Praia em julho: onde fugir da chuva no Brasil e no Caribe

Praia em julho: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Querendo pegar praia em julho, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Praia em julho: a tabela da chuva

Praia em julho: Praiômetro
Barra amarela: praia no Brasil | Barra lilás: praia no exterior

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em julho. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro… Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em julho, depois a do Caribe.

Praia em julho no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!
  • Termômetro | Temperatura média máxima abaixo de 24ºC: pense bem
  • Floco de neve | Temperatura média máxima abaixo de 20ºC: não vá!

Vá!

No Brasil, a melhor região para pegar praia é lá em cima, na costa nordestina voltada para o norte. O verão chega mais cedo no Maranhão, no Piauí e no Ceará (Jericoacoara e Fortaleza). Se você quer sol e calor garantidos em julho, voe para lá.

Para quem não faz questão de calorão, o trecho do Sudeste entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro (incluindo Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty) também tem histórico de tempo firme. Mas se passar uma frente fria, o tempo não vai ficar só nublado ou chuvoso — vai fazer frio, também.

Pode ir:

No Nordeste, Fernando de Noronha sai da estação das chuvas.

No norte da Bahia, o trecho entre Costa do Sauípe, Imbasssaí e Praia do Forte registra menos chuvas do que a vizinha Salvador.

Já o centro e o sul da Bahia mantêm a toada das chuvas equilibradas, entre 100mm e 200mm por mês. São boas apostas para as férias de julho Ilhéus (incluindo Itacaré e Barra Grande) e de Porto Seguro (Santo André, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado).

Melhor não ir:

Com histórico de mais de 200mm de precipitação no mês, vá a Natal, Pipa), Aracaju, Salvador, Morro de São Paulo e Boipeba consciente de que pode chover.

Em São Paulo, o Litoral Norte — tem tempo relativamente firme, mas a temperatura média máxima é inferior a 24ºC; vá apenas se você curte praia no inverno.

Não vá!

Último mês de chuvas mais pesadas em algumas das praias mais cobiçadas do Nordeste. O almanaque manda evitar Paraíba, Pernambuco e Alagoas — deixe João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió para mais tarde.

Abaixo de São Paulo, o tempo não é ruim, mas com temperaturas médias máximas inferiores a 20ºC, não vai dar praia na Ilha do Mel, nem em Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa), em Torres ou em Punta del Este.

Praia em julho no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Em julho o tempo é quente e firme na maior parte da região (incluindo algumas ilhas que têm tempo instável entre maio e junho). Apesar de começarem as férias no hemisfério norte, os preços não são altos como no início do ano (porque os americanos, em particular, acham a época quente demais).

Registram menos de 100mm de precipitação no mês as ilhas de Aruba, Curaçao, Los Roques, Turks e Caicos, St. Maarten, St. Barth e Anguilla — mais os balneários de Cancún e Punta Cana, além da cidade histórica de Cartagena.

Pode ir:

Apesar de chuvas entre 100mm e 200mm (mas bem mais próximas dos 100mm do que dos 200mm), não tenha receio de ir a Cuba, Barbados, Tobago ou Miami.

Por sua vez, Bahamas e o Panamá ainda estão nesta faixa, porém mais próximos dos 200mm.

Melhor não ir:

A ilha colombiana de San Andrés, na costa da Nicarágua, está no limite de 200mm; se chover, não dá para reclamar.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros meses:

    Índice de praias no Brasil

    Índice de praias no Caribe

    23 comentários

    Olá. Parabéns pelo site. Sempre ótimo.
    A preguiça que habita em mim pergunta a vocês se, por acaso, algum dia, não estariam pensando em fazer um “chuvômetro”? Algo parecido com o Praiômetro, mas pra cidades que não têm praia? Como seria a chuva em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Manaus? Talvez com um pacote de expansão internacional, com Buenos Aires, Miami, Lisboa etc. É apenas uma sugestão de quem gosta de viajar e escolhe o destino de acordo com a promoção. Abraços

    Desculpa, mas o primeiro grafico mostra indice de 81,5mm para balneario camboriu
    Sendo que diz:
    Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
    Entretanto na parte do texto
    recomenda não ir… qual a informação correta?

      Olá, Diogo! Julho faz frio. Pode fazer sol, mas você dificilmente vai ter vontade de ir à praia no Sul do Brasil.

    Já fui a Floripa (na UFSC, não cheguei até as praias) e Blumenau em julho para um evento de tradução. A temperatura estava entre 20 e 25 graus, bastante agradável, sem chuva. Só o pessoal da Bahia e Pernambuco reclamou do frio – também, para eles, até um forno de produção de aço seria ‘frio’.
    Uma vantagem de ir a Floripa em julho é que não há aquele monte de turistas.

      Olá, Paul! Seu depoimento é válido, mas veja: é um péssimo conselho para se dar. Em 95% das vezes que alguém for a Santa Catarina em julho vai pegar frio e não vai chegar perto da praia. Não dê força para quem fica procurando na internet a exceção da exceção para confirmar algum desejo maluco de viagem. É o pior conselho que alguém pode deixar. Você, que foi a Santa Catarina por outro motivo que não pegar praia, pode induzir alguém a investir seu tempo e seu dinheiro numa furada.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito