Circuito Chico, a introdução clássica a Bariloche

Natalie Soares
por Natalie Soares

circuito chico Bariloche

É a sua primeira vez em Bariloche? Pois não existe melhor maneira de ser apresentado à estonteante paisagem da região do que este passeio. O Circuito Chico é o city-tour das paisagens de Bariloche. Em quase 4 horas, você percorre 65km da margem sul do lago Nahuel Huapi. Sem falar que o tour cai como uma luva (quentinha) para quem prefere passeios mais contemplativos apasseios de experiência.

circuito-chico

As agências promovem esse passeio com duas saídas diárias: às 9h e às 15h. Em 2012, o Circuito Chico custava 90 pesos (20 dólares pela cotação das casas de câmbio) para adultos, mais 50 pesos (11 dólares pela cotação das casas de câmbio) pelo ticket do teleférico do Cerro Campanário. Infelizmente, os valores têm sido ajustados com mais freqüência do que gostaríamos, por isso talvez você encontre diferenças nos valores dos passeios ao programar a sua próxima viagem para Bariloche.

circuito-chico-bariloche

A primeira pausa é no Cerro Campanário, um dos mirantes mais bonitos da região. Lá, provavelmente, você vai perder a conta de quantas fotos vai tirar smile

Cerro Campanário Bariloche

A próxima -- e inevitável -- parada é numa lojinha que vende produtos à base de rosa mosqueta, um elemento com propriedades regenerativas. Dali, o tour segue para a Capela San Eduardo, próxima ao porto Pañuelo (de onde partem os passeios de barco) e ao hotel Llao Llao. Simpáticos São Bernardos estão sempre a postos esperando os turistas chegarem para tirar fotos com eles. Cada foto custava, em 2012, cerca de 50 pesos (11 dólares pela cotação das casas de câmbio).

circuito chico hotel Bariloche

Por fim, segue-se para o último stop do tour, um ponto para tirar algumas breves fotos de outros ângulos da região e, então, retornar para o centro de Bariloche.

circuito chico bariloche

As agências costumam oferecer o passeio de meio período pelo Cerro Catedral ao término do Circuito Chico. Nessa combinação de Circuito Chico + Cerro Catedral o tempo é escasso para aproveitar muito do que o Cerro Catedral tem a oferecer, até mesmo para queles que não pretendem praticar nenhum esporte de neve. Leve em consideração o tempo para chegar no Cerro mais o almoço e o reconhecimento da área e as filas para ter acessos aos lifts e teleféricos. Talvez só isso já tome todo o tempo do passeio e você precisará retornar ao ponto de encontro.

(Ou seja: para fazer bem feito, faça o Circuito Chico num dia, vá ao Cerro Catedral no outro.)

circuito chico bariloche

Também é possível fazer esse tour por conta própria,caso você tenha alugado um carro e as condições da estrada estejam favoráveis. Assim você pode seguir o percurso no seu ritmo e ainda parar em outros pontos pela estrada que lhe chamem a atenção.

circuito chico bariloche

Esse passeio foi uma cortesia da Emprotur - Bariloche.

Leia também:

Bariloche: como é o passeio Noche Nórdica

Piedras Blancas, um dos passeios mais engraçados de Bariloche

Teleférico e esquibunda no Cerro Otto

De barco a Puerto Blest e Lago Frías

Bariloche: o que esperar do finzinho do inverno

Bariloche sem neve: linda de todo jeito

2 países, 3 barcos, 4 ônibuss: como é o Cruce de Lagos

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

29 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Lillian Brandão

O Circuito Chico é um passeio imperdível para quem vai a Bariloche. O Cerro Campanario está entre as vistas mais bonitas que eu já tive o prazer de fotografar. Inesquecível!
Fiz esse circuito de transporte público. O ônibus (Linha 20) sai do Centro de Bariloche vai até o Hotel Llao Llao e para em alguns pontos da estrada (inclusive no Cerro Campanario). Em Janeiro/2012, a passagem custava uns $6 pesos argentinos por pessoa.

Flavio
FlavioPermalinkResponder

A vista do Cerro Campanario é realmente espetacular.

Para quem gosta de cães, chamo a atenção para o tratamento que alguns São Bernardos recebem de seus donos. Paguei para tirar fotos com um na beira da estrada e só depois percebi que ele tinha os quatro caninos serrados. Se tivesse visto antes, não teria dado um centavo para o idiota que se passava por dono.

Mas nem todos são tratados dessa maneira, felizmente.

Marcia Palhares

Vou a Bariloche em novembro, fico 5 noites e depois faço o Cruce e fico 3 noites em Puerto Varas. Mesmo sem neve, vale a pena fazer o passeio, não é?

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Sem dúvida nenhuma!! As paisagens são belíssimas, de todo jeito.

Fernanda Cattoni

O passeio é lindo e para quem está indo pela primeira vez e tem tempo disponível acrescentaria uma volta até Villa La Angustura ... uma cidade pequenina e muito aconchegante.

Marcia Palhares

Olá, Fernanda, obrigada pela sugestão, já soube que vale a pena Villa La Angostura. Quem já foi adorou, pretendo ir sim.
Abç.

marcia
marciaPermalinkResponder

O circuito chico, como diz o nome, é pequeno, não tem muita coisa para conhecer. As paisagens são belas, mas não acho que vale custo-benefício, só o circuito. Digo, para pessoas mais jovens, pois dá para ir ao cerro campanário de onibus e a vista você vai ter em outros passeios ou até mesmo de bus. Acho que vale à pena ir até o cerro tronador, fui com agência,em agosto, estava chovendo, a estrada é longa e tem lama, pode atolar.Tem horário específico para ir e outro para voltar.Fica mão única. No dia que fiz, tinha uma árvore atrapalhando a passagem. Mas valeu muito, pois neste dia começou a nevar.O lago estava congelado e o tipo de glacial é bem interessante.Gostei da cidade. É um lugar calmo.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Fiz esse percurso de carro, parando em todos os lugares pra ver vistas lindas. Não esqueça de comprar umas empanadas pra comer nos mirantes mais bonitos wink

Michele - PlanejandoaViagem

Já passei duas temporadas em Bariloche e quase sempre fui ao Cerra Catedral de ônibus público. Uma outra alternativa é ir de taxi e voltar de onibus pois normalmente da volta não temos tanto pressa. Negociando com o taxista dá para fazer um custo médio bom sem depender de agência.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Não aluguem carros na Lagos Rent a Car, em Bariloche. Somos clientes deles desde 2003, e fizemos uma reserva em setembro, para agora o fim do ano. Pensei que estava tudo certo, enviamos um formulário preenchido e ninguém pediu mais nada. Quando entro em contato agora, a moça me diz que não tem nada reservado no meu nome, e simplesmente não pode fazer nada porque não tem mais nenhum carro disponível. Uma total falta de consideração com o cliente!

Franceli Francisco Berto

Oi Boa Tarde!!
eu Gostaria de saber quais são os dois passeios que não posso deixar de fazer?? para quem fica cinco dias!!
E o hotel qual o melhor?
Atenciosamente,
FRAN

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Franceli! Você que manda! smile Veja várias opções de passeios, com resenhas completas, no final deste post:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Dicas de hotéis em Bariloche:
http://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/

Bariloche | Domingão de Twittadas

[...] esqui de bari | LINK 27. @viajenaviagem | circuito chico: a introdução clássica a bariloche | LINK 28. @destemperados | um tour pelas chocolaterias de bariloche | LINK 29. @patagoniatrek | trilhas [...]

joana darc pessoa

em agosto vou para Bariloche e peguei reserva no hotel PANAMERICANO, pois me informaram q ele era maaravilhoso, mas ao ler os comentarios nada agradaveis de quem esteve la, fiquei triste. Ainda existe o bar de gelo este ano pelo menos p ameniza a minha hospedagem? ?
joaninhadoctor@gmail.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joana! Está funcionando, sim:

https://www.facebook.com/IceBarilocheOfficial

maria de lourdes quintiere

Estive em Bariloche em junho, e devo dizer que adorei! O Bar do Gelo é muito legal e vale a pena a visita!
A Calle Mitre é ótima para comprinhas e para um lanche delicioso recomendo o FRIENDS nessa mesma rua.

Fabricia
FabriciaPermalinkResponder

Olaa , eu vou no final de junho , quando vc foi vc viu neve ?? Eé meu sonho !
Vc foi em qual data ??

Lourdes
LourdesPermalinkResponder

Sim , vi neve mas apenas nos cerros! O suficiente para curtir o evento. Fuiem 8 de junho.

Crisiane Paiva

Fizemos o Circuito Chico pela parte da manhã e p/ aproveitar o dia todo, não voltamos c/ a van. Saltamos em Puerto Pañuelo (por volta de 12h) e de lá pegamos o Catamarã Cau Cau (às 13:30h) e visitamos o Bosque de Arrayanes e a Isla la Victoria. O passeio acabou às 19 horas. Você pode pegar um ônibus comum de volta ao Centro (acho q ônibus 20) ou um remis ou táxi (neste, pagamos 182 pesos no taxímetro até hotel Edelweiss).
É neste passeio q vc pode dar biscoitos p/ as gaivotas (compre no barco ou tire foto c/ fotógrafo oficial) e tirar lindas fotos deste momento, do Bosque e da Ilha.
Obs.1: se fizer como nós, tenha em mente q não terá onde almoçar, então leve um lanche ou compre biscoitos e água na lojinha do Puerto. Qdo entrar no Barco tem uma lanchonete com sanduíches, sucos, café,...
Obs.2: se desejar, por mais 140 pesos por pessoa pode ficar no 2 andar do Catamarã e ter um serviço de bordo com bebidas e lanchinhos incluídos. É só pedir, não precisa descer p/ lanchonete.
Obs.3: não teve sorte como eu e não conseguiu q a gaivota comesse o seu biscoito, o fotógrafo do barco dá um jeitinho - Fotoshop.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá, estou pensando em passar 5 dias com meus 3 filhos em Bariloche inicio de agosto. A duvida é a seguinte: tenho autorizacao pra viajar sem o pai deles no passaporte entao nao terei problemas ao sair e entrar no Brasil. Mas e na Argentina? terei algum problemas por estar somente a mae(eu) com eles?
Grata,
Patricia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia. Não terá nenhum problema.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá, estou pensando em passar 5 dias com meus 3 filhos em Bariloche inicio de agosto. A duvida é a seguinte: tenho autorizacao pra viajar sem o pai deles no passaporte entao nao terei problemas ao sair e entrar no Brasil. Mas e na Argentina? terei algum problemas por estar somente a mae(eu) com eles?
Grata,
Patricia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Entre em contato com a cia. aérea, eles terão a resposta oficial.

Não busque esse tipo de informação na internet, é importante demais e você precisa do parecer de alguém que se responsabilize pelo que está dizendo.

jaqueline prossi possamai

Oi!! Vou para Bariloche em agosto e estou com duvidas, a respeito de roupas? se compro, se deixo pra comprar lá? enfim algum pode me dar sugestão?

Barbara Nedel
Barbara NedelPermalinkResponder

Ola

Gostaria de saber se é preciso já ter realizado aluguéis de roupas antes de fazer o Circuito Chico. Chegamos as 2 da tarde em Bariloche e não sabemos como começar os passeios...

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Para fazer o Circuito Chico, você não vai precisar de roupas de esqui, mas terá que usar roupas quentes para o inverno da região. Se você for alugar roupas de frio (além das roupas de esqui), é melhor alugar antes do passeio.

Carlucia
CarluciaPermalinkResponder

Boa noite ,vou comemorar com meu marido 25 anos de casados ,ficarem no hotel Cacique lá vcs tem boas recomendações ? É presciso tomar alguma vacina ? Irei 19/07/2014 a26/07/2014 ,como será que estará a estação ai ? Obrigado !!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlucia! Não é necessária nenhuma vacina.

Leia opiniões sobre o Cacique Incayal aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/