Santiago: onde comer

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Astrid y Gastón, Santiago

Sair para comer é um dos pontos altos de qualquer visita a Santiago. A matéria-prima é excelente -- sobretudo os frutos do mar e os legumes. Além da cozinha local, encontra-se facilmente na cidade ótimos representantes da culinária que está mais acontecendo: a peruana. Santiago também é um ótimo lugar para se aventurar na mesa mais contemporânea, por preços menos salgados que no Brasil.


Visualizar Santiago: onde sair em um mapa maior

Centro: Lastarria (marcadores azuis-escuros)

O Centro da cidade tem dois focos de vida noturna e gastronomia. O mais charmoso é o barrio Lastarria, assim conhecido por ter como eixo principal a rua José Victorino Lastarria. Outros nomes pelos quais o bairro conhecido: florestal (por causa do parque ao longo do rio Mapocho) e Bellas Artes (por causa do museu, que também fica por ali).

A três quadras da Lastarria, perto do metrô Bellas Artes, fica o bar mais original de Santiago: o The Clinic (Monjitas 578, tel. 2/2639-954cool. É um bar ligado a um semanário satírico-político de grande sucesso, uma mistura de Pasquim com Casseta à chilena. O nome do bar (e do jornal) é inspirado na clínica em o general Pinochet ficou preso em Londres.

A calle Lastarria vai da Merced até a avenida Libertador Bernardo O'Higgins (onde fica a estação mais próxima, Universidad Católica). Suas três quadras são pontilhadas de restaurantes simpáticos, ótimos para escolher na hora. De dia, de quinta a domingo é realizada uma feira de livros na quadra de cima (praça Mulato Gil de Castro), em frente ao Museu de Artes Visuais. Dos restaurantes da rua, experimentei o bom peruano Tambo (Lastarria 65, tel. 2/2633-0842) e o aconchegante bar Victorino, que serve comida sul-americana (Lastarria 138, tel. 2/2639-5263).

Centro: Bellavista (marcadores azuis-claros)

Galindo, Santiago

A pouco mais de dez minutos de caminhada, do outro lado do Mapocho, fica o foco mais animado da boemia do Centro: o barrio Bellavista. O grosso da muvuca se divide em duas ruas. Uma, a Pio Nono, concentra a bagaceira: um sujinho do lado do outro, com mesas de plástico na calçada, onde a garotada toma cerveja de litrão. A paralela parece outro universo: na calle Constitución os bares e restaurantes são no mínimo mais bem-apessoados; alguns chegam a fazer o gênero mauricinho. Entre as duas ruas, na quadra de baixo, fica o Patio Bellavista, uma espécie de shopping só de bares e restaurantes. É um lugar bastante simpático.

Tanto o Patio quanto a calle Constitución são perfeitos para o esporte da escolha do restaurante na hora. O Galindo (Constitución esquina Dardignac, tel. 2/2777-0116), botequim que serve especialidades chilenas -- é um ótimo lugar para pedir um bife a lo pobre, o bife a um só tempo acebolado e a cavalo que é típico do país. Para peixes e frutos do mar o Azul Profundo é super-recomendado (Constitución 111, tel. 2/2738-028cool. O peruano mais concorrido da região é o Banandiaran, no Patio Bellavista (tel. 2/2737-0725), que tem bons preços. Já o Como Agua para Chocolate (Constitución 88, tel. 2/2777-8740) virou atração turística e tem opiniões bem divididas.

O bairro tem muitos outros restaurantes em ruas menos movimentadas, como Purísima, Dardignac, Antonia López de Bello, Bombero Núñez (que é o epicentro de uma discreta cena GLS) e Loreto.

Providencia (marcadores verdes)

Liguria, SantiagoLiguria, SantiagoLiguria, Santiago

Um lugar incontornável é o tradicionalérrimo bar-restaurante Liguria, que tem três filiais, todas por Providencia. O maiorzito fica perto da estação Manuel Montt (Providencia 1373, tel. 2/2235-7914). É um ótimo lugar para provar os sanduíches ("sánguches") chilenos, como o Barros Jarpa (misto quente) e o Barros Lupo (com rosbife no lugar do presunto), acmopanhado de um chope ("schopp") ou vinho em taça.

Ainda no bairro, duas quadras separam as duas maiores grifes gastronômicas da cidade: o Astrid y Gastón, que foi a primeira filial no exterior do império de Gastón Acurio, embaixador da nova culinária peruana (Antonio Bellet 201,  tel. 2/2650-9125), e o Aquí Está Coco, do chef nativo Jorge "Coco" Pacheco, estrela maior da cozinha chilena (La Concepción 236, tel. 2/2410-6200).

El Golf (marcadores amarelos)

Avenida mais chique de Santiago, a Isidora Goyenechea tem muitos restaurantes em toda a sua extensão. O trecho mais metido começa à altura do hotel W (Isidora Goyenechea 3000, tel. 2/2770-0000), onde há três restaurantes (o nipo-peruano Osaka (tel. 2/2770-0081), o francês NoSo (tel. 2/2770-0000) e o chileno Terraza, (tel. 2/2770-0000), além do bar Red2One, na cobertura, e o nightclub Whiskey Blue. No térreo -- e sem ligação com o hotel -- há uma deli muito simpática, que serve pratos leves, sanduíches e saladas, a Coquinaria (tel. 2/2245-195cool.

Mais adiante você encontra (na outra calçada) um dos endereços favoritos da burguesia santiaguina, o Tiramisú (Isidora Goyenechea 3141, tel. 2/2519-4900), que serve pizzas e massas tadicionais. Ainda na mesma avenida, o Nolita prepara pratos italianos com um approach nova-iorquino (Isidora Goyenechea 3456, tel. 2/2232-6114).

Vitacura (marcadores roxos)

Puerto Fuy, Santiago

A avenida Nueva Costanera é o mais novo pólo gastrô da cidade. Há mais restaurantes chiques na rua do que você terá tempo de experimentar durante a sua estada. Todos estão a cinco minutinhos de táxi da região de El Golf (ou quinze minutos de Providencia, se o trânsito estiver pesado). Entre eles estão o Boragó, expoente maior da cozinha de vanguarda (Nueva Costanera 3467, tel. 2/2953-8893), o Puerto Fuy, onde comi o côngrio com espuma e bolinho de caranguejo da foto (Nueva Costanera 3969, tel. 2/208-890cool e a Cebichería La Mar, endereço prêt-à-porter da cozinha de Gastón Acurio (Nueva Costanera 4076, tel. 2/2206-7839).

Na avenida paralela, junto a um parque, fica um restaurante bastante recomendado nos comentários: o Mestizo, que tem vista para o bosque de dia e tem DJ à noite (Bicentenario 4050, tel. 9-7477-6093).

Praças de restaurantes (marcadores vermelhos)

Bem pra lá de Vitacura, à beira-rio, existe um complexo de restaurantes apropriadamente chamado BordeRío, onde dá para escolher onde comer na hora.

Finalmente, o shopping Parque Arauco tem uma praça de restaurantes ao ar livre, o Boulevard del Parque. É um dos lugares mais movimentados da cidade nas tardes de domingo.

E o Mercado Central?

Não considero programa gastronômico; considero lerê -- e falo dele neste post. Minha dica: escape dos garçons pegajosos do onipresente Donde Augusto e entre na primeira portinha onde não haja ninguém agarrando clientes a unha. Peça qualquer coisa de mariscos (de preferência na forma de "paila" ou "chupe", os ensopados à chilena).

315 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Maria Fernanda Delgado

Quero parabenizar o site, sempre montamos nossas viagens com suas dicas e nunca nos arrependemos. voltamos agora do Chile e queria dar minha contribuição gastronomica ao site. Fomos uma pizaria maravilhosa Tiramisu simplesmente imperdível, ótima pizza, chopp local maravilhoso e ambiente super transado.Azul Profundo melhor ceviche da viagem. Como água para chocolate, ótimo ambiente comida bastante honesta único ponto negativo é que eles têm música ao vivo que estava muito alta.Aqui esta Coco comemos uma centolla gratinada que estava uma delícia. O ceviche também estava maravilhoso.Visitamos a vinicula Casa del Bosque e vale muito a pena o programa. Almoçamos no restauranre da vinícula Tanino programa maravilhoso.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Maria Fernanda se puder complementar o post com os endereços, como é melhor chegar e faixa de preço será de grande valia. Valeu a dica.

luiz falotico
luiz faloticoPermalinkResponder

Bom dia. Voce sabe me informar se os restaurantes abrem no dia 31 de dezembro à noite?
Obrigado.
Luiz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Os que abrirem cobrarão uma fortuna. Divirta-se na rua, é o melhor a fazer.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2013

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Postei hoje algumas dicas de restaurantes em Santiago no meu blog: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/08/onde-comer-em-santiago.html. Alguns restaurantes já estão no post acima e outros não.

Dan - Muita Viagem

Ficou bem completo o seu post Fernanda. Tive a chance apenas de conhecer o Donde Augusto e o Linguria. Indiquei o seu post no nosso relato:
http://muitaviagem.com.br/onde-comer-beber-bem-barato-santiago/

Aliás, que suculenta aquela lagosta do Mercado Central, hein?

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Olá , será que fazer a reserva no Como Água para Chocolate, ou outro restaurante, através do site é seguro? Vou para Santiago em outubro.

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Continuando o post, anterior.
queria sair daqui com as reservas feitas. Ao menos em dois ou trës restaurantes mais concorridos. Vi que nos sites respectivos, isso é possível. Meu medo é chegar lá e nao ter reserva nenhuma..rsss

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Você pode fazer a reserva pelo site e esperar uns dias pela resposta. Dificilmente um email respondido, não estará reservado. Se a resposta não chegar, vc pode pedir para alguém da recepção ou concierge do hotel fazer/confirmar essa reserva logo que vc fizer o check-in.

rosana falci
rosana falciPermalinkResponder

Obrigada Fernanda

Audrey
AudreyPermalinkResponder

Boa noite pessoal! Estamos programando passar o reveillon em Santiago e fiquei um pouco assustada lendo alguns blogs que falam da demora no serviço dos restaurantes. É verdade que se espera muito longa para ser atendido e para que a comida seja servida? Vamos em um pequeno grupo (7 pessoas) e gostaria de evitar aborrecimentos. Agradeço os comentários. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Audrey! Temos relatos de leitores que passaram o Réveillon em Santiago aqui: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2014/

Helina
HelinaPermalinkResponder

Por favor, quais os restaurantes de frutos de mar abertos domingo a noite em Santiago, na Providencia ?
A outra pergunta e: Alguem conhece o Resaurante Oda al Mar (Providencia)?
Fica Av. Francisco Bilbao 460.
Providencia, Región Metropolitana (XIII).

Obrigada pela ajuda

Helina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helina! Tente programar sua refeição principal para domingo no almoço; no jantar, muitos restaurantes fecham.

Em Providencia, tanto o Astrid y Gastón quanto o Aquí está Coco fecham no domingo o dia inteiro.

O site do Oda al Mar não informa horários; você pode perguntar por email: http://www.odaalmarrestaurant.cl/index.html

Aparentemente não abre no domingo: http://www.800.cl/?id=1097&id_Ficha=8413

Veja o que dizem do Oda al Mar no Foursquare: https://foursquare.com/v/oda-al-mar/4fda2747e4b0b95600d88638

A área de restaurantes do shopping Parque Arauco é uma boa alternativa para o domingo.

O seu hotel saberá indicar restaurantes abertos domingo à noite na sua área.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Pessoal, estou fazendo um planejamento para o Chile em Dezembro com minha esposa. Poderiam me dizer se o custo para alimentação é alto?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! Um pouco de nada mais barato do que no Brasil.

Feshik
FeshikPermalinkResponder

Pessoal, alguém poderia me dar uma dica onde posso passar a ceia de Natal 24 para 25 e o dia de Natal em Santiago. Vou eu, minha mulher e nossa filha de 14 anos. Um lugar onde eu possa comer e ver alguma coisa mais, tipo fogos de artifícios, etc.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Feshik! Veja o que esperar da festa de Natal fora de casa neste post: http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-noite-natal-durante-viagem/

Renê Lopes
Renê LopesPermalinkResponder

Uma sugestão de comida muito boa, barata e bem preparada é no Le Cité, restaurante que fica na Calle Barros Borgoño 25, Metro Manuel Montt, Providencia, ao lado da estação de metrô Manuel Montt. Peça a costillera de cerdo (costela de porco, em português), que você irá se deliciar. Nos dias de semana eles oferecerem esse e outros pratos no Menu Executivo, onde você paga 4500 pesos e tem direito ainda à entrada, bebida e sobremesa. Site dele: http://www.lecite.cl/
Já em Viña del Mar, para quem for, outra dica é almoçar no restaurante Enjoy del Mar, que fica na beira-mar da cidade, ao lado do Cassino Municipal, e pedir um Arroz com Mariscos, uma espécie de paella, que sai por volta de 6500 pesos, e depois um Suspiro de Limão como sobremesa, por cerca de 2500 pesos. Sem contar que o ambiente, especialmente na parte do lounge, é bem agradável.

Caroline Fernandes Pinto

Que ótima notícia!Vou para Santiago na segunda, 03/11 e ficarei hospedada na Providência, próximo ao Metro Manuel Montt. Estava apreensiva quanto aos preços da refeições!!!

Paulo
PauloPermalinkResponder

Prezada Boia,

Teremos uma conexão de 8 horas em Santiago, agora em março, e queremos jantar em algum restaurante antes de voltar ao aeroporto. Tens alguma indicação (não precisa ser nada tão requintado/caro tal qual aqueles que o Ricardo gosta! rs)? Vi que o Centro/Providencia dista 26 Km do aeroporto: o traslado de táxi ou van é tranquilo, ou o tempo ficará meio apertado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Pense em uma hora de traslado. Os barrios Bellavista (calle Constitución) e Lastarria (calle José Victorino Lastarria) têm vários restaurantes para você escolher. O táxi ao centro custa o equivalente a 30 dólares.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Obrigado!

Célio Finazzi

Poderia, por gentileza, me informar entre que datas servem Centolla
no Chile/Argentina?
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Célio! A pesca é permitida de julho a novembro; a centolla consumida neste período tende a ser fresca. Em outros meses, terá sido congelada.

walter
walterPermalinkResponder

Boa noite eu minha esposa planejando ir a Santiago 23 a 26/4/2014 para depois ir para Porto Varas, avião ou trem , existe essa segunda opção ? para depois alugar um carro até Pucon isso tudo até 05/05 será que vou conseguir fazer isso com folga ? Vc pode me ajudar a montar esse roteiro ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Walter! O trem vai apenas até Temuco. Você pode voar a Puerto Montt ou ir de ônibus a Puerto Varas.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

walter
walterPermalinkResponder

Completando é dificil conseguir um bom remis em Santiago para visitar as viniculas como fizemos em Mendoza ? Assim podemos beber e fazer as visitas com mais tranquilidade. E qual seria o custo diario dele ? alguem tem ideia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Walter! Há tours de van em agências como Turistour e Turistik, ou agências especializadas como a Enotour. Você pode contratar um tour particular com elas.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

perola rawet heilberg

Vou para o Chile agora no carnaval. Gostaria de saber sobre o clima e também tenho duvidas sobre quais as melhores vinícolas para se visitar.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Perola! Para onde você vai no Chile? Com a proximidade da sua viagem, já dá para procurar pela previsão do tempo, para ter uma idéia mais precisa. Dá uma googlada smile

Veja dicas para a sua viagem, incluindo vinícolas, aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá, existem restaurantes mais indicados para criançada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Shopping centers, pizzarias e cantinas italianas são as opções mais óbvias. Pergunte no seu hotel o que há por perto.

Luiza Sobral Rocha

Estou indo para Santiago agora de 22a 28 de maio, gostaria de saber como está o clima e que roupas levar. Vou ficar em Las Condes no Hotel Les Bisque San Sebastian.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! Prepare-se para pegar frio à noite e de manhã cedo, com temperaturas sempre abaixo de 15ºC, e eventualmente abaixo de 10ºC. De dia, sob o sol, esquenta.

ana beatriz
ana beatrizPermalinkResponder

olá, estou de viagem marcada para Santiago agora dia 03/06,gostaria de saber se pego neve no vale nevada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Beatriz! Já nevou um pouco este ano. Provavelmente pegará, mas não é garantido.

Patriica Borges

Gostaria de ajuda para montar minha viagem, vou para santiago dia 03 e volto dia 14/08, gostaria de conhecer santiago, esquiar dois dias e passar no sul do chile, sera que da tempo? Todos os dias ouço a band news e gosto mt das ideias de Ricardo Freire.
Aguardo a resposta.
Grata desde já.

Ronaldo
RonaldoPermalinkResponder

Vamos a Santiago em 08/06 . Temos 73 anos e estamos em dúvida se valeria a pena planejarmos uma visita
Ao vale Nevada so para apreciarmos o cenario.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronaldo! O tour às montanhas é bacanérrimo, mas a subida até lá é longa e cheia de curvas. Nós recomendamos o passeio após iniciada a temporada, por volta do fim de junho.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/category/valle-nevado/

Felipe Augustinis

Olá, pretendo ir a Santiago no mês de Agosto. Quero me hospedar num apart. Alguém saberia me dizer se é seguro fazer as reservas pelos sites de busca de hospedagem? Fico receoso de chegar em Santiago e dar com o nariz na porta do edifício... rsrsrsrs

Obrigado!

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá Bóia!
Eu e meu namorado estaremos em Santiago nos dias 24 e 25. Sabe nos dizer se os restaurantes funcionam por lá, ou se a cidade "morre por um dia"?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Você está falando do Natal? Informe-se com o seu hotel sobre restaurantes abertos nas redondezas.

Flora
FloraPermalinkResponder

Olá Bóia, também estarei lá no Natal e queria dicas de restaurantes para a noite do dia 24. Vou alugar um apto, não tenho como pedir dicas no hotel, rs.. Vocês tem alguma recomendação que seja bacana pra essa noite? Depois posso me informar se estará aberto ou não.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flora! A nossa melhor dica é a ceia piquenique no quarto smile http://www.viajenaviagem.com/2014/09/onde-passar-natal-viagem-ceia-festa-dicas

ricardo moreira da silva

Por gentileza, me deem um help. Fiz reserva para um jantar no Estrô na noite de Natal. Me responderam que não tem mais vaga. Poderiam me indicar outro? Fico muito grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Todas as sugestões que damos nesse post são bacanas. Mas a 10 dias da data talvez seja difícil mesmo achar um local com vagas.