Pequeno guia do Caribe para escolher sua ilha

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Curaçao: praia de Cas Abou

A Páscoa marca o fim da alta temporada no Caribe. As diárias dos hotéis da região caem sensivelmente e permanecem camaradas até o início de dezembro. A melhor hora para aproveitar a baixa temporada caribenha vai de abril a junho, quando o tempo é mais seco e não há risco de furacão. Brasileiros têm um empurrãozinho extra: a época coincide com a estação de chuvas no Nordeste. Aqui vai um pequeno guia para começar a decidir em que ilha estender sua toalha.

Aruba: divi-divi na praia de ArashiARUBA

É a sua praia: se você quer sol garantido, mar azul-bebê e infra voltada para o público americano (sem precisar de visto).

Pegadinha: o centro de Oranjestad, a capital, vive em função dos navios de cruzeiro que passam o dia; é melhor hospedar-se em Palm Beach.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Aruba.

Curaçao: praia de Grote Knip/Kenepa GrandiCURAÇAO

É a sua praia: se você quer rechear a sua temporada caribenha com história e cultura locais. Willemstad é uma das cidades mais fotogênicas do Caribe.

Pegadinha: as praias dos hotéis são artificiais. Hospede-se no centro (o Renaissance Curaçao é novinho e fica perto do agito) e alugue um carro para ir às belíssimas praias selvagens.

Acesso: via Bogotá pela Avianca, ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Curaçao.

Cancún, ao longo da Zona HoteleraCANCÚN

É a sua praia: se você quer fazer passeios e mais passeios. A região tem praias lindas, ruínas maias e ecoparques temáticos.

Pegadinha: querendo o esquema all-inclusive, é melhor escolher um resort ao longo da Riviera Maia. Quem não faz questão de hotelão vai gostar mais de Playa del Carmen, a Búzios do pedaço, 70 km ao sul. E quem quer uma experiência mais selvagem deve considerar Tulum, 150 km ao sul.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Lima pela Avianca ou via Cidade do México pela Aeroméxico.

Saiba mais: Guia de Cancún.

PUNTA CANA

É a sua praia: se o seu barato é um bom resort all-inclusive, seja bem-vindo ao paraíso.

Pegadinha: muitos resorts têm áreas vips, com piscinas e restaurantes menos cheios; informe-se e, se puder, cacife o upgrade.

Acesso: direto pela Gol (saindo de São Paulo) ou pela Latam (saindo de Brasília), via Cidade do Panamá pela Copa ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: aqui.

Cayo Largo, CubaCUBA

É a sua praia: se você quer ter um gostinho de Cuba antes que acabe (mas para isso precisa ficar uns três dias em Havana, onde não há praia).

Pegadinha: Varadero tem praias lindas mas, se couber no seu bolso, programe a parte de praia do pacote em Cayo Largo (a praia da foto), que é uma espécie de genérico das ilhas Maldivas. Desde fevereiro de 2017, a ilha exige vacina contra febre amarela de viajantes brasileiros.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Bogotá pela Avianca ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: Página de Cuba.

CARTAGENA

É a sua praia: se você quer visitar uma das cidades coloniais mais bonitas das Américas, ter o gostinho de uma cultura vibrante e ainda voltar bronzeado.

Pegadinha: a praia da cidade não é bacana. É preciso pegar barcos para as ilhas do Rosário -- essas sim, com mar caribenho.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

SAN ANDRÉS

É a sua praia: se você mergulha. A rotina da ilha é pegar um barco todos os dias para mergulhar ou fazer snorkel nos arredores.

Pegadinha: a viagem fica mais rica quando combinada com Cartagena.

Acesso: via em Bogotá por Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

St. Maarten: Mullet BayST. MAARTEN

É a sua praia: se você quer zanzar de praia em praia como se estivesse em Florianópolis (e ziguezagueando entre Holanda e França sem burocracia).

Pegadinha: o trânsito é tão ruim quanto o de Floripa no verão.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami pela American.

Saiba mais: Guia de St. Maarten.

BARBADOS

É a sua praia: se você quer ver um Caribe com sotaque inglês, onde muito poucos brasileiros já foram.

Pegadinha: para pegar praia bacana, fique na costa oeste; na costa leste o mar tem ondas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami por cias. americanas.

Saiba mais: Guia de Barbados.

Madrizquí, Los RoquesLOS ROQUES

É a sua praia: se você sonha com uma pousadinha estilo Nordeste no Caribe (com direito a traslados de barco a uma ilhota diferente por dia).

Pegadinha: a vida noturna é inexistente; é um lugar para tomar sol, mergulhar e fazer kitesurf. A situação na Venezuela não está fácil, e a passagem por Caracas pode ser problemática.

Acesso: via Bogotá ou Lima pela Avianca até Caracas; teco-teco a Gran Roque (peça para sua pousada reservar).

Saiba mais: Guia de Los Roques.

St.-Barth: Shell BeachST.-BARTH

É a sua praia: se você curte St.-Tropez, ou se está querendo dar mole para os paparazzi.

Pegadinha: para pegar a badalação, é preciso vir na alta temporada mesmo (entre o Natal e a Páscoa, mas sobretudo na virada do ano)

Acesso: teco-teco desde St. Maarten, com pouso vertiginoso rente à praia.

Saiba mais: Página de St.-Barth.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

771 comentários

Felipe
FelipePermalinkResponder

Olá! Estou planejando uma viagem para o Caribe com minha mulher e nosso bebê de seis meses. Gostaria de saber qual a praia mais indicada para viajar com um bebê desta idade. Algum hotel com infraestrutura adequada que vocês possam indicar? Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! As praias dos destinos caribenhos que recomendamos são próprias para ir com crianças. Escolha o destino que mais lhe aprouver e capriche na sombra e no protetor solar.

O Club Med Punta CAna tem berçário, mas cobra à parte.

solange
solangePermalinkResponder

Em Punta Cana tem o Barceló Bávaro Palace Deluxe que é fantástico, estive lá recentemente, muitos casais com crianças, o hotel é muito bacana. Praia de Bávaro.

glauber
glauberPermalinkResponder

acabei de chegar de aruba para mim e minha família foram maravilhosos os dias lá. excelente lugar. eu fiquei no hotel Holiday inn muito bom ótimo atendimento muito bem localizado e o custo beneficio o melhor o ideal é não pegar all inclusive pois na frente tem muitos restaurantes e na praia também tudo muito perto e muito seguro.

Daiane Bicalho

Olá!
Qual destes seria o melhor destino para um casal que quer sossego, sem filhos, que tb não deseja crianças por perto? Queremos férias para descansar, lugar paradisíaco, pouca gente, tratamento VIP. Alguma sugestão? Obrigada!!!!

Gabriela Moreira

oi, gostaria de saber se as casas noturnas dos hotéis de Punta Cana aceitam menores de idade! obrigada

Malu
MaluPermalinkResponder

San Andres é pegadinha em quase todos os sentidos . Narcotráfico é o q comanda a ilha . Q seria linda se estivesse bem administrada . Muito lixo , falta de educação e gente feia não compensam o azul mais lindo do Caribe

Luiz
LuizPermalinkResponder

Que comentário preconceituoso aff

ines
inesPermalinkResponder

O que vc chama de gente feia???? comentário infeliz preconceituoso, realmente nunca mais volte pra St Andrés a ilha não merece sua presença

Adriana Costa
Adriana CostaPermalinkResponder

Sta infelicidade e preconceito em seu comentário, estive em San Andrés em maio de 2015,fiquei numa pousada bem no meio da ilha e juntamente c meu marido fomos mto bem recebidos por tds da ilha,ficamos 10 dias e andamos tranquilamente por td,qt a sujeira existe sim, mas nd q impeça apreciar a beleza natural da ilha, vá a um desfile de moda, acho q se sentirá melhor, viaje mais tbem ok

Malu
MaluPermalinkResponder

São feios mas são limpinhos.

NCJr
NCJrPermalinkResponder

Passamos 8 noites na ilha em Julho de 2016 e voltaria muitas vezes para lá. Sim a limpeza poderia ser melhor (como na Colômbia em geral e muiitos lugares no Brasil), mas as praias são maravilhosas, muitas opções de mergulho, custo semelhante ao Brasil. Sim, algumas pessoas não são tão simpáticas, igualzinho à maioria das praias no Brasil, mas a maioria dos ilheus são queridos e amáveis. Sempre tem aquela verdade: Semelhante atrai Semelhante. Você deveria pesquisar mais sobre teus destinos para depois não ficar despejando suas frustrações em publico.

Heleno
HelenoPermalinkResponder

Olá. Estou considerando, dentre outros destinos, ir à Martinica. Há alguma postagem sobre tal destino ?! Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heleno! Não temos. Nossa impressão é que é um destino mais interessante pela cultura do que pelas praias, que não parecem tão bonitas quanto as dos destinos com vôos mais fáceis desde o Brasil.

Maria
MariaPermalinkResponder

Olá acabei de voltar de um cruzeiro pelo Caribe e Antilhas e posso afirmar que martinica e linda sim!!!! Tem praias maravilhosas! Assim como outras ilhas menos badaladas!!!
Mas cada um tem um gosto!

Hellen
HellenPermalinkResponder

Ola, gostaria de uma ajudinha. estou procurando um destino no caribe para ir em janeiro de 2016 , gostaria de um lugar que tivesse passeios estilo Cancun( já estive lá e amei, quero algo parecido com Cancun) , se puder ajudar agradeço . obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hellen! Considere http://www.viajenaviagem.com/destino/barbados .

Izabel
IzabelPermalinkResponder

Amei Barbados! Estou considerando ir denovo! O hotel Coconut Court Beach tem excelente custo beneficio.

vanessa
vanessaPermalinkResponder

Olá...me caso no final de novembro deste ano e estamos pensando no caribe para passarmos nossa lua de mel.
Andamos vendo punta cana, cancun e estamos mto interessados em San Andres...pois vimos q temos praias lindas, passeios com mergulho e a opcao de compras. Que destino nos aconselharia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Não temos conteúdo próprio de San Andrés, mas sabemos que não há praias bonitas na ilha; é um destino para pegar passeios de barco e mergulhar.

Sobre Punta Cana e Cancún, leia:

http://www.viajenaviagem.com/destino/punta-cana

http://www.viajenavaigem.com/destino/cancun

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Me caso em outubro, e pelo que vi é meio furada ir pra cancún, queria ir para a Riviera Maya, playa del carmen, teria algo semelhante para o período, pode me ajudar, a ideia é all inclusive pouco passeio, mais descanso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisa! Outubro é um mês de chuvas e temporada de furacões, o que não quer dizer que vai chover o tempo todo e que um furacão irá passar por lá. Para dicas das melhores praias para visitar e curtir muito sol em outubro, veja o nosso Praiômetro:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Olá!

Estou programando passar 10 dias em Outubro/2015 com minha amiga e estamos em dúvida ao destino Punta Cana ou Cancun.
Estamos cotando resorts com all inclusive, mas a duvida maior é : qual lugar ficar que tenha alguma vida noturna badalada?

Muitos são destinos para lua de mel e família e não queremos somente desfrutar das praias!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Para passeios e balada, Cancún é muito melhor do que Punta Cana. Para aproveitar hotéis all inclusive, Punta Cana é bastante superior a Cancún.

Ricardo Moraes

Bom dia Xará. Acho que entrei em uma fria. Comprei um pacote de cruzeiro, em julho(Pullmantur/8dias) que parte de Porto Progreso. Só que as passagens aéreas estão mais caras que o cruzeiro. Não tenho visto americano e a agência de viagem só indicou o voo para Lima, México e Merida e de lá transfer para o Porto. Tem alguma sugestão? Help-me

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Quem responde é A Bóia.

O aeroporto mais próximo para vôos internacionais é o de Cancún. Veja as passagens mais em conta em http://www.kayak.com.br . De Cancún a Mérida e Puerto Progreso você vai de ônibus.

Claudia Calvet

E a Jamaica? Eu quase fui lá na lua de mel e as fotos são muitos convidativas. Belize tbm é mais um na lista que me deixa na duvida!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Infelizmente não temos conteúdo nem experiência sobre nenhum desses dois destinos.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Sobre St.Barth, uma dica importante: é caro. Caro. CARO! Se o dinheiro não estiver sobrando (mesmo) acho que não vale a pena ficar lá, fique em St.Maarten e faça um passeio por St.Barth apenas um dia. Aluga um carrinho elétrico, dá pra dar a volta na ilha, curtir as praias, etc.

Dica pra parecer rico: compre uma boa garrafa de vinho branco/espumante e leve pra praia numa daquelas bolsinhas de plástico com gelo, todo mundo faz isso e você vai ficar se achando um francês descolado por um dia.

Edson Ricardo Cunha

Realmente San Andrés é um dos melhores lugares no Caribe para aqueles que gostam de mergulhar e ainda ais em época de dólar alto - mergulhar com um bom custo benefício - pois com existem muitas operadoras de mergulho por lá a concorrência e boa e rolam promoções.
Aproveitando compartilho com os viajantes e amigos do Site minha playlist com vídeos com imagens dos mergulho que fiz em San André e Isla Providência.
https://www.youtube.com/playlist?list=PL16x1EK_Z3MmYbYm0B1lLzameTHTfmFto

Monalisa
MonalisaPermalinkResponder

Que post perfeito! Não é à toa que sempre me ajudam! Obrigada smile

Bia
BiaPermalinkResponder

Boa noite Bóia. Gosto muito dos seus posts e já consultei para outras viagens. Estou pensando em fazer uma viagem para Cartagena/San Andres no final de Junho/2016. Serão 9 noites. Pensei em passar 5 noites em Cartagena e 4 em San Andres. Escolhi San Andres mais pela proximidade de Cartagena. Você aconselha outra praia? Em San Andres vale a pena ficar em resort all inclusive?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bia! Se não quiser pegar avião, você pode ir de ônibus a Santa Marta, que tem bonitas praias na costa colombiana.

MARIA BERNADETE P M SILVA

Amigos, farei uma viagem com minha filha cadeirante de 23 anos. Iremos para a Cidade do México é uma cidade de praia: Cancun ou Acapulco. Qual das duas cidades vocês recomendam em termos de acessibilidade? Muito grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Bernadette! Acapulco tem calçadão, Em Cancún os hotéis dão na areia. É bastante provável que os grandes hotéis de Cancun sejam todos acessíveis; dê uma olhada nos sites. O parque X-Caret é acessível.

Fatima Oliveira

Só vi seu post agora, caso não tenha fechado o hotel te indico o Bahia Sardina

Melissa
MelissaPermalinkResponder

Boa tarde! Eu e meu marido estamos nos programando para ir a punta cana, porém temos uma dúvida enquanto a moeda... Levamos pesos dominicanos em vista ao preço do dólar? Lembrando que não vamos fazer compras, apenas aproveitar um bom hotel all inclusive e praia... Grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melissa! Leve dólares.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2015/09/viagem-cambio-dicas

CARLOS brasil
CARLOS brasilPermalinkResponder

vou eu com 46 anos e minha filha de 18 anos. nada mais díspare e com vontades diferentes. um quer sossego, boa comida e bebida, a outra vegetariana, quer um pouca mais de agito. aonde devo ir? ela pensou em jamaica , mas nao me deu muita segurança.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Nunca fomos à Jamaica, mas pelo que sabemos o esquema de resort lá isola completamente o hóspede da Jamaica que está na imaginação da sua filha.

Talvez vocês dois sejam felizes em Barbados ou em Tobago, clique para descobrir.

Aline
AlinePermalinkResponder

Eu e meu esposo fomos para Punta Cana em 14/05/16 em um pacote da CVC em um resort. Este período é fora de temporada e tem dias perfeitos para praia e passeios. Vale a pena! Lugares magníficos e momentos inesquecíveis. Mas saliento cuidar para não fechar passeios com vendedores de beira de praia pois não é garantido. As compras são feitas em peso ou dólar, portanto muito cuidado com o valor que você vai pagar no final. Lembranças aconselho serem comprados num free shoping fora do hotel, pois é um pouco mais barato. Apesar de não falarmos nem inglês nem espanhol, que são as línguas que todos falam, nós conseguimos entender e sermos entendidos.
Aconselho a todos irem.

Pamela Pereira

Adoro esse blog.
Estaremos em lua de mel no período de 17 a 30 de abril de 2017. A ideia inicial era Aruba, mas desistimos. Aí encontrei esse post sobre o Sul da Bahia e me encantei. Pretendemos Caraíva, Trancoso e Corumbau. Sabe me dizer se Abril é uma boa época?

Abraços.

Saiuri
SaiuriPermalinkResponder

O voo direto para barbados dá gol ainda funciona?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Saiuri! Não tem mais não. Obrigado por avisar, acabamos de atualizar todas as informações de acesso a todas as ilhas.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Sobre Barbados: a costa leste é onde está o oceano atlântico, ou seja, não tem a mesma cor que o mar do caribe (na costa oeste). E assim, não é apenas que ' tem ondas' como diz na descrição. Tem super ondas, praia cheia de pedras e rochas e uma ventania. Na real, o lado leste é só pra ver a paisagem (bonita), pq pegar praia mesmo só no mar do Caribe, na costa oeste. #FicaADica

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carolina! Isso tudo está explicado em detalhe no nosso guia de Barbados, que está linkado no texto. Por favor, consulte todo o conteúdo proposto antes de criticar. #FicaADica

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar