pequeno guia do caribe Curaçao

Pequeno guia do Caribe para escolher sua ilha

Como escolher a sua praia no Caribe diante de tantas opções de mar azul e areia branca? Cada ilha do Caribe tem o seu jeito de ser. Neste pequeno guia do Caribe você vai descobrir com qual das ilhas você combina melhor.

Quando é bom ir ao Caribe?

A Páscoa marca o fim da alta temporada no Caribe. As diárias dos hotéis da região caem sensivelmente e permanecem camaradas até o início de dezembro.

A melhor hora para aproveitar a baixa temporada no Caribe vai de abril a junho, quando o tempo é mais seco e não há risco de furacão.

Brasileiros têm um empurrãozinho extra: a época coincide com a estação de chuvas no Nordeste. Aqui vai um pequeno guia do caribe para começar a decidir em que ilha estender sua toalha.

Atenção: vacine-se contra febre amarela

Ao longo de 2017, quase todos os destinos do Caribe passaram a exigir certificado internacional de vacinação contra febre amarela de viajantes brasileiros. Veja como fazer o seu (ou conseguir o certificado de isenção) neste post.

Aruba

É a sua praia: se você quer sol garantido, mar azul-bebê e infra voltada para o público americano (sem precisar de visto).

Pegadinha: o centro de Oranjestad, a capital, vive em função dos navios de cruzeiro que passam o dia; é melhor hospedar-se em Palm Beach.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Aruba.

Curaçao

É a sua praia: se você quer rechear a sua temporada caribenha com história e cultura locais. Willemstad é uma das cidades mais fotogênicas do Caribe.

Pegadinha: as praias dos hotéis são artificiais. Hospede-se no centro (o Renaissance Curaçao é novinho e fica perto do agito) e alugue um carro para ir às belíssimas praias selvagens.

Acesso: via Belo Horizonte com a a Azul, Bogotá pela Avianca, ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Curaçao.

Cancún

É a sua praia: se você quer fazer passeios e mais passeios. A região tem praias lindas, ruínas maias e ecoparques temáticos.

Pegadinha: só viaje se tive visto americano, canadense, japonês (múltiplas entradas) ou australiano em dia. Dá para tirar também o visto mexicano, mas está difícil agendar e dá tanto trabalho quanto o americano

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Lima pela Avianca ou via Cidade do México pela Aeroméxico.

Saiba mais: Guia de Cancún.

Punta Cana

É a sua praia: se o seu barato é um bom resort all-inclusive, seja bem-vindo ao paraíso.

Pegadinha: muitos resorts têm áreas vips, com piscinas e restaurantes menos cheios; informe-se e, se puder, cacife o upgrade.

Acesso: direto pela Gol (saindo de São Paulo) ou pela Latam (saindo de Brasília), via Cidade do Panamá pela Copa ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: aqui.

Cuba

É a sua praia: se você quer ter um gostinho de Cuba antes que acabe (mas para isso precisa ficar uns três dias em Havana, onde não há praia).

Pegadinha: Varadero tem praias lindas mas, se couber no seu bolso, programe a parte de praia do pacote em Cayo Largo (a praia da foto), que é uma espécie de genérico das ilhas Maldivas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Bogotá pela Avianca ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: Página de Cuba.

Cartagena

É a sua praia: se você quer visitar uma das cidades coloniais mais bonitas das Américas, ter o gostinho de uma cultura vibrante e ainda voltar bronzeado.

Pegadinha: a praia da cidade não é bacana.

Acesso: via São Paulo pela Avianca, via Bogotá pela Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

San Andrés

É a sua praia: se você mergulha. A rotina da ilha é pegar um barco todos os dias para mergulhar ou fazer snorkel nos arredores.

Pegadinha: a viagem fica mais rica quando combinada com Cartagena.

Acesso: via em Bogotá por Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

St. Maarten

É a sua praia: se você quer zanzar de praia em praia como se estivesse em Florianópolis (e ziguezagueando entre Holanda e França sem burocracia).

Pegadinha: o trânsito é tão ruim quanto o de Floripa no verão.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami pela American.

Saiba mais: Guia de St. Maarten.

Barbados

É a sua praia: se você quer ver um Caribe com sotaque inglês, onde muito poucos brasileiros já foram.

Pegadinha: para pegar praia bacana, fique na costa oeste; na costa leste o mar tem ondas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami por cias. americanas.

Saiba mais: Guia de Barbados.

St.Barth

É a sua praia: se você curte St.-Tropez, ou se está querendo dar mole para os paparazzi.

Pegadinha: para pegar a badalação, é preciso vir na alta temporada mesmo (entre o Natal e a Páscoa, mas sobretudo na virada do ano)

Acesso: teco-teco desde St. Maarten, com pouso vertiginoso rente à praia.

Saiba mais: Página de St.-Barth.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Praias do Caribe

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    780 comentários

    Eu e meu esposo fomos para Punta Cana em 14/05/16 em um pacote da CVC em um resort. Este período é fora de temporada e tem dias perfeitos para praia e passeios. Vale a pena! Lugares magníficos e momentos inesquecíveis. Mas saliento cuidar para não fechar passeios com vendedores de beira de praia pois não é garantido. As compras são feitas em peso ou dólar, portanto muito cuidado com o valor que você vai pagar no final. Lembranças aconselho serem comprados num free shoping fora do hotel, pois é um pouco mais barato. Apesar de não falarmos nem inglês nem espanhol, que são as línguas que todos falam, nós conseguimos entender e sermos entendidos.
    Aconselho a todos irem.

    vou eu com 46 anos e minha filha de 18 anos. nada mais díspare e com vontades diferentes. um quer sossego, boa comida e bebida, a outra vegetariana, quer um pouca mais de agito. aonde devo ir? ela pensou em jamaica , mas nao me deu muita segurança.

      Olá, Carlos! Nunca fomos à Jamaica, mas pelo que sabemos o esquema de resort lá isola completamente o hóspede da Jamaica que está na imaginação da sua filha.

      Talvez vocês dois sejam felizes em Barbados ou em Tobago, clique para descobrir.

    Amigos, farei uma viagem com minha filha cadeirante de 23 anos. Iremos para a Cidade do México é uma cidade de praia: Cancun ou Acapulco. Qual das duas cidades vocês recomendam em termos de acessibilidade? Muito grata.

      Olá, Maria Bernadette! Acapulco tem calçadão, Em Cancún os hotéis dão na areia. É bastante provável que os grandes hotéis de Cancun sejam todos acessíveis; dê uma olhada nos sites. O parque X-Caret é acessível.

    Boa noite Bóia. Gosto muito dos seus posts e já consultei para outras viagens. Estou pensando em fazer uma viagem para Cartagena/San Andres no final de Junho/2016. Serão 9 noites. Pensei em passar 5 noites em Cartagena e 4 em San Andres. Escolhi San Andres mais pela proximidade de Cartagena. Você aconselha outra praia? Em San Andres vale a pena ficar em resort all inclusive?

      Olá, Bia! Se não quiser pegar avião, você pode ir de ônibus a Santa Marta, que tem bonitas praias na costa colombiana.

    Realmente San Andrés é um dos melhores lugares no Caribe para aqueles que gostam de mergulhar e ainda ais em época de dólar alto – mergulhar com um bom custo benefício – pois com existem muitas operadoras de mergulho por lá a concorrência e boa e rolam promoções.
    Aproveitando compartilho com os viajantes e amigos do Site minha playlist com vídeos com imagens dos mergulho que fiz em San André e Isla Providência.
    https://www.youtube.com/playlist?list=PL16x1EK_Z3MmYbYm0B1lLzameTHTfmFto

    Sobre St.Barth, uma dica importante: é caro. Caro. CARO! Se o dinheiro não estiver sobrando (mesmo) acho que não vale a pena ficar lá, fique em St.Maarten e faça um passeio por St.Barth apenas um dia. Aluga um carrinho elétrico, dá pra dar a volta na ilha, curtir as praias, etc.

    Dica pra parecer rico: compre uma boa garrafa de vinho branco/espumante e leve pra praia numa daquelas bolsinhas de plástico com gelo, todo mundo faz isso e você vai ficar se achando um francês descolado por um dia.

    E a Jamaica? Eu quase fui lá na lua de mel e as fotos são muitos convidativas. Belize tbm é mais um na lista que me deixa na duvida!

      Olá, Claudia! Infelizmente não temos conteúdo nem experiência sobre nenhum desses dois destinos.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito