao entrar num restaurante, só é preciso pendurar o casacão (e ao passear por uma loja, abrir os botões já funciona). Na última viagem, aderi a esses horrorosos casacos que deixam a gente com cara de bonequinho da Michelin (“down jacket” em inglês, “doudoune” em francês, “piumino” em italiano, “Daune Jacke” em alemão, “plumífero” em espanhol, “casaco de penas” ou “blusão” em português de Portugal). O que têm de feios, têm de práticos: você se veste para o outono, se fecha dentro daquele edredon plastificado, e o frio ficará do lado de fora.

Levar sapato social ou não?

Eu não tenho a menor preocupação (ou experiência) nesse tópico, então adoraria ouvir o que as nossas trips têm a ensinar. Como vocês fazem quando saem arrumadas no frio? Onde Carrie Bradshaw compraria botas impermeáveis? Ou o inverno é pra desencanar da sua Imelda interior?

Comprar casaco e acessórios aqui ou lá?

Eu iria com o casaco mais pesado que tivesse (mesmo que não fosse tão pesado assim) e no primeiro dia passaria numa loja de departamentos para comprar o casaco definitivo. Acessórios podem ser comprados por aqui mesmo, em lojas como a Decathlon.  Mas se você tem uma sugestão melhor, por favor, compartilhe!

Conte a sua estratégia! Obrigadinho :mrgreen:

Leia mais:

101 comentários

Nunca saí do Brasil e, agr logo de cara irei para Londres e, provavelmente no inverno. Sou de Natal – RN e, ja ouvir dizerem que as roupas de frios daqui, mesmo as mais grossas nao servem para usar fora. Gostaria de saber mais e, se quem for daqu sabe de alguma loja onde eu possa encontrar algo bonito e que nao me deixe no sufoco. Desde ja agradecida 🙂

    Olá, Kira! Lá fora você encontra roupas mais baratas e mais apropriadas para enfrentar o inverno. As grandes lojas de departamento têm opções em conta. H&M, Primark, Dorothy Perkins são lugares com peças a bom preço.

Olá! Em junho pretendo ir ao Uruguai, dizem que a temperatura varia entre 5º e 15º, sinto muito frio e estou acostumada temperaturas de 30º pois moro no NE. Minha dúvida é sobre o tipo de segunda pele que devo comprar, a de algodão seria suficiente? Vi que tem de outros materiais com preço pelo menos 3x maiores. Qual seria a melhor opção? Obrigada!

Por força de viagem a trabalho tenho que me vestir socialmente no frio. Assim, acabo tendo que seguir a filosofia “cebola”, camisa por baixo da camisa social, gravata, paletó de lã e sobretudo. Mas confesso que não é o que gostaria, preferia não ter que usar as camadas, só ainda não achei o ideal.
Quanto a sapato social, uma observação – jamais usar sapato com sola de couro. O sal usado pra derreter a neve ataca o couro, que também fica molhado e gela o pé. E limpe o sapato tão logo possa depois de entrar em contato com sal, pois mancha principalmente se for preto.
Gorro e cachecol são imprescindíveis. Se conseguir um gorro de lã que seja impermeável tanto melhor. Comprei um na Suécia e foi fundamental para me manter aquecido e livre de uma sinusite.
Lembre-se que nos ciclos frio (neve) – quente (ambientes internos) o gelo que acumulou na roupa pode derreter e molhar.

Eu nâo viajo pera lugar frio, porque frio pra mim é sinônimo de sofrimento, já vivo no Sul e basta. Prefiro a liberdade de temperaturas primaveris/outonais (e olha que ja peguei outono/primavera frios na europa, atrapalhou um pouco o passeio, nao dá pra ficar de bobeira sentada num parque e outras coisas… frio dói, calor não). Enfim, concordo com todos em relação às roupas: segunda pele bem justa, de algodão; lâ pura aquece mais; por cima um casaco corta-vento; proteger extremidades. E sapatos impermeáveis.

Sempre levo comigo camisetas e calças segunda pele ( da Solo e da North face, tenho da loja Casa de Pedra tb, que são boas tb). Uso casacos de fleece e se estiver muito frio casacos da North Face. Tenho alguns desses exemplares “michelin”, alguns mais fininhos da Uniqlo e outros mais estufados, da North Face. Apesar de todo mundo achar que esses casacos sao feios, eles nao deixam a gente passar frio de jeito nenhum!

Sempre levo umas roupinhas mais arrumadas pra sair à noite. Em Berlim, já encarei -16o de salto heheh. A questão é que, se vc vai sair à noite p/ algum lugar mais legal, vc provavelmente vai passar no hotel pra se arrumar, pegar o carro/táxi/ônibus etc e se dirigir ao local. Como não se vai passar muuuito tempo exposto ao frio, não é preciso se agasalhar igual a um esquimó.

Então, no meu caso, eu aposto em vestido de manga longa, meia-calça fio 80 de acrílico (por cima coloco uma fininha, fio 15, pra disfarçar o arrepiado da meia de acrílico), algum sapato de salto fechado (ankle boots pretas são ideais) e um casacão! Se vc vai numa balada, é só deixar o casaco na chapelaria. No restaurante, o garçom vai guardar pra vc. Depois disso, hotel de novo e pronto!

Na minha primeira Eurotrip, no outono, mas com direito a temperaturas bem próximas de zero, usei a tática das camadas, e no auge do frio foram muitas.

Quando fui no invernão mesmo acabei me informando melhor e a combinação segunda pele x-warm + fleece + casaco/jaqueta foi fundamental pra suportar temperaturas de até -15ºC! Além disso, botas impermeáveis e acessórios pra cobrir todas as extremidades fecharam o pacote.

Fiz até um post sobre isso, com fotos, links e preços dos itens mais importantes: https://www.ronaldogiusti.com/2013/08/o-que-vestir-no-inverno-da-europa-um.html

Tenho uma tática para o frio, sou muito friorenta então preciso usar 500 mil peças de roupa para conseguir ficar em uma temperatura que não me dê vontade de ficar o dia inteiro debaixo de cobertas.
Primeiramente, posso estar usando a roupa mais quente que for, mas se meus pés, orelha, pescoço e mãos não estiverem aquecidos passo frio do mesmo jeito.
O que geralmente faço é levar comigo uma daqueles mochilas/sacolas dobradas dentro da minha bolsa e quando entro dentro de uma loja, tiro as roupas mais pesados e coloco dentro dessa sacola, assim fico com os braços livres para poder olhar e pegar roupas e não morro de calor.
O meu sapato de viagem, já testei vários, mas não tem jeito, pode ser feio o quanto for, mas tem que ser tênis. Geralmente caminho muito para aproveitar cada segundo, sem um sapato confortável não dá para aproveitar.
Quanto as luvas procuro comprar as mais finas, com antiderrapante, para não perder o movimento das mãos e poder tirar fotos.
É isso…

Sua dica fala em comprar casaco durante a viagem, sempre tive a esperança de fazer isso, mas acho que nunca viajei em uma boa época para fazer isso. Até o momento todas as minhas roupas de frio foram compradas no Brasil ou na internet pq nunca encontrei boas roupas de frio (qdo digo boas, quero dizer quentes)quando viajo, ou pq já chego no frio ou pq vou no verão.
Então minha pergunta é, qual a melhor época para comprar roupas de frio?

    Vc consegue comprar roupas de frio no outono ou inverno do Hemisferio Norte. O maximo é tipo fevereiro/março no final das liquidaçoes. Mas em outlet tem quase o ano todo.

De -5ºa 5º fiquei tql com um fleece/segunda pele + sueter + casaco de lã pesado ou desse michelin e ceroula por baixo da calça jeans ou lã. Acima de 5º uma basica hering nova justa mais sueter e jaqueta forrada ate mesmo camisa social, tirando as ceroulas embaixo. Calçado: couro impermeavel e solado de borracha.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito