Farellones Santiago

Farellones: como chegar ao parque de diversões na neve de Santiago

Das estações de esqui dos arredores de Santiago, Farellones — que faz parte do complexo El Colorado — é a mais amigável para não-esquiadores. Há alguns anos, adotou o nome Parques de Farellones, para deixar ainda mais clara a sua proposta.

Pelo preço do ingresso (30.000 pesos chilenos em 2019, algo como 170 reais) você tem direito a várias atividades ilimitadas:

Além disso, pagando à parte, é possível agendar aulas de esqui e snowboard para principiantes, ou usar as pistas de esqui (que também são de nível iniciante).

Farellones é melhor que Valle Nevado?

Farellones: como chegar ao parque de diversões na neve de Santiago 1

São dois passeios diferentes.

  • Farellones é melhor para quem quer brincar na neve, por causa de todas as atividades fora esqui, incluindo uma grande área para simplesmente se jogar na neve e fazer bonecos. Mas se você não tem intenção de passar o dia entre tubing, tirolesa e esquibunda, o passeio pode ficar desconfortável, já que há poucas áreas abrigadas. Vale lembrar que algumas atividades requerem ao menos 1,20m de altura (e menos de 100 kg). E como Farellones está num ponto mais baixo da montanha, onde a neve derrete mais rápido, costuma encerrar sua temporada um pouco antes que Valle Nevado
  • Valle Nevado ganha nos quesitos paisagem e infra. Comprando o ticket da gôndola, um teleférico de cabine fechada, você ascende a um ponto mais alto da estação, com ótima vista para os esquiadores. As aulas para principiantes também são dadas nesta área mais nobre. Uma lanchonete neste ponto mais alto, e restaurantes e bares na base da estação proporcionam abrigo. É possível brincar na neve, mas a área para isso é bem mais reduzida do que em Farellones.

Na minha opinião, vale a pena fazer os dois passeios em dias diferentes. Caso você só tenha um dia para subir a montanha, escolha o passeio que melhor se encaixa no seu perfil.

O que fazer em Santiago: Cousiño Macul

O que fazer em Santiago

Farellones e Valle Nevado no mesmo passeio

Farellones: como chegar ao parque de diversões na neve de Santiago 2

Muitas agências oferecem paradas nas duas estações, em passeios vendidos como “Um dia na montanha” e quetais. Já fiz — e não recomendo.

O que acontece nesses passeios é que você bate ponto nas duas estações, mas não tem tempo de aproveitar nenhuma.

Em Valle Nevado não vai dar tempo para pegar o teleférico de cabine fechada e subir à parte alta da estação (que é a experiência mais legal por ali).

E em Farellones você mal vai conseguir aproveitar o parque, já que a fila da tirolesa pode chegar a 60 minutos, e a fila do tubing normalmente é de 30 minutos. Você vai gastar um ingresso inteiro para aproveitar 1/3 do parque (e ainda arrisca não conseguir comprar ingresso, se já tiverem esgotado para o dia).

Repito o conselho do tópico anterior: vale a pena fazer os dois passeios em dias diferentes. Caso você só tenha um dia para subir a montanha, escolha o passeio que melhor se encaixa no seu perfil.

Farellones: como chegar por conta própria

Farellones: como chegar

Os passeios exclusivos a Farellones normalmente são oferecidos por agências menores (as grandonas insistem no combo Valle Nevado + Farellones). Uma das poucas grandes que oferecem Farellones praticamente exclusivo é a Turistik (combinado com uma visita opcional à vizinha El Colorado), a 69.000 pesos chilenos por pessoa (equivalentes a 390 reais), incluindo ingresso e traslado de ida e volta desde o seu hotel.

Querendo economizar, ou chegar mais cedo ao parque, use o serviço de traslado à montanha desde o Omnium Mall, um mini-shopping que fica na avenida Apoquindo 4900, a três quadras da estação Escuela Militar do metrô (linha 1).

Dali, toda manhã durante a temporada, saem vans do próprio complexo El Colorado (a 16.000 pesos por pessoa, equivalentes 90 reais, a incluindo a volta) e também da SkiTotal (a 19.500 pesos por pessoa, equivalentes a 110 reais, incluindo a volta).

Não é possível fazer reserva. Mas chegando entre 7h e 7h30 você certamente conseguirá embarcar. Pergunte na recepção do seu hotel se eles não fazem um kit-lanche, porque você vai precisar cabular o café da manhã. Se não quiser ir de metrô, vá de UberX: de Providencia até o Omnium Mall não dá mais que 3.000 pesos (equivalentes a 16 reais).

O traslado com as vans do complexo El Colorado, além de mais barato, permite que você compre o ingresso na própria loja, antes de embarcar (30.000 pesos por pessoa, equivalentes a 170 reais). O embarque para a volta é tranqüilo: acontece no estacionamento da parte baixa (‘Zona Base’) de Farellones, onde as vans ficam estacionadas.

É possível alugar roupas de neve no próprio shopping Omnium, na loja de aluguel da SkiTotal. Mas você também pode deixar para alugar na loja que fica junto à entrada da parte alta (‘Zona Cumbre’) de Farellones. Você vai precisar de gorro, luvas, casaco térmico, bota 100% impermeável e calça impermeável. Minha dica: faça uma visita a uma loja Decathlon no Brasil e compre todos esses itens (o casaco pode ser desses revestidos com penas, tipo bonequinho da Michelin, que também são vendidos em lojas de departamentos). Você vai usar esse kit em qualquer viagem para o frio.

Casa Mito

Onde ficar em Santiago

O que fazer em Farellones

O ingresso de 30.000 pesos chilenos (equivalentes a R$ 170 dá direito à maioria das atividades, quantas vezes você quiser fazer, durante a sua permanência no parque. A única limitação serão as filas: para a tirolesa, a fila chega a 60 minutos; no tubing, a 30 minutos. A fila do esquibunda é rapidinha e, para o teleférico, inexistente (ao menos em dias de semana).

A propósito: evite ir no fim de semana, quando você terá também a concorrência dos santiaguinos. De segunda a sexta, você divide o parque apenas com os colegas turistas.

Importante: verifique o funcionamento antes de subir a montanha

  • Por estar na parte mais baixa da montanha, onde a neve dura menos, Farellones costuma encerrar a temporada mais cedo que Valle Nevado. Caso haja também um longo período sem cair neve associado a dias seguidos de sol e calor, pode também acontecer do parque ter seu funcionamento interrompido — ou, pelo menos, de não oferecer todas as atividades.
  • Por isso, antes de programar seu passeio a Farellones, consulte a página de atividades do parque para ver quais atividades estão sendo oferecidas no momento.

O parque abre diariamente, durante a temporada, das 9h às 17h. Quem vai com o transporte oficial do complexo chega pela parte baixa (Zona Base), onde a fila da bilheteria é menor (e se você tiver comprado ingresso na loja do Omium Mall, nem precisa enfrentar). Os outros tours costumam deixar seus passageiros na parte alta (Zona Cumbre), que se situa no vilarejo de Farellones. A bilheteria ali costuma ter filas grandes; a vantagem de chegar pelo alto é que por ali estão a loja de aluguel de roupas e também a única cafeteria aberta a essa hora da manhã.

(Se você chegar por baixo, porém, pode subir com o teleférico até a parte alta, sair do parque, ir à cafeteria ou à loja de aluguel de roupas, e entrar de novo no parque, sem problemas.)

Quando entrei às 9h, a única atividade que estava funcionando era o Teleférico. As outras atividaes, naquele dia (uma quinta-feira) só começaram a funcionar entre 9h30 e 10h.

Teleférico

Farellones: como chegar

Atendendo pelo nome oficial de Farellones Express, o teleférico liga as duas partes de Farellones: a baixa (Zona Base) e a alta (Zona Cumbre). O percurso entre uma zona e outra leva 20 minutos.

Tirolesa

Farellones: como chegar

Atualmente só está em funcionamento a tirolesa curta, de 180 metros. A atividade acontece na Zona Cumbre e é bastante concorrida — a fila chega a 60 minutos.

Tubing

Farellones: como chegar

Há dois tobogãs prontos para tubing — um na Zona Base e outro na Zona Cumbre. No dia em que fui, só o da Zona Cumbre estava funcionando. Você entra na fila e, 20 a 30 minutos depois, está deslizando pela neve. A chegada é amortecida por um tapete sintético. Para subir de volta existe um elevadorzinho com ganchos onde você encaixa sua bóia e é rebocado até o alto, onde pode de novo entrar na fila para descer.

Fat bikes

Farellones: como chegar

Essas bicicletas de neve, equipadas com pneus largos, são obtidas na Zona Cumbre. Há passeios guiados pelo alto da estação ou pela pista de esqui que liga as duas zonas. (A bicicleta volta ao alto pelo Teleférico.)

Esquibunda

Farellones: como chegar

Depois do Teleférico, é a atividade que você espera menos para fazer. A pista fica na Zona Base. Você sobe até o topo da pista pelo Magic Carpet, uma esteira rolante que também serve aos que vão para a pista de aulas de esqui e snowboard.

Lá em cima, depois das instruções de manejo do trenozinho (‘trineo’) é dada a largada para um grupo inteiro, que pode brincar de apostar corrida. Querendo repetir, é só subir novamente pelo magic carpet.

Brincar na neve

Farellones: como chegar

Há um espaço reduzido na Zona Cumbre e um espaço enoooorme na Zona Base onde é possível andar na neve, montar bonecos de neve, fazer batalhas de neve ou rolar na neve (pelo seu bem, não faça isso se não estiver com calças impermeáveis).

Aulas de esqui e snowboard

As aulas, coletivas ou particulares, podem ser contratadas lá mesmo, no parque — para alunos a partir de 4 anos. Há pacotes que incluem o aluguel de equipamento. Veja os preços aqui.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Alimentação

    Farellones: como chegar

    A única praça de alimentação dentro do parque fica na Zona Base: há o Café Iglu e mais três food trucks. No dia em que fui, não havia espaço abrigado para comer, apenas mesas ao ar livre (mas acredito que em dias mais frios o interior do café funcione).

    Do lado de fora do parque, junto à entrada da Zona Cumbre, funcionam restaurantes que servem também ao vilarejo de Farellones. Quem tem ingresso válido para o dia pode sair e entrar sem problemas.

    Leia mais:

    Valle Nevado

    Passagens mais baratas para Santiago no Kayak

    Encontre seu hotel em Santiago no Booking

    Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

    Alugue carro em Santiago na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

    Passeios e excursões em Santiago com a Viator

    318 comentários

    Olá! Pretendo ir na primeira semana de Julho. Será que há grande chances do parque está fechado?

      Olá, Fabio! Em anos normais, abre no início de julho. Não temos como saber se 2024 será um ano normal.

    Olá, Jecimara! Estou querendo ir para Farellones dia 15/06 á 21/06 2024, tem possibilidade do parque esta fechado?

      Olá, Ana Flavia! Acompanhe pelo instagram do parque, a data de abertura é imprevisível, depende da quantidade de neve acumulada.

    Vi nos comentários você dizendo que em farellones criança de 4 anos não pode brincar em nada , mas nas regras do mini parque lá diz que a estatura mínima é 90 cm e máxima 120 cm. Então meu filho tem 4 anos e 107 cm, creio que poderá brincar tranquilamente né ! Outra dúvida , tenho outro bebê de 1 a 5m , os dois podem ir com os pais no teleférico para ter acesso ao restaurante ou não ?

      Olá, Barbara! O miniparque não existia na época da feitura do texto, vamos atualizar. Acredito que o bebê possa ser transportado no teleférico sim.

      Sim entendi , você poderia fazer um vídeo ou texto atualizado sobre ir em farellones com crianças e aos brinquedos permitidos , um vídeo em geral para crianças com as idades . As mamães iriam te agradecer porque na internet não tem quase conteúdo nenhum falando sobre isso! Obrigada

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito