João Pessoa

Guia de João Pessoa

João Pessoa

Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.

Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.

Ultimamente, porém, surgiu um bairro residencial de arranha-céus, o Altiplano, que mudou o skyline da cidade. Mas está a uma distância segura da praia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    João Pessoa: farol de Cabo Branco

    Os pessoenses se orgulham do título de ‘uma das cidades mais verdes do mundo’, mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho. Nas ruas não muita sombra, não.

    Para aproveitar a cidade, a melhor dica é: acorde cedo!. João Pessoa (na verdade, todo esse ‘nariz’ do Nordeste) está uma hora adiantada — o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.

    É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde.

    273 comentários

    Estive em Joao Pessoa em fev/2024. A cidade é realmente especial, porem fiz um city tour com a Luck e NAO RECOMENDO.
    Infelizmente, eles nao tem a menor ideia do que é um city tour, o guia parecia um taxista, so apontando os lugares e dizendo o nome deles. Nao deu NENHUMA informacao historica, nem as mais basicas, como: que ano foi fundada a cidade, quem foi Joao Pessoa, a historia da bandeira etc.
    Paramos para visitar o convento de sao francisco (visita paga, um lugar incrivel!) e la realmente tinha um guia excelente interno, mas o guia da minha excursao veio me retirar do tour do convento antes do termino…. e nos levou para uma loja de suplementos (sim SUPLEMENTOS), onde tinham alguns produtos alimenticios locais e la como era para comprar/vender nao teve pressa para ir embora….
    Eu achei o pior “city tour” que ja fiz na vida. FUJA!! Nao desperdice seu precioso $$$$.

      Eu nunca contrato esse tipo de serviço, busco informações dos pontos turísticos das cidades, vejo informações na internet e vou por conta própria. Quando o passeio é pago, a gente fica à mercê do(s) guia(s) e de outros turistas, que nem sempre conseguem acompanhar o grupo. Fujo de city tour pago.

    Bom dia, indo a João Pessoa em março!!!
    Melhor ficar no centro em Joao pessoa(Tambaú) ou em praias do sul tipo coqueirinho/Tabatinga??

      Olá, Júlio Cesar! A estrutura de hospedagem na Costa do Conde é precária em comparação a João Pessoa.

      Se o seu objetivo for pegar praia, fique no sul. Estive em fevereiro e me hospedei em Tambau/Cabo Branco e infelizmente, com o vento soprando forte do mar para cidade, o cheiro de esgoto era muito forte, bem triste…. eu nao tive coragem de entrar no mar la.

      Olá, Daniela! Há poucos hotéis e é bastante precária a estrutura para comer no litoral do Conde. É mais fácil se hospedar em João Pessoa e ir e voltar à praia, caso aconteça isso que lhe ocorreu, e que não é comum. Há praias também ao norte de Tambaú, no Bessa, Poço e Camboinhas. O litoral sul é um bom passeio mas não é um lugar ainda convidativo à hospedagem.

    Estou indo em abril, sei que não é a melhor época, mas foi o que deu. Meu pai nasceu em Campina Grande e eu gostaria de passear por lá. Tem passeio saindo de Jampa para Campina Grande? É melhor alugar carro e ir por conta própria? Outra dúvida, vou ficar em Cabo Branco, é muito distante ir até Baía da Traição? Dá para fazer bate e volta? Obrigado e parabéns pelo site.

      Olá, Marco! Se não alugar carro, você pode combinar passeios com um taxista do ponto do seu hotel.

    Pessoal,
    Esqueci de perguntar se é possível fazer os passeios até as praias (litoral norte e sul) por meio do Uber? Daí, ficamos mais tranquilos com relação ao fato de bebermos e não precisar dirigir.
    Obrigado!

      Olá, Fransergio! O problema pode ser conseguir um Uber para voltar. Você pode combinar um passeio com um taxista do ponto do seu hotel.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito