Piedras Blancas, um dos passeios mais engraçados de Bariloche

piedras blancas
Historiadores ainda se contradizem ao tentar descobrir a origem de uma das atividades de neve mais adorada pelos brasileiros que visitam Bariloche: o tal do esqui-bunda, também atende pelos nomes científicos de trenó, trineos ou colapatin. Origens a parte, a brincadeira é tão conhecida e divertida que a cidade tem um próprio cerro reservado praticamente para esta atividade: o cerro Piedras Blancas.

piedras-blancas
Piedras Blancas fica apenas a 5 km do centro de Bariloche e ocupa uma das faces do Cerro Otto, um dos cerros mais baixos da região. Piedras conta com cinco pistas de esquibunda e dois teleféricos que dão acesso às pistas, somando um total de 3 km de pura diversão.

Esse cerro é ideal para quem viaja com toda a família, pois a diversão é garantida para os pequenos e, cá entre nós, para quem nem é tão pequeno assim. Eu nunca tinha praticado essa modalidade de “esporte na neve” e achei uma brasa, mora.

piedras-blancaspiedras-blancaspiedras-blancas
Contudo, não deixe de se agasalhar corretamente, pois roupas e luvas impermeáveis são acessórios fundamentais para você aproveitar ainda mais essa brincadeira. Também é comum se deparar com algumas filas nos teleféricos se o parque estiver cheio de excursões de estudantes no dia da sua visita.

A vista panorâmica dos teleféricos mostra boa parte de Bariloche, do lago Nahuel Huapi e a mudança gradativa de vegetação nessa região argentina. Se você tem medo de altura, respire fundo, prepare a câmera e saia clicando, a paisagem é recompensadora.

piedras-blancas
Se você optar por visitar Piedras Blancas com o seu carro alugado, por favor, verifique as condições da estrada e se o uso das correntes nos pneus será necessário naquele dia.

piedras-blancas-11

Valores dos Tickets

Os valores das entradas para alta temporada de 2012 em Piedras Blancas são de 65 pesos, para as crianças, e 85 pesos para os adultos (pela cotação do dólar nas casas de câmbio, 15 e 19 dólares). Depois de entrar no cerro, se você quiser fazer o esquibunda, terá de pagar um valor extra pelo aluguel do “trenó”, o que lhe dará direito a utilizar o teleférico e descer nas pistas correspondentes por 6 vezes. Depois disso, se quiser continuar brincando, terá de pagar mais um aluguel. O aluguel do “trenó” mais o uso do teleférico por 6 vezes custa, hoje, 220 pesos para os adultos e 140 pesos para as crianças (pela cotação do dólar nas casas de câmbio, 48 e 30 dólares). Lembre-se que os valores são reajustados a cada início de temporada. Consulte a tabela oficial e as datas previstas para abertura do Cerro no site oficial de Piedras Blancas.

piedras-blancas

Winter Park: esqui para iniciantes

Ainda como parte do Cerro Piedras Blancas, você encontra o Winter Park, uma pequena área para iniciantes composta por uma escola de esqui e três pistas. O passe de meio dia de duração na alta temporada custou, em 2012, 345 pesos para os adultos (pela cotação das casas de câmbio: 75 dólares), incluindo duas horas de aula e o aluguel dos equipamentos. Se você preferir contratar o traslado direto com o Winter Park, acrescente 90 pesos a essa conta (pela cotação das casas de câmbio, 20 dólares).

piedras-blancas

Esse passeio foi uma cortesia de Piedras Blancas e Emprotur.

Leia mais:

65 comentários

boa tarede estarei indo em julho para Bariloche
sera q o terra brancas estara aberto
irei com a familia
e para chegar no mesmo passeio de terra branca a cerro otto, preciso de carro?

    Olá, Denise! Pode ir de remis ou transporte compartilhado oferecido por agências locais. Se já tiver nevado o bastante, o parque estará aberto.

Olá. Vou para Bariloche na metade de julho, estava vendo os preços de Piedras Blancas. 8.000 pesos só para subir e 16.000 para andar de esquibunda… Sabe me informar se é isso mesmo? Estou achando muito caro.

olá, como sugerido pretendo fazer o passeio Piedras Blancas e Cerro Otto no mesmo dia, mas como posso me deslocar de um para o outro?

Olá. Pretendo viajar em Julho de 2022 e queria saber se é fácil realizar a ida à Piedras Blancas, caso fique hospedada próximo ao Cerro Catedral. Gostaria de saber o inverso também, caso eu vá esquiar no Cerro Catedral, é uma ida fácil do centro de Bariloche até o Cerro?

    Olá, Isadora! A hospedagem no Cerro Catedral é para quem quer esquiar seriamente. Se você quer fazer o circuito de passeios e aproveitar a noite, é melhor se hospedar na região central.

Bom dia, estou com uma viagem para bariloche e estou vendo os passeios que farei por lá. Estou querendo fazer o Circuito Chico pela manhã e o Piedras Blancas para fazer o zipline a tarde, porém, pesquisando em alguns sites vi que a compra de ingressos do zipline é até as 14h, e não sei se dará tempo de sair de um passeio e estar la para comprar o ingresso a tempo. Gostaria de saber se a venda de ingressos é realmente até as 14h, e se alguém já fez o circuito Chico junto com o zipline?

    Olá, Luiz Carlos! O próprio Facebook do Piedras Blancas diz que as vendas se encerram às 14h. Veja qual é a previsão de chegada do seu passeio do Circuito Chico. Lembre que você vai precisar ainda se deslocar do centro de Bariloche ao Piedras Blancas.

A experiência da minha família no Piedras Blancas não foi boa 😢…. Estivemos lá dia 08/08/2017 (semana passada).
Minha mãe caiu ao tentar subir nas cadeiras de elevação, pois ao contrário dos outros parques, lá eles não param as cadeiras para a pessoa subir. Ainda bem que não teve nada grave! 🙏🏼
Já eu, sofri um acidente. Cheguei ao zipline muito empolgada, mas uma sequência de acontecimentos acabaram com meu dia. Logo no início fui surpreendida com a informação que deveria usar freios manuais, pois no site só vi informações sobre freios automáticos. Como são duas pessoas por decida, o instrutor que colocou meu equipamento foi orientar meu primo e eu fui orientada por outro instrutor, que chegou quando eu já estava no cabo de aço. Esse segundo instrutor deu uma explicação muito rápida, disse que eu tinha colocado muita força no teste do freio e que não precisava tanto. Parecia que ele estava com pressa e eu iniciei a atração sem segurança quanto ao uso dos freios. A decida estava muito rápida, percebi que tinha algo errado e tentei olhar para o instrutor que fica na chegada da primeira descida, mas água e gelo caiam nos meus olhos ( só depois soube que meu primo desceu com óculos de proteção, mas que eu não recebi tal equipamento). O instrutor fazia sinal e usei de freio, mas cheguei ao final com enorme velocidade, sofri um grande impacto e minha cabeça bateu em algo. O capacete sacou da minha cabeça (pelo visto não estava preso direito) e novamente bati em algo (não sei se no cabo de aço ou se na polia). Desci atordoada e logo em seguida vi o sangue que escorria da minha cabeça. A equipe de socorro chegou, limparam o ferimento, me deram água com açúcar e me levaram de moto de neve até a base do parque. Entre o acidente e a chegada na enfermaria levei uns 40 min. Na enfermaria fui muito bem atendida pela médica, mas a estrutura era precária e solicitaram minha transferência para um hospital. Passei quase 2 horas esperando a ambulância acionada pelo Piedras Bancas. Como a ambulância não chegava e a médica explicou que o seguro do parque me levaria para um hospital público ou para um particular SEM custear as despesas, fui com minha família para o Sanatório São Carlos e acionei o meu seguro viagem. Levei 3 pontos na cabeça e agradeço a Deus que estou bem! 🙏🏼 Agradeço o apoio da equipe de socorro e da médica, mas me senti abandonada pela administração do Piedras Blancas, que em nenhum momento falou comigo sobre as causas do acidente, prestou esclarecimentos ou perguntou como eu estava.
Faço esse relato para que outros turistas saibam dos riscos do Zipline, da falta de orientação de alguns instrutores e da importância de um seguro/assistência viagem.

Acabei de voltar de Bariloche e fui ao Piedras Blancas. Achei legal, mas sugiro que se vá de remis, pois peguei um transfer turístico (4 horas no local) e não deu tempo para fazer as 6 descidas, faltou uma. Quando foi chegando 16:00 os teleféricos para subir estavam bem lotados e demorou. Olha que fiz 2 vezes o circuito mais curto. Minha mãe de 70 anos foi junto, achamos que ia ser como o Cerro Catedral, com uma cafeteria na subida do teleférico. Ela até existe, mas estava fechada, ela não desceu as pistas, claro, ficou lá no meio sem nada para fazer, nem banheiro tinha.

Bom dia. Estarei viajando dia 20 de julho e por falta de sorte fraturei meu tornozelo, portanto não poderei esquiar. Gostaria de saber se existe a possibilidade de subir e descer no teleférico ou se só pode descer esquiando ou de esquibunda em Pedras Blancas e se tem algum restaurante que possa ficar lá enquanto meus filhos brincam. Grata

    Olá, Vanda! Dá pra descer de teleférico, sim. O café/restaurante fica na base do parque, na entrada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito