Vai pra Machu Picchu? Durma em Aguas Calientes! 1

Vai pra Machu Picchu? Durma em Aguas Calientes!

Aguas Calientes

O povoado de Aguas Calientes é a última parada antes de se prosseguir, montanha acima, a Machu Picchu. Lá fica a estação que recebe os trens e os muitos turistas vindos de Poroy, Urubamba e Ollantaytambo. Margeada pelo rio Urubamba e rodeada pelos Andes, Aguas Calientes muitas vezes é dada como sem-gracinha, especialmente por quem já chega de alguns dias de Cusco. Posso discordar?


Machu Picchu
Atualização

Também conhecida por Machu Picchu Pueblo, Aguas Calientes tem sim o seu charme. É uma cidadezinha humilde, com vielas cheias de pequenos restaurantes, lojas, albergues e pousadinhas, onde se vê um vai-e-vem e um entra-e-sai de gente do mundo inteiro.

Aguas Calientes

Aguas Calientes

Oquei, os preços são para turista. Mas relevemos: o lugar é tão remoto que o único acesso para lá é em trilhos, e a cidade se sustenta do turismo, mesmo.

Além do mais, o cenário é lindo, lindo.

Rio Urubambaaguas-calientes-v-1Rio Urubamba

Mas não é pela natureza e nem pelo charme pitoresco do povoado que você deve passar mais tempo em Aguas Calientes. Pernoitar pelo menos um dia por ali é a melhor estratégia para visitar Machu Picchu.

Machu Picchu

Todos os dias, Machu Picchu recebe milhares de visitantes. A maioria deles vai conhecer o parque em esquema de bate-volta, vindo de Cusco e voltando para lá no mesmo dia. Esse é o modo mais barato e mais rápido de ir a Machu Picchu, mas também o menos proveitoso.

Trem na estação de Aguas Calientes

Podendo investir uma graninha a mais, durma em Aguas Calientes. Ficar ali na noite anterior ao passeio significa poder visitar Machu Picchu mais descansado, e ter a chance de chegar ao parque antes da massa de gente que vem de Cusco.

(Para isso, pegue o ônibus que sai do povoado até as 7h30, para poder entrar no parque até as 8h. Quanto mais cedo, melhor – os ônibus começam a circular entre 5h e 5h30.)

Sumaq Machu Picchu Hotel


Viajamos a Machu Picchu a convite do Sumaq Machu Picchu Hotel, um dos mais bacanões da região. Nas avaliações do Booking, o Sumaq está hoje alguns décimos abaixo do Inkaterra Machu Picchu Pueblo, mas outros décimos acima do Belmond Sanctuary Lodge – ou seja, um hotel familiar bastante bem cotado entre os dois maiores hotéis “de grife” dali.

O Sumaq fica na parte mais baixa da Avenida Hermanos Ayar, que bordeja o rio Urubamba.

Rio Urubamba

Quem escolhe ficar nas junior suites ou nas Sumaq suites tem o privilégio da vista e da trilha sonora. Que delícia o som que esse rio faz.

Sumaq, junior suite

O hotel está em remodelação. O lobby já revela o que será o Sumaq em um ano. A decoração, que hoje é rústica e um pouco datada, vai dar lugar a um estilo, digamos, andino-chic:

Hotel SumaqSumaq Hotel

Mesmo agora, é um hotel muito confortável.

O forte do Sumaq está na cozinha. A equipe é toda dos arredores de Machu Picchu, bem como muitos dos ingredientes.

O hotel funciona em regime de meia-pensão, com almoços ou jantares a la carte.

Pachamanca no Hotel Sumaq

Pratos locais como a pachamanca e o ceviche ganham novas versões e são cuidadosamente apresentados.

Batata

À mesa e nas demonstrações de culinária, somos apresentados a ingredientes nativos como as batatas de muitas cores e formatos, os grãos gigantescos de choclo, o frescor do huacatay.

Barman Freddy e um chilcano

Do bar saem sucos coloridíssimos de boas-vindas e, além do pisco sour, os levinhos chilcanos – uma resposta peruana ao mojito.

Sumaq Machu Picchu Hotel

Sumaq Machu Picchu Hotel

Sumaq Machu Picchu Hotel


Nossas refeições ali foram tão boas quanto aquelas que fizemos em Lima e em Cusco.

Aula de cevichePago a la tierraCasamento andino

O hotel celebra outras tradições andinas, além da culinária. Os hóspedes podem fazer aulas do idioma quechua, participar de uma cerimônia de oferenda à Pacha Mama (a Mãe Terra), ou ter um casamento celebrado por um verdadeiro xamã. No spa, são oferecidas massagens com pedras andinas, além de outros tratamentos.

É um hotel de localização extraordinária, integrado à comunidade e com um atendimento muito carinhoso. Não foi difícil se sentir parte dali, também.

Sumaq Machu Picchu Hotel

Mariana viajou a convite da TAM Linhas Aéreas e do Sumaq Machu Picchu Hotel.

Leia mais:

68 comentários

Olá!
Se entendi bem, se eu estiver em Cusco é melhor pegar um voo para Ollanta e depois um trem pra Águas Calientes, dormir lá e pegar Van por volta da 07h para Machu Picchu é isso. Na volta do passeio aproveito pra conhecer Machu Picchu é isso? Águas Calientes seria uma cidade? E Ollanta, devo chegar mais cedo para conhecer e depois ir para Águas Calientes? Que horas devo sair de Cusco para Ollanto. Por favor me esclarece essa dúvidas. Obrigada

Gostei muito do povoado de Aguascalientes fiquei três dias no final de janeiro 2016. Comprei meu ingresso no centro cultural de Aguascalientes no mesmo dia que subi. Fui e voltei caminhando para Machu Pichu, na volta aconteceu uma coisa curiosa, quase chegando no centro de Aguascalientes em frente aqueles hotéis grandes, vi muita gente moradores olhando para o outro lado do rio para a mata, alguns ficavam acenando para o mato e eu não via nada, vi apenas o mato se mexendo, e perguntei o que eles estavam vendo, um morador me respondeu “un oso” e eu me perguntei o que é isso OSO, ai descobri que eles estavam vendo um urso andino, pena que eu nao consegui ver, vi apenas o mato se mexendo.

Bom dia!
O padrão de volta de Machhu x Cusco é PeruRail?

    Olá, Leandro! A PeruRail tem mais horários até Poroy, perto de Cusco. A IncaRail tem mais horários apenas até Ollantaytambo, mas chega também a Poroy.

Olá, é melhor dormir em ollanta ou em água caliente? Qual das duas cidades oferece melhores Atrativos?

    Olá, Geysy! O ideal é dormir nas duas. Ollanta merece um pernoite para visitar o seu sítio arqueológico de dia; e a cidade é uma gracinha. Aguas Calientes não é bonita, mas dormindo lá você consegue chegar no parque cedinho, ao amanhecer, no momento mais mágico.

Olá. Estou planejando minha viagem a Machu Picchu, mas estou com uma dúvida. Se eu pernoitar em Aguas Calientes e voltar pra Cusco, vou pagar diária nas duas cidades? Pois gostaria de deixar minhas malas em Cusco para fazer outros passeios nos dias seguintes. Obrigada!

    Olá, Amanda! Seu hotel em Cusco guardará gratuitamente sua mala enquanto você estiver em Aguas Calientes. Não é preciso pagar uma diária de hotel para isso.

    Amanda, como disse a Boia, é corriqueiro quem está hospedado em Cusco deixar as malas guardadas no hotel para ir a Água Calientes e Machu Picchu. Fiz isso em 2014. O hotel – Novotel Cusco – tinha uma estrutura até meio grandinha pra essa finalidade.
    Agora, não deixe de dormir em Águas Calientes para visitar Machu Picchu, madrugue e tome algum dos primeiros ônibus que sobem a montanha. Ver o sol nascendo por lá é mágico, além disso os trens que vêm de Cusco ainda não chegaram e a cidade está bem mais vazia.

Amigos já fui a MP em 2011 atraves da inesquecivel Trilha Salkantay, e voltarei agora atraves do Trem e tenho uma duvida. Terei um dia livre em Aguas Calientes e aquele banho com aguas termais ainda existe????
Tb terei um dia em Cuzco livre, o q se pode fazer lá sem ser os passeios convencionais???
Abs

    Olá, André! Os banhos termais continuam funcionando. Tem certeza de que já visitou todas as igrejas, museus e o mercado San Pedro de Cusco? Passear pela cidade já é um grande programa, é uma cidade fotogênica e quando estamos fazendo tours organizados muita coisa nos escapa.

Olá,

Estou com uma dúvida, se eu dormir em aguas calientes no dia anterior a visita a Machu Picchu, acordar cedo para ir ao parque,vocês recomendam dormir a noite da visita também em AC ou dá pra voltar para cusco depois da visita direto(onibus-checkout-trem)?

obrigada!

    Olá, Giulia! Dos dois jeitos dá certo. Se você dormir em AC, vai poder ficar no parque até mais tarde e vai fazer uma visita mais tranqüila. Mas se estiver apertada de tempo, volte no mesmo dia.

Ola Pessoal,

O site oficial do Peru ( Ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu ) nao esta aceitando o cartao visa internacional para pagamento, alguem ja passou por isso tambem? Dai fica dificil fazer o pagamento para quem mora no interior do Brasil. Se puderem me ajudar agradeco.

    Olá, Vilmar! O site aceita cartões Visa integrados ao sistema Verified by Visa. Os cartões de vários bancos estão neste sistema. Tente com um cartão do Itaú.

    Vilmar, vira e mexe o site oficial dá uns probleminhas mesmo, tente de novo amanhã. Como a Bóia já disse, são aceitos cartões Visa que tem o sistema Verified by Visa usado pela maioria dos bancos.
    Caso não funcione, você pode comprar os ingressos, pagando mais caro, pelo site https://www.ticket-machupicchu.com/ Dica de um leitor daqui mesmo do VnV.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito