Passo a passo: como fazer o passeio ao Valle Nevado por conta própria

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Valle Nevado

Há várias maneiras de fazer o passeio de Santiago às montanhas próximas.

Os passeios mais populares entre brasileiros, compráveis em agências como TurisTour, Turistik e SnowTours, são os que dão uma geral na montanha: fazem uma parada no meio do caminho para o pessoal descer do ônibus e brincar na neve, depois vão ao Valle Nevado e terminam em Farellones (ou o contrário). Acaba sendo a alternativa mais econômica, por um motivo prosaico: você acaba não tendo tempo suficiente nas duas estações para aproveitar as atividades oferecidas (e que são cobradas à parte).

Há também os trânsfers específicos para passar o dia em Farellones, que é o passeio mais indicado para quem quer um contato intenso com a neve sem se incomodar com aula de esqui (o lugar tem tubing, trenó, tirolesa).

A terceira alternativa, que é a que vou destrinchar passo a passo neste post, é passar o dia em Valle Nevado. É um passeio indicado para quem quer chegar ao mais alto possível na cordilheira próxima a Santiago e depois subir ao meio das pistas, sem precisar esquiar. Se você não fizer uma aula de esqui (o que acho desnecessário, explico depois por quê), o contato com a neve será moderado -- mas, na minha opinião, suficiente. Dá para passar o dia junto à neve com conforto, com muitos lugares abrigados, e sem stress.

As opções para subir ao Valle Nevado

Valle Nevado

As mesmas agências que vendem o passeio completo à montanha também vendem o dia no Valle Nevado. Todas buscam no hotel (a SnowTours também oferece a possibilidade de saída direto da agência, junto ao Cerro Santa Lucía) e no meio do caminho param numa loja para alugar roupas e acessórios. É um esquema cômodo, mas um pouco maçante: a parada para aluguel atrasa a subida e faz com que a partida seja muito cedo (na SnowTours, que tem os trânsfers mais em conta, a saída é às 6h30).

O esquema mais enxuto é o da SkiTotal, cujo público principal são esquiadores de verdade (mas que pode ser aproveitado por simples curiosos como você e eu). As saídas são diárias, durante toda a temporada, às 8h. A maior vantagem da SkiTotal é a falta de enrolação. A loja já fica na direção da saída de Santiago, o aluguel de roupas e equipamentos pode ser feito ali mesmo e -- o melhor de tudo -- não é preciso reserva nem pré-pagamento. Dá para você decidir de acordo com a previsão do tempo ou a sua disposição.

Indo ao Valle Nevado com a SkiTotal

A loja da SkiTotal fica no shoppingzinho Omnium Center, na av. Apoquindo, 4.900 -- a uns 8 minutos de caminhada da estação Escuela Militar do metrô (linha 1: vermelha). Se você se hospedar em Providencia ou El Golf (ou ainda nas cercanias das estações Baquedano ou Salvador), certamente estará próximo de uma estação desta linha. Da estação Tobalaba (vizinha ao shopping Costanera Center, e onde ficam hotéis como RQ Bosque Tobalaba, Atton El Bosque, NH Collection Plaza Santiago e Doubletree by Hilton Vitacura), são apenas 3 estações, ou 5 minutinhos debaixo da terra.

Ao descer na plataforma da estação Escuela Militar, vá até o fundo da plataforma à direita de quem sai do trem e pegue a saída Escuela Militar, que já vai dar na avenida Apoquindo, na direção do Omnium. Se não deu para tomar café no hotel, faça um pit-stop na filial da cafeteria Castaño que está praticamente na boca da saída do metrô. Caso esteja atrasado, deixe para tomar um café no quiosque lá da SkiTotal.

SkiTotal

A loja fica no piso inferior do Omnium, descendo os degraus (é a loja iluminada da foto).

valle-nevado-ski-total-2

Ao entrar, você encontrará filas em frente ao balcão: são para fazer o registro para alugar roupas ou equipamentos. Se você não for alugar nada, pode passar batido e sair pela porta lateral para o corredor do shopping.

valle-nevado-skitotal-3b

Ali você vai encontrar outro balcão, que é o de transporte. Entre na fila, diga a palavra mágica Valle Nevado, pague 17.000 pesos e voilà, você vai ganhar um ticket com o número da sua van.

valle-nevado-skitotal-3

Nesse corredor também está o quiosquinho de café, onde dá para tomar café e pedir um sanduíche prensado.

Caso você tenha se registrado para alugar roupas ou equipamentos, atravesse o corredor e você encontra o estoque para escolher suas peças.

Não vou esquiar. Devo alugar roupas?

    Se eu fosse você, antes de sair do Brasil passava numa Decathlon e comprava um casaco revestido de penas (desses que deixam a gente com cara de bonequinho da Michelin), botas impermeáveis de caminhada, luvas e gorro. Você vai precisar de novo dessas peças quando fizer qualquer viagem para o frio.

Vou esquiar ou fazer aula de esqui. Devo alugar na loja ou na montanha?

    Na loja vai sair mais barato e vai poupar seu tempo ao chegar à estação. A única desvantagem é que, se você errar algum tamanho, não vai ter como trocar enquanto estiver lá em cima.

As vans partem pontualmente às 8h. Se você não vai alugar equipamento, pode chegar às 7h30 e garantirá seu lugar. Se você for alugar, é melhor chegar mais cedo, tipo 7h.

Valle Nevado

O traslado até Valle Nevado leva 90 minutos. Se houver gelo na pista, a van vai parar no meio do caminho para instalar correntes nas rodas. Você pode aproveitar para descer e dar aquela primeira pisadinha na neve smile

Vai a Farellones?

    O mesmo esquema de transporte também vale para Farellones. Compre o transporte até El Colorado e peça para descer (e ser apanhado) em Farellones. A saída é no mesmo horário e custa o mesmo: 17.000 pesos por pessoa.

A chegada em Valle Nevado

Não importa de que jeito você suba ao Valle Nevado, o certo é que você vai desembarcar em Valle Nevado na Curva 17, que funciona como recepção e hub de acesso às pistas. Indo com trânsfer, você não terá nenhum guia para orientar o que você tem que fazer. Mas não se preocupe, é bem fácil se localizar.

Curva 17

De cara, você vai ver dois guichês. O da direita, onde se lê "Atención clientes tour operadores", serve para quem comprou vouchers com as agências (de acesso à gôndola, de uso das pistas, de aula de esqui). O da esquerda, sem nome, é para quem vai comprar qualquer um desses itens na hora. A lista completa de preços de acesso à gôndola e aulas para não-hóspedes está aqui.

Minha recomendação veemente: compre o acesso à gôndola. Custa 31.000 pesos para maiores de 12 anos e 24.000 pesos até 11 anos de 2ª a 6ª, e 48.000 pesos para maiores de 12 anos e 36.000 pesos até 11 anos aos sábados, domingos e feriados (preços da temporada 2016).

A comida no Valle Nevado é cara, então vale a pena comprar o combo acesso à gôndola + almoço.

O menos caro é o combo gôndola + almoço fast-food (para ser feito na lanchonete Bajo Zero, lá em cima na área das pistas). Nesse caso são 37.000 para maiores de 12 anos e 27.000 pesos até 11 anos de 2ª a 6ª, e 51.000 pesos para maiores de 12 anos e 28.000 pesos até 11 anos aos sábados, domingos e feriados (preços da temporada 2016).

Querendo almoçar de verdade, com entrada, prato e sobremesa, o combo gôndola + almoço no Don Giovanni (que fica na área dos hotéis) sai 50.000 de 2ª a 6ª e 60.000 pesos aos sábados, domingos e feriados; não há descontos para menores (preços da temporada 2016).

O acesso à gôndola faz toda a diferença na experiência do seu dia em Valle Nevado. Se você não comprar, vai ter que ficar pela zona baixa do complexo (que é grátis; você só paga o que comer/beber). Era o que acontecia com todos os visitantes antes da inauguração da gôndola -- o que resultava numa experiência bastante chata. Se você não quiser investir na gôndola, é melhor pegar um tour de montanha que não fique tanto tempo em Valle Nevado.

valle-nevado-lockers

Se você está com mochila ou bolsa, vale a pena alugar um locker e se livrar do peso extra. Custa 5.000 pesos e você paga diretamente na sala dos armários.

Valle Nevado

Caso você vá alugar roupas ou equipamentos, o procedimento é igual ao da loja da SkiTotal: primeiro você se registra numa ante-sala e, uma vez cadastrado, passa às salas onde estão as peças para escolher e provar.

Não esquio; vale a pena fazer uma aula?

    Vou dar uma de tiozinho e jogar um pouco de água fria no seu entusiasmo. A primeira aula de esqui é meio como a primeira aula de alemão: você só consegue entender as suas limitações. Para ter algum resultado (no esqui, no surf, no tênis...) é preciso perserverança; uma aula desajeitada, avulsa, sem continuação programada, pode fazer você desistir prematuramente de virar um ás da neve. Mas se você faz questão, aqui vão os preços: acesso às pistas + aula coletiva de 2 horas, sem aluguel de equipamento, custa 66.000 pesos para maiores de 12 anos e 63.000 pesos até 11 anos. Acesso às pistas + aluguel de equipamento + aula coletiva de 2 horas custa 88.000 pesos para maiores de 12 anos e 75.000 pesos até 11 anos. Os preços são da temporada 2016 e incluem o uso da gôndola.

De gôndola ao Bajo Zero

Valle Nevado

Uma escada rolante dá acesso à area de embarque da gôndola, o teleférico de cabine fechada que em pouco mais de 5 minutos de vôo panorâmico sobre a neve leva ao Bajo Zero, o restaurante fast-food em meio às pistas.

Valle Nevado

Valle Nevado

O passeio de gôndola já valeria o ingresso, mas lá em cima o espetáculo continua.

Valle Nevado

Júlio & Suzana, leitores do Viaje na Viagem. Foi um prazer encontrar vocês!

Valle Nevado

Valle Nevado

Primeiro, tem neve fofinha para caminhar e tocar (fora da área das pistas, claro).

Valle Nevado

Valle Nevado

Valle Nevado

Depois, tem os esquiadores e snowboarders experientes que passam zunindo ao seu lado, na descida da montanha.

Valle Nevado

Ao lado do restaurante também fica a área de principiantes, onde você pode se divertir com os micos de quem está fazendo aula.

Riglet Park

E também dá para xeretar as manobras dos baixinhos no Riglet Park, um parquinho irado para mini-snowboarders.

Bajo Zero, Valle Nevado

Além de sopa, pizza e hamburger (bem passado demais para o nosso gosto, me alertou um leitor), o Bajo Zero serve também chope e vinho. Alternar entre o frio do terraço e o quentinho do interior da lanchonete cai muito bem (sobretudo a bordo de um chocolate quente).

Valle Nevado

Eu não experimentei nada na lanchonete (comprei o combo com almoço de verdade), mas experimentei a crepe de presunto e queijo do trailer-creperia do lado de fora, e gostei.

Explorando a área dos hotéis

Valle Nevado

O ticket da gôndola dá direito a subir e descer quantas vezes você quiser. Mesmo que você não tenha comprado o almoço 'de verdade', vale a pena descer para dar um rolê pela zona hoteleira.

Valle Nevado

Um 'bus-cortesia' (na verdade, uma jardineira aberta, brrrr que frio) faz a rota entre a recepção da Curva 17 e o hotel Puerta del Sol várias vezes por hora. Mesmo quem não comprou o acesso à gôndola pode embarcar na jardineira.

A área dos hotéis fica num ponto um pouco mais alto do que a Curva 17, mas está beeeem abaixo do Bajo Zero. Dá para ter contato com a neve e para ver esquiadores em ação, mas não tem a mesma graça de lá de cima.

Lounge, Valle Nevado

Essa área vale sobretudo pelo bar Lounge, que é o point dos esquiadores depois de descer as pistas, e onde é supergostoso tomar um café ou um chocolate aproveitando o quentinho das lareiras.

Valle Nevado

A piscina térmica ao ar livre também é uma curiosidade. E comprólatras vão gostar de visitar as lojas de souvenir, da Nautica e da North Face.

Don Giovanni, Valle Nevado

Eu comprei o combo com almoço, que é servido no restaurante Don Giovanni. Pude escolher livremente entre as entradas, pratos principais e sobremesas. Meu talharim com frutos do mar estava OK; só não gostei de ter kani (quente?!?! urgh) e ter vindo com queijo ralado já da cozinha (e não curto queijo ralado em frutos do mar).

Mesmo que você tenha comprado o combo gôndola + fast-food, acho que vale a pena dar uma descidinha e vir tomar um chocolate no Lounge e ver como é se hospedar num resort de ski. (Depois, pegue a gôndola de volta para se despedir lá de cima.)

A volta

As vans da SkiTotal partem pontualmente às 17h. Como os carros são numerados, você precisa procurar a mesma van que te trouxe. Achei a descida um pouco mais lenta (porque todo mundo desce ao mesmo tempo).

Chegamos ao Omnium às 18h45. De lá, pude descobrir mais um segredo de Santiago: a super-hiper-mega-lotação do metrô às 7 da noite o.O

Como escolher o dia da subida ao Valle Nevado

Valle Nevado

Primeiro, verifique pelas webcams do site de Valle Nevado como está a situação da neve.

Em seguida, veja a previsão do tempo. Dia de chuva e frio em Santiago significa dia de neve em Valle Nevado. Se estiver nublado na capital, provavelmente estará nublado lá em cima também. O ideal é subir num dia ensolarado ou parcialmente nublado.

Ir em dia de semana é bem melhor do que ir no fim de semana: além de menos cheio, é menos caro (para quem não esquia; para quem esquia, o preço não se altera durante toda a alta temporada).

Leia mais:

71 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sandro
SandroPermalink

Estive em Santiago recentemente. Fiz o passeio da montanha no dia 01/09 e paguei 27 mil pesos (R$ 148,50) por um tour panorâmico da Ski Total. A van subiu direto ao Valle Nevado, sendo que no caminho fez uma parada para comprar água mineral e alugar prancha para skibunda (trineo, como eles chamam) e depois parou num mirante que fica a 1.838 metros de altitude. Nesta parada também tem um vendedor ambulante que fala português porque morou em São Paulo. Ele vende artesanato e também água mineral (1.000 pesos uma garrafinha). Em Valle Nevado a van ficou por 40 minutos e desceu até um ponto onde param outras vans para o pessoal brincar na neve. Em seguida, fomos almoçar no Hotel Farellones (muito bom!) e na sequência passamos por La Parva e El Colorado, onde a van fez uma parada de mais ou menos meia hora para termos mais um contato com a neve. Eu não aluguei roupas, pois como eu não tinha intenção de esquiar, na minha opinião é caro e desnecessário. Em torno de 12 mil pesos um par de botas mais uma calça e pelo menos mais uns 8 mil para uma jaqueta. Quanto ao câmbio, a cotação que peguei em Santiago (na Afex) foi de 182 para a troca de reais. Ou seja 1.000 pesos = R$ 5,50.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandro! Obrigada pela contribuição. Só para esclarecer: o real desvalorizou aceleradamente desde o seu câmbio dia 1º. Na última sexta-feira valia entre 170 e 172 reais nas casas de câmbio.

Eduardo
EduardoPermalink

Sandro, parabéns pelo passeio e pelas dicas. Na primeira semana de julho, estarei indo com a minha família, dois meninos um de 6 anos e outro de 11 anos e minha esposa. Não tenho interesse de alugar roupas, botas, equipamentos e nem esquiar. Pelo que tenho visto, as coisas por lá são muitos caras ! Gostaria de passar um dia para brincar na neve, descer de boia, andar no teleférico e comer barato. Me parece que Farellones seria mais indicado para ficar. Gostaria da sua ajuda, que roupa levar, que calçados levar e onde ficar ? Abs e muitas viagens...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Nesse caso, compre uma excursão com foco em Farellones. Não compre passeios divididos entre Valle Nevado e Farellones, ou você não vai sproveitar nenhum dos dois.

Enfiar o calçado na neve é pior que enfoar o calçado num rio -- ao sair, você não vai poder simplesmente ficar descalço. Você vai precisar alugar pelo menos um casacão. O resto -- bota impermeável, gorro, luva, sobrecalça impermeável -- pode comprar na Decathlon antes de viajar.

Rolar na neve é grátis, se p seu passeio prever uma parada para brincar na neve. Mas o tubing e as outras atividades de Farellones são cobradas.

Andrea
AndreaPermalink

Êê! Deu uma de tiozinho mesmo! Haha! Fui ano passado e nunca tinha esquiado, e achei bacana demais! Acho que vale a pena! Queria era q durasse mais tempo! E já que vim me dar ao trabalho de comentar pra criticar essa fala específica, gostaria de parabenizar pelo site tb! É sensacional e já me ajudou em inúmeras viagens!

Danilo
DaniloPermalink

Excelente post, completíssimo, como sempre.
Só uma ressalva quanto à Ski Total. Os reviews deles no tripadvisor são bastante díspares, prevalecendo os review negativos.

A experiência que eu tive foi mediana.

Fiz uma reserva para subir ao valle nevado + aluguel de equipamento para dois dias. E apesar do atendimento por email, reserva, e pagamento terem sido relativamente ágeis, a retirada dos equipamentos é um tanto desorganizada, e, o mais grave, os equipamentos (premium, que paguei mais caro pelo aluguel) estavam péssimos, extremamente mal conservados, tanto que tive que alugar novos "poles" na loja de equipamento do Valle Nevado.

Neftalí
NeftalíPermalink

Excelente e completo o post! Realmente a temporada de esqui parece que vai durar até fim de setembro/começo de outubro, pois há previsões de mais neve para os próximos dias.
Muito bom o conselho para quem nunca esquiou! É verdade, em uma primeira aula o único que se aprende é cair, é bem frustrante. A partir da segunda vez dá pra começar a se divertir.
Uma boa dica pra quem chega de Valle Nevado com fome pela Skitotal são os espetaculares sanduíches da www.fuentechilena.cl , que fica no mesmo shoppingzinho Omnium. No Omnium também fica a curiosa KushBreak Growshop, ótima lojinha para quem gosta de "jardinagem".
Outra dica é em relação à roupa para esquiar. Em Santiago existem várias lojas de roupa usada, que oferecem roupa de esqui na temporada. Tem que olhar e buscar bastante, mas já achei boas calças a 10 dólares. A mais conhecida dessas lojas é a www.flamante.cl , que tem lojas no Centro, Providencia e Las Condes.

Selma
SelmaPermalink

Ola, Ricardo. Gostaria de saber se há transporte público até Vale Nevado, partindo de Santiago. Acho caro pagar pelas vans. Fui em julho p/ Bariloche e utilizei o transporte público e não achei ruim. Você sabe se em Santiago eu poderei fazer o mesmo? Ah, a respeito das aulas de esqui, tb acho desnecessário, fiz em arilo he e não gostei. meu esposo que não fez, ficou muito mais a vontade para explorar as pistas e conseguiu esquiar já no primeiro diae eu fiquei lá ouvindo as explicações do professor, que por sinal, só ficava mandando fazer "cunha", o melhor é assistir algumas dicas antes no youtube e observar os outros esquiadores. Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Selma! Não há transporte público a Valle Nevado. Se houvesse, o Ricardo Freire teria incluído smile

Paulo Gomes
Paulo GomesPermalink

Seguimos a dica de usar a Skitotal só para o transporte até Valle Nevado e deu tudo muito certo. Reforçamos que para quem não vai esquiar não precisa alugar nenhuma roupa, a não ser que esteja muuuuuito frio. Combo gôndola + almoço vale muito a pena. Ah, na volta o metrô vai estar muito cheio.

Renato
RenatoPermalink

Uma dúvida, eu tenho uma criança de 4 anos, ela pode esquiar? Existem atividades para crianças nessa idade, seja no Valle Nevado ou em Farellones?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renato! Em Farellones é preciso ter 5 anos para o tubing. Em Valle Nevado há aulas para crianças pequenas, mas é provável que você tenha que estar hospedado. Haverá neve no chão para brincar.

Guilherme
GuilhermePermalink

Eu estou planejando para ir em setembro/2016. Para subir tem um custo para o transporte, pelo que vi 17 mil pesos, mais a gondola e almoço? Ou 23 mil que eu vi o texto é transporte, gondola e almoço? Outra coisa, não ficou muito claro o que seria a gondola. Se puder esclarecer agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Góndola é o teleférico que leva à área das pistas. Você pode pagar só a van de Santiago a Valle Nevado (17.000 pesos em 2015) e não subir às pistas. Se quiser subir às pistas, paga o que estiver custando a góndola (23.000 pesos em 2015). Se quiser almoçar, paga o almoço. Se não quiser consumir nada, nem subir às pistas, não paga nada.

Marina Azevedo
Marina AzevedoPermalink

Olá!

Muito boas suas dicas, adorei!

Gostaria de saber se agora na primeira semana de abril já tem neve por lá?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marina! Não.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/quando-ir-santiago

Marcos R
Marcos RPermalink

Olá, excelente as dicas. Vou para Santiago em Julho, e vou subir para Valle Nevado tbém pela SkyTotal. Minha dúvida: o combo Gôndola + Bajo Zero já inclui tudo, ou seja, bebidas, hamburger, sopas e outros?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Como está explicado no texto, você pode compor o seu combo com uma refeição, ou comprar separadamente o que vai consumir. Bebidas nunca estão incluídas.

Elisabete
ElisabetePermalink

Dúvida:
Pretendo me hospedar no Hotel Valle Nevado, porém meu vôo chega no aeroporto as 23:20 horas. Existe translado para o Valle Nevado a essa hora da noite?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisabete! O ideal é informar-se com a central de vendas.

Geane soares Pereira
Geane soares PereiraPermalink

Olá, gostei muito dos posts.Me ajudaram muito..

Se possível, gostaria de saber o valor atualizado para 2016 (saindo do hotel+gondola+almoço) sem esqui.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Geane! Não devem ser muito diferentes do ano passado; há pouca inflação no Chile. A informação constará do site de Valle Nevado, linkado no texto, próximo à abertura da temporada, que deve ocorrer no final de junho.

Fernando Nogueira
Fernando NogueiraPermalink

Estou com uma duvida!!! Estou querendo ir ao Valle Nevado, porem não gostaria de passar o dia todo lá, queria ir pela manhã passar um tempo brincando na neve, almoçar em um bom restaurante beber um belo vinho e depois retornar para santiago, é possível??? Existe alguma forma???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Se você fretar um passeio privado, pode. Na Ski Total a van com motorista para até 3 pessoas custa 120.000 pesos chilenos -- algo como 600 reais (só transporte; gôndola e refeição não incluídos).

http://www.skitotal.cl/snow-taxi/

Daniel Moura
Daniel MouraPermalink

Fernando, a Turistik (http://www.turistik.cl/) acabou de me informar que faz esse passeio de meio dia, porém a saída é de 14:30hs, não pela manhã.

Stephanny
StephannyPermalink

Olá! ótimas informações. Gostaria de saber se, mesmo que não for esquiar (for só pisar na neve) o aluguel da roupa, é necessário mesmo ou se agasalhando legal já fica tranquilo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Stephanny! Você vai precisar de um calçado impermeável, para não estragar o seu, luvas, gorro, e um casaco pesado (tipo esses forrados de penas, que te deixam com cara de bonequinho da Michelin). Calça impermeável não vai precisar. Se não tiver algum dos itens que eu citei, você aluga ao sair.

Aguinaldo
AguinaldoPermalink

Olá, boa tarde!

Vou perguntar algo que parece banal, mas vou perguntar assim mesmo; estou olhando muitas dicas no site, já as usei para reservar hotel e até já passei na Dacatlhon; vou em junho e quero ir ao Valle nevado por conta própria.

Estarei hospedado no Hotel Orly, será que devo sair do hotel ja evstido feito o bonequinho da Michelin? Ou será que na sala onde alugo o locker consigo me trocar?

Quero fazer vários passeios, mas sem gastar muito, então pretendo fazer tudo por conta própria.

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aguinaldo! Dá pra usar a sala dos lockers (e o banheiro, se for necessário) para se paramentar.

Mariha
MarihaPermalink

Olá Aguinaldo, obrigada pela pergunta, pois eu tinha a mesma dúvida!!! Isso que é legal!! hahahaha!! Tbm passei na Decatlhon e comprei minhas roupas! Outra coisa, como você vai para o Valle Nevado? Estou tendo dificuldades qto ao transporte, porque vou ficar hospedada em Farellones e o transporte para hotel, ao inves da estação de de ski é uma fortuna!! Isso aqui que a Boia disse, de 500 a 660 reais!!

Simone
SimonePermalink

Olá!
Parabéns pelo post! Perfeito para esclarecer várias dúvidas.
Estou pensando em passar o dia no Valle Nevado e dormir em Farellones (mais barato) para aproveitar mais um dia de neve. Saberia me dizer se o transporte da volta passa por lá ou se há algum outro meio. Inclusive precisarei do transporte também de Farellones para Santiago (centro) no outro dia.
Vc acha que seria bacana esta ideia?
Desde já agradeço! smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! Não há transporte regular entre Farellones e Valle Nevado.

Daniel Moura
Daniel MouraPermalink

Olá! As operadoras informadas além da Ski Total não estão oferecendo esse transporte/tour somente para Valle Nevado. Todas incluem Farellones - Valle só com tour privado (exceto a SnowTours, que, porém, ainda não divulgou os preços deste ano). Poderiam me informar outras agências que realizam transporte compartilhado somente para Valle Nevado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Será um preço parecido com o do ano passado. Não é necessário reserva, só aparecer.

Daniel Moura
Daniel MouraPermalink

Olá, Bóia! Na verdade, não foi isso que perguntei. Gostaria de saber se há outras operadoras que fazem esse transporte (ou tour) somente a Valle Nevado, sem Farellones, pois as outras informadas no texto não estão fazendo e a Ski Total não é muito bem avaliada pelos usuários do TripAdvisor. Queria mais opções. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Para esse tipo de serviço, o TripAdvisor é uma espécie de Reclame Aqui. Você se imagina entrando no TA para dizer que o seu trânsfer foi OK? O transporte simples (do Omnimall ao Valle, sem buscar no hotel) é o mais simples e prático de Santiago. Mas se você quer pagar mais caro ou ter que passar numa agência para pagar antecipado, as outras operadoras estão citadas neste post:

http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago

Edivania Silva
Edivania SilvaPermalink

Ola, gostei muito das suas dicas, foram muito importantes. Com certeza serao muito uteis. Estou indo para o Chile dia 20 de junho e espero que ja tenha comecado a temporada. A Decathlon realmente tem varias opcoes e la adquiri botas, luvas, calcas, blusas... dica: pelo site e bem mais barato que na loja fisica, o problema e que nao tem como experimentar, por isso a bota preferi ver na propria loja. Mas para quem ja sabe seus tamanhos, opte pelo site. Bom, vou seguir seu conselho e nao vou fazer aulas, mas vou pegar a gondola e almoco, como voce fez. Mas e possivel alugar uma prancha de snow ou algo parecido para descer na neve ou somente quem paga as aulas pode fazer isso? Quando diz que tem outras atividades extras, pagas a parte, quais sao? Tem uma area especifica, a parte das pistas? Agradeco

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edivania! Se você quer ter o gostinho de subir numa prancha ou num esqui, cacife a aula.

carlos collet
carlos colletPermalink

Valeu, não lembrava onde pega a van da ski total.

Artur Guilherme
Artur GuilhermePermalink

Valeu pelas dicas! Aqui tem tudo que precisava saber! Estou indo pra Santiago em Agosto e pretendo fazer esse bate-e-volta pra passar o dia fazendo snowboard em Santiago. Como meu hotel eh no centro, chego facil de metro na loja da Ski Total. Devo ir com eles, e vou seguir sua dica e alugar os equipamentos (prancha e botas no meu caso, snowboard) por ser mais barato que no Valle.
La na Ski Total eu ja posso garantir tambem o ticket pra gondola? Eh essa gondola que eu uso pra poder ter acesso as pistas, nao eh?
Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Artur! Para ter acesso às pistas você vai comprar, em Valle Nevado, um ski ticket. Esse passe vale por um dia na gôndola e nos demais meios de elevação.

Aguinaldo
AguinaldoPermalink

Olá bom dia!

O ticket de acesso à gôndola em Valle Nevado eu consigo pagar em dólar, ou somente moeda local? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aguinaldo! Não sabemos. É possível que sim, mas normalmente taxas de conversão em hotéis e atrações turísticas não são boas. Leve cartão de crédito para a eventualidade de não aceitarem dólares na bilheteria.

Daniel Nascimento
Daniel NascimentoPermalink

Olá Aguinaldo, estive em Valle Nevado em setembro de 2015 e aceitavam dólar para pagar o ticket sim, mas como a Bóia disse, a taxa de câmbio era bem ruim.

Flavia
FlaviaPermalink

Obrigada por dar a dica de como passar o dia apenas em Valle Nevado. Estava mesmo procurando por isso e só achava passeios indo para Farellones no mesmo dia. Você sabe se essa mesma agência ou alguma outra também faz esse transporte exclusivo para Farellones? Gostaria de aproveitar 1 dia inteiro em cada estação. Vou em Agosto com meu marido e queremos muito aproveitar o máximo da neve, já que 90% do nosso ano é debaixo do calor do RJ.. wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! A SkiTotal vai direto para Valle Nevado. Para Farellones, contate outras agências. Damos dicas delas nesta página:

http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago

Neftalí
NeftalíPermalink

¡Hola! Farellones nada mais é que a parte mais baixa de El Colorado, focada em aulas e principiantes, além do tubbing. Quem tem ticket para El Colorado (mais caro) em teoria poderia esquiar em Farellones, as estações são interligadas, mas não vale a pena pois é bem básica. Mas quem tem ticket só para Farellones (mais barato) não pode subir para El Colorado.
A SkiTotal vai para Farellones também, que eu saiba.
É bom lembrar que todas as estações (V.Nevado, La Parva e El Colorado) também são interligadas através das pistas. Um esquiador mais avançado pode comprar um ticket um pouco mais caro que dá direito às 3 estações, começar a esquiar em uma e terminar na outra. Mas em dias mais feios, nevando, essas pistas que comunicam as estações costumam fechar, pois são as mais altas. Abraço!

Juliana Morais
Juliana MoraisPermalink

Olá.
Parabéns pelo blog. O viaje na viagem sempre tem os melhores posts.
Eu não pretendo esquiar mas gostaria de ir ao Vale Nevado para subir de teleférico e ir a Farellones para curtir as atividades. É recomendado fazer os dois passeios no mesmo dia? Existe essa opção com alguma agência?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Há agências que oferecem as duas paradas, mas você não vai ter tempo nem para subir na gôndola em Valle Nevado nem para brincar direito em Farellones. Faça os dois passeios em dias separados.

Tatiane Fuzita
Tatiane FuzitaPermalink

Olá, como funciona o acesso à piscina?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiane! Não funciona. Você pode passar por ela, mas entrar só se estiver hospedada.

Irineu
IrineuPermalink

Olá, sigo as boas dicas deste ótimo blog.
Viajarei pra Santiago no dia 01/07/16 com minha mulher e filha de 9 anos.
Neste início de julho já existe neve na estrada de acesso às estações?
Há problemas para estacionar em Farellones e Valle Nevado?
Caso necessite de correntes nos pneus, consigo adquiri-lãs ao longo da estrada?
Desculpe pela quantidade de perguntas.
Agradeço a atenção e parabenizo pelo blog.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Irineu! Se você segue as boas dicas do blog, então NÃO SUBA A SERRA DE CARRO. Só gente sem amor à família pega uma estrada com capa de gelo e mais de 40 curvas sem experiência. Vá de passeio organizado.

Neftalí
NeftalíPermalink

Oi Irineu! Sem dúvida o melhor é subir de passeio organizado. Mas se você quiser se arriscar, na parte baixa da estrada de acesso às estações de esqui, antes de começar a subida (km 10), há um grande lugar, autorizado e sinalizado, para o aluguel das correntes de neve. Você vai precisar deixar um documento de identidade como depósito, ou um valor mais alto em dinheiro. O porte das correntes no inverno é obrigatório.
Logo, já subindo, você vai ver em algum momento, se for necessário, os Carabineros (policia) orientando onde é o lugar para colocar as correntes nos pneus e vários carros no (pequeno) acostamento fazendo o procedimento. Geralmente também há uma placa antes da subida, informando a partir de que curva será necessária a instalação das correntes. Se você tiver dificuldade em instalar (eu sempre tenho) há várias pessoas de colete que as instalam pra você, prévio pagamento. Já tirar as correntes é muito mais fácil.
Muitas vezes não são necessarias correntes para chegar à Farellones, mas de manhã, quase sempre será obrigatório para chegar a Valle Nevado (mais alto e mais curvas). E muitas vezes, na volta no fim da tarde, o gelo na estrada já derreteu.
Importante saber que nos fins de semana e feriados, até as 13 horas, a estrada é só de subida, até a bifurcação entre Farellones e Valle Nevado, e depois das 14 horas, é só descida. São comuns os engarrafamentos nesses dias, e os estacionamentos são gratuitos.
Independente de subir com passeio organizado ou carro, recomendo fazer esse passeio de 2a à 6a feira. E, se estiver chovendo em Santiago, ou mesmo nublado, não suba, pois estará nevando na montanha.
Eu já subi diversas vezes, até com Uno Mille (foi sofrido), e nunca tive grandes problemas. Mas já peguei nevasca e foi bem tenso, já peguei ônibus enguiçado fechando a estrada, horas de engarrafamento, corrente alugada que arrebentou... Já demorei 45 minutos desde Santiago até Farellones, mas já demorei 5 horas também.
No ano passado, vários brasileiros de ônibus ficaram horas bloqueados na estrada até serem resgatados, e não puderam voltar a Santiago por alguns dias:
http://www.emol.com/noticias/Nacional/2015/08/06/743855/Cuatro-buses-con-120-turistas-estan-atrapados-en-la-ruta-a-Farellones.html
Isso não é anormal, então é importante avaliar bem a meteorologia antes de subir. Enfim, é uma aventura! Abraço!

Delano Borges
Delano BorgesPermalink

Gente, adoro esse site, só dica boa! Mas preciso de mais uma, pfv =D
Vou chegar em Santiago na segunda, e quase tudo que queria ver (museus) vai tá fechado xD. Então pensei em passar o dia em Farellones. Alguém sabe dizer se as empresas de transporte oferecem a ida e volta pra lá mesmo na segunda? E será que é um passeio que vale a pena mesmo?
Agradeço todas as dicas!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Delano! Há saídas para passeios à montanha diariamente. Se você quer fazer tubing, tirolesa ou andar na neve com raquetas, vai curtir Farellones.

Delano Borges
Delano BorgesPermalink

Bgd Bóia, por espalhar tanta sabedoria pra nós =)

Gabriela Marques
Gabriela MarquesPermalink

Bom dia!
Estou indo embora de Santiago hoje. As dicas que você passou foram muito úteis. Fomos ao Valle Nevado e Farelones com um transfer da Snowtour, empresa que é de um brasileiro. No momento do fechamento do pacote ele nos deu diversas dica, foi ótimo!
Sobre a roupa mesmo não esquiando, eles nos indicaram pelo menos o aluguel da luvas, botas e calça impermeáveis, realmente necessárias para poder voltar a ser criança e se jogar na neve.
Só como dicas:
- As luvas impermeáveis compramos em uma banca na rua mesmo, sai o mesmo valor do aluguel
- O valor das botas e calça gira em torno de 8.000 por peça
- Levem lanchinhos na mala, a comida lá é realmente muito cara
- Antes de fechar o passeio consultem o clima, usamos o aplicativo Snow Forecast. Nele é possível ver além do clima, a quantidade de neve, vento...
- Realmente é impossível ficar com sapato "normal", a neve molha demais
- Não compramos as botas na decathlon, pois custava em torno de 160,00 reais, para aluguel saiu 47,00 reais (8.000/170 = 47,00)

E divirtam-se muito, este é um passeio imperdível para quem nunca viu neve.

Beijos

Polyana
PolyanaPermalink

Olá,
Estou indo para o Chile no próximo dia 28/06 e achei bem bacana as dicas. Com certeza colocarei todas em praticas. Obrigada

Ane e Marco
Ane e MarcoPermalink

Vamos viajar para Santiago em setembro/2016 e, por isso, estamos navegando pela internet buscando dicas e informações importantes. Você está de parabéns pela organização das informações citadas aqui. Seu site é muito organizado e as dicas são incríveis..!

Abraço

Lyvia
LyviaPermalink

Olá! Parabéns pelo blog, sempre que vou viajar minha primeira parada é aqui, pego todas as dicas e faço meu roteiro com vc. Muito obrigada.
Queria uma ajuda. Uma amiga disse que contratou um táxi para ir ao Valle Nevado, táxi comum. Vale a pena? Chegando lá sozinha eu vou conseguir me virar para alugar os equipamentos e me situar?
E outra, a van é um transporte regular, digo, sai várias vezes ao dia ou somente no começo e no fim do dia? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lyvia! Não há problema em contratar um táxi ou transporte privado. O transporte coletivo sai só de manhã e volta só no fim da tarde.

Vanessa
VanessaPermalink

Olá! Alguém poderia me informar, por favor, se quando chove em Santiago as estradas fecham e as agências não fazem o passeio até as estações de Ski?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! A estrada para a montanha só fecha em caso de nevasca muito forte.

anabel koslopp
anabel kosloppPermalink

olá ! vamos viajar no ano que vem para o Chile 4 adultos e 4 crianças. adorei as dicas seu site é ótimo. Gostaria de saber se vale a pena eu alugar um hotel no vale nevado por uma noite. por causa das crianças. e se chover tem o que fazer ? se eu ficar em um hotel em las condes vale mais a pena do que vale nevado ? gostaria de um roteiro tipo um dia em santiago outro en vinã e viniculas e neve . vc pode me ajudar ? hã devo reservar tudo antes ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anabel! O Valle Nevado trabalha com mínimos de uma semana de hospedagem na maior parte da temporada. Em junho e setembro você pode escolher entre permanências de 3 ou 4 dias.

Temos um guia inteiro sobre Santiago. Por favor, consulte:

http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago

anabel koslopp
anabel kosloppPermalink

seu site é show . Parabéns.

Sarah
SarahPermalink

Olá!
Fiquei um pouco confusa quanto ao valor a pagar no Valle Nevado, e queria confirmar uma dúvida.
Se eu contratar o transporte com a Ski total e alugar os equipamentos e roupas com eles também, quando chegar no Valle Nevado, o que precisarei pagar mais?
Você mencionou a gôndola, mas no site do Valle Nevado eu vi que tem um valor de Ticket de acesso às pistas. Eu teria que pagar 31.000 da gôndola + 43.000 do acesso à pista? Achei salgado..

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sarah! O acesso a pista é para esquiar e inclui a gôndola. A gôndola sozinha é para quem não vai esquiar.

Mariana
MarianaPermalink

Olá, obrigada a todos pelas ótimas dicas! Fiquei com uma dúvida: vou com meu filho de 7 anos, já temos roupa de neve e calçados. Para fazer o passeio de um dia, acham melhor levar as roupas para trocar na estação, ou é mais prático já sairmos de Santiago vestidos para a neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! É mais confortável trocar-se na estação.