João Pessoa

Praia de Camboinhas, CabedeloÚltimo segredo | Ricardo Freire

Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.
Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar. Uma reserva de mata atlântica em plena área urbana, a Mata do Buraquinho, proporciona um excelente índice de área verde por habitante.
É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair à descoberta de novos segredos, tanto ao norte quanto ao sul da capital.

Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas quando você aparecer no verão, vai ver que seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.

Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Seu centro histórico é bem preservado. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar. Uma reserva de mata atlântica em plena área urbana, a Mata do Buraquinho, proporciona um excelente índice de área verde por habitante.

É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair à descoberta de novos segredos, tanto ao norte quanto ao sul da capital.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Ponta do Seixas, João Pessoa Jurandy do Sax, Praia do Jacaré, Cabedelo Praia de Cabo Branco, João Pessoa Convento de São Francisco, João Pessoa
A época mais seca vai de setembro a março.

O mar fica mais bonito no altíssimo verão, a partir de dezembro, quando ganha lindas tonalidades de verde e azul.

Devido à ótima relação custo x benefício de sua hotelaria, João Pessoa é destino bastante recomendável para o Réveillon.

O pré-Carnaval também é animado, com blocos de rua nos dois fins de semana que antecedem a festa.

Para aproveitar a ilhota de Areia Vermelha, vá em época de lua cheia ou nova.

Em qualquer época do ano, prepare-se para acordar cedo: o sol nasce antes das 5 da manhã, e às 8 já está praticamente a pino. No começo da tarde, coqueiros e falésias já fazem sombra aos banhistas.

João Pessoa é ligada por vôos diretos a São Paulo (Cumbica), Rio de Janeiro (Galeão), Brasília, Recife, Salvador e Campinas.

Vindo de carro do Recife, são apenas 120 km — mas o trecho pernambucano é lento, com a duplicação da BR 101 ainda incompleta e morosidade na passagem por Abreu e Lima, à altura de Igarassu.

Natal fica a 180 km; Pipa, a 145 km (é preciso deixar a BR 101 à altura de Goianinha).

Já as estradas paraibanas são exemplares: a BR 101 está duplicada em toda a extensão, e o asfalto se apresenta invariavelmente em melhores condições do que nos estados vizinhos.

Para ir às praias do sul basta continuar pela orla de Cabo Branco; Carapibus está a 25 km; Tambaba, a 35 km.

A maior concentração de hotéis de João Pessoa está no comecinho da orla de Cabo Branco. Dali pode-se ir a pé ao centrinho de Tambaú, que é o coração turístico da cidade – com bares, restaurantes, barracas de tapioca, centro de artesanato, ponto de bugueiros e o embarque à piscina natural do Picãozinho.

Manaíra, o primeiro bairro passando Tambaú, é o centro comercial elegante da cidade; você estará mais perto de lugares em que os pessoenses serão sempre maioria.

A novidade são os hotéis que vêm aparecendo no litoral sul, entre Carapibus e Tabatinga, a 25 km da orla central. Dá para curtir as praias mais bonitas do estado e visitar João Pessoa sempre que quiser.

No litoral norte há pousadas em Barra de Camaratuba e Baía da Traição.

O centro histórico é menos famoso do que deveria. O conjunto do Convento e Igreja de São Francisco seria impressionante mesmo em Olinda ou Ouro Preto.

Bugueiros fazem tours às praias. Para curtir com calma, porém, alugue um carro.

Na direção norte, Bessa tem algumas das barracas de praia preferidas dos pessoenses. Intermares, já em Cabedelo, atrai surfistas. Poço e Camboinhas são pontos de embarque à ilha de Areia Vermelha, que emerge vinte dias por mês. Ao sul, a nudista Tambaba é a mais famosa, mas Carapibus e Tabatinga são igualmente lindas.

Às 16h30, esteja a postos na praia fluvial do Jacaré para assistir ao pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel. Depois experimente a ceia nordestina do restaurante Mangai.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a João Pessoa por Ricardo Freire

493 comentários para “João Pessoa”

  1. Boa nte, to precisando de indicacao de transfer mais em conta ou indicacao para fazer Joao pessoa/pipa dia 22nov, depois Pipa/Joao Pessoa 24nov e por fim Joao Pessoa /Porto de galinhas dia 26NOV

    Fico no aguardo do contato de vcs e desde ja agradeco…

    Somente duas pessoas!

    obrigada

    1. Olá, Priscilla! Trate com os hotéis ou pousadas de chegada. Alugar um carro provavelmente sairá mais em conta. Dois dias em cada lugar é muito pouco, você aproveitará melhor a viagem se escolher um, no máximo dois lugares. Cada dia de deslocamento será em grante parte um dia perdido.

      1. Muito obrigada pela dica!

        Bjokas

        pri

  2. Boa noite! Estou planejando uma viagem em família para João Pessoa no proximo janeiro e estou em duvida quanto ao hotel, todos parecem mais voltados a quem vai a negocios por lá. Tenho duas garotinhas de 11 e 7 anos. O que indicam?

    1. Olá, Silvana! Veja os hotéis que o Ricardo Freire indica aqui: http://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/joao-pessoa-ricardo-freire/joao-pessoa-links-e-posts/

  3. Olá boa tarde
    estou indo para joao pessoa procimo final de semana sei que as praias sao lindas intao nao me preoculpo em relação ao dia, mas a noite o que posso fazer para me diverti com minha familia.

    1. Olá, Layla! O centrinho de Tambaú é animado, tem muitos restaurantes e bares.

  4. Olá, Bóia! Vou passar uma semana em JP em jan/14. Estou pensando em passar em Barra de Camaratuba em um dia. Acha que vale a pena? É bonito ou será uma “beleza repetida” ? Estou pensando também em cominar Barra de Camaratuba com Pipa e pernoitar lá, o q acha?

    1. Olá, Amanda! Barra de Camaratuba é uma praia rústica. Você vai perder boa parte do dia para chegar lá. Um dia apenas em PIpa não dá para nada. Reserve três dias para Pipa.

  5. Bom dia!

    Por gentileza, gostaria de orientações a respeito da melhor localização para moradia nessa cidade de João Pessoa – PB, pois estou sendo removida pelo meu trabalho para essa cidade, porém não a conheço. O meu interesse é para compra de imóvel.

    Aguardarei manifestação, desde já agradeço a atenção.

    Atenciosamente,

    Vanessa.

    1. Olá, Vanessa! Somos um blog de turismo!

  6. Bóia, boa noite!

    Estou planejando a minha viagem de férias para janeiro de 2014. O roteiro que estamos pensando é João Pessoa,mas estamos com dúvida quanto a estrutura da cidade, pois tenho duas crianças (1 e 4 anos) e a locomoção para praias muito distantes tornam os passeios muito cansativos. Dá para se divertir em praias próximas ou tem que se afastar muito.

    Desde já agradeço,

    Ana

    1. Olá, Ana Paula! Com crianças, é conveniente alugar carro.

  7. Penso em ir em julho/14 para JP, corremos o risco de pegar muita chuva?

    1. Olá, Debora! Chove bastante nessa época. Veja no Praiômetro: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  8. Vou ao nOrdeste em janeiro. Queria saber qual o lugar com praias (litoral) mais bonito: João Pessoa ou Aracaju? Já conheço Maceió e Natal.

    Obrigada

    Beth

    1. Olá, Beth! As praias de João Pessoa são mais bonitas do que as de Aracaju.

      1. Muito obrigada. Vou conferir. Para quem gosta de praia, mas não precisa ficar em Tambaú, no agito, e usará carro para se deslocar, qual a sua recomendação como local para escolha de hotel? Muito obrigada desde já.
        Elizabeth

        1. Olá, Beth! As recomendações do Ricardo Freire para hospedagem estão aqui: http://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/joao-pessoa-ricardo-freire/joao-pessoa-links-e-posts/

  9. Estou em dúvida em viajar para João Pessoa ou Aracaju em dezembro deste ano. Tenho dois filhos de 11 e 9 anos. Qual local seria mais indicado? E quais passeios seriam melhores para essa faixa etária?
    Muito obrigada.

    1. Olá, Miriam! João Pessoa tem praias mais bonitas. Aracaju tem passeios mais interessantes fora da praia.

      Leia sobre o que fazer nas duas cidades na respectiva seção “O que fazer”.

      A de Aracaju está aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/brasil/aracaju-ricardo-freire

  10. Olá,

    Estou planejando minhas férias para Fevereiro de 2014. Roteiro: Recife, João Pessoa, Natal e Mossoró, do dia 01 a 15. Perguntas:
    Quanto tempo é recomendado ficar em cada cidade? É possível fazer esse roteiro nessas datas?
    Recomenda alguma outra cidade ou praia no meio do caminho que vale a pena visitar?

    Muito obrigado
    Luen P. Refundini

    1. Olá, Luen! Até o fim do ano publicaremos miniguias de praias de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Fique de olho.

  11. Olá, adoro este site, muito útil…
    Também gosto das colunas na Bandnews FM… Excelente!!! Parabéns pelo trabalho…

    Comprei passagens para JP para os feriados da páscoa e tiradentes em abril do ano que vem, quero aproveitar muito as praias (de preferência as mais bonitas, limpas e de mar calmo) e tenho duas dúvidas:
    - HOSPEDAGEM: Vale a pena ficar no Tambaú mesmo? Não quero ficar num hotel muito caro, no máximo 250 reais por diária.
    - TRANSPORTE: Como quero frequentar mais as praias, é viável alugar um carro? As praias ficam longes umas das outras? O que recomenda?

    Muito obrigado
    Abçs

    1. Olá, Gustavo! Aguarde ainda este ano um Miniguia de Praias da Paraíba, atualizado pelo Ricardo Freire, que passará por lá em dezembro.

  12. Tenho duvidas em que mes ou semana ir a JP, favor me ajudem, pois estive em Maceio e peguei periodo de chuvas e não quero passar por isso mais… Dia 29/03/2014 à 05/04/2014 ou de 03/05/2014 à 10/05/2014… Ou teriam uma melhor opção, gosto e prefiro por causa da relação custo e beneficio viajar em baixa temporada, pq viajo sozinho!

    1. Olá, Wilkison! Quanto mais cedo no ano, melhor. Depois, pense pra lá de setembro. Para pegar as praias com a cor bonita em João Pessoa, vá entre dezembro e março.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  13. Olá, em que época são mais barato a hospedagem passeios?

    1. Olá, Glenda! Os passeios não mudam de preço ao longo do ano. Para pegar tempo bom, mar azul e diárias mais em conta, venha em novembro, dezembro, fevereiro e março (cuidado, que ano que vem o carnaval cai no começo de março e os preços estarão altos).

  14. Fiz o Passeio com o Marcos Iralu, imperdível, muito gentil e competente na sua doblo, ele como guia de turismo nos levou a locais maravilhosos, restaurantes ótimos sem aquele toque de quem está ganhando por fora, ele nos deixa escolher o melhor, só dá as dicas, nunca mais faço passeio com taxista ou com aventureiros me arrependi muito da ultima vez que fui lá, não sabia que tinha diferença desses taxista para um guia credenciado, indico a qualquer um o nº dele é 83 8601 2297(oi) 98342791 (tim)

  15. Tudo o que João Pessoa tem de melhor resumido em poucas palavras de Ricardo freire.

  16. Já postaram o miniguia de praias da Paraíba? Estou indo no carnaval a JP e pretendo organizar para visitar as praias mais bonitas e tranquilas.

    Obrigado.

  17. Olá, gostaria de saber qual hotel ou resort pé na areia em João Pessoa que vc pode nos indicar, pois pretendo viajar com meu esposo e dois filhos (treze e sete anos) e esse é um destino que ainda não conhecemos mas gostamos de ficar em resorts ou hoteis confortaveis e que literalmente fique na praia, pé na areia.
    obrigada.

    1. O hotel na praia, é o Mussulo Resort, mas nao fica na areia,que nem no Caribe.Porque nào se hospedam no Intercity Premium Joao Pessoa,excelente!
      ellen

  18. Olá…sou muito fã de vcs e li todas as dicas acima mas ainda tenho alguns questionamentos. Vou viajar em setembro, só tenho este mês, já vi acima que é o limite para as chuvas, vou com esposa e duas crianças (04 e08anos), gostaria de saber em qual lugar ficar com praias calmas e lindas de onde posso ir com carro alugado para conhecer outras praias, sem esquecer as crianças(rs.

    1. Olá, Carlos Eduardo!

      Este post é o mais recente sobre João Pessoa:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/12/praias-joao-pessoa-cabo-branco-bessa-poco-areia-vermelha/

      Na Costa do Conde considere também o resort Mussulo (all-inclusive) e a pousada Aruanã, tem porte de hotel.

  19. Boa Tarde!!

    Estamos em três adultos estamos pensando ir para o nordeste maceió, recife ou um outro destino legal que alem de praia tenha passeios noturnos ou seja que não seja só praia afinal somos tds adolescentes, estavamos pensando em ir Para Natal mas porem lá vi que os atrativos são mais diurnos ou estou enganada?? tem alguma coisa para sugerir ??

    1. Olá, Michelle! Bares e boates não são para adolescentes!

  20. Oi, bom dia!!!

    Meu marido e eu, estamos casados só há 1 mês e estamos indo amanhã para JP, somos Recifenses.
    Vamos ficar o final de semana no Ambassador Flat, na Av. Rio Branco.
    Já fiz minhas pesquisas por aqui, e pretendemos neste curto espaço de tempo ir:

    NA SEXTA, logo na nossa chegada há uma agitada praia pelas redondezas no nosso local de hospedagem (Contamos com uma indicação sua), para curtir até dá a hora para o check in no Hotel e logo mais já se arrumar para curtir o pôr do sol na praia do Jacaré, que ví que fica a uns 25 km de onde vou ficar, e de lá qual é uma boa esticadinha?

    NO SÁBADO, na Ponta do Seixas, que todos falam que é um arraso. E NA NOITE gostaríamos de uma boa indicação sua para uma BOA BALADA o mais perto do nosso HOTEL.

    Pedi muito né? aff desculpa!
    Mas que o não conhecer é FOGO, e teremos pouco tempo para desfrutar essa BLZ toda de JP.

    Ah, aberta a sugestões para mudança de roteiro.

    Bjsssss…
    Mércia Oliveira

    1. Olá, Mercia!

      Leia sobre as praias de João Pessoa; o melhor ponto é o beach club Lovina:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/12/praias-joao-pessoa-cabo-branco-bessa-poco-areia-vermelha/

      À noite, pense no Republik:
      https://www.facebook.com/republikpub

  21. Obrigadaaaaaaaaa!!!

    JP, FUI…

  22. Boa tarde!
    Gostaria de falar um pouco sobre João Pessoa:estivemos lá dia 7 de março.
    Impressionante como a cidade cada dia fica mais linda!Que nascer do Sol!
    Ficamos hospedados no Intercity Premium Joao Pessoa,na beira mar, bem localizado,ponto de táxi em frente ao hotel , e os taxistas super educados,tipo guia turistico,e barato,cobram no taximetro.
    Já conheço outros hotéis também em João Pessoa,pois já estivemos lá 7 vezes,Hardman hotel,Tambaú Flat(2vezes),Ambassador Flat, e alugamos ap no site http://www.aluguetemporada.com.br.
    Muitos restaurantes bons,as famosas Empadas Barnabés,Café Romantico,Padaria Divina Misericordia ,que a noite serve sopas ,tapiocas, uma delícia
    Acho que para quem vai até Natal ou Recife,estique um pouco e vá conhecer essa cidade,que tem praias ao norte e ao sul, jardim zoológico,centro histórico, museu do Artesao,shoppings,Estaçao Cabo Branco,etc
    ellen

  23. olá estou querendo passar sao joão em Joao Pessoa, gostaria de saber se chove muito em junho???

    1. Olá, Rosiane! Junho é considerado mês de chuva na região. Dê uma olhada no nosso Praiômetro para se programar: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  24. Boa noite Ricardo, gostaria de uma sugestão sua. Eu e minha esposa chegaremos no aeroporto de J. Pessoa no dia 26/04 mas estamos pensando em alugar um carro e nos hospedar em Pipa. É nossa primeira visita ao nordeste e gostaríamos de ficar onde tiver as praias/paisagens mais bonitas. O que você acha? estamos fazendo bobagem? Qual sua sugestão? Grato

    1. Olá, Frans! Quem responde é A Bóia. Pipa tem lindas praias e está a 140 km do aeroporto de João Pessoa.

      Leia sobre praias urbanas de João Pessoa:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/12/praias-joao-pessoa-cabo-branco-bessa-poco-areia-vermelha/

      Leia sobre chuvas:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  25. Olá, estou indo agora em maio pra joao pessoa com minha mae de 74 anos e minha filha de 16,quero visitar minha tia que mora em Mngabeira 2
    gostaria de saber qual lugar fica mais proximo de mangabeira2: cabo branco Manaira ou Tambaú e qual hotel seria mais adequado pra pessoas idosas.

    1. Olá, Conceição! Infelizmente não sabemos onde fica Mangabeira 2.

      Escolha um hotel em Cabo Branco, temos sugestões aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/12/praias-joao-pessoa-cabo-branco-bessa-poco-areia-vermelha/

1 ... 3 4 5

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!