Granada

Tesouro andaluz
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Veja neste guia prático de viagem a Granada:

Granada se confunde -- e chega a ser ofuscada -- pela Alhambra, o palácio mouro que é o maior tesouro legado pela ocupação islâmica da península ibérica. Se os países só pudessem representados por uma única atração, a Alhambra seria a representante da Espanha.

Numa viagem pela Andaluzia, deixar Granada -- e a Alhambra -- por último é garantir um grande desfecho.

Dormindo duas noites em Granada você visita a Alhambra, passeia no bairro histórico de Albaicín e se diverte com a simpática tradição das tapas grátis. (Sim: peça uma bebida, e o aperitivo vem na faixa.)

No inverno, adicionando mais uma noite, você pode subir à Sierra Nevada para praticar esqui, snowboard ou brincar na neve.

Granada: quando ir

granada alhambra sierra nevada

Por estar situada 700 metros acima do nível do mar, Granada tem temperaturas um pouco mais amenas do que Sevilha ou Málaga. Pode ser visitada o ano inteiro -- mas há épocas mais interessantes que outras.

As melhores épocas: primavera e outono

Para não passar nem calor, nem frio, vá na meia-estação. Maio e outubro são os meses mais amenos, com mínimas acima de 10ºC e máximas em torno de 20ºC. Abril e novembro, porém, já requerem agasalho em tempo integral, com máximas na faixa de 15ºC (e noites frias, com mínimas abaixo de 10ºC).

Querendo pegar um calorzinho sem exagero, escolha junho ou setembro. Nesses meses de transição, a temperatura pode atingir até 27ºC, mas as noites normalmente dispensam o ar-condicionado, com mínimas que podem descer a 15ºC.

Verão: calor e lotação máxima

A maior razão para evitar Granada no verão é a lotação da Alhambra, que chega diariamente a 100% da capacidade durante as férias dos europeus. Mais do que em qualquer época, em julho e agosto é preciso comprar o ingresso para a Alhambra assim que as vendas começam (90 dias antes da data).

O calor também atrapalha, ainda que em Granada o verão seja menos escaldante do que em Sevilha. Em julho e agosto as máximas devem passar diariamente dos 30ºC, e nos dias mais escaldantes, encostar nos 40ºC.

Inverno: Alhambra e Sierra Nevada

Ainda que em Granada faça mais frio do que nas partes baixas da Andaluzia, o inverno aqui é bem mais tolerável do que o do centro e norte da Europa. De dezembro a fevereiro, as máximas batem os 12º. Em março, sobem a 15ºC. As temperaturas mínimas são sempre positivas.

A maior vantagem de visitar Granada no inverno é poder dar um pulinho na estação de esqui de Sierra Nevada. A base de Serra Nievada está a 2.100 metros de altitude (sua parte esquiável mais alta, a 3.300 metros).

Granada: como chegar

granada terminal onibus

Terminal de ônibus de Granada

Granada ainda não está ligada à rede ferroviária de alta velocidade espanhola. O último trecho de trilhos rápidos está na fase final de construção e deve entrar em operação em junho de 2019.

Até lá, o trajeto mais rápido entre Granada e Madri requer uma combinação de trem + ônibus.

Já de (ou para) Barcelona, a melhor escolha é o avião.

Para deslocamentos de (ou para) Sevilha, o ônibus é um pouco mais rápido que o trem regional. Vindo de (ou indo para) Ronda, você precisa usar o trem regional.

No entanto, caso queira alugar carro, o roteiro Sevilha-Pueblos Blancos-Ronda-Granada (nesta ordem ou no circuito inverso) é perfeito para fazer de carro.

Veja também como incluir Granada num roteiro desde Portugal.

Trem de alta velocidade + ônibus

Enquanto o último trecho dos trilhos de alta velocidade não fica pronto, a maioria das passagens de trem com destino a Granada requer uma baldeação em Antequera-Santa Ana, uma estação da linha Madri-Málaga que fica a 17 km do centro da cidade de Antequera. De lá os passageiros seguem em ônibus com saídas coordenadas com a chegada dos trens. As passagens vendidas pela Renfe, a cia. ferroviária espanhola, incluem esse trecho final de ônibus num único bilhete. Veja como comprar passagens no site da Renfe.

A viagem de Madri a Granada leva 4 horas. O trecho de Madri a Antequera-Santa Ana é feito em trem de alta velocidade e leva 2h20. O trecho de ônibus entre Antequera e Granada dura 1h20. Há um intervalo de 15 minutos para transbordo do trem para os ônibus que complementam o trajeto.

Da estação de ônibus de Granada ao seu hotel, um táxi vai custar por volta de 9 euros (maio/2018).

(Leia também sobre o serviço direto, porém mais lento, com o trem Talgo.)

O esquema trem + ônibus também se aplica à viagem entre Córdoba e Granada. O tempo total de viagem varia entre 2h e 2h15. Em alguns horários, a baldeação em Antequera-Santa Ana é para o trem regional (lento); nesse caso, a viagem acaba levando 2h40.

De (ou para) Barcelona, o melhor é usar o avião. Mas se fizer questão de ir de trem, a viagem leva entre 7h10 e 7h40, com baldeação em Antequera-Santa Ana (seguindo de ônibus ou trem lento, dependendo do horario).

Pit-stop na Mesquita de Córdoba, por que não?


No trajeto entre Madri e Granada, na ida ou na volta, é possível parar em Córdoba para visitar o segundo monumento mais importante da Espanha, a Mesquita de Córdoba.

Basta comprar, no site da Renfe, duas passagens separadas. No sentido Madri-Granada, compre uma passagem Madri-Córdoba e outra Córdoba-Granada. No sentido Granada-Madri, compre uma passagem Granada-Córdoba e outra Córdoba-Madri. O importante é que o intervalo entre a chegada e a partida em Málaga seja no mínimo de 4 horas -- idealmente, 6 horas. Você deixa a bagagem no guarda-volumes (que funciona na rodoviária, que é vizinha à estação de trem), pega um táxi ao centro histórico e tem tempo suficiente para passear.

O percurso entre Madri e Córdoba é de 1h40. Entre Córdoba e Granada (incluindo o tempo de baldeação em Antequera), 2h15.

Este pit-stop na Mesquita é mais conveniente no trajeto entre Madri e Sevilha. Mas também é perfeitamente factível entre Madri e Granada. Veja como ir da estação à Mesquita e também o que fazer no pit-stop em Córdoba.

De trem comum

Trens regionais (lentos) fazem a rota entre Sevilha e Granada 4 vezes ao dia, sem baldeação, em viagens de 3h30.

Já a rota entre Ronda e Granada 3 vezes ao dia, sem baldeação, também em trens regionais. O percurso dura entre 2h35 e 3h.

Novidade: Madri-Granada sem baldeação, com Talgo

Enquanto a cidade espera até junho de 2019 para a chegada do trem de alta velocidade AVE, a Renfe pôs em operação uma alternativa para quem não quer andar de ônibus nem fazer a baldeação em Antequera.

A partir de 26 de novembro de 2018, o veterano trem Talgo vai ligar Madri e Granada em rota direta. A viagem direta, porém, vai ser mais demorada do que a rota com baldeação: serão 5h15min de percurso (contra 4 horas do trajeto via Antaquera).

Haverá apenas um trem por dia em cada sentido. A saída de Madri é às 17h35. De Granada, às 7h35 da manhã.

Um táxi da estação de trens de Granada ao seu hotel deve custar entre 6 e 8 euros.

De avião

O avião é a melhor escolha para o deslocamento entre Granada e Barcelona: a low-cost Vueling, do grupo Iberia, faz o trecho em 1h35.

Enquanto o trem de alta velocidade não chegar a Granada, voar também é uma opção a considerar nas viagens de ou para Madri. O vôo leva 1h05, e é operado pela Vueling e pela Iberia.

O único destino fora da Espanha com vôos diretos a Granada é Londres, com vôos diretos desde Gatwick operados pela low-cost easyJet (de 3h de duração). De outros lugares da Europa você fará uma conexão em Madri ou Barcelona.

O aeroporto da Andaluzia com maior número de vôos diretos para todos os cantos da Europa, tanto de cias. convencionais quanto de low-costs, é o de Málaga, que está a 135 km de Granada. Ônibus da Alsa fazem o trajeto do aeroporto de Málaga a Granada em 2h15, em vários horários ao longo do dia.

Transporte entre o aeroporto e o centro

O aeroporto de Granada fica a 17km do centro da cidade.

O táxi entre aeroporto e centro da cidade vai sair em torno de 28 euros (maio/2018).

Há também um ônibus entre o aeroporto e Granada, operado pela Alsa. O trajeto costuma levar 45 minutos. O bilhete custa 3 euros (maio/2018). Mais informações aqui.

De ônibus

Se você vem de trem de Madri ou Córdoba, o último trecho da viagem, entre Antequera-Santa Ana e Granada, será feito de ônibus (saiba mais no tópico sobre chegar de trem).

De Sevilha a Granada, o ônibus direto leva 3 horas. Isso é meia hora menos do que a viagem do trem regional, e está disponível em mais horários ao longo do dia. Compre a passagem no site da cia. rodoviária Alsa. Tenha atenção ao escolher o ônibus, já que alguns são 'paradores'. Compre apenas nos 'directos'.

O ônibus também é a melhor escolha para se deslocar entre Granada e Málaga. As viagens centro a centro levam 1h45 (de Granada ao aeroporto de Málaga, 2h15). Compre na Alsa.

Da estação de ônibus de Granada ao seu hotel, um táxi vai custar por volta de 9 euros (maio/2018).

De carro

Granada serve como desfecho (ou como início) para um roteiro de carro pela Andaluzia. Veja nosso roteiro de 7 dias, incluindo 3 dias de carro, entre Sevilha, Pueblos Blancos, Ronda e Granada. O roteiro pode ser feito também no sentido inverso, com partindo de Granada.

Indicamos o carro apenas para o circuito entre as grandes cidades andaluzas. Dentro de cidades como Sevilha ou Granada, o carro só atrapalha.

Por isso, vindo de Sevilha, pegue o carro ao deixar a cidade e entregue o carro ao chegar a Granada. Escolha um hotel bem localizado, e passeie a pé e de ônibus.

(Caso você saia de Granada, mesmo esquema: pegue o carro ao sair da cidade, entregue ao chegar a Sevilha. Escolha um hotel bem localizado, e passeie a pé e de ônibus.)

Vindo de Portugal

De carro

Para combinar Portugal e Andaluzia de carro, é preciso retirar e devolver o carro no mesmo país -- se você retirar o carro num país e devolver no outro, vai pagar uma sobretaxa absurda.

O ideal para unir os dois países sempre vai ser um roteiro circular.

Você pode descer de Lisboa para passar uns dias no Algarve.
Depois entra na Espanha por Huelva e vai direto a Sevilha, onde deixa o carro num estacionamento enquanto estiver na cidade.

A partir da chegada em Sevilha, é só seguir este roteiro.

Ao fim do roteiro, saindo de Granada, vá a Córdoba, onde visita a Mesquita e dorme uma noite.

Saia da Espanha via Badajoz -- você vai entrar de volta em Portugal pelo https://www.viajenaviagem.com/2018/07/roteiros-portugal/#alentejo. Aproveite para passar entre dois e três dias na região antes de devolver o carro em Lisboa.

(Este roteiro circular também funciona no sentido inverso -- saindo de Lisboa pelo Alentejo a Córdoba, então seguindo Granada, e depois a Ronda, Pueblos Blancos e Sevilha, entrando de volta em Portugal pelo Algarve.)

Sem carro

Caso você não retorne a Portugal, o melhor é devolver no Algarve o carro que você alugou em Lisboa, e pegar um ônibus a Sevilha (compre na Alsa).

Aumente um dia de permanência em Sevilha para fazer o bate-volta de trem a Córdoba.

Alugue o carro ao sair de Sevilha e cumpra exatamente o roteiro deste post. Entregue o carro em Granada e siga de avião a Barcelona ou a Madri -- ou vá até Málaga pegar o vôo direto de volta a Lisboa.

Lisboa + Andaluzia

Se você quer ir de Lisboa direto para a Andaluzia, sem passear nem no Algarve nem no Alentejo, então vá de avião direto a Sevilha. Para voltar direto, sem passar por Madri, depois de Granada pegue o vôo direto de Málaga a Lisboa.

46 comentários

RINO
RINOPermalinkResponder

qual o melhor passeio noturno no alhambra, jardins ou palácios nazaries? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rino! Os palácios são mais importantes do que os jardins.

Mariana de Araújo Leite Caravelli

Olá. Comprei minhas entradas para o Alhambra e escolhi o turno da manhã. Infelizmente para o palácio nazaries só haviam entradas para as 13:00hs e 13:30hs, optei pelo das 13:00hs. Gostaria de saber se é possível entrar no palácio antes da hora agendada, já que gostaria ainda de aproveitar um pouquinho do comércio de Albacín antes de fecharem para siesta. Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Se o ingresso diz 13h, você só pode entrar às 13h.

Laura
LauraPermalinkResponder

Olá,
Irei em outubro para a Espanha e gostaria de saber qual a melhor maneira de fazer o trajeto Granada-Sevilha, se trem ou ônibus??

paula catelli
paula catelliPermalinkResponder

Gostaria de uma recomendação de hostel em granada espanha. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! A gente sugere dar uma pesquisada no HostelWorld: http://www.hostelworld.com/

Maria Cristina Pasquali

Ola Boia, preciso de sua ajuda! estou tentando comprar ingressos para visitar La Alhamba em jan de 2015 e o calendário de 2015 não abre. Enviei um e-mail ao Ticketmaster e esta foi a resposta deles:

Estamos a la espera que el Patronato active las ventas del nuevo año. Lo sentimos, pero no hay previsión ni información sobre si saldrán a la venta por nuestra web, ni cuando lo harán.

Si tienes cualquier otra duda, responde a este e-mail y nos pondremos en contacto contigo lo antes posible.

Atentamente,

Adriana S.
Departamento de Atención al Cliente
Ticketmaster

Não sei como comprar esses ingressos. Me ajude, por favor!
Obrigada
Maria Cristina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! Acalme-se -- se o site não abre, ninguém está conseguindo comprar o ingresso. Continue entrando no site do Alhambra todos os dias e uma hora vai aparecer a informação do novo sistema de vendas, se é que vai mudar.

Damião
DamiãoPermalinkResponder

Por favor, gostaria de saber se existe um outro site ou serviço para a compra dos ingressos para os palácios de Alhambra, já que estão esgotados no site da Ticketmaster, no período em que estarei em Granada;
Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Damião! Você pode comprar um cartão Granada Card, que dá direito ao Alhambra:

http://granadatur.com/en/uplevel-menu/granada-card/

manoela
manoelaPermalinkResponder

Olá! Estou tentando comprar tickets para Alhambra, mas está dando erro no site. Alguém já comprou na Alhambra Shop, em Granada, loja que o próprio site informa ser ponto de venda? Há alguma forma alternativa de compra? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manoela! Pode ser uma instabilidade temporária. Se você não conseguir comprar pela internet, compre um Granada Card, que dá direito a entrar na Alhambra sem passar pela bilheteria:

http://www.granadatur.com/page/1-como-comprarlo/

Angela Vianna
Angela ViannaPermalinkResponder

Olá, Bóia, estou indo para Granada, agora em fevereiro, e comprei o ingresso para visitar Alhambra no horário das 13:30hs, pois era o único que tinha pra todo meu grupo. Isto quer dizer que só vou poder ficar lá dentro dos Palaces Nazaries durante 30min? Eles fecham ou nos convidam a sair... Ou posso permanecer lá, até 18hs? Estou meio confusa, pois não entendi porque tinha tanto ingresso sobrando nesse horário... Se puder me ajudar, agradeço!!! Abraços!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angela! Existem dois horários. Um, o horário da entrada no complexo, que pode ser matutina ou vespertina. O outro horário é o da entrada nos Palácios Nazaríes. Verifique os dois horários no seu ingresso.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/alhambra-na-pratica-da-compra-do-ingresso-online-a-visita

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Bóia. Vi a sugestão de roteiro para Andaluzia, começando por Sevilha (com stop em Córdoba) e depois Granada de carro, passando pelos pueblos brancos. Pergunto: 1) posso fazer o sentido inverso, começando por Granada? 2) como faço para ir de Madri à Granada de trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Você pode de Madri a Granada ir de trem, sim. Compre seu bilhete pela Renfe: https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Valeu Bóia, mais uma vez agradeço. Vcs são D+.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Oi, Bóia! Eu estou pensando em pegar o trem noturno de barcelona para granada e lá passar o dia (alhambra) para depois seguir para madrid de trem. Minha pergunta é: vocês sabem se há guarda-volumes na estação de trem em granada para eu deixar as malas ao longo do dia? Não encontro essa informação na internet...
Muito obrigado!!
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! A gente super NÃO recomenda trem noturno.

Mas se quiser sofrer, o guarda-volumes de Granada é na estação de ônibus, que fica a 3 km da estação de trem.

Entre Barcelona e Granada recomendamos o avião; a Vueling costuma ter tarifas em conta.

Alysson
AlyssonPermalinkResponder

Ola Boia. Seguinte fui comprar os bilhetes para Alhambra e depois de preencher meus dados e do cartão cliquei em continuar e a pagina travou. Nao sei qual foi o problema. Primeiro, sera que efetuou a compra?? Segundo, você esta sabendo de algum problema na compra??..abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alysson! Entre em contato com a operadora do seu cartão de crédito para saber se a compra foi efetuada. Mas se você não recebeu nenhum email de confirmação, é bem provável que a compra não tenha sido completada. Não sabemos explicar porque o site travou. Recomendamos tentar novamente.

Alysson
AlyssonPermalinkResponder

Ok. Obrigado.

Alysson
AlyssonPermalinkResponder

Mais uma pergunta; de Granada ate Paris é viável de trem??..de aviao qual seria a companhia aérea mais barata??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alysson! De Granada até Paris você levaria entre 18 e 25 horas de trem. Voe.

Nivea
NiveaPermalinkResponder

Oi. É viável ir de trem de Granada para Valencia?Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nivea! Há apenas um trem noturno, que leva 6h40.

Fátima
FátimaPermalinkResponder

Olá. Vou chegar no aeroporto de Granada às 8:50 da manhã vindo de Barcelona. Quero visitar a Alhambra e no final do mesmo dia ir para Sevilla. Existe algum lugar para deixar minha bagagem enquanto visito Granada?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fátima! A rodoviária tem lockers.

JOÃO.
JOÃO.PermalinkResponder

Olá, Bóia.
Não consigo acesso ao www.ticketmaster.es para compra de ingressos à Alhambra.
Aparece como proibido! Já troquei o navegador e não funcionou também.
O que pode estar havendo?
Aproveitando: o Granada card vale a pena?
Muito grato desde já. Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Aqui no meu equipamento o site abre normalmente. Deve ser excesso de zelo do seu antivirus.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Aqui no meu equipamento o site abre normalmente. Deve ser excesso de zelo do seu antivirus.

maira
mairaPermalinkResponder

Olá João! tudo bem?! Tive o mesmo problema, tentei em varios computadores e foi a mesma coisa. A unica solução foi ligar direto no patronato de Alhambra e realizar a compra via telefone. Deu super certo, ja recebi a confirmação com o valor correto e o numero de confirmação. Espero ter ajudado!

Karen Romero
Karen RomeroPermalinkResponder

Ola Ricardo, comprei minha entrada na Allhambra com o cartao de uma amiga. Nao levarei, obvio, comigo. Terei problemas para imprimir meu ingresso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karen! No sistema vigente quando o Ricardo fez a visita, o cartão usado na compra era o único jeito de imprimir o ingresso na máquina.

Regina Rosa
Regina RosaPermalinkResponder

Olá, irei em maio para sul da Espanha, e queria muito visitar a Alhambra, mas no site não tem ingressos para "Alhambra General" durante minha passagem por lá, gostaria de saber se lá seria possível comprar? só tem ingressos para "Jardines", seria interessante? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Você pode comprar um Alhambra Card, tem o link aqui:

https://www.viajenaviagem.com/2011/11/alhambra-na-pratica-da-compra-do-ingresso-online-a-visita

Paula Braga Borges

Olá Boia! Eu vou de bus de Málaga pra Granada... e de noite de Granada para Sevilha. Existe guarda volume?

Alexsandra Lima

Estive em Granada em junho último. Realmente, o verão não é a melhor estação. Apesar de ser uma área arborizada, caminhar entre um monumento e outro em Alhambra se torna difícil com o calor. Mas, sem dúvida, é imperdível. Aproveite para se perder em Albaicin. Ingressos sempre bem antecipado. Boa viagem

Saulo
SauloPermalinkResponder

Olá! Estive em Granada no final de setembro tendo chegado na cidade de ônibus vindo de Sevilha. A passagem foi comprada direto no site da Alsa, que é bastante amigável, e a recebi via e-mail. Depois foi só apresentá-la direto no embarque na rodoviária. O ônibus é muito confortável, cumpriu o horário e a viagem é bastante tranquila. Os terminais rodoviários de Sevilha e Granada são pequenos, bem organizados e de fácil acesso pois se localizam muito próximo ao centro dessas cidades. De Granada fui para Barcelona pela Vueling ( passagem compradas diretamente no site que permite que se faça o check-in na hora da compra). Também uma viagem tranquila. Peguei todas as informações de como chegar e sair de Granada aqui no site que mais uma vez foi perfeito nas indicações. Muito obrigado!
Sevilha e Granada são maravilhosas mas concordo que é melhor visitá-las na primavera ou a partir de meados de outubro pois apesar de ter ido à Andaluzia no final de setembro, o calor ainda era escaldante.
Muito Obrigado!

Marina Figueiredo

Olá! Gostaria de saber se há no site (não achei facilmente) alguma opção de roteiro Portugal + Espanha de uns 20 dias! Queria fazer Portugal e Norte da Espanha...o que acham?

Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Use o roteiro de Portugal e siga do Porto de trem para Vigo ou de ônibus para Santiago de Compostela:

https://www.viajenaviagem.com/2018/07/roteiros-portugal/

Carla Castilho

A partir de 25 de novembro ha um trem Talgo ( talgo é o tipo do trem ) que vai ser inaugurado pela Renfe ( rede ferroviária Espanhola) que liga Madri a Granada ..demora umas 7 horas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Atualizamos o texto. É outro tapa-buraco enquanto não inauguram a linha rápida. A viagem vai levar 5 horas e vai ser feita em apenas um horário em cada sentido. A viagem com baldeação continuará sendo mais rápida.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar