Fortaleza

Beira-Mar, FortalezaEnergia solar | Ricardo Freire

O verão chega mais cedo a Fortaleza. O sol começa a brilhar em julho, e só é amortizado por outra força da natureza: o vento. Juntas, as energia solar e eólica parecem impulsionar o crescimento da mais jovem metrópole nordestina.

É fácil entender a cidade. Fortaleza se espalha do oeste – onde está o centro antigo – para o leste. As praias centrais são lindas, mas são só para enfeite: quem quiser entrar no mar deve ir à Praia do Futuro, a 10 minutos de carro da avenida Beira-Mar. O  novo pólo empresarial da cidade fica ainda mais adiante, depois do shopping Iguatemi.

Há tanta coisa para ver nos arredores, que muitos visitantes acabam não aproveitando a cidade como poderiam. Antes de comprometer a sua agenda de turista com um passeio por dia, certifique-se de curtir tudo o que Fortaleza tem a oferecer.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Porto das Dunas, Fortaleza Beach Park, Fortaleza Dragão do Mar, Fortaleza Theatro José de Alencar
O verão vai de julho a dezembro. Nos meses “bró” (setembro a dezembro) é raríssimo chover ou mesmo nublar por muitas horas seguidas.

Pode invernar a qualquer momento a partir de janeiro, mas o grosso das chuvas costuma cair entre março e maio. De todo modo, veja bem: a temporada de chuva pode vir cedo e acabar logo, como também pode nem acontecer.

Se estiver na cidade numa quinta-feira, não deixe de ir à noite à Praia do Futuro: meia Fortaleza lota as megabarracas para martelar caranguejos e tomar cerveja.

Em julho acontece o Fortal, a maior micareta do país.

Fortaleza é ligada por vôos diretos a São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Campinas, Natal, São Luís, Teresina, Belém, Cabo Verde e Madri.

O Ceará tem costa leste e oeste. No leste, Morro Branco, a 85 km, dá um bate-volta confortável; já Canoa Quebrada, a 160 km, requer um pernoite para ser bem aproveitada.

No oeste, um bate-volta longo pode levar você a Mundaú (160 km) voltando por Lagoinha (120 km) e Taíba (70 km).

Jericoacoara está a 320 km. Flecheiras (150 km) e Icaraizinho de Amontada (200 km) são as estrelas ascendentes do kitesurf.

Fortaleza tem a melhor rede hoteleira entre as grandes capitais do Nordeste: a concorrência é grande e o nível de conforto e manutenção, acima da média.

Iracema tem hotéis mais voltados para o viajante a trabalho, com boa relação custo x benefício. Já a zona hoteleira da Beira-Mar oferece como atrativo extra os bares da orla e a feirinha de artesanato de todas as noites.

Quem se hospeda na Praia do Futuro vai querer vir à noite para a cidade. Note que ao optar por um resort em Porto das Dunas (30 km a leste) ou na Praia do Cumbuco (30 km a oeste) você vai curtir a capital de maneira apenas homeopática.

No centro, visite o Theatro José de Alencar e confira o artesanato do Mercado Central. (Para peças únicas, porém, vá à Ceart, na av. Santos Dumont, 1589).

O Centro Cultural Dragão do Mar – “Dragão” para os íntimos – tem cinemas de arte, museu, planetário e barzinhos. A Beira-Mar também é auto-suficiente no quesito noite – mas o maior pólo gastronômico da cidade está no bairro da Varjota (epicentro: nas ruas Frederico Borges e Ana Bilhar).

Quando for ao Beach Park, na volta passe no Ponto das Tapioqueiras, para experimentar a tapioca cearense, grossa e úmida, acompanhada por café recém-passado.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Fortaleza por Ricardo Freire

538 comentários para “Fortaleza”

  1. Ola Ricardo!! Sempre sigo suas dicas por esse site. Vamos à Fortaleza em Junho e vamos ficar 7 dias. Pensei em ficar 2 dias em Canoa Quebrada e 5 em Jericoacoara. Pelo que vi no mapa a distância é muito grande entre uma e outra. Vc recomenda voltar de Canoa Quebrada, pernoitar em Fortaleza e depois seguir para Jeri?!! Quais empresas de ônibus/vans vc indica?!! O que sairia mais em conta em relação ao transporte entre uma praia e outra?! Obrigada! Aline

    1. Olá, Aline! Quem responde é A Bóia.

      De Fortaleza a Jeri a empresa é a Fretcar: http://www.fretcar.com.br/ . Entre Fortaleza e Canoa Quebrada, use as vans de passeio, que vendem o traslado na Beira-Mar. Você vai precisar dormir uma noite em Fortaleza sim.

  2. bom dia ricardo
    gostaria de saber . qual companhia de turismo para fazer passeios em FORTALEZA VOCe indica?
    aguardo resposta. obrigada.

    1. Olá, Mariza! Quem responde é A Bóia. Seu hotel é uma boa fonte de recomendações; só trabalhará com agências que não dão problemas.

  3. Oi Ricardo, estou indo com meu namorado e mãe dele nesse feriado de páscoa a Fortaleza, chegamos quinta a noite e voltamos na segunda pela manhã. O problema é que ela não gosta muito de praia, de parque aquático, e está mais interessada em compras, Quanto as compras estou tranqüila, mas tenho dificuldade de montar um roteiro de diversão para ela. Você pode me ajudar?

    Abraços

    1. Olá, Lane! O Centro de Turismo fica numa cadeia reformada e tem artigos mais selecionados e voltados para o turista. O Mercado Central tem mercadorias mais misturadas, é preciso garimpar (mas também é mais fácil pechinchar).

      A região onde estão ambos é o centro popular de Fortaleza. Se não quiser se sentir insegura, vá de táxi.

      Para encontrar a melhor seleção de artesanato, com peças não-produzidas em série, vá direto à central da CEART, na Av. Santos Dumont 1589, na Aldeota.

  4. Visitar a Ponte dos Ingleses, Dragão, Mercado Central, Fortaleza de Nª Srª Assunção, Catedral, (os 3 últimos pertíssimos!) e mais andar até Museu do Ceará, Teatro José de Alencar e Centro de Turismo. Dá pra fazer tudo isso a pé, ou como irei alugar carro, o melhor é ir de um lugar para o outro de carro para evitar assaltos?

    1. Olá, Flavio! Recomendamos cautela e cuidado em qualquer lugar do mundo. O ideal é não dar mole em horários de pouco movimento ou à noite.

      O miolinho do Centro de Fortaleza, onde está o Teatro José de Alencar, é meio conturbado, não porte câmeras ou celulares à vista.

  5. Muito Obrigada pelas dicas Bóia!!!!

1 ... 4 5 6

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!