Caribe: que ilhas dá para combinar na mesma viagem?

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

post16-sup2016

Caribe: ilhas para combinar na mesma viagem

Praia Jan Thiel, Curaçao

Muita gente pensa que o Caribe é como a Europa ou os Estados Unidos, cheio de companhias aéreas que ligam todos os lugares em vôos diretos ou com uma escala conveniente. Mas não é assim que a coisa funciona. De Miami você voa para praticamente qualquer lugar do Caribe; Cidade do Panamá e San Juan de Porto Rico também são hubs importantes. Agora: vôos diretos de uma ilha pra outra são raros; só acontecem entre ilhas próximas.

Se o seu sonho é visitar muitas ilhas numa viagem só, existe um produto pensado exatamente pra você: os cruzeiros mrgreen

Mas se o seu sonho é fazer uma viagem convencional e rentabilizar a passagem aproveitando para dividir a estada entre duas ou, vá lá, três ilhas, aqui vão as alternativas logisticamente corretas.

Aruba + Curaçao (e/ou Bonaire)

É a combinação mais fácil de fazer saindo do Brasil. As duas ilhas são próximas e ligadas por muitos vôos diários; a viagem leva apenas meia hora. As duas ilhas são complementares: Aruba é mais americanizada e tem praia ótima em frente ao hotel; Curaçao é mais européia e requer um carro ir às belas praias selvagens (e points de mergulho). Bonaire é ligada por vôos diretos às duas ilhas maiores, e deve entrar no roteiro apenas de mergulhadores.

Como combinar: Voando Avianca ou Copa, pode ir por Aruba e voltar por Curaçao, com conexão em Bogotá (Avianca) ou Cidade do Panamá (Copa). A cia. que faz os trechos entre as ilhas é a Insel Air.

Anguilla

Shoal Bay, Anguilla

St. Maarten + St.-Barth e/ou Anguilla

St. Maarten é um hub regional: funciona como a "metrópole" de uma série de ilhas próximas: Antigua, Saba, Santo Eustáquio, Anguilla, St.-Barth. As que nos interessam são as sofisticadas St.-Barth (francesa) e Anguilla (britânica), que proporcionam um belo upgrade à plebéia (e simpática) St. Maarten.

Como combinar: dá para ir a St. Maarten pela Copa (conexão na Cidade do Panamá) ou cias. americanas (conexão nos Estados Unidos; a mais conveniente é American ou United via Miami). De St. Maarten a St.-Barth dá para ir de teco-teco (pela WinAir, 15 minutos arrepiantes) ou de barco (pela Voyager, 40 ou 75 minutos enjoados, dependendo de onde partir em St. Maarten). De St. Maarten a Anguilla dá para voar com a Anguilla Air (10 minutos), ou de barco com a lancha rapida GB Express (25 minutos, saída próxima ao aeroporto) ou com o ferry-boat lento que sai de Marigot (45 minutos).

Barbados + St. Lucia ou Mustique

Barbados não é ligada por barco a nenhuma outra ilha, mas tem vôos para toda uma região de ilhotas-satélite. As duas mais bacanas são as ilhas de Santa Lúcia (montanhosa, verdíssima, com praias azul-marinho, pouquíssimo povoada e com hotéis de alto luxo) e Mustique (minúscula, ocupada por dois hotéis e casas de figurões -- Mick Jagger entre eles).

Como combinar: o jeito mais fácil de ir a Barbados é via Bogotá com a Avianca. Também dá para ir via Miami. A LIAT liga Barbados a Santa Lúcia e a outras ilhas. A SGV liga Barbados a Mustique.

Cancún + Havana

É uma combinação pouquíssimo lembrada (talvez porque Cancún e Cuba sejam destinos quase antagônicos) -- mas é perfeitamente possível. A Aeroméxico e a Interjet fazem a rota. O vôo leva uma hora.

Usando hubs

MIAMI

Miami é ligada a praticamente todas as ilhas do Caribe, possibilitando as combinações mais malucas. (Note, porém, que as combinações mais malucas tendem a ser as mais caras, então não viaje muito na maionese.)

O mais sensato é combinar a própria Miami com ilhas próximas como Grand Cayman, Turks & Caicos, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas ou Bahamas. (Para as Bahamas, há cruzeiros saindo todos os dias.)

Miami também fica interessante combinada com Cancún.

Atenção: se quiser aproveitar para fazer compras, deixe Miami para o final.

CIDADE DO PANAMÁ

Com vôos para Cancún, Punta Cana, St. Maarten, Nassau (Bahamas), St. Maarten, HavanaAruba, Curaçao, San AndrésCartagena, a Cidade do Panamá é o maior hub para o Caribe próximo do Brasil (com saídas de São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Recife e Porto Alegre). A Cidade do Panamá é uma boa parada para compras (deixe para o final). Qualquer combinação entre esses destinos é possível com troca de aviões na Cidade do Panamá (mas há vôo direto entre Cartagena e San Andrés). Algumas combinações envolverão pernoite na capital panamenha.

BOGOTÁ

A Avianca voa a Cartagena, San Andrés, Aruba e Curaçao. Voando a Bogotá você pode ir a Curaçao e voltar por Aruba (voando entre as duas por uma cia. local), ou ainda fazer Bogotá-Cartagena-San Andrés-Bogotá.

Leia mais:

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

post16-rod2016-07

258 comentários

Rosana Navarro Cunha

Tenho 15 dias no inicio de novembro e pretendo fazer uma viagem de aniversário e de comemoração ao meu casamento as ilhas . Pensei em fazer Aruba e depois Punta Cana, mas estou muito indecisa, você pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! O Ricardo Freire indica combinar Aruba com Curaçao. Punta Cana fica a 6h de avião de Aruba.

Para ajudar a escolher as ilhas que quer visitar, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe

claudio chaves da rocha

Gostaria de acrescentar minha experiencia em Turks e caicos.
Turks e caicos

Depois de procurar por varios meses na internet, artigos ou relatos oque não e tao facil de encontrar, vou tentar fazer aqui o meu relato, para que ajude mais um pouco quem queira vir. Caso alguem tenha alguma opniao diferente da minha quanto a sei la oque, pe;o que não se manifeste e guarde para si, pois como disse, esse [e o meu relato, da minha viagem e da melhor maneira que achei de faze-la para mim e minha familia.
Comecando pelo voo, náo e facil. Pelo que pesquisei , a maneira mais pratica para nos brasileiros [e ir por miami. Como eu já iria mesmo passar em miami ,entao não foi nenhum impecilho, porem ,tem que ter o visto em dia, caso contrario não tem como pegar o voo para la. A cia que escolhi foi a american airlines. Acho que são dois voos por dia, o meu foi as 17 45 , tudo na hora e uma hora e meia depois já estavamos desembarcando no aeroporto. Na imigra;ao foi tudo ok, somente perguntou onde eu iria ficar.
Eu prefiro sempre alugar um carro e ter mobilidade para ir onde quiser. Encontrei na internet uma empresa local, troquei muitos emails acertando valores e detalhes. Consegui que me entregassem o carro no aeroporto as oito da noite sem cobrar, uma cadeirinha para minha filha sem cobrar tb e a entrega no aeroporto as seis da manha ,tb sem cobrar. AS outras cias eram todas rigidas com rela;ao a isso, entao achei bem interessante por essa cia local. Nunca vi a pessoa do outro lado, somente encontrei o rapaz que me entregou o carro que se boa vontade ainda me guiou ate a porta do hotel. Quanto ao pagamento, eu aidna pedi que fosse ~passado o cartao somente a partir do dia X, pois era o melhor dia para mim e assim o foi feito. Não tem como não dizer que foi perfeito. Carro automatico, porem , como tudo tem algum problema oque não necessariamente [e problema, como a mao aqui [e inglesa , a dire;ao era do outro lado, sorte minha que o carro era automatico, senao já era.
Para chegar ao hotel foi complicado, tb já eram oito horas da noite e de domingo, sorte minha foi a boa vontade do rapaz.
O hotel [e legal. Não vim para ficar em um resort , pois para ter o luxo de ficar em frente a praia eu pagaria quase o dobro, entao escolhi esse. Mais um ponto positivo na escolha. Hotel muito bem localizado, uma quadra da praia. Tem piscina , churrasqueira , quarto ,sala, mini cozinha, ar condicionado e internet com sinal inconstante, mas que da pra usar perfeitamente. Alem de bicicleta disponivel para quem chegar primeiro. AAAAAhhhhhh, tem gelo gratis. Como levei uma bolsa termica, todo dia ia la e pegava gelo. 0800. Staff atencioso, tudo muito bom . A regiao do hotel tb [e muito boa, logo na frente tem um bar de sports bem legal e vive cheio. Do outro lado da rua tem um centro comercial onde nas ruas laterais tme bons e renomados restaurantes. Bem proximo, mas fui de carro. Tem um supermercado que tem bastante coisa, masssssssssssssm muito caro, tb, pudera, estamos em uma ilha no meio do mar ,entao não tem como coisa alguma ser barata aqui.
Ao lado do hotel tem o salt mill plaza, um pequeno centro comercial quetem um lugar para se tomar o café da manha. Oque eu escolhia ,era tipico americano, dois ovos, torradas, bacon, e chocolate quente, era praticamente o mesmo para minha esposa e dava uns 24 dolares os dois. Tem um restaurante japa bem legal, uma lanchonete com uns burgers bons , ou seja a localiza;ao do hotel não poderia ser melhor, pois tem tudo perto. Ia esquecendo de falar do principal. A praia onde fica o hotel. Grace Bay, uma das mais bonitas da ilha. O hotel tem na areia umas chaises e uns ombrelones que junto com a toalha de praia que tb esta incluida pode se ficar o dia todo ali, so que leve algo para beber e comer. Lembra do gelo que falei, e agora que vai usar, pois não tem nada perto ,entao tem que levar.
A alta temporada vai ate abril, entao para fugir dela ,escolhi vir em maio. Não sei se eu levo chuva para onde eu vou ou se como escolho sempre a baixa ,acabo tb entrando nos meses onde o tempo não e tao estavel. Cheguei com chuva, mas no outro dia o tempo já deu uma boa melhorada e fica assim indo e vindo mas com vento o tempo todo.
A ilha onde estou se chama Providenciales ou Provo, mas ainda tem North caicos, midle caicos, south caicos, grand turk e umas outras . Eu fiquei somente nessa. Ate pensei em ir a North caicos mas teria que pegar um ferry de 25 minutos e 25 dolares por pessoa , por trecho, alugar um carro La , que pelo que vi seria mais ou menos uns 80 dolares. La não aceita cartão, tem que levar cash, dizem que a única atm esta quebrada e por isso so cash. Tudo deserto, sem muita sinaliza;ao. Como estava com minha filha de três anos, um pouco gripada e o tempo estava instável, preferi não arriscar mas li relatos bem legais. Acho que e um passeio mais aventureiro e não estava com esse espírito. Inclusive ate pensei em ficar dois dias La, mas li que a noite tem muito mosquito. Pode ser lindo e maravilhoso, mas com mosquito pertubando não da.
Fiquei somente em Providenciales e não me arrependo nada disso. Se tiver tempo vale a pena conhecer as outras ilhas ou mesmo que tenha tempo, como foi o meu caso, pode se dar ao direito de ficar na mesma praia do dia anterior fazendo nada, afinal de contas ,estamos aqui para justamente fazer nada.
No primeiro dia eu fiquei na praia em frente ao hotel ,posis ainda estava me localizando, cmo tinha levado gelo, cerveja e agua, fiquei um bom tempo curtindo essa praia maravilhosa.
No segundo dia já comecei a desbravar a ilha e não tem misterio nenhum. Um mapa na mao e paciencia pois se perder e inevitavel, mas faz parte da viagem ,se chega a qualquer lugar e fui entao para as five cays, onde tem um bar chamado bugalloo.
A ilha e famosa ,alem de tudo mais e tb, pela carne de caracol. Chamado de conch (konk) que e servido de tudo quanto e maneira. Eu como adoro comer comidas diferentes provei bolinho, a milanesa, grelhada e ceviche. Praticamente de todos os tipos, so faltou a sopa. De todas essas a grelhada foi oque mais me agradou. Já minha esposa gostou mais da milanesa. Questao de gosto. O principal [e , esqueca o preconceito ou seja la como queira definir e prove a carne do caracol. Vale a pena. A textura [e de polvo, mas o gosto não tem como definir, mas se tiver que dar um gosto digo, entre lula e polvo.
Esse restaurante chamado bugallo e um dos tradicionais em fazer a conch. Inclusive na praia se ve os pescadores, abrindo, tirando o molusco, limpando e vendendo a concha. Vale a pena leva r uma de presente. Em los roques esse mesmo caracol e chamado de botuto, mas la sua pesca já e proibida enquanto aqui não. O comercio e fortissimo em cima do bicho. O restaurante fica na frente de uma praia paradisiaca com aguas rasas, boas pra criancas, mas como disse, estava ventando e isso atrapalha um pouco, mas o lugar e muito bom. Gastei na faixa de 70 dolares com uns 3 tipois de aperitivos e cerveja. Pode gastar mais ,pode gastar menos, depende de cada um. Vou colocar a foto do cardapio, para ter uma ideia de precos. Essas fotos eu peguei de uma revista local sobre gastronomia.
Nessa mesma regiao do bugaloo, tem uma praia chamada sapodila bay que e o cao para achar, com muita calma ,idas, vindas, retornos e contornos, achei. Mais uma linda praia, porem tb sem estrutura nenhuma. Lugar deserto e como dizem aqui , não deixem nada de valor no carro e quando sair do carro, não tranque, pois os ladroes não vao quebrar o vidro e vao entrar , ver que não tem nada e pronto. Fazer oque ne”? Eles que dizem pra fazer isso.rsss
Não vou ficar relatando dia após dia, ate mesmo pq não lembro de todos os detalhes e não estou aqui para ficar anotando tudo , ponto por ponto. Vou descrever os lugares que fui e minha opniao a respeito.
Conch farm --- Como o dia não estava muito para praia, resolvemos visitar esse lugar, que pelo que disseram e a primeira e única fazenda de conch do mundo. Eles criam mas basicamente para fins de pesquisa para se aprimorar a tecnica de producao. Muito interessante o passeio. A entrada custa 12 dolares por pessoa. O passeio e rapido pois oque tem pra se mostrar não e muito, mas e bem interessante. Descobre-se por exemplo que a concha demora 4 anos para atingir um tamanho ideal para o consumo. No final ele mostra duas conchas famosas, um macho com 8 anos e uma femea com 12 ,explicando a diferen;a anatomica entre um e outro. No final se passa pela loja com varios tipos de lembrancas feitas da concha.
Procuramos ate não encontrar a praia de pelican beach. O lugar e muito doido , o mapa não ajuda e por mais que vc pergunte ninguem consegue fazer com que vc chegue la. Resumindo, cheguei a uma praia, que não sei qual, mas acho que estava bem proximo dessa que estavamos procurando mas não tem barraca ,não tem nada, tem que levar tudo. A praia e linda mas com o sol na cabeca ,sem sombra, não da para ficar muito tempo.
Outro restaurante tradicional em carne de caracol e o Da conch shark. Fica para o lado de blue hills em uma parte que nessa época estava praticamente tudo fechado, mas talvez na época do verão fique tudo aberto, não sei. Esse restaurante fica praticamente na areia da praia e Tb ,assim como o bungallo, pessoas limpando o caracol, vendendo conchas. So não foi melhor pois estava chovendo.
Ouvi tanto falar em um beach bar chamado Anacaona mas chegando La não e um beach club e somente um restaurante perto da praia, mas não te da direito a usar as chaises e os sombreros. Fui então para o seaside. Esse sim, pode usar as chaises na areia. A maioria dos bares e restaurantes famosos ficam dentro de resorts, já que os resorts dominam a beira da praia de Grace Bay.
Um restaurante falado Tb e o tiki hut. Não fica na praia, fica em um lugar onde tem uns canais e os barcos chegam e saem para pescar ou tour, chamado turtle cove. Eu comi um dos pratos tradicionais dali, ribs (costela de porco) com molho barbecue e um acompanhamento que vc escolhe. Valeu a pena, mas foi no horário do almoço, acho que a noite deve ficar bem legal, com iluminação no canal e tochas acessas.
Acho que e isso. Os outros dias que fiquei acabei aproveitando de novo os lugares onde tinha ido.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

tenho 20 dias para ficar no Caribe. Vcs podem me ajudar a distribuir entre Cartagena, Aruba e Curaçao.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! 5 dias em Cartagena (dois num hotel numa das ilhas del Rosario), 5 em Aruba, 7 em Curaçao, 3 no Panamá ou em Bogotá (por onde você passar).

Entre Cartagena e Aruba ou Curaçao você precisará voar via Panamá ou Bogotá.

Entre Aruba e Curaçao voe Insel Air.

kaleno
kalenoPermalinkResponder

Gostaria de conhecer o Caribe em 2015. Estou pensando no Carnaval ou no feriado de Tiradentes. Nos dois casos consigo incluir um dia a mais nos feriados, ficando 6 ou 5 dias. Com pouco tempo gostaria de algo que seja de fácil acesso (infelizmente não é o caso de Los Roques). Vcs tem alguma recomendação de praia/ilha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kaleno! Ir para o Caribe normalmente significa ter pelo menos 1 conexão pelo caminho. Para descobrir a ilha que tem mais a sua cara, veja: http://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe

Vivian
VivianPermalinkResponder

Olá! Estarei indo com o meu namorado para Barbados,iremos ficar 15 dias,mas gostaria de combinar St Lucia também,quantos dias você recomenda ficar em St Lúcia? Já que iremos ficar em Barbados 7 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vivian! Se você vai ficar 7 dias em Barbados, você terá 7 dias para aproveitar St. Lucia. wink

jos claudio barbudo

Bom dia, ficarei entre os dias 03/03/2015 a 08/03/2015 em porto rico antes de seguir viagem para Cancun via Miami.
Qual ilhas você recomendaria em que eu poça,( lembrando que viajo com um bebe de 9 meses) dar uma escapadinha rápida pra poder visitar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jose! Lembre que com um bebê, não é recomendável ficar fazendo passeios longos e cansativos. Para dicas de Porto Rico, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2014/07/porto-rico-dicas-roteiro

Shirley
ShirleyPermalinkResponder

Vou à Sant Barth pela primeira vez e fui liberar meus cartões e fiquei na dúvida como faço isso, pois não existe a opção Saint Barth na relação. Para onde libero? Liguei na Central do Cartão e não souberam me responder.
Seria para França? Já que que a Ilha apesar de estar no Caribe é de território Francês?
Quem já foi... como fez? Alguma dica nessas questões de banco, cartão, etc...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Shirley! Veja se na relação do seu banco tem Guadalupe no menu (o departamento ultramarino a que St.-Barth pertence é Guadalupe). Se não tiver, tente Antilhas Francesas e, em último caso, França.

Nathalia Pestana

BOM DIA....
PARTINDO DE MIAMI, QUAL ILHA DO CARIBE O RICARDO FREIRE ME INDICA PRA CONHECER!!!!!
QUERO PRAIAS BONITAS E UMA CIDADE RICA EM CULTURA...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathalia! O Ricardo Freire sugere que você leia este post para ver qual delas tem mais a sua cara: http://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá! Boa noite!
Terei 10/12 dias de férias na segunda quinzena de março e gostaria de fazer uma das combinações:
Havana + Cancún ou Cartagena + San Andrés ou ST.-BARTH + ANGUILLA
Você poderia me informar, por favor, qual dessas opções têm o melhor clima, o melhor custo-benefício nesta época do ano e é mais viável considerando o tempo disponível?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! St.-Barth e Anguilla são as mais caras, de longe. A época é alta estação em todo o Caribe.

Leia sobre chuvas:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

alexandre carrille

Olá, sou leitor assíduo de suas dicas, por isso recorro a vc para tentar uma alternativa de roteiro. Dá pra fazer bogotá, cartagena e cidade do panamá em maio, em quais cias aéreas devo procurar voos. Já viajei bastante, mas to perdido. O site da avianca não processa múltiplos destinos como este, por isso não sei mais onde procurar. Desde já agradeço pela colaboração, cordial abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! A melhor opção para essa triangular é com a Copa mesmo. A Copa panamenha e sua subsidiária colombiana fazem os três trechos diretos. A Avianca não faz Cartagena-Panamá.

Jucelia
JuceliaPermalinkResponder

OI Ricardo,pretendo fazer uma viagem em julho com meu marido e meu filho e pensei em incluir Punta Cana,Cancun e Cidade do Panamá,esse roteiro só posso fazer por via aérea ou tem algum outro meio de transporte? Que dicas você nos daria para algum lugar do caribe e incluindo Panamá?Desde já agradeço sua atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jucelia! Quem responde é A Bóia. O único meio de não usar avião para combinar Panamá com outra ilha é ir ao próprio arquipélago panamenho de San Blas.

Do Panamá há vôos diretos para Cancún, Punta Cana, St Maarten, Curaçao, Aruba, Bahamas (Nassau), Montego Bay (Jamaica), San Andrés e Cartagena.

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

Bom dia em abril pretendo ir a Colômbia, gostaria de fazer panama, bogota (2dias)catartena e san andres, acredita se um bom roteiro, e qual a forma mãos econômica?

Dai Godoi
Dai GodoiPermalinkResponder

Olá, boa noite. Alguém já fez o trajeto de Cartagena para San Andrés? Gostaria de saber se compensa comparar as passagens aéreas direto da Colômbia, pois dos sites brasileiros estão muito caras.

eduardo
eduardoPermalinkResponder

Eu fui de SP para San Andrés direto pela Tam/Lan em uma promoção.
Tem sim voos de san andrés para cartagena, e vice versa pela Avianca, mas entenda que para ir para San Andrés irá pagar uma taxa de cerca de R$70,00 por pessoa para visitar esta ilha, que é maravilhosa.

Gracia
GraciaPermalinkResponder

Olá, boa tarde. Gostaria de conhecer as ilhas do Caribe e estou vendo a possibilidade de ir até Miami e de lá fazer um cruzeiro, vcs poderiam me ajudar com o melhor roteiro de ilhas, e de quantos dias é a melhor opção. E ainda a melhor época de fazer essa viagem de navio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gracia! Existem cruzeiros de 3, 4 ou 7 dias. E o melhor roteiro é aquele que você achar mais interessante. Veja um pouquinho sobre as ilhas, aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe

A temporada de furacões no Caribe começa em julho/agosto e vai até novembro, mas isso não quer dizer que você não pode viajar nesta época. Para saber mais, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco

eduardo
eduardoPermalinkResponder

Gostaria de saber se voces tem conhecimento junto a insel-air, pois eles anunciam voos de manaus para aruba desde janeiro mas o site deles não abre o voo pela internet para comprar tenho reservas em curação em outubro e gostaria de saber se estão já operando neste trecho e como faço para reservar pois estou no RJ e iria viajar a manaus para ir pela CIA deles que é bem mais em conta.
podem me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! O vôo só é vendido via agência de viagem.

josé antonio
josé antonioPermalinkResponder

olá
em novembro tenho 8 dias inteiros (já descontados os dias de ida e volta) é suficiente para combinar st maarten e st barth ou ficaria muito corrido ? dividiria igual , 4 e 4 ?
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Antonio! Ao combinar St. Maarten e St.-Barth, deixe sempre St.-Barth por último.

Eliete Santos
Eliete SantosPermalinkResponder

Muito obrigado pelo site! Realmente muito informativo. Muito serioso. Estamos marcando nossa viagem de final de ano. Como vivemos na Escandinavia precisamos de sol! Depois de ler tudo sobre Curacao. Já amanhã mesmo comprarei os bilhetes. Apesar de poder ficar somente 10 dias, já é um bom comeco. Filhao estudando nao da pra ficar mais dia 7 de janeiro de volta. Obrigado
Eliete

Felipe
FelipePermalinkResponder

Olá, Bóia. Estamos querendo fazer a viagem combinada Cancun e Miami. A dica do Ricardo é deixar Miami por último (compras). Qual seria a desvantagem de fazer o inverso? O limite de peso disponível para bagagens em vôos para Cancun é menor? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Ao chegar ao México carregado de compras, você pode enfrentar problemas com a alfândega local.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Obrigado pela dica!

leticia
leticiaPermalinkResponder

Tenho vontade de conhecer Cartagena e San Andreas e tb Havana, é possivel numa mesma viagem? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! É possível pela Copa, via Panamá. Há vôos diretos da cia. do Panamá a Cartagena, de Cartagena a San Andrés, de San Andrés ao Panamá e do Panamá a Havana. Pense em duas semanas de viagem, uma entre Cartagena e San Andrés, outra para Cuba.

Edgar
EdgarPermalinkResponder

È viável combinar Aruba+Curaçao+St. Maarten, uma vez que a Insel air opera voos entre essas três ilhas? Pretendia passar quatro noites em cada ilha.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edgard! Sim.

Carlos Sabino
Carlos SabinoPermalinkResponder

Este site é muito interessante.
Aprendi muito com as informações e dicas de viagem.
Parabéns a toda equipe.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Estou pensando numa viagem de lua de mel por volta de 8 dias (Fev/17).É suficiente para combinar Cartagena e San Andrés ou ficaria muito corrido? Penso em dividir 4 e 4 em cada lugar? Dá tempo de aproveitar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Dá sim.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Obrigado pelo retorno e parabéns pelo site. Muito útil e interessante!

Aline
AlinePermalinkResponder

Adorei as dicas, mto bom seu blog amei =)

Michelle
MichellePermalinkResponder

Estamos querendo conciliar numa mesma viagem, Cancun e San Andrés. É viavel?, estou no inicio das pesquisar, mas li q não tem voos direto entre elas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelle! As ligações diretas que existem estão todas listadas no texto. Você poderia combinar os dois destinos via Panamá,pela Copa. Teria que fazer Brasil-Cancun com conexão no Panamá, Cancún-San Andrés com conexão no Panamá e San Andrés-Brasil com conexão no Panamá.

Janaína
JanaínaPermalinkResponder

A Gol não voa mais para Aruba e Barbados. Agora só para Punta Cana. ?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar