Praia em janeiro: Pipa

Praia em janeiro: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Querendo pegar praia em janeiro sem chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Praia em janeiro: a tabela da chuva

praia em janeiro: Praiômetro
Barra amarela Praia no Brasil | Barra lilás Praia no exterior

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em janeiro. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro… Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em janeiro, depois a do Caribe.

Praia em janeiro no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Onde vale mais a pena pagar preços de alta temporada para pegar praia? O Nordeste é a região do Brasil com mais destinos com menos de 100mm de chuva no mês. Vai na certa quem escolher o Rio Grande do Norte (Natal, Pipa), a Paraíba (João Pessoa), Fernando de Noronha (mas não espere pegar mar calmo: é época do surf), Alagoas (Maragogi, Rota Ecológica/Milagres, Maceió) Sergipe (Aracaju) e extremo norte da Bahia (Costa do Sauípe, Imbasssaí, Praia do Forte, Itacimirim).

(Lá no Uruguai, Punta del Este, também vai estar com tempo firme e preços ainda mais salgados que os nossos.)

A dinâmica de preços do mês é a seguinte: na estratosfera até 5 de janeiro, tarifas top até 15 de janeiro, e a partir daí baixando um pouquinho.

Pode ir:

Já pode começar a invernar no alto do mapa: não estranhe se pegar dias nublados no Maranhão, no Piauí e no Ceará (Jericoacoara, Fortaleza).

Já Pernambuco (Recife, Porto de Galinhas) tem histórico ligeiramente acima dos 100mm, mas é coisa de nada.

Janeiro é também um mês ótimo para programar suas férias na praia na Bahia, com precipitação menor do que a média anual. Pode encarar Salvador, na Costa do Dendê (Morro de São Paulo, Boipeba, Barra Grande/Maraú), na Costa do Cacau (Itacaré, Ilhéus) e na Costa do Descobrimento (Porto Seguro, Santo André, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado).

No Sudeste, o Espírito Santo e o norte estado do Rio (Búzios até o Rio de Janeiro) têm a melhor performance da região, com precipitação ligeiramente acima dos 100mm.

Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa) e Torres, no Rio Grande, podem sofrer com frentes frias que deixam os dias menos ensolarados do que você gostaria, mas a média de precipitaçao é inferior a 200mm.

Melhor não ir:

O verão é tradicionalmente chuvoso na Rio-Santos. Angra dos Reis, Ilha Grande, Paraty e São Sebastião costumam ter mais de 200mm de chuva no mês.

Não vá!

Ubatuba, com média acima de 300mm de precipitação no mês, detém o título de campeã das chuvas em janeiro.

Praia em janeiro no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Dá para ver no mapa por que esta é a altíssima temporada do Caribe: praticamente toda a região está ensolarada, registrando menos de 100mm de média de chuva no mês.

Mas é inverno no Caribe, então frentes frias podem baixar a temperatura e tirar alguns dias de praia das férias de quem escolher os destinos mais ao norte.

Se você quer temperaturas solidamente acima dos 25ºC, prefira os destinos do sul, como Aruba, Curaçao, Los Roques, Barbados, Tobago, Cartagena, San Andrés e Panamá.

Punta Cana, St. Maarten, St. Barth e Anguilla também estão numa região que dificilmente vai registrar temperaturas baixas.

O maior risco de uma eventual friaca está nos destinos do norte, como Cuba, Bahamas, Turks & Caicos e Miami.

Pode ir:

Cancún tem média ligeiramente acima de 100mm, mas pode ir sem receio.

Outros meses

Índice de praias no Brasil

Índice de praias no Caribe

21 comentários

Boia, estamos com viagem programada para 02 de janeiro de 2022, para o La Torre (Porto SEguro), praia do Mutá. Vi a notícia que decretaram estado de emergência no Município de Porto Seguro, mas liguei no hotel e apenas disseram que lá a chuva não fez estragos. Mas será que conseguiremos utilizar a praia?

    Olá, Juliana! Com certeza que sim. O problema são as cidades ou trechos à beira de rios. O La Torre está bem longe dos dois rios da região (Buranhém, entre Arraial e Porto Seguro, e João de Tiba, entre Santa Cruz Cabrália e Santo André). Vamos torcer para até lá o tempo já ter melhorado (essa chuva é bastante anormal!)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito