como é a viagem no Bernina Express

Guia da Suíça

Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express

O Glacier Express pode ser mais famoso, mas se você me perguntar qual dos trens panorâmicos suíços me arrebatou mais, eu digo sem pensar muito: o Bernina Express.

Bernina Express

– A ferrovia é histórica (tombada pela Unesco);

– O traçado é lindo, com um viaduto em espiral alucinante ao fim da descida;

– Nos vales alpinos, as montanhas estão permanentemente nevadas, mesmo no verão;

– A passagem rente ao Lago Bianco é espetacular;

– E quando você desce do trem, lá embaixo, se vê num planeta completamente distinto, onde a temperatura é 15 graus mais elevada e os terráqueos falam italiano.

De Chur a Lugano no Bernina Express

De onde para onde

O Bernina Express usa os trilhos da Ferrovia Rética entre Chur, Davos ou St. Moritz, na Suíça, e Tirano, na Itália. A partir de Tirano a viagem continua de ônibus até Lugano, na Suíça italiana.

É possível também fazer o trajeto inverso, saindo de Lugano ou Tirano e subindo a St. Moritz, Davos ou Chur. No inverno, porém, observe o horário: tenha em mente que antes das 17h já estará escuro.

Bernina Express

Quanto tempo leva?

Até Tirano, são 2h05 para quem embarca em St. Moritz, 3h30 para quem embarca em Davos e 4h10 para quem embarca em Chur.

Em Tirano há um intervalo de uma hora até a saída do ônibus para Lugano. Dá para almoçar num dos restaurantes da piazza da estação. Há um guarda-volumes na estação de trem. A estação de ônibus fica do outro lado da linha de trem, basta usar a passagem subterrânea.

De Tirano a Lugano são mais três horas de viagem de ônibus. Há trechos em que você pode ver o Lago de Como e, mais adiante, o Lago de Lugano.

Ou seja: se você embarcar em St. Moritz e parar em Tirano, seu passeio durou duas horas. Se for até Lugano, vai dar no total 6 horas.

Bernina Express

Só dá para fazer este trajeto com o Bernina Express?

Não. O Bernina Express é a maneira de fazer o caminho entre Chur, Davos ou St. Moritz e Tirano em vagões panorâmicos e sem baldeações.

Mas dá para fazer todo o trajeto em trens regionais comuns, que são mais baratos (para quem não tem Swiss Pass) e não exigem reserva. Pesquise horários no site da SBB.

Lago Bianco visto do Bernina Express
Lago Bianco visto do Bernina Express
Lago Bianco visto do Bernina Express

Quanto custa

Se você tem um Swiss Pass válido, o único custo extra é o da reserva, que é obrigatória nos trens panorâmicos. A reserva de assento no trem custa 12 francos suíços no verão e 9 francos suíços no inverno, por trecho. A reserva de assento no ônibus custa mais 12 francos suíços o ano inteiro.

Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express 2

Quem não tem Swiss Pass paga 30 francos suíços de St. Moritz até Tirano; nos trens regionais convencionais não há taxa de reserva, mas nos horários do Bernina é preciso reservar o assento (12 francos suíços no verão ou 9 francos suíços no inverno). Para ir de St. Moritz até Lugano, o preço é 58 francos suíços e a viagem deve ser feita pelo Bernina (ou seja, some 9 ou 12 francos suíços para reserva de assento no trem + 12 francos suíços para reserva de assento no ônibus de Tirano a Lugano). Veja todos os preços aqui.

Bernina Express
Bernina Express

Vale a pena continuar até Lugano?

Fiquei poucas horas em Lugano, mas adorei. Minha primeira impressão do Ticino correspondeu exatamente à propaganda: organização suíça com charme italiano. O próximo post será sobre essa passagem rápida.

Dizem que Locarno é ainda mais gracinha. E a região também tem trem panorâmico aparentemente sensacional, e que é o único que não tive tempo para fazer — a ferrovia Centovalli.

Quanto à viagem de ônibus em si, achei meio aborrecida. São três horas de trajeto praticamente urbano, com poucas brechas para apreciar os lagos de Como e Lugano. Cochilei várias vezes (teve o almoço em Tirano, lembra?) e sempre que acordava a janela não me entusiasmava com o que ela me apresentava.

Mas se a sua intenção for explorar a Suíça italiana, o ônibus é prático e vale a pena, sim.

Bernina Express Bus a Lugano
Lago de Como, no caminho de Lugano

De Tirano a Milão

Tirano é servida por trens regionais que levam a Milão em duas horas e meia — ideal para quem quer continuar a viagem pela Itália.

Usando o Bernina Express como rota panorâmica entre Zurique e Milão

É possível fazer Zurique-Bernina Express-Milão num mesmo dia (em ambas as direções). Para isso, basta escolher os trens que saem de (ou vão a) Chur.

Agora no inverno, pegando o trem das 7h37 em Zurique, você chega às 8h52 em Chur. Tem então 6 minutos para pegar o Bernina Express que sai às 8h58 e chega às 13h12 a Tirano. Em Tirano você embarca no trem a Milão das 15h10 e chega a Milano Centrale às 17h40.

No inverno não vale a pena fazer a rota inversa, porque não haverá mais luz quando o trem chegar à parte alta do trajeto.

Bernina Express

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    340 comentários

    Olá. Gostaria se sair de Milão e fazer um bate volta a St Moritz, tudo isso no domingo, dia 09/11. Gostaria de saber se existe disponibilidade deste passeio que é vendido em pacote que parte de Milão em ônibus que vai até Tirano. Contudo quando olho no site das companhias que oferecem este passeio não vejo disponibilidade nos domingos. Pensei em ir de trem de Milão a Tirano, mas não sei se os horários são compatíveis, levando em conta que será no inverno europeu. Grato por qualquer informação neste sentido. Um abraço.

    Ola..
    Gostaria muito de fazer o trecho Tirano/Chur. Mas como tenho pouco tempo e
    saio de Roma, vou ter que passar em Milao e pernoitar em Tirano, pra ganhar tempo.
    Eu vi que os trens regionais saem de manha cedo de Tirano com destino Chur.
    Esses trens fazem o mesmo percurso do BX ?? e se eu comprar os bilhetes pelo site, precisa fazer reserva de assento ou jah tah incluso no bilhete on line???
    muito obrigado e boa noite…

      Olá, Dami! Todos os trens que fazem esta rota fazem o percurso do Bernina Express. Não há outros trilhos nesta rota. Compre em https://www.sbb.ch/en . Reserva de assento é cobrada à parte e não é necessária em trens convencionais.

      Valeu a dica, e muito obrigado. !!!!

      Vcs sao maravilhosos ….

      Obrigado mesmo !!!!

    Olá, estou ajustando meu roteiro seguindo as orientações que voce me passou.
    Já compreendi que mais de duas horas no trem é cansativo.
    Estou ajustando…e vou pernoitar em Estrasburgo por exemplo.
    Agora também li aqui que dá pra fazer a rota para Milão pelo Bernina.
    Eu acho que pode ser bem legal e valer a pena, mas quero ficar pelo menos um dia em Milão, dá pra fazer isso num dia e voltar no outro não dá? e além disso, como eu compro esse percurso? já sei que no Bernina tem suplementos para o vagão panorâmico, blz, mas a dúvida é: como eu compro esse trecho Zurich/Milão pelo Bernina!
    Eu li…mas, não entendi… 🙁
    Obrigada

      Olá, Gisilaine! O Bernina Express vai até Tirano. Você precisa de outra passagem Tirano-Milão. Fique pelo menos dois dias inteiros em Milão. Se voltar à Suíça, pode ir por trens rápidos, não-panorâmicos.

      Ah, agora entendi!
      Sim, ficarei em Milão para aproveitar, mas voltarei para a Suíça sim, obrigada pela dica dos trens rápidos!
      vou fazer isso!!!
      Valeu!

    Olá! Estou esmiuçando os trens panorâmicos. Um trecho me chamou a atenção que é de Chur à St. Morritz. Mas pintou uma dúvida 🙁 …
    Posso fazer esse trecho tanto no Glacier Express, quanto no Bernina Express?
    E saindo de Zurich (já que minha base será lá) consigo fazer esse passeio numa boa num único dia?
    De Zurich/Chur e Chur/St.Morritz?
    Grata,
    Gisilaine

      Obrigada mais uma vez.
      Estou lendo tudo (até mais de uma vez) é que são tantas opções tão legais que as vezes confundem um pouco mesmo!Esse quebra-cabeças de trilhos é dos bons…
      Estou tentando juntar as peças…daí vou tentar decidir….sim, eu escrevi “tentar” !

      Perguntei do trecho porque temo ser muito puxado fazer o trajeto todo (pois estarei com a minha mãe),mas fica difícil resistir….vai pintar sempre aquela vontade de “quero mais”!!!!

      Se pintar (e provavelmente vai) outra dúvida peço um help! Obrigada mais uma vez!

      Gisilaine

      Bóia…
      Já que o Glacier e o Bernina fazem o percurso Chur – St. Moritz,
      fico em dúvida. Qual dos dois trens oferece um percurso com paisagens mais ricas?

      Dá pra ir num e voltar no outro? queria aproveitar um pouco dos dois…os percursos são muito diferentes entre um e outro?

      E tenho mais uma dúvida: Quando eu reservar os lugares no vagão panorâmico eu já faço para ida e volta ao mesmo tempo?

      Obrigada!

    Bóia,

    Gosto de suas orientações e, porisso exponho o roteiro de 30 dias que penso em fazer no mês de abril para ter suas considerações:

    Fortaleza/ Lisb/ Milão/ Tirano a Chur: BX/ Zurique/Viena/Berlim/ Amsterdan/Paris/Lisb e volta para Brasil.

    Será que esse roteiro está bom, visto que tenho preferencia pelo passeio no BX? e o clima durante o mês de abril e maio, vou encontrar muito frio? que trem devo pegar de Milão para Tirano?

    Obrigada

    Gostaria de uma orientação: quero sair da Italia, em outubro/14,e conhecer a Suiça, porém estou em dúvida se devo pegar primeiro Bernina Express ou ir a Montreux para fazer o passeio do Trem de Chocolate. Após a Suiça irei para Paris.Tenho 3 ou 4 dias para a Suiça.
    Obrigada, Evani

      Evani, são experiências completamente diferentes. Um é um trem turístico de curta extensão. O outro é parte de uma rota maior que te leva da Itália para a Suíça entrando pela sua porta mais remota e bela.

      Milano é o ponto de partida para qualquer dos dois roteiros. Trens para Paris partem de Basel (mais frequências) ,Genève (menos frequências) e Lausanne (2 frequências por dia só)

    Olá Bóia, eu aqui de novo, nem dei tempo prá me responderem…rsrsrs
    Relembrando, chegarei em Zurique dia 10/07/14 às 11:30 e voarei para Milão no dia 12/07 às 12:25.
    Neste dia 12, sairei direto do aeroporto de Malpensa para Bellagio no lago de Como, onde ficaremos por dois dias.
    Eu adoraria fazer o Bernina Express saindo de Zurique, existe isso?
    Também pelo que vi no mapa, ele passará nas redondezas dos lugares que pretendo conhecer próximo a Como. Então vale a pena?
    Tem outro trem panorâmico de curta duração onde eu possa conhecer os Alpes Suíços, saindo de Zurique?
    Obrigada, tem sido ótimo poder contar com todas as dicas e sugestões de vocês!

      Olá, Sandra! O Bernina é um substituto ao seu vôo. Você teria que sair cedinho para pegar o Bernina em Chur e continuar até Lugano. De Lugano vocêvai de trem a Como, e de Como vai de trem a Milão. O outro trem que cruza a Suíça para a Itália é o Wilhelm Tell Express, veja o link ao pé do texto.

    Bóia

    Obrigada pela orientação.
    Aceito sua sugestão. Vejo que de Chur a Viena demanda muito tempo e para nós o tempo é precioso. Nesse caso, acho que será melhor sair de Paris e fazer base em Zurique, visitando cidades próximas e fazer o BX e depois seguir para Berlim. Que vc acha? melhora o roteiro? perde-se menos tempo?

      Se vc realmente quer passear no Bernina Express, a rota que faz mais sentido, depois dos seus dias em Züirhc, é percorrer o trajeto até Tirano, de lá ir até Milano e tomar um vôo Milano-Berlin.

      Vc pode fazer o trajeto oposto também: voe de Paris a Milano, vá a Tirano com trem regional, pernoite por lá, tome o Bernina Express e depois siga em direção a Zürich. Voe de Zürich a Berlin.

      Todavia, acho ambos os trajetos ainda assim um pouco inconvenientes só pelo passeio no Bernina Express. Vindo de paris, eu usaria um TGV para já chegar em um destino alpino, como Zermatt ou Wengen, ficaria ali 2 ou 3 noites para minha cota de exploraçõe em montanhas, depois encaixaria o trajeto Interlaken-Luzern em um deslocamento até Zürich e deixaria assim.

    Pretendo fazer em abril esse passeio saindo de Paris.
    Tenho algumas dúvidas:
    1) Que transporte devo pegar para chegar na Suiça economicamente? que cidade devo chegar para fazer o passeio no BX?
    2) É possivel fazer esse percurso no BX até CHUR e de lá ir para Viena? ou tem outra opção para Sair da Suiça para Viena, considerando o passeio no BX?
    3) Como o BX é um trem turistio, pode-se levar malas para seguir viagem para outro país?

    Obrigada

      Olá, Aracy! Dá para carregar malas no Bernina, sim.

      Entenda, porém, que é um trem útil para quem cruza a Suíça vindo da ou indo para a Itália. Colocar esse passeio no meio de uma viagem de Paris a Viena é bastante inconveniente — e caro, se você não vai aproveitar o caminho.

      A rota menos bizarra é voar até Milão, pegar um trem a Tirano, dormir em Tirano, fazer o Bernina no dia seguinte, dormir em Chur e seguir a Viena (7h18 de viagem, com uma baldeação em Sargans).

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito