toscana edu luz DCPV

#Linkódromo | 20 vinícolas para visitar na Toscana

toscana edu luz DCPV
Foto | Edu LuzDCPV

Passeios por vinícolas têm sido cada vez mais procurados pelos viajantes brasileiros. Esta é uma maneira sabor[hic]osa de conhecer mais sobre os diferentes tipos de uvas, processos de produção e harmonização dos vinhos.

Quando pensamos em vinhos italianos, a Toscana logo nos vem à mente. É a região do Chianti, do Nobile de Montepulciano, do Brunello (e do Rosso) de Montalcino.

Algumas vinícolas só aceitam visitantes com reservas antecipadas — por isso, se você quer visitar uma vinícola específica, confirme previamente para não perder a viagem. As visitas envolvem breves explicações sobre a história das casas, métodos de fabricação e manuseio e são finalizadas com degustações — ou mesmo com harmonizações com queijos e salames especiais. Algumas vinícolas ainda oferecem refeições completas, aulas de cozinha prática ou até mesmo passeios de bicicleta.

Por se tratar de um roteiro de agro-eno-turismo, para chegar até esses pontos, você vai depender basicamente de tours guiados ou terá que alugar um carro e seguir por conta própria — mas cuidado com a combinação entre bebida e direção: o motorista da vez não deve tomar parte nas degustações.

A melhor época do ano para visitar as vinícolas da Toscana é setembro, período em que acontece a colheita das uvas – a vindima – que também coincide com a melhor época para aproveitar essa região da Itália.

Sem preocupação com a lei seca, demos uma voltinha virtual por excelentes blogs brasileiros e sites estrangeiros e reunimos um super material para você degustar enquanto planeja seu roteiro toscano.

E caso você já tenha visitado alguma vinícola da região, por favor compartilhe sua experiência e deixe seu relato na caixa de comentários 😉

#Linkódromo

Em inglês:

Leia mais:

Resolva a sua viagem:

16 comentários

Gente, em nov/2018, tive o prazer de conhecer a Fattoria Corzano e Paterno. Eles possuem uma guia brasileira, a Jessica que é uma simpatia! Lembrem sempre de pedir que a guia seja ela na hora da reserva. Apesar de ser um pouco distante da Toscana, vale muito a pena conhecer…

Olá! Viajo em Setembro para Florença e gostaria de saber se vocês tem alguma indicação de passeio que contenha colheita e pisa de uvas. Já procurei no google por dicas e empresas porém não tive sucesso. Muito Obrigada!

    Olá, Fernanda! Busque por Tuscany grape harvest tours ou Tuscuny grape stomping tours.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.