Terremotos na Itália: é o caso de cancelar? Brasil na Itália responde

Terremoto

Andei pouco atento ao noticiário nos últimos dias e confesso que não tinha me dado conta da magnitude dos terremotos que vêm ocorrendo no norte da Itália (foram dois na última semana de maio e houve uma réplica forte no último domingo).

O fato é que vêm aparecendo leitores angustiados em busca de uma orientação sobre o perigo de viajar à Itália agora.

Eu só cancelaria uma viagem a algum lugar por causa de terremoto se o evento tivesse sido daqueles que ocupam a primeira página dos jornais por dias a fio e provocam um caos nos transportes e na vida cotidiana.

Pela falta de fôlego do assunto no noticiário, este não parece ser o caso. (Compare os terremotos com o naufrágio do Costa Concordia e você verá a diferença.)

Mas como com medo não se brinca, fui dar uma pesquisada para não fazer um post na base do achismo.

Acabei encontrando um relato de uma brasileira que mora na Itália que reúne tudo o que eu procurava: fatos e opinião.

Falo da Barbara Bueno, que escreve no ótimo blog Brasil na Itália.net.

A Barbara, que mora em Florença, diz o que eu supunha: que se houvesse esse perigo todo, ela arrumaria rapidinho a mala e viria passar um tempo no Brasil.

Ela conta que os trens estão funcionando normalmente e que só não viajaria, neste momento, à região de Modena, na Emilia Romagna, que é o epicentro dos abalos. (Ali perto, a propósito, fica o museu da Ferrari em Maranello.)

Os terremotos assustaram quem estava em Veneza? Assustaram. Mas a única baixa veneziana foi uma estátua da Piazzale Roma que tombou e quebrou (o seu par, numa coluna próxima, continuou de pé).

Mas caso você queira saber como é ir para o pátio no meio da madrugada em Veneza, leia os relatos desta americana que mora lá e descreve as duas noites em que o edifício tremeu.

Minha sugestão: não se impressione. A probabilidade de você pegar um terremoto onde estiver é muito pequena. Já a possibilidade de pegar uma greve dos transportes ou uma manifestação anti-austeridade é altíssima :mrgreen:

Leia mais:

Terremoto na Itália: viajo ou cancelo?, por Barbara Bueno do Brasil na Italia

Earthquakes in Venice, no The Venice Experience

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


21 comentários

Tenho viagem marcada para Marrocos em novembro, irei para Marrakesh. O terremoto que ocorreu no inicio do mês, afetou muito Marrakesh, penso em cancelar a ida. O que acha deste caso?
Grata
LIS

Olá! Tb tive preocupação, mas sou da mesma opinião de que não valeria a pena o transtorno dos cancelamentos, até pq nunca se sabe quando vai ter um terremoto. Neste momento estou em Veneza e está td bem. Domingo fomos até Maranello (Modena) na Ferrari e tudo tranquilo. Vc nem percebe que houve terremoto. Milão também. Vc só percebe que houve terremoto pq na televisão há campanha para arrecadação de fundos para as vítimas do terremoto. Somente isso. Os trens estão funcionando normalmente. Espero ter ajudado. Beijos.

Estive em Veneza no dia 29/05. Sentimos o primeiro tremor no hotel próximo a estação de trem (Arlechino). Assustou muito, o prédio balançou fortemente, fui para a janela ver o que estava acontecendo e vi o prédio balançando como um pêndulo literalmente. A recepcionista do hotel estava apavorada perguntando se havíamos sentido o tremor. Não desejo esta experiência para ninguém. Quem quiser ir para lá poderá passar por isso que eu passei. Não acho que venha a causar uma catástrofe por lá, mas que assustou, assustou.

Estava em Veneza no dia do terremoto, senti o prédio tremer e só. Fiz tudo que estava programado, inclusive peguei um trem um dia depois e pelo que percebi tudo estava funcionando normalmente. Fiquem tranqüilos.

Estive na Itália em Abril e peguei uns dias com chuva. Ficava chateado, claro, mas pensava: se fosse um terremoto seria pior. Voltei e fiz o mesmo comentário nos posts sobre a viagem no meu blog ( https://www.acabouocaviar.com ). E justo na semana que fiz esse comentário, houve o terremoto. Fiquei profundamente triste com tudo o que está acontecendo. Eu não desmarcaria a viagem também.
E quem quiser ver meus relatos passe lá.
Abraços

Oi Ricardo, tudo bem?
Fico contente que o artigo tenha sido útil.
Aqui na Italia a terra continua tremendo, mas a situação continua muito tranquila para os turistas.
Ah, e obrigada. É sempre uma honra ser nomeada por você e pelo seu blog. 🙂
Um abraço,
Barbara

Riq, quando soube falei para o meu marido, quando vi que o terremoto foi em Modena – prejudicaria quem quisesse visitar o Museu da Ferrari. O que não entendi foi que normalmente escuto que depois de um grande, vem 2 ou 3 pequenos, mas parece que lá voltou grande tb.

Aqui em Milao eu senti os terremotos. O mais forte que eu senti foi o primeiro às 4h da manha e talvez o tenha sentido mais forte justamente pq era 4h da manha e estava tudo em silencio. A cama balançou por alguns segundos, eu acordei achando que era meu marido que se mexia demais – mas ele dormia tranquilamente e nao percebeu nada – e quando me dei conta de que era um terremoto, jà tinha acabado.
Nos outros, que aconteceram durante o dia, eu senti os tremores mas bem de leve, era a mesma sensaçao que eu tinha quando passava um caminhao pesado na rua de casa, quando ainda morava no Brasil.
Sim, eu me assustei pq aqui nao passam caminhoes pesados na rua de casa e o fato de eu ter consciencia de que è um terremoto intensificou o meu susto na hora. Mas muita gente com quem eu conversei sequer notou os tremores e nao foi registrado nenhum dano em Milao.
Concordo com o Riq e com a Barbara: eu nao cancelaria a viagem pra Italia, sò evitaria de me hospedar na regiao atingida.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito