Golden Pass Line, parte 1: de Montreux a Interlaken

Golden Pass Line

Pronto. Vamos pegar o primeiro trem panorâmico desta viagem. Prometo que ao fim da série você e eu estaremos formados e pós-graduados no assunto.

A primeira surpresa que a gente tem quando começa a estudar os trens na Suíça é que grande parte das rotas panorâmicas funcionam como rotas regulares, usadas no dia a dia pelos suíços. Sempre que a rota panorâmica ligar duas cidades ou vilarejos, será servida principalmente por trens regionais convencionais. Alguns horários oferecerão vagões vips com janelas maiores na primeira classe (e talvez exijam reserva compulsória) ou até mesmo trens inteiros voltados exclusivamente para turistas (como acontece com o Glacier Express e o Bernina Express). Mas a regra básica é: se unir duas cidades onde more gente, haverá muitos horários convencionais, em que você pode comprar passagem na bilheteria ou subir com o seu Swiss Pass sem reserva prévia.

(Já quando um trem leva de um vilarejo a uma estação de esqui, então a coisa muda de figura; todos esses trens requerem suplemento. Vou falar de alguns deles em breve.)

Golden Pass Line

Voltemos, pois, à Golden Pass Line. Trata-se do nome fantasia de uma rota que envolve três ferrovias distintas. O primeiro trecho vai de Montreux a Zweisimmen; ali é feita uma baldeação para o trem que leva a Interlaken Ost. Em Interlaken os turistas costumam descer para passar alguns dias e explorar a região. Mas querendo, dá para pegar o trem seguinte a Lucerna, onde termina a linha. (O sentido oposto, claro, também funciona. Mais uma vez, não se apresse — no final do périplo suíço eu vou dar sugestões de itinerário, seja paciente…).

Golden Pass Classic

Pois bem. A rota pode ser feita em quase trinta horários todos os dias. Para quem quer os vagões especiais da Golden Line, porém, há oito trens diários. Em dois desses horários — às 8h47 e às 13h45 — a Golden Line usa vagões Pullmann, que pertenceram à Orient-Express. Nesses horários o trem ganha a denominação Golden Line Classic.

Golden Pass Line - trem ClassicGolden Pass Line - trem ClassicGolden Pass Line - trem Classic

Recomendo muito que você tome o Classic. Por um motivo: o trem já vale a viagem. Caso faça tempo feio e o panorama não se revele lá tão panorâmico, você se diverte com o interior.

Foi o que aconteceu na minha vez. O dia estava chuvoso (podia ser pior; pelo menos não havia neblina) e a paisagem, digamos, não se apresentou em todo o seu esplendor. (Nos percursos seguintes, porém, São Pedro se recuperaria com brilho.)

Mapa do percurso (gentilmente surrupiado da Deutsche Bahn)

O trajeto entre Montreux e Interlaken é cumprido em três horas. O contraste entre as duas pontas é tão interessante quanto a vista que você pode encontrar pelo caminho: do balneário à montanha. Na França, seria como incluir Nice e Chamonix na mesma viagem.

Montreux vista do alto

O trem começa a subir logo ao partir de Montreux. Dá para ver a cidade lá do alto da montanha (e alguns vinhedos também).

Golden Pass Line - trem Classic

La Suisse; die Schweiz; la Svizzera

Logo que o trem se estabiliza numa altitude mais elevada, você se vê rodeado pela Suíça dos clichês. Montanhas, pastos que parecem jardins, vaquinhas com sino no pescoço, vilarejos.

Gstaad

Momento Rob Report: o trem passa por Gstaad — um lugar onde um número não-negligível de habituês não chega de trem, mas em seus próprios aviões.

ZweisimmenZweisimmenGolden Pass Line, vagão panorâmico

Chegando a Zweisimmen deixamos os vagões Classic e subimos no Panorama. Se você não contratou o serviço de fast baggage (conto isso num dos próximos posts), tem que descer e subir com sua bagagem. Mas sempre pode rolar uma ajudinha…

Golden Pass Line; Lago Thun na janela

O grande momento do trecho entre Zweisimmen e Interlaken é quando o lago Thun aparece à esquerda do trem. Com sol ia ficar mais bonito, claro, mas não se pode querer tudo o tempo todo, concorda?

Quanto custa?

Com Swiss Pass, o trecho entre Montreux e Interlaken via Zweisimmen custa apenas a reserva de assento (opcional nos vagões comuns, obrigatória no Classic), de 8 a 15 francos suíços. Sem Swiss Pass, o trajeto custa 51 francos suíços nesta rota, via Zweisimmen (que leva 3h44) e 60 francos suíços na rota rápida, menos panorâmica (leva 2h16).

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

141 comentários

Boa tarde, Bóia! Somosum grupo de 4 adultos, estaremos em Paris e gostaríamos de ir até Milão, mas sem deixar de ter um gostinho da Suíça. Você acha que voar de Paris até Zurique e montar base em Lucerna por 2 noites e seguir de trem até Milão tem como ser feito? O que me sugere?
Obrigada!

    Olá, Fernanda! Dá para ir de trem a Lucerna. De Lucerna a Milão vocês podem atravessar o lago Lucerna e seguir de trem a partir da outra margem, fazendo a rota do Wilhelm Tell Express.

OLá!! Saberia dizer se com esse trem panorâmico tem como fazer um percurso menor saindo de Montreux? Ou só de Montreux a Interlaken em 3 horas? Grata

    Olá, Anna Paula! Este trem é indicado para quem vai se deslocar entre as duas cidades. Se você for fazer apenas porque o trajeto é panorâmico, vai ter que voltar pelo mesmo trajeto.

As passagens podem ser compradas em Euro?

    Olá, Jackson! Comprando na internet os valores estarão em francos suíços, que serão convertidos para o dólar do dia e reconvertidos em real pela cotação da data do vencimento.

    Não sei se, comprando no guichê da estação, aceitariam euros.

Gostaria de tirar uma dúvida, será que consigo fazer o trajeto completo de Lucerna, Interlaken a Mountroux , usando o trem panorâmico, e depois voltar no mesmo dia, só que na volta, parando em Interlaken, onde ficarei hospedada uma noite?

Tenho uma dúvida. Ao fazer este trajeto de montreux a Interlaken com o golden pass qual é a melhor forma, ou mais económica, de voltar a montreux? Ou o bilhete do goldenpass inclui ida e volta? Obrigado!

Parabéns pelas dicas sobre a Suíça, onde pretendo conhecer , em maio de 2020 Genebra , Montreux, Nancy e cidades próximas. Pretendo ir de barco e trem , retornando depois para Genebra .

Bóia,
Veja se pode me ajudar.
Irei de Interlaken Ost para Zweisimmen onde pretendo pegar o Belle Epoque:
Pergunto : Qual o nome da estação em Zweisimmen ??? que devo descer?? vindo de Interlaken Ost para pegar o trem Belle Epoque??

    Olá, Silvio! Só há uma estação, o nome é só Zweisimmen mesmo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.