Andaluzia de carro: de Granada a Málaga, pelas Alpujarras 1

Guia de Andaluzia

Andaluzia de carro: de Granada a Málaga, pelas Alpujarras

A rota entre Granada e Málaga é uma ótima escollha para quem quer fazer a Andaluzia de carro. A rota mais curta (cerca de 150 km) entre as duas cidades é pelo interior e pode ser aproveitada para um pit-stop na cidade histórica de Antequera.

Nossa amiga Carmem, que encontramos em Barcelona, porém, ela comentou sobre as Alpujarras, um grupo de pequenos pueblitos espalhados ao pé da Sierra Nevada.

Achei que o caminho valeria o desvio (e os 90 km a mais no trajeto). Não posso comparar com o que não vi em Antequera, mas pelo que vi nas Alpujarras valeu a pena, sim 😀

De Granada a Málaga via Las Alpujarras

Andaluzia de carro: trajeto

andaluzia de carro

Você parte de Granada pela moderníssima autoestrada que leva a Málaga, mas deixa a velocidade para trás aos 40 km do primeiro tempo, à altura de Lanjarón — onde é engarrafada uma famosa água mineral proveniente da montanha.

andaluzia de carro

Lanjarón é grandota e não valeria mesmo a parada, mas no geral as Alpujarras valem mais pela topografia e pelas estradas do que pelo valor individual de cada cidade. São pueblitos blancos modestos, mas numa situação belíssima.

Pampaneira, Alpujarras

Um bom roteiro para curtir o melhor da estrada é pegar, imediatamente antes da entrada de Órgiva, a subida para Carataunas, Pampaneira e Pórtugos.

Pórtugos, Alpujarras

Este tramo da estrada leva pelo caminho mais bonito ao vilarejo mais alto da espanha, Trevélez — famoso por seu jamón e pela pesca no rio Chico.

Andaluzia de carro: Trevélez

Trevélez, Alpujarras

Trevélez vale uma paradinha — mas não ao pé da cidade, onde estacionam os ônibus. Continue até o Barrio del Medio, onde também dá para estacionar (na baixa temporada, pelo menos…) e dá para caminhar um pouco pelo Barrio Alto.

Para descer, siga em frente, e a paisagem do caminho será totalmente distinta — belos vales a perder de vista, e alguns trechos vertiginosos.

Antes de voltar à auto-estrada, ainda dá para parar em Órgiva, a maior das Alpujarras, um bom lugar para almoçar.

Órgiva, Alpujarras, Granada

De Órgiva lá são 110 km até Málaga — 100 km em excelente auto-estrada duplicada.

Mas se você tiver mais uma noite em Granada, pode fazer as Alpujarras como bate-volta e seguir no dia seguinte por Antequera.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    84 comentários

    Olá, estou indo com minha irmã para Espanha em junho, chegaremos em Granada no dia 30/06 a noite e pegamos um carro. Temos duas diárias pagas em Granada, até 02/07. Dia 07/07 devemos chegar em Valencia, com mais dois dias. Dia 09/07 11h entregamos o carro e vamos para Madrid.
    Gostaria que me sugerisse um roteiro e onde seria melhor dormir, dia 01 a tarde vamos conhecer Alhambra, fora isso queremos ir para Martos, cidade que tem o mesmo sobrenome que nós, Malaga, Almeria, cordoba, Murcia,Gibraltar e Sevilha.
    Agradeço a atenção,
    Adriana

    Oi Boia! Muito obrigada pelas informações.

    Realmente, fiquei pensando que ficaria corrido demais incluir Málaga e é Ronda a cidade que estou louca para conhecer. Mas será que a disposição de dois dias e meio em Sevilha versus 1 dia e meio em Granada está boa ou eu deveria reduzir Sevilha em meio dia p/ aumentar esse período em Granada?

      Olá, Talita! Sevilha tem muito mais o que ver do que Granada. Você poderia passar uma semana inteira em cada uma das duas, mas Sevilha merece mais tempo do que Granada.

    Olá,

    Estou montando meu roteiro para a espanha e gostaria da opinião de vcs.

    Dia 1: Trem de Madri p/ Cordoba (pit-stop) – Sevilha
    Dia 2: Sevilha
    Dia 3: Sevilha
    Dia 4: Ronda/Málaga (Carro)
    Dia 5: Granada – Alhambra
    Dia 6: Volta p/ Madri no final da Tarde de Granada.

    Vale a pena retirar/acrescentar alguma cidade ou reduzir algum dia de alguma cidade para acrescentar outras que seriam mais interessantes do que essas que escolhi? Para um roteiro de 5 dias e meio posso melhorar minhas escolhas?

    Obrigada!

      Olá, Talita! Se você vai de Sevilha a Ronda e Málaga num só dia, você não conseguirá fazer direito a Rota dos Pueblos Blancos.

      Mantemos a sugestão do texto: durma em Ronda, não vá a Málaga, vá direto a Granada.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito