Praia em outubro: Perobas, RN

Praia em outubro: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Querendo pegar praia em outubro, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Praia em outubro: a tabela da chuva

praias-outubro-brasil-caribe-praiometro-
Barra amarela: praia no Brasil | Barra lilás: praia no exterior

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em outubro. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês. As barras rajadas significam risco de furacão.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro… Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em outubro, depois a do Caribe.

Praia em outubro no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!
  • Termômetro | Temperatura média máxima abaixo de 24ºC: pense bem

Vá!

Outubro é um mês indicadíssimo para ir ao Nordeste: o tempo estará superfirme do Maranhão a Sergipe.

Viaje sem receio ao Maranhão, ao Piauí, a Jericoacoara e Fortaleza), a Natal e Pipa, a João Pessoa, a Fernando de Noronha (onde já pode começar a entrar o swell dos surfistas), a Recife e Porto de Galinhas, a Maragogi, Rota Ecológica/Milagres e Maceió e a Aracaju.

Na Bahia, o tempo mais firmão estará na Costa do Dendê — Barra Grande/Maraú, Itacaré e Ilhéus.

E no Sudeste, vale a pena investir entre Búzios e o Rio de Janeiro.

Pode ir:

Com médias históricas de precipitação entre 100mm e 200mm, a Bahia é um pouquinho mais úmida em outubro do que os outros estados nordestinos — mas nem por isso deve ser descartada.

O verão já dá começa a dar as caras em Salvador, em viagens que podem ser complementadas com um pulinho tanto nas praias ao norte — Costa do Sauípe, Imbasssaí e Praia do Forte), quanto nas ilhas ao sul — Morro de São Paulo, Boipeba.

Outubro também é OK também para pegar praia no Sul da Bahia (Porto Seguro, Santo André, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado).

No Sudeste, considere também o Espírito Santo e a região de Angra dos Reis e Ilha Grande).

No Sul, a Ilha do Mel, no Paraná, as praias de Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa) e Torres, no Rio Grande, têm tempo razoavelmente firme. Mas fique avisado que, em caso de passagem de frente fria, as temperaturas vão despencar (e frentes frias na primavera não são raras).

Melhor não ir:

Na Rio-Santos, Paraty, Ubatuba e São Sebastião) já voltam a registrar mais chuva do que você gostaria.

Com temperaturas médias máximas abaixo de 24ºC, vai ser difícil você querer pegar praia em Punta del Este.

Praia em outubro no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!
  • Árvore vergada | Risco de furacão: pense bem

Vá!

Durante toda a estação dos furacões, as ilhas de Aruba, Curaçao e o arquipélago Los Roques são uma escolha segura. No último trimestre você encontrará o tempo mais nublado do que nos outros meses, mas as chuvas costumam ser rápidaas.

Pode ir:

Com um pouquinho mais de 100mm de precipitação no mês, mas fora da passagem dos furacões, considere Barbados e Tobago.

Melhor não ir:

Cartagena está fora da passagem de furacões (San Andrés está erroneamente marcada com risco de furacão na tabelinha do Praiômetro mais acima), mas de todo modo registram mais de 200mm de chuva no mês.

Não vá!

Com média histórica de precipitação acima de 300mm, San Andrés e Panamá podem ser um pesadelo paa quem busca tomar sol em outubro.

Pense bem: risco de furacão

Outubro é época propícia para furacões em boa parte do Caribe (leia sobre furacões aqui). A probabilidade de um furacão visitar exatamente a ilha onde você está é pequena, mas existe. O transtorno mais comum de acontecer, no entanto, é que a formação de uma tempestade tropical nas redondezas (que na grande maioria das vezes nem evolui a furacão) deixe os céus carregados por quatro, cinco dias a fio, atrapalhando suas férias no paraíso.

Na região sujeita aos furacões, os destinos menos chuvosos de outubro são Cuba, St. Maarten, St. Barth e Anguilla e Punta Cana. Já Cancún tem bastante chuva, e se enquadraria na categoria “Melhor não ir” mesmo se não houvesse o risco de furacões.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros meses:

    Índice de praias no Brasil

    Índice de praias no Caribe

    6 comentários

    Bom dia. Vou viajar no meio de outubro para Punta Cana. Como me programar em relação ao tempo e temperatura? Preciso levar roupa de frio ou é sempre calor? E chuva e furacão, qual a probabilidade pra este ano? Obrigada.

      Olá, Viviane! Tem possiblidade de furacão, mas é imprevisível. Nunca fará frio, mas leve um casaquinho porque o ar condicionado dos ambientes fechados sempre é gelado.

    Bom dia! Vou casar no dia 22 de outubro agora de 2016. Eu e o meu noivo estamos vendo a possibilidade de passar 1 semana na ilha de Turks and Caicos. Nas pesquisas que fizemos, nenhuma fala muito especificamente sobre a possibilidade de chuva e furacão nessa ilha. Vocês teriam alguma dica para nós? Muito obrigada pela ajuda!!

      Olá, Evelyn! O arquipélago está na rota dos furacões, sim. É seco e chove pouco, mas nessa época a formação de tempestades tropicais na região pode deixar o tempo carregado por dias a fio. Nesta época, como você pode ver pelos mapas, o Nordeste é muito mais ensolarado do que o Caribe.

      Muito obrigada, Bóia. Vamos repensar no nosso destino então, pq acho que não é uma boa ir para um local que tenha a possibilidade de ter furacões.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito