Salar de Uyuni a partir do Atacama: as dicas dos leitores

Salar de UyuniO Tiago do Rotas Capixabas vai agora em setembro pro Deserto do Atacama. E quer fazer o que eu não tive tempo, mas ainda vou fazer: aproveitar para dar uma esticadinha ao Salar de Uyuni, na Bolívia, que não fica longe dali.

O problema dessa esticadinha é que a maioria dos passeios tem nível de conforto sofrível (com trocadilho). E fazer por conta própria requer ou (1) tempo e coragem de rodar num 4×4 nas estradas do deserto ou (2) tempo e coragem de pegar transporte coletivo.

(Tenho um plano de voltar e encarar a opção 2 para documentar.)

A Nati já vez a opção (1), só que saindo de Salta, no norte argentino (uma superviagem triangular). Ela deu as dicas aqui e aqui.

O Tiago não tem tempo pra fazer o esquema da Nati, e está garimpando passeios organizados na net. O problema é que as opiniões parecem ser sempre divididas, então ele fica com um pé atrás.

Vou dar o meu pitaco: nas minhas pesquisas aparece uma agência de holandeses radicados na Bolívia chamada Ruta Verde que sempre é bem recomendada. Eles são baseados em Santa Cruz de la Sierra, mas fazem excursões de/para o Atacama e também em zig-zag. Achei esse roteiro de três dias, com saída e chegada em San Pedro, com hospedagem garantida mais ajeitadinhos da região (mas que eles avisam não serem de luxo). Dá para estender a 4 dias. Eles não dizem o preço no site. Há poucos comentários no TripAdvisor (veja o do alto desta página), mas não achei nenhum desfavorável. Enfim, tive uma boa impressão. Mas deve estar no patamar mais alto de preços desta excursão.

E você? Já fez Atacama e Uyuni na mesma viagem? Recomenda alguma empresa? Fez por conta própria? Incluiu Salta e Jujuy?

Conta pra gente!

Leia mais:

128 comentários

Olá.
Vou pro Atacama dia 15/11 e estou programando Uyuni (4 dias) para o dia 20. Pesquisando vi muita gente recomendando a World White Travel.
Mais alguém estará por lá nesses dias?

Estamos indo em três e pretendemos fazer o salar dia 29/04, saindo e voltando pelo a San Pedro, pela Cordillera.

Olá Fernanda,
Também vou no finalzinho de abril, tenho interesse em dividir o tour. Me procura no facebook pra gente ver as datas e tudo? É Joana Siqueira.
Bjs

Olá!
Fiz Atacama com a Bolívia, até Uyuni ano passado, nesse passeio pelo deserto com a World White Travel e super recomendo! Tem escritório em Uyuni e no Atacama. Eu saí do Atacama e regressei, num total de 4 dias. Se fizer o contrário, desde Uyuni para o Atacama, costuma ser bem mais barato. Gastei uns US$ 300,00 incluindo acomodação simples ( 3 noites ) e refeições. Outra também, bem recomendada é a Cordillera. Realmente é preciso coragem! Fui sozinha, mas conheci muita gente bacana e as paisagens são de tirar o fôlego. Bom passeio pra quem for!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito