Fortaleza

Beira-Mar, FortalezaEnergia solar | Ricardo Freire

O verão chega mais cedo a Fortaleza. O sol começa a brilhar em julho, e só é amortizado por outra força da natureza: o vento. Juntas, as energia solar e eólica parecem impulsionar o crescimento da mais jovem metrópole nordestina.

É fácil entender a cidade. Fortaleza se espalha do oeste – onde está o centro antigo – para o leste. As praias centrais são lindas, mas são só para enfeite: quem quiser entrar no mar deve ir à Praia do Futuro, a 10 minutos de carro da avenida Beira-Mar. O  novo pólo empresarial da cidade fica ainda mais adiante, depois do shopping Iguatemi.

Há tanta coisa para ver nos arredores, que muitos visitantes acabam não aproveitando a cidade como poderiam. Antes de comprometer a sua agenda de turista com um passeio por dia, certifique-se de curtir tudo o que Fortaleza tem a oferecer.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Porto das Dunas, Fortaleza Beach Park, Fortaleza Dragão do Mar, Fortaleza Theatro José de Alencar
O verão vai de julho a dezembro. Nos meses “bró” (setembro a dezembro) é raríssimo chover ou mesmo nublar por muitas horas seguidas.

Pode invernar a qualquer momento a partir de janeiro, mas o grosso das chuvas costuma cair entre março e maio. De todo modo, veja bem: a temporada de chuva pode vir cedo e acabar logo, como também pode nem acontecer.

Se estiver na cidade numa quinta-feira, não deixe de ir à noite à Praia do Futuro: meia Fortaleza lota as megabarracas para martelar caranguejos e tomar cerveja.

Em julho acontece o Fortal, a maior micareta do país.

Fortaleza é ligada por vôos diretos a São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Campinas, Natal, São Luís, Teresina, Belém, Cabo Verde e Madri.

O Ceará tem costa leste e oeste. No leste, Morro Branco, a 85 km, dá um bate-volta confortável; já Canoa Quebrada, a 160 km, requer um pernoite para ser bem aproveitada.

No oeste, um bate-volta longo pode levar você a Mundaú (160 km) voltando por Lagoinha (120 km) e Taíba (70 km).

Jericoacoara está a 320 km. Flecheiras (150 km) e Icaraizinho de Amontada (200 km) são as estrelas ascendentes do kitesurf.

Fortaleza tem a melhor rede hoteleira entre as grandes capitais do Nordeste: a concorrência é grande e o nível de conforto e manutenção, acima da média.

Iracema tem hotéis mais voltados para o viajante a trabalho, com boa relação custo x benefício. Já a zona hoteleira da Beira-Mar oferece como atrativo extra os bares da orla e a feirinha de artesanato de todas as noites.

Quem se hospeda na Praia do Futuro vai querer vir à noite para a cidade. Note que ao optar por um resort em Porto das Dunas (30 km a leste) ou na Praia do Cumbuco (30 km a oeste) você vai curtir a capital de maneira apenas homeopática.

No centro, visite o Theatro José de Alencar e confira o artesanato do Mercado Central. (Para peças únicas, porém, vá à Ceart, na av. Santos Dumont, 1589).

O Centro Cultural Dragão do Mar – “Dragão” para os íntimos – tem cinemas de arte, museu, planetário e barzinhos. A Beira-Mar também é auto-suficiente no quesito noite – mas o maior pólo gastronômico da cidade está no bairro da Varjota (epicentro: nas ruas Frederico Borges e Ana Bilhar).

Quando for ao Beach Park, na volta passe no Ponto das Tapioqueiras, para experimentar a tapioca cearense, grossa e úmida, acompanhada por café recém-passado.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Fortaleza por Ricardo Freire

590 comentários para “Fortaleza”

  1. Ola Ricardo!! Sempre sigo suas dicas por esse site. Vamos à Fortaleza em Junho e vamos ficar 7 dias. Pensei em ficar 2 dias em Canoa Quebrada e 5 em Jericoacoara. Pelo que vi no mapa a distância é muito grande entre uma e outra. Vc recomenda voltar de Canoa Quebrada, pernoitar em Fortaleza e depois seguir para Jeri?!! Quais empresas de ônibus/vans vc indica?!! O que sairia mais em conta em relação ao transporte entre uma praia e outra?! Obrigada! Aline

    1. Olá, Aline! Quem responde é A Bóia.

      De Fortaleza a Jeri a empresa é a Fretcar: http://www.fretcar.com.br/ . Entre Fortaleza e Canoa Quebrada, use as vans de passeio, que vendem o traslado na Beira-Mar. Você vai precisar dormir uma noite em Fortaleza sim.

    2. Olá Aline, acabamos de voltar de Jeri, e fizemos o transfer com o Luiz Gouveia (luizgouveia@hotmail.com) em ônibus de turismo e caminhonete (após Jijoca). O preço é similar ao do ônibus de linha, mas a vantagem é que te buscam diretamente no hotel, e deixam na porta da pousada.
      Com relação aos dias, sugiro ficar pelo menos 3 dias em Jeri (nós ficamos 4 noites), pq a viagem é cansativa.

  2. bom dia ricardo
    gostaria de saber . qual companhia de turismo para fazer passeios em FORTALEZA VOCe indica?
    aguardo resposta. obrigada.

    1. Olá, Mariza! Quem responde é A Bóia. Seu hotel é uma boa fonte de recomendações; só trabalhará com agências que não dão problemas.

  3. Oi Ricardo, estou indo com meu namorado e mãe dele nesse feriado de páscoa a Fortaleza, chegamos quinta a noite e voltamos na segunda pela manhã. O problema é que ela não gosta muito de praia, de parque aquático, e está mais interessada em compras, Quanto as compras estou tranqüila, mas tenho dificuldade de montar um roteiro de diversão para ela. Você pode me ajudar?

    Abraços

    1. Olá, Lane! O Centro de Turismo fica numa cadeia reformada e tem artigos mais selecionados e voltados para o turista. O Mercado Central tem mercadorias mais misturadas, é preciso garimpar (mas também é mais fácil pechinchar).

      A região onde estão ambos é o centro popular de Fortaleza. Se não quiser se sentir insegura, vá de táxi.

      Para encontrar a melhor seleção de artesanato, com peças não-produzidas em série, vá direto à central da CEART, na Av. Santos Dumont 1589, na Aldeota.

  4. Visitar a Ponte dos Ingleses, Dragão, Mercado Central, Fortaleza de Nª Srª Assunção, Catedral, (os 3 últimos pertíssimos!) e mais andar até Museu do Ceará, Teatro José de Alencar e Centro de Turismo. Dá pra fazer tudo isso a pé, ou como irei alugar carro, o melhor é ir de um lugar para o outro de carro para evitar assaltos?

    1. Olá, Flavio! Recomendamos cautela e cuidado em qualquer lugar do mundo. O ideal é não dar mole em horários de pouco movimento ou à noite.

      O miolinho do Centro de Fortaleza, onde está o Teatro José de Alencar, é meio conturbado, não porte câmeras ou celulares à vista.

      1. Gente estou nesse momento escrevendo do hotel depois de voltar desse pretendido passeio, pois como sou um micro empresário e eu mesmo que toco o meu negócio, só tenho os feriados para viajar/descansar e como a Semana Santa, Tiradentes e no Rio São Jorge, vim para Fortaleza. Com relação a segurança está sendo super tranquilo, ontem à noite andei da Praia de Iracema até a feirinha da Beira-mar e hoje andei por todo o Centro (durante o dia) e apesar de alguns problemas sociais aqui e ali, tb foi tranquilo. O grande problema é uma total falta de inteligência por parte dos governantes, como num feriadão com a Cidade cheia de turistas os principais pontos turísticos estão FECHADOS! (Theatro José de Alencar, Museu do Ceará, Catedral (Igreja da Sé) e até o Castelão!!!! Também passei por um quiosque da Secretaria de Turismo que também estava fechado! Gente o Brasil é um país voltado pro turismo, assim como o Estado do Ceará, como isso pode acontecer? Inacreditável!!!

        1. ola tenho viagem marcada para agosto , mas os relatos de segurança estam me dando medo vc pode me ajudar.

          1. Olá, Juliana! Tenha os cuidados que teria em qualquer outra grande capital brasileira.

  5. Muito Obrigada pelas dicas Bóia!!!!

  6. Oi Ricardo, qual a sua dica para aproveitar o maximo, em 1 semana, em Fortaleza? E o clima de 10 a 17 de maio? Obrigada. Fabiane

    1. Olá, Fabiane! Para dicas do que fazer, leia o post acima. ;)

      Para mais dicas: http://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/fortaleza-ricardo-freire/fortaleza-links-e-posts/

      Para saber como vai estar o clima no período da sua viagem: http://jornaldotempo.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/Fortaleza-CE/

  7. Boa tarde!
    Estou pensando em ir a fortaleza entre 08 e 15/07 de 2014.Vou sozinho e gostaria de uma pousada que ficasse próximo as belas praias e grandes noites.Como vou solteiro a ideia é aproveitar as praias e barracas a beira mar e curtir a noite.
    att Carlos Alves

    1. Olá, Carlos! A praia com balneabilidade é a Praia do Futuro; os restaurantes ficam na Varjota; a balada fica na região central (Dragão do Mar).

      Escolha uma pousada ou hotel na Beira-Mar e use táxi.

      Nossas sugestões estão na página seguinte:
      http://www.viajenaviagem.com/brasil/fortaleza-ricardo-freire/fortaleza-links-e-posts

  8. Olá Ricardo! Estou indo a Fortaleza na próxima semana passar o feriado do trabalhador, serão 4 dias e ficarei em um Resort em Porta das Dunas, não quero ficar trancada em Resort o tempo todo e curtir o que fortaleza tem de melhor… Poderiam me ajudar? Obrigada! Marcele

    1. Olá, Marcele! Aqui quem responde é A Bóia! Clique nos links acima para ver dicas da cidade (mas ficar em Porto das Dunas não é a melhor opção para quem quer curtir as atrações de Fortaleza…).

      1. Bóia, obrigada! Vamos ficar em Porto das Dunas devido um pacote muito bom que conseguimos (mega desconto mesmo!!!) e pretendemos alugar um carro ou um buggy. Obrigada, Marcele

  9. Boa noite, passarei a primeira semana de Junho em Fortaleza e gostaria de contar com a experiencia de vocês para saber se nessa época do ano faz frio(ou se chove) na cidade. Desistimos de visitar Natal por conta do período propício a chuvas..
    Obrigada desde já.

    1. Olá, Roberta! Jamais faz frio em Fortaleza. Junho no Ceará marca a transição da estação de chuvas para a estação seca, mas o sol deve predominar:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  10. Boa Noite,

    Parabéns pelo site e a coluna na band news, sou ouvinte fidedigna!
    Em junho vou para Fortaleza, consegui uma hospedagem no sesc de 22 a 26/06, porém comprei passagem até dia 28/06! De 26 a 28 deixei em aberto na questão hospedagem, pois nesse período gostaria de conhecer Jericoacoara, sei que fica um pouco distante de Fortaleza, vc acha que em dois dias é possível dar uma esticadinha até lá? Se sim pode indicar pousadas.

    Obrigada
    Eulália

    1. Olá, Eulália! Dois dias são insuficientes para ir a Jericoacoara, você perde um dia para ir e outro para voltar e não aproveitará nada. Melhor ir para Canoa Quebrada; fique na pousada Tranquilandia Village.

  11. Olá Bóia! Em setembro eu e meu marido estamos planejando uma viagem para Fortaleza, ficaremos 7 dias. Você acha interessante dividirmos a estadia entre a capital e outra praia? Se sim, qual delas? Será nossa primeira viagem para o nordeste. Muito obrigada!

    1. Olá, Lizandra! Se a outra praia for Jeriacoara, reserve 4 dias. Praias mais próximas, como Canoa Quebrada ou Flexeiras/Guajiru, se prestam a estadas mais curtas, de duas a três noites.

  12. Olá… estou indo para Fortaleza dia 12 de maio…queria na previsão do tempo esta chuva…estou preocupada….será que chove o dia todo….e como está o tempo ai neste momento?

  13. Estou indo pra Fortaleza dia 11 de maio.. como nossa amiga simone estou preocupada com as chuvas … sera que chove todos os dias… e o dia todo?

    1. Olá, Daine! Maio é considerado um mês de chuvas em Fortaleza. Veja o nosso Praiômetro: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

      Segundo o Jornal do Tempo, a previsão para a data da sua viagem é de tempo fechado e chuvas. Veja: http://jornaldotempo.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/Fortaleza-CE/

  14. Olá, estou indo a Fortaleza agora em maio, e fiquei sabendo que a AV. Monsenhor Tabosa é um bom local para compras, principalmente calçados, bem conhecido pelo bom preço. Teria indicação de um local específico para as compras? Algum complexo de lojinhas? Penso em pegar um táxi até a referida avenida e lá saltar, para andar e procurar as lojinhas. É uma boa opção?

    1. Olá, Claudia! O trecho das lojas fica entre as ruas João Cordeiro e Dom Manuel. Todos os taxistas sabem onde fica, é bastante central. São uns cinco quarteirões com lojas nas duas calçadas.

  15. Estive o mês passado em Fortaleza, achei a cidade super tranquilo, com bastante policiais por toda as orlas das praias. Fortaleza é uma cidade realmente muito bonita, limpa, organizado, com varias opções de restaurante e as prais são bonitas e bem agitada. É realmente a cidade do humor, a cidade conta com uma boa programação de lazer para os turistas, além das pessoas de lá serem simpáticas. Vlw

  16. Boa tarde.Adorei as dicas nesse site.
    Gostaria de mais algumas dicas,pois vou com uma criança de 2 anos é nossa 1º viagem sozinha para local distante.
    Qual seria o melhor local a se ficar com uma criança de de 2 anos.

    Desde já agradeço

  17. bom dia gostaria de saber se o aeroporto fica perto dos hotéis a beira mar?
    e estou na duvida de ficar em praia do futuro ou Iracema?
    em relação a transporte e de fácil acesso?
    sair do aeroporto e ir pra os hotéis a beira mar?
    em relação ao centro de fortaleza onde fica?
    grato

    1. Olá, Jackson! O aeroporto fica a 12 km da praia de Iracema e 13 da praia do Futuro. Das praias até o Centro são mais ou menos 5 ou 6 km. No aeroporto você consegue facilmente transporte de táxi ou ônibus, para o seu hotel.

      Para tirar mais dúvidas, veja o mapa de Fortaleza.

  18. Boa Tarde Bóia!!

    Gostaria que você tirasse algumas duvidas
    Vou à Fortaleza dia 11/07 volto d1a 21 passarei 10 dias. Vou com minha filha de 3 anos e 8 meses e meu filho de 1 ano de 06 meses e minha mãe. Ficarei hospedada na praia do futuro. Você pederia me indicar locais para aproveitar com as crianças, quero conhecer Conoa quebrada!!

    1. Olá, Elade! Não recomendamos bate-volta a Canoa Quebrada; para curtir o lugar é preciso dormir por lá — só assim você terá tempo de fazer o passeio de bugue na hora da maré baixa (é o mais bonito do estado).

      Crianças pequenas influenciam o ritmo da viagem dos adultos, que precisa necessariamente ser mais lento e prever programas infantis como praças e parques de diversão. Leia sobre Fortaleza com crianças no Viajando com Pimpolhos:
      http://viajandocompimpolhos.com//2010/11/16/fortaleza-com-criancas-dicas-da-stella-4-anos-da-lia-2-anos-e-dos-seus-pais/

  19. Oi, Boia.

    Estou na dúvida entre Fortaleza e Natal para início de agosto. Acredito que as duas cidades sejam bonitas, até pela grande fama que elas têm. Gostaria de andar de buggy e mergulhar. Os litorais são bem parecidos por fotos. Meio áridos. Amigos insistem que Natal é melhor, que não é comum como as vizinhas, mas não tem um parque aquático lá, né? Bom, na verdade nós gostaríamos mesmo de ficar num excelente hotel, de preferência sem atravessar rua (se é que isso existe nas capitais do Brasil) e fazer mergulho com peixes. Passeios diferentes e aproveitando uma cidade com boa infra. O que fazer? :-(

    1. Olá, Jadson! Nem Fortaleza nem Natal são destinos de mergulho. Tanto no Ceará quanto no Rio Grande do Norte você precisará ir de barco a piscinas em alto mar ou bancos de corais.

  20. Olá! Eu gostaria de saber qual mês é o melhor para viajar em Fortaleza.. Em Dezembro costuma chover ou faz muito sol?
    Muito obrigada pela atenção.

    1. Olá, Izabelly! Veja a seção “Quando ir” no alto desta página.

  21. Ola Bóia, eu e meu marido iremos em dezembro para fortaleza dia 19/12 e voltamos dia 03/01/2015 temos tempo para conhecer os dois lados. Voce poderia nos dar sugestões por onde começar, leste ou oeste e como proceder, um exemplo, chegamos e vamos para jeri direto ou melhor parar antes em flexeiras? ou melhor primeiro do outro lado rsrsr
    roteiro para melhor aproveitarmos o tempo e conhecermos as belas praias. se vc puder ajudar com sugestão de pousadas nos lugares, agradecemos! desde já agradecemos por esse site super bacana e suas respostas sempre gentil, valeu, grande abraço!

    1. Olá, Teca! Deixe por último o lado pelo qual você tem maior expectativa. Pare em Flexeiras se quiser ficar uns dois dias pelo menos; se for para passar apenas uma noite, melhor ir direto a Jeri.

      Nos próximos meses entrará o novo layout do Viaje na Viagem com indicações de onde ficar em todos esses lugares.

  22. Olá, a Praia do Mucuripe seria um bom local para hospedagem? Viajarei com esposa e uma neném de 1 ano e meio e pensei em ficar num tal de Flats Iate, que fica nessa praia. Obrigado.

    1. Olá, Duarte! Seria, sim. Iracema, Meireles e Mucuripe são o pólo hoteleiro de Fortaleza.

  23. Olá Bóia!! Irei para Fortaleza nesta quinta (12/06) com meu namorado, retornamos no dia 15/06. Poderia nos ajudar com algumas dicas? Passeios, restaurantes, bares, praias próprias para banho… Enfim, o melhor roteiro para aproveitarmos ao máximo esse período. Ficaremos hospedados na praia de Meireles e não alugaremos carro, portanto o nosso transporte será o público ou táxi. Estamos bem perdidos quanto às programações, ficamos um pouco assustados com o que vimos nos sites a respeito da violência, principalmente na praia do futuro. É exagero das pessoas?
    Bom… Esperamos muita diversão, a única tarde comprometida será a do dia 14/06 com o jogo da Copa.. O restante temos todo o tempo para conhecermos muitos lugares! Agradeço pela atenção e parabenizo pela grande iniciativa humana, é isso aí! A troca de experiência entre as pessoas é valiosa! Belas contribuições!
    Abraço!!

    1. Olá, Laura! Clique nos links para ver as dicas do Ricardo Freire para Fortaleza! Boa viagem :)

  24. Laura, aproveite o Beach Park, a praia de Canoa Quebrada, a praia de Lagoinha, de Morro Branco e das Fontes e, sobrando dias, dar uma esticadinha até Jeri.
    Mas alugaria carro, pois as praias mais bacanas estão nas proximidades de Forteleza.

  25. Boa tarde, irei viajar para fortaleza no final de julho.. entre os dias 28 a 31… Quero conhecer as praias de Fortaleza pois não as conheço ainda e tenho dúvidas quanto aos passeios.. o hotel disponibiliza agencias de turismos? Irei ficar no Ponta Mar Hotel, voce acha a localização dele boa? tem dicas de locais por perto para que eu possa conhecer? Abraço.

    1. Olá, Thálita! O Ponta Mar é bem localizado, sim, no comecinho da Beira-Mar em Meireles. Veja mais dicas de Fortaleza aqui: http://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/fortaleza-ricardo-freire/fortaleza-links-e-posts/

  26. Olá, estou indo início de julho a fortaleza, estamos em 6 adultos e 2 crianças de 12 anos, vc me indica alugar carro ?? Ou os passeios tem alguém que realiza com preços acessíveis ?? ( período de 5 dias) grata Thais

    1. Olá, Thaís! O aluguel de dois carros sairá mais em conta do que passeios para 8 pessoas. Cada passeio custa entre R$ 60 e R$ 80 por pessoa.

  27. Bom dia, estou preparando para ir a fortaleza agora em setembro.
    Minha duvida maior é em relação a hospedagem, vc pode me ajudar?
    Centro é igual a zona hoteleira a beira mar?
    O que é melhor, hospedar na praia do futura e a noite ir para o centro ou ao contrario?
    Aguardo desde já obrigado.

    1. Olá, Anderson! O centro turístico é a Beira-Mar. Hospede-se por lá e vá à praia do Futuro de dia.

      1. Vc quer dizer av. beira mar, bairro Meireles.
        Vc pode me indicar umas duas opções de hospedagem, vou levar minha família obrigado.

        1. Olá, Anderson! Nossas indicações de hotéis estão na página seguinte:

          http://www.viajenaviagem.com/fortaleza-links-e-posts

  28. Boa noite,
    Vou para Fortaleza em setembro com meu esposo e um casal de amigos, vamos ficar 7 dias em um Resort em Porto das Dunas, mas gostamos muito de algo mais agitado e percebi pelo posts que esse não seria o melhor lugar para isso, por fim, já está fechado. O que seria melhor no nosso caso então, alugar um carro para ir a praia do futuro e o centro, andar de táxi, transporte público?? Obrigada!!

    1. Olá, Simone! A distância entre o Porto das Dunas e Fortaleza é de 30 km. Um carro com certeza te dará liberdade para ir para outras praias e para bares e restaurantes à noite, em Fortaleza. ;)

  29. Olá, viajei para fortaleza em Março e como vimos aqui seria um mês ruim pois o grosso das chuvas costuma cair entre março e maio. Para minha alegria o sol estava muito, mas muito, quente… Nem lembrei de chuva. Passei uma semana maravilhosa, a cidade estava calma no quesito violência, não vi nada que me deixasse com medo. Infelizmente não curti muito a vida noturna de fortaleza, fui no show humoristico que é imperdível (passei dias depois rindo), andei muito pela orla mas nada muito empolgante. Você poderia indicar o que fazer a noite em Fortaleza, talvez barzinhos ou restaurantes bons e baratos ?!?! Obrigada

    1. Olá, Nai! Clique nos links acima para ver sugestões de restaurantes e outras dicas e relatos!

  30. Alguém por aqui estará em fortaleza no período de Julho/2014?

1 ... 4 5 6

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!